Aguirre fala sobre ideia de Brenner no sub-20 e posição de Diego Souza

Diego Aguirre explicou qual é a situação de Brenner no São Paulo. O atleta de 18 anos atuou em apenas um dos dez jogos do time sob o comando do uruguaio.

Diante disso, a comissão técnica e a direção de futebol pensaram em usá-lo em algumas partidas da equipe sub-20, sem tirá-lo do elenco profissional.

Brenner, inclusive, está convocado pela seleção brasileira de base que disputará o Sul-Americano Júnior em 2019.

– Brenner é um menino. Temos de cuidar dele. É como um filho para mim. Tenho filhas mais velhas do que ele. É um projeto muito bom do clube. Simplesmente achamos que alguns jogadores tem de pegar ritmo de jogo. Competição! Jogador que não joga não cresce. Não melhora. Achamos bom que ele poderia ter alguns minutos e sequência de jogos no sub-20, sua idade, para estar mais perto daqui e para prepará-lo para a seleção brasileira. Ele está convocado – disse Aguirre, em entrevista à rádio “Transamérica”.

– Queremos cuidar, proteger e ajudá-lo. Entendemos que se o jogador não compete não terá o ritmo que queremos. É simplesmente isso. Temos de ajudá-lo. Tem de entender que queremos os melhores para os meninos, especialmente. Tenho certeza que daqui um ou dois anos será um centroavante espetacular. Mas tem de continuar nesse processo de amadurecimento – completou.

No único jogo sob o comando de Aguirre, Brenner foi substituído e chorou no banco de reservas por ficar triste com a própria atuação. O atleta treinou nesta quinta-feira e na última quarta no CT da Barra Funda.

Além da situação de Brenner, Aguirre também comentou sobre o momento de Diego Souza. O uruguaio disse concordar com o técnico da Seleção, Tite, na avaliação de que o atleta é um centroavante.

– Se me pergunta a posição do Diego Souza primeiro eu poderia perguntar a Tite: por que levou ele de 9? Alguma coisa se vê que tem. O Brasil tem muitos centroavantes no mundo. E Tite levou ele como 9. E coincido 100% com Tite. Ele é 9 – afirmou o técnico.

– Quando cheguei, disse que foi uma grande contratação. Estava de reserva e não estava jogando. Se esteve perto de sair ou não eu não sei bem. O que passou, passou. Sempre trabalhou bem, e temos um relacionamento de muito respeito. Voltou a ter chance de jogar. Não importa o que aconteceu. Hoje ele está bem e brigando por um lugar no time como todos. Ninguém tem lugar garantido. Tem de demonstrar – disse Aguirre.

Diego Souza foi titular do São Paulo no empate por 1 a 1 com o Fluminense, no último domingo, no Maracanã, e vive a expectativa de enfrentar o Atlético-MG, neste sábado, no Morumbi.

– Também tem uma coisa: tem de se adaptar à necessidade do time, aos jogadores que tenho. Se joga mais para trás, não joga Nenê ou Cueva. Tenho opções. Com as peças que tenho preciso fazer o melhor. Sei que (Diego Souza) jogava mais para trás, mas agora estamos precisando de 9. O São Paulo, quando o comprou, foi como centroavante. Tite o levou como centroavante. Não há discussão. Vai fazer gol, porque faz gols. Finaliza de forma espetacular. Dentro da área é bom mesmo.

GE

34 comentários

    • Sinceramente, se eu fosse o Brenner, com toda minha família tricolor, de carne, sangue e alma, há 5 gerações …,
      Paulo Scala (SPFC até os ossos), ligaria para meus empresários e iria embora.

      O moleque chora em campo e o técnico vem com a conversa de 1 ou 2 anos, é descer para o S-20 …, blá …, blá …blá.

      Daqui 2 anos o Aguirre e todo este elenco atual já era.

      • O Aguirre não pode falar nada- tá determinado que o Diego Souza jogador negociado por Rai por míseros 10 milhões tem que jogar.

      • Com todo respeito Paulo, isso é uma inversão de valores. O garoto tem 18 anos e tem que ter paciência, até entendo essa pressa pra estourar, pra ser titular, pra ser vendido, pra ganhar fortunas (porque dinheiro eles já ganham) e sei que tem sempre um monte de gente pra ficar falando que o menino é melhor que o Diego Souza, melhor que ciclano e melhor até que o Cristiano Ronaldo.
        Mas o jogador que não respeita seu tempo, seu treinador, não tem a paciência necessaria pra trabalhar e evoluir está fadado ao insucesso ou no máximo ao sucesso momentâneo.
        Não há demérito nenhum jogar pelo sub20 com 18 anos de idade e nem em esperar sua vez.

        • Futebol é dinâmico em essência, ao técnico compete extrair do elenco o máximo possível.

          Nosso elenco pesado e lento, com nenhum jogador decisivo …, acho que o Brenner ajudaria sim ao time …, acho que vale tentar.

          Nosso time assusta de ruim.

          • Posso concordar com você sobre isso, mas dai pra “se não jogo, ligo pro meu empresário dar um jeito de eu ir embora” é outra história.

            • Para mim, o que incomodou foi a ” conversa” de 1 ou 2 anos, quando todos sabemos que o futebol não dispõe desse tempo todo.
              Além disso, sub 20 é para quem não subiu ainda …, kkk.

            • Que se lasque esse papo furado! Se sou o Brenner eu forço pra jogar e ponto….. Jogador que espera é jogador acomodado com a situação.

              O Gordo Souza não joga nada desde que chegou e tem chances a rodo, o moleque que querendo ou não, fez seus gols, renovou o contrato na boa é rebaixado…. tem que infernizar até jogar, tem que jogar pra torcida também. Acabou a paciência com medalhão que não corre!

  1. Não poderia concordar mais com o Aguirre sobre o Brenner. Tá certíssimo. Ainda que fica bem claro que ele desceria pra jogar, mas ainda faria parte do elenco principal. Se conquistasse confiança e bom ritmo, provavelmente seria aproveitado. Agora jogar 1 jogo de vez em quando não vai ajudá-lo em nada. A não escalação dele também não é algo indiscutível. Ele não teve um jogo realmente bom desde que subiu. Um jogo sequer. Teve um ou outro lampejo e só. Aparentemente tem o potencial, mas está longe de estar pronto. Ele tá no elenco por conta de jogos no sub-17 (não é nem sub-20). Aceleraram a subida dele, precisavam corrigir o erro.

    Sobre o DS de centro avante: do jeito que jogamos ultimamente (bola pra frente e o centro avante que brigue, drible e se vire pra fazer gol) só um Calleri da vida vai dar certo mesmo. A real é que seja o Trellez, seja o DS ou seja até o Brenner ali, a bola não chega, se chega uma ou duas por jogo é muito. Por isso, na minha opinião, não podemos jogar tudo nas costas do jogador.

    • Garotos explodem em todos os cantos e campos do mundo …, só no SPFC não jogam.

      “Não consigo entender o porquê” …,kkk.

      Nenhum tem sequência.

      Será que hoje o Zé Sérgio, Sidney, Silas,
      Muller e tantos outros jogariam no tricolor ?

      • Concordo sobre a falta de sequências e que hoje muito jogador bom não teria sido revelado. Mas também não podemos achar que todo e qualquer jogador vai estourar com 17, 18 anos. Brenner teve alguns jogos sim (mais que a maioria dos outros jovens) e não foi bem em nenhum. Claramente está abaixo fisicamente e pulou etapas da sua formação.

        Sobre nenhum ter sequência. Concordo. Eu gostaria de ver alguns jovens também terem sequência, mas vamos ser sinceros, tem algum que seja um absurdo não receber uma chance? Os destaques mesmo da geração 97 e 98 já foram embora ou estão no time titular (Militão e Liziero). Boia, Caíque, Araruna e Bissoli que são jovens que eu gostaria que tivessem sequência não eram craques na base e por isso não condeno tanto o Aguirre assim. Eu gostaria de vê-los em campo, mas é o que o Marcio tava conversando comigo ontem, a gente vê algum treino deles pra saber como estão?

        Agora era a hora do David Neres, do Luiz Araujo, do Lyanco, do Jr. Tavares, do Militão, do Lucas Fernandes, do Auro estarem consolidados no time titular, mas todos já saíram ou estão saindo, exceto o L. Fernandes que sofreu com lesões, oscilou e agora disputa vaga com jogadores que estão bem como o Nenê. E era hora do Brenner estar arrebentando no sub-20.

        • Acho que até temos formados bastante gente pra ter mais do que isso. O problema é que todos saem seja pq foram bem (D. Neres e L. Araujo) ou pq depois de irem bem cometeram alguns erros e nunca mais foram perdoados (Jr. Tavares e Auro). E tudo muito cedo.

          Se tivessemos hoje um time com Militao, R. Caio, Lyanco, Auro (tá muito bem no Toronto), Jucilei, Liziero, Jr. Tavares (foi bem nos jogos com o Jardine), David Neres, Luiz Araujo e Nenê (Aguirre as vezes coloca de falso 9) não tenho dúvidas que seríamos um time muito melhor do que somos hoje. Todos exceto R. Caio, Jucilei e Nenê, de 96-98.

          Hoje, dos que restaram e não tem recebido oportunidades, nenhum era um grande destaque na base a ponto de acharmos que o Aguirre tá cometendo um absurdo. No último ano só o Liziero se destacou no sub-20 individualmente, o resto foi pelo coletivo do Jardine.

    • Você caiu nesse papo furado? Sério mesmo????? Cara, seguindo essa lógica, o Jean também deveria jogar no sub-23. Assim como o Lucas Perri, que deveria jogar no sub 20 e mais um monte de jogadores do elenco que jogaram menos que o Brenner na temporada!

      • Situações completamente diferentes. Jean já tá no terceiro ano de profissional, fez um campeonato brasileiro completo. Na minha opinião deveria ser o nosso titular, mas enfim, está num estágio bem mais avançado do seu desenvolvimento.

        Sobre o Perri, acredito sim que ele precisa jogar mais, tanto que o campeonato BR de aspirantes vem aí e ele deverá ser o goleiro de novo. Qual o problema do jogador treinar a semana inteira e jogar nos times de base? Quem sabe se o Léo tivesse tido essa oportunidade de mostrar serviço em campeonatos menores, não teria saído praticamente sem jogar. Demonstrou no Paraná que é melhor que o Sidão, mas já era tarde demais…

        Você realmente acha que o Brenner tem mais a ganhar não jogando do que jogando pelo sub-20? Você acha que ele fez alguma partida sequer que justifique esse clamor por ele no time titular do profissional? O pessoal tá tratando o moleque como craque pelo desempenho dele em uma temporada no sub-17. Menos, bem menos. Tem muito potencial, mas tem muito que amadurecer também. Se Trellez e Diego Souza não foram bem nas chances que tiveram, o Brenner também não foi e o pior é que no último jogo mostrou claramente sentir a pressão e estar sem confiança. Fazer gol em meia duzia de time do interior no sub-20 seria importante pra ele nesse aspecto.

        • Cara, ele mostrou mais que o elefante que veio do Sport em 2018. Sem sequência não tem como o moleque crescer! Ele jogar no sub-20 não vai melhorar nada o desenvolvimento dele, só vai atrasar pq o ritmo e o tipo de marcação são inferiores ao profissional!

          O G. Jesus nas pepas não foi rebaixado, mesmo com começo irregular, os caras colocavam ele pra jogar e no segundo ano de profissional ele foi fundamental pra um título nacional. Aconteceu a mesma coisa com o Lucas no SPFC.

          Em 10 jogos seguidos, quem vai evoluir mais? O Trellez pé de gancho, o mamute que veio do Sport ou o Brenner? O Brenner foi mal pq ele sabe que não tem apoio do retranqueiro lixo que temos comandando o time!

          Esse é o problema, não temos CA e nem LD e preferimos usar alguns pé de rosca ou jogador improvisado do que dar chance e sequência pra molecada da posição correta.

          • Se o sub-20 é fraco a marcação, imagine o sub-17 que é o parâmetro que a gente tem do Brenner. Enfim, eu acho que a gente pode sim dar chances pra molecada e em um primeiro momento eu daria pra Bissoli e até pro Toró (foi centro avante várias vezes na base). Não acharia ruim também o Brenner receber uma sequência, mas também não acho a ideia do Aguirre ruim. Não acho que exista só um certo e um errado.

            Situações:
            1) Brenner treinar no profissional e jogar alguns jogos do sub-20 pra pegar ritmo -> me agrada!!!
            2) Brenner receber uma sequência ao invés de Trellez ou Diego Souza -> me agrada!!! mas eu daria chance pra outros garotos mais prontos agora..
            3) Brenner treinar no profissional e jogar uma vez por mês ou nem isso como vem acontecendo -> vai prejudicar o moleque!!!

            G. Jesus já tinha formação do sub-20 que o Brenner não teve. Paulinho, Vinicius Jr, todos já tinham pelo menos 6 meses de sub-20. É importante. Quantos craques de sub-17 não somem no sub-20.. agora imagine direto pro profissional.

            Sobre o LD, concordo, Auro é bem melhor que o Bruno e foi mandando pros EUA. Lucas Farias fez bom jogos aqui e em Portugal e foi liberado pro São Bento. Deveriam ter sido testados melhor mesmo. Foguete e Belão nunca me agradaram.

  2. Que percepção incrível do DS. Resta só saber o pq ele joga pessimamente de 9. E o Brenner nem no banco ficará enquanto 2 caneludos disputam quem é o pior 9 do time.

  3. Brenner quando foi mal contra o paraná chorou no banco de reservas quando foi substituído, medalhões quando não rendem no SPFC fazem o quê?

    • Mulheres, bebidas, baladas …, o que o dinheiro pode oferecer, pagar ou comprar.

      E todos vão embora sorrindo, inclusive nossa diretoria e também conselheiros.

      Quem sofre é a torcida, que veste a camisa e literalmente “briga e luta” pelo time ( que há tempos não temos).

  4. TRI! CÔ! VÔ! 🇾🇪

    @tricovo
    6m6 minutes ago
    More
    Aguirre (Transamérica): “Sei que (Diego Souza) jogava mais para trás, mas estamos precisando de 9. Quando o comprou, foi como centroavante. Tite o levou como centroavante. Não há discussão. Vai fazer gol, porque faz gols. Finaliza de forma espetacular. Dentro da área é bom mesmo”

  5. Joga sem 9! Pronto! Enche o meio campo e joga com 2 zagueiros! Solta os laterais e mescla um meio rápido com um sempre entrando pra finalizar. Se virem. Façam esse time jogar. Não tinha 9 com Telê. Cueva, Valdívia, Nenê e Diego Souza tem futebol. Faz o teu chadrez aí hermano!

Deixe uma resposta