Como São Paulo vê ‘novo’ Diego Souza

Titular pela segunda vez consecutiva no São Paulo, o meia-atacante Diego Souza assegurou apó a atuação no jogo contra o Atlético-MG, no último sábado, um lugar entre os 11 que vão enfrentar o Rosario Central, da Argentina, na próxima quarta-feira, pela Copa Sul-Americana.

Quem garantiu foi o técnico Diego Aguirre, que festejou o que já vê como um resgaste do camisa 9.

“Fiquei feliz com Diego Souza [contra o Atlético]. O mérito é dele. Primeira coisa que ele está fazendo é trabalhando, mostrando o nível e assumindo jogar com a camisa 9 do São Paulo. É jogo a jogo e ele tem que continuar assim. Por nossa sorte ele tem começado a encaixar e isso é bom para gente”, disse o treinador, após o empate por 2 a 2, no Morumbi.

O jogador fez o segundo gol do time, recebendo assistência de Cueva. No primeiro gol teve participação importante. Dividiu a bola pelo alto com o zagueiro atleticano Leonardo Silva. Ela acabou caindo nos pés de Everton, que abriu o placar para o São Paulo.

Vale lembrar que há uma semana ele deu assistência para que Éder Militão marcasse no 1 a 1 com o Fluminense, no Maracanã.

O bom momento ficou mais evidente pela entrevista concedida por Diego Souza após a partida. Se antes ele vinha sendo econômico nas palavras, evitando tecer comentários mais detalhes sobre sua situação no São Paulo, agora ele foi transparente.

“Depois que tive uma conversa com Aguirre nós colocamos os pingos nos ‘is’ e passamos confiança um no outro. Você ter confiança nele e ele em você é o mais importante. Dá segurança para fazer bem o trabalho”, disse o jogador na zona mista do Morumbi.

O atual momento é celebrado como um resgaste do camisa 9, que custou R$ 10 milhões aos cofres tricolores ao ser contratado do Sport em janeiro. Mas não aconteceu espontaneamente. Houve a participação de praticamente todos do departamento de futebol.

Raí, Ricardo Rocha e Lugano –diretor de futebol, coordenador e diretor de relações institucionais do São Paulo, respectivamente– tiveram (em momentos diferentes) conversas com Diego Souza buscando entender o que vinha afastado o meia-atacante do bom futebol que todos queriam.

Ídolos do São Paulo e, portanto, com peso e bagagem no clube, eles tentaram ajudar Diego Souza a encontrar um caminho. Durante essas conversas foi Raí e Ricardo Rocha que mostraram ao jogador que o melhor seria ele prosseguir no São Paulo, focar nos treinos e dar a volta por cima.

É importante ressaltar que naquele momento havia um interesse forte do Vasco e que quase convenceu o jogador a trocar de ares.

Diego Aguirre, que está à frente do time há quase dois meses, também teve papel fundamental. Procurou o jogador, conversou com ele e transmitiu segurança e confiança, mas não prometeu vaga no time titular. Pode-se dizer que ele combinou que isso ocorreria se Diego Souza mostrasse mais intensidade e competitividade nos treinos.

O jogador, que havia sido titular com Aguirre em 17 de março e, que chegou a não ser nem relacionado para as partidas contra Paraná e Ceará, voltou a estar entre os 11 iniciais há uma semana. Apesar de números tímidos em campo, a conduta dele agradou. Diante do Atlético-MG, novamente foi aprovado por Aguirre.

“Eu estou muito feliz. É como se eu tivesse chegado naquele momento cabisbaixo, mas a gente conversou olho no olho, e o Aguirre sempre foi muito homem comigo. E ele viu a minha postura e isso me ajudou a continuar jogando. Ele sabe que pode contar comigo, como contou com todos. Luta não vai faltar, eu quero sempre ajudar da melhor maneira possível. Eu vou estar lá na frente e criar as jogadas”, disse Diego Souza, pela primeira vez mais confiante numa entrevista.

NÚMEROS AINDA SÃO TÍMIDOS

Apesar dos elogios e de tudo indicar que ele será titular contra o Rosario Central, Diego Souza ainda não conseguiu números expressivos pelo São Paulo como titular.

Veja abaixo o que aponta o TruMedia, a ferramenta exclusiva de estatística da ESPN, em um comparativo nos jogos em que o camisa 9 foi titular com Aguirre.

A evolução (ou não) de Diego Souza

Comparativo das últimas vezes que meia-atacante foi titular com Aguirre

ATRIBUTO CONTRA SÃO CAETANO CONTRA FLUMINENSE CONTRA ATLÉTICO-MG
Tempo em campo 90 min 79 min 90 min
Ações com a bola 31 28 30
Passes recebidos 21 18 18
Passes tentados 13 14 21
Passes certos 10 5 12
Passes para finalizações 0 1 0
Chutes 3 2 1
Chutes ao gol 2 1 1
Desarmes 1 2 0
Assistências 0 0 0
Gols 0 0 1
Faltas cometidas 0 0 1
Faltas sofridas 3 1 2
Impedimentos 1 0 0

ESPN

Anúncios

28 comentários

  1. Ganha meio milhão por mês, joga em um dos maiores times do mundo e tava desanimado.

    Esse cara nunca me enganou, é o perfil de jogador que tem que passar bem longe do clube.

    Porém nossa realidade é essa, qualquer pangaré se acha Deus em um clube dirigido por um inútil.

    Curtir

  2. O grande problema é que é um jogador cheio de melindres, mimimis, não me toques não me reles e precisa ser tratado de forma diferente…

    É um bom jogador, se o Aguirre tiver paciência e disposição para tratar essa criança birrenta, ele pode ser útil… futebol ele tem.

    Bom que ele esteja se entendendo com o treinador…

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ainda é muito cedo para dizer que já existe um “novo” Diego Souza, ainda acho que precisamos esperar um pouco mais para uma melhor avaliação a respeito dele….

    Curtir

  4. Não defendendo o DS,mas ele já é pesado.não é veloz nem driblador dai pega um time como esse do Aguirre.que os laterais não cruzam bolas,sem o Cuevas não existe assistência em profundidade.Joga num time onde o meio campo é nulo em termos de criatividade e ofensividade.Quando tem os cruzamentos ele ta ilhado de defensores adversários pois temos muito poucos jogadores que se infiltram na área adversária.dai e mais difícil ainda.Ele não se ajuda mas qualquer centroavante com esses tipo de Jogo que o Aguirre implantou comera o pão que o diabo amassou.tem que ser muito diferenciado estilo um Romario.,Ronaldo,Careca….

    Curtido por 2 pessoas

      • Escrevi antes:

        Precisam avisar os “diretores ” que “dirigem” o SPFC, que 4.a contra o Rosário Central, o empate é um péssimo resultado e com gols, elimina o tricolor.

        E só para constar …, Aguirre geralmente pede demissão após eliminação.

        Paulista já foi.
        Copa do Brasil já foi.
        E o futebol tricolor ainda não voltou.

        Curtir

  5. Custou um caminhão de dinheiro… Ganha 450k por mês, e parece uma criança mimada e birrenta…Precisa de mimos e ser adulado para jogar em um clube como o SPFC… Como se estivesse fazendo um favor para o clube… Jogador displicente que não cuida nem da forma física, e segundo relatos, nem se esforça nos treinamentos, e conseguiu a vaga no grito e fazendo bico… Os reservas do time devem ficar super satisfeitos com esses previlégios…

    Curtir

    • Mais 3 zagueiros, sem laterais/alas que efetivamente apoiem ao ataque, sem aproximação ou ultrapassagens …, time excessivamente pesado, lento e preso em campo.

      Meias que não infiltram ou finalizam, time que não chuta em gol …, ou seja, difícil …, muito difícil.

      Soma-se ao desespero, um goleiro que não inspira a mínima confiança.

      #Triste SPFC
      #Pobre futebol tricolor

      Curtir

  6. O Maicon, que a maioria de nós torcedores do São Paulo sempre falava que ele nãodeveria ser segundo volante por não marcar nada, hoje é primeiro volante do melhor time do Brasil. Não é só a direção do SP que está com uma visão retrógrada, mas nós torcedores também.

    Curtir

  7. Quero acreditar que aguirre fique no maximo ate a copa , nao acredito que vamos continuar com este
    retranqueiro . Estava vendo o time do gremio agora contra o santos, um time com varios refugos que
    com o renato estao jogando bem e que joga para frente . Mais tambem tem uma coisa importante o
    presidente deles nao e o leco.

    Curtir

  8. Me parece que os holofotes deveriam estar em Cueva. Quando quer, tira coelho da cartola distribuindo passes açucarados como poucos fazem. Já que é certo a sua saída após a copa já deveriam repor à altura pra ontem.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s