Baixa produção ofensiva do São Paulo teve relação com posição de Nenê

O meia Nenê tem sido um dos jogadores mais importantes no sistema tático montado pelo técnico Diego Aguirre no São Paulo. Habilidoso e com uma visão de jogo mais apurada do que a maioria dos jogadores que atuam no futebol brasileiro, o jogador foi escalado na posição errada na partida contra o Rosario Central, na última quarta (9), e por isso não rendeu conforme o esperado.

O camisa 7 do Tricolor não chegou a fazer uma partida ruim no Morumbi, mas o desempenho deixou a desejar dentro de campo se compararmos com as suas últimas apresentações. Isto porque, o jogador atuou aberto pelo lado esquerdo do ataque, com Diego Souza centralizado e Valdívia, na outra ponta.

A consequência da formação ofensiva foi um São Paulo com pouca criatividade. É bem verdade que nos minutos iniciais da partida, o Tricolor criou três boas chances e, por pouco, não abriu o marcador. No restante da partida, porém, a equipe foi pouco produtiva no ataque.

Camisa 10 de ofício, Nenê é um meia clássico. O próprio jogador já falou sobre sua preferência em jogar centralizado. Há pouco menos de um mês, no dia 11 de abril, em entrevista  ao Sportv, na Argentina, o são-paulino deixou claro seu ponto de vista.

– Me sinto bem do meio para a frente. Com o Dorival, eu estava jogando em uma posição mais fixa pela ponta, e eu tinha que voltar com os laterais. E no Paulista os laterais são uma fumaça do caramba (risos). Tinha que voltar muito, não conseguia, e para atacar não tinha a mesma força. Com o Diego, jogo atrás do atacante ou como segundo atacante, com mais liberdade. Só tenho que fechar o meio. Assim, tenho mais energia para atacar.

L!

13 comentários

  1. Libera o Reinaldo pra atacar, Liziero faz a cobertura, e mantém a o Nenê centralizado com o DS9 na frente. O time fica mais ofensivo… Petros perdeu um gol grotesco contra o Rosario, melhor que fique mais atrás e deixa qm entende mais a frente.

  2. Ouço pessoas dizendo que o momento é fechar a casinha, acertar o time e depois acertar o ataque mas vendo os jogos, escalações e substituições fica claro que esse é o estilo que o Aguirre confia e é com esse estilo que ele vai até o fim.

    Ao invés de ver evolução ofensiva eu imagino ver um time mais eficiente nas pouquíssimas oportunidades que terá. O resto do tempo será pra se fechar na defesa.

  3. Ainda do Post anterior:

    Vou continuar repetindo: tirando Grêmio, Peppas e Fla não ficamos devendo pra ninguém… Pra ninguém!!!
    Essa de que o time é um lixo só, que vamos lutar pra não cair novamente esse ano… Peralá!!!!
    Há pontos bons e ruins a se ressaltarem… Jogadores saindo que em sua maioria farão pouca ou nenhuma diferença… Ou não? Com talvez uma rigorosa única exceção, praticamente quem está saindo tinha mais é que sair, seja por motivo A ou Y…
    Continuarei insistindo: time osso duro de roer no 2o semestre, 6o ou 7o no Brasileiro (pelo menos) e estaremos no mínimo entre os 4 semifinalistas na Sulla (competição a qual eu afirmei antes que pode ser a válvula de escape para um possível título esse ano).
    E vêm reforços por aí, não só saídas… E reforços de boas perspectivas de resultado!! Raí está trabalhando para conseguir, é preciso (ainda) dar crédito a ele!
    E apesar de algumas mancadas, ainda apoio o Aguirre. Porque não dá pra creditar toda ou quase toda culpa na conta dele!
    Vai São Paulo!!
    Sds a todos!!

    • perfeito!
      time não vinha jogando bem, e a torcida quer que passe a dar espetáculo de uma hora para outra?
      antes de dar show precisamos consolidar o esquema de jogo, aguardar que a confiança dos jogadores cresça… lembrando que no tri brasileiro não dávamos show. tínhamos jogo defensivamente consistente e um ataque pragmático, no esquema que foi apelidado de muricybol.
      que seja muricybol, aguirrebol, tanto faz.
      quero temporadas com boas pontuações e jogos consistentes. o resto é prosa.

  4. Tava dando certo o trelez de um lado, neném centralizado de falso 9o e o MG do outro…o neném eh o q tem melhor chute, lah na Argentina jogando no meio foi o mais perigoso, tinha perna p chutar, se fik correndo atrás de lateral n vai ter o seu melhor q eh o chute… Acho melhor ele na meia…

  5. Por que ele esta jogando errado…

    Nene é meia.. articulador..passador… poe na cara do gol e chuta de fora da área…

    Nao é ponta…nao tem q ficar acompanhando lateral ate o meio de campo.. E depois sair correndo com trinta e sei la quantos anos pra receber passe quadrado de volante perto do bico da pequena area ou na bandeira de escanteio…

    A ameba uruguaia ainda perceberá.. Tenhamos fé

  6. Só esse treinador retranqueiro que não vê que o Nenê é o Diego Souza jogam fora de suas posições…ele só sabe escalar zagueiros e volantes…com esse treinador retranqueiro nós nosso time não vai ganhar nada esse ano…a não ser cair para série B.

  7. De Post anterior:

    MassaTricolor
    Não tem dinheiro sobrando, logo, só vai trazer alguém caso venda Cueva e RC. O valor obtido vai balizar alguma provável contratação.
    Não temos banco (Crefisa) nem cafetao (MSI, Parmalat, Hicks Muse ) pagando as contas.
    —————————————-
    Massa,
    Exato. Disse que sairiam alguns jogadores, mas que chegariam outros. E, obviamente, será utilizando recursos
    que 2 ou 3 vendas agora no meio do ano irão ocorrer. Cueva é certo, tratando apenas de saber quem pagará mais, pois o próprio Raí já disse isso ao jogador. RCaio é muito provavelmente
    o outro nome a gerar recursos.
    Ou seja, não discordo de você, mas as propostas teriam que obviamente chegar ao clube… Rsss

  8. Time excessivamente pesado, lento e preso em campo.

    Dorival Jr era uma aberração, excrescência abortiva e Aguirre com certeza apresenta melhoras.

    Aguirre é um pesadelo, ainda não temos time ou futebol, mas em campo lutam até o fim, há esperança.

    Resta-nos torcer e sofrer, até formatar um time organizado, coeso e eficiente.

    Espero o SPFC de volta.

  9. Ataque dos sonhos Hernanes, Araújo numa ponta, Neres na outra e caleri na area… Tava bom, podia botar soh zagueiro e volante atrás , na frente esses 4 resolveriam…

Deixe uma resposta