Nova Briga entre Conselheiros sobre Mudanças no Estatuto movimenta a política do São Paulo. Veja a posição da base de Leco e da base oposicionista

Segundo informações vindas diretamente ao Blog do São Paulo, após a coleta das 109 assinaturas de conselheiros pela oposição solicitando a convocação da Reunião Extraordinária no Conselho, começou uma ação contrária por parte da base aliada. Liderada por Leco e Marcelo Pupo, Presidente do Conselho Deliberativo, os conselheiros que assinaram o documento solicitando a reunião começaram a ser questionados por acompanharem Natel e assinarem um documento de um membro que já não faz mais parte da base  aliada ao governo. Diante da justificativa de impedimento de governabilidade, os líderes da base do governo Leco pedem que as assinaturas sejam retiradas do documento. Pelas informações, ao menos 1 dezena já confirmaram a retirada dos nomes da lista, ficando em menos de 100.

Como o Presidente do Conselho tem 30 dias após a apresentação do requerimento, as informações dão conta de que trabalham em 2 frentes: uma para votarem pelo fim após o término deste mandato, tornando-se regra apenas em 2020 e outra para cancelarem a reunião, mais improvável. De novo, a justificativa fica por conta da governabilidade e coalisão interna.

Na 4a feira passada, a mesma fonte informou que Julio Casares, do Conselho de Administração do clube também se envolveu:

“Ontem foi a vez do grande tribuno e líder Júlio Casares pedir aos seus membros a retirada dos nomes de seus membros sobre o pretexto governança. Querem continuar a aproveitar do clube”.

Segundo a fonte, Belmonte é outro que está atuando neste sentido.

As falas de Pinotti em entrevista recente que inflaram um passado não tão distante, a enorme revolta com Canassa, hoje Diretor de Cotia que segundo corre nos corredores do clube, vem enfrentando Raí e criando problemas internos, a compra de Everton por R$ 15 milhões que é outro assunto pesado em que muitos discordam diante do dinheiro empenhado, as eliminações na Copa do Brasil e Paulista, o caso Diego Souza e mais assuntos serão amplamente discutidos. Como me disse a fonte:

“Pássaro e Marcelo Pupo hoje vem mandando no clube com um ex VP que desde a época de JJ, dá ordens nos bastidores. O clube hoje é uma fonte de exploração pessoal e querem continuar.  Como pode haver um Diretor comandando Cotia que a maioria no clube afirma ser palmeirense? Até quando ficaremos com essa incompetência e amadorismo no comando do clube? Não podemos permitir que isso ocorra sem que todos saibam. Querem impedir que acabemos com a mamata de aproveitamento financeiro de conselheiros como diretores remunerados, usando a máquina do clube.”

Na última 6a feira, até uma reunião da Diretoria Feminina virou assunto:

“Fiquei sabendo que todos diretores s estão sendo compelidos a chamarem suas respectivas a comparecerem a festa das mulheres amanhã no salão de eventos. Houve racha entre as mulheres de diretores e ao invés de governar, há diretor focado em encher festa da Diretoria Feminina, trabalhando pela  própria mulher e arrecadar dinheiro para assuntos alheios enquanto não se pode investir nada no social, por exemplo”.

Esta festa, realmente ocorreu no sábado com presença forte de convidados:

Prestigiaram o evento, a convite do Diretor Geral do Clube Social, Carlos Belmonte Sobrinho os dirigentes:

  • Harry Massis Jr – Secretário Geral, representando o Presidente Carlos Augusto de Barros e Silva
  • Homero Bellintani Filho – representando o Presidente do Conselho Deliberativo Marcelo Abranches Pupo Barboza
  • Wanderson Martins Rocha – Presidente do Conselho Fiscal
  • Júlio Casares – Conselho de Administração
  • Adalberto Garcia Pena – Diretor de Esportes Amadores
  • Anselmo Cagnin Filho – Diretor Futebol Social ( Menores )
  • Eduardo Rebouças Monteiro – Diretor de Infraestrutura
  • Fernando Puglisi – Diretor Departamento de Tênis
  • Fernando Yanaguibashi – Diretor dos Esportes com Raquete
  • João Salgueiro – Diretor Sociocultural
  • José Alberto Rodrigues dos Santos – Assessor do Presidente
  • José Roberto Canassa – Diretor Futebol Amador
  • Nelson Marques Ferreira – Diretor de Desenvolvimento do Clube Social
  • Sérgio Tomita – Diretor do Fitness
  • Vinicius de Medeiros Cardoso Leite – Vice Presidente do Conselho Fiscal
  • Waldemar Tadeu – Diretor Adjunto de Desenvolvimento do Clube Social

Em contato com a base de Leco, o retorno foi:

“Os conselheiros que assinaram o requerimento, compõe uma base com compromisso de governança do presidente do clube e que não possibilita rachar  o clube para promover discussões já previstas para mudança e alteração do Novo Estatuto. O documento está com previsão de alteração e todos tem conhecimento disto, muitos erros e gaps foram percebidos após a aprovação e serão alterados, sim, ao longo do tempo. O que não se pode fazer agora é alterar um documento que foi validado por todos a cada insatisfação política interna ou manifestação de um grupo ou de outro de força para ganhar eco no clube. Enquanto trabalhamos para reerguer o clube, há um grupo pensando em como ficar mais forte para conseguir mais poderes. Até por isto, há este trabalho de foco em governança, para que o clube possa com nossas ações de foco em Compliance, com auditorias e consultorias, melhorar a profissionalização do São Paulo longe dos holofotes, reduzir a dívida, estruturar melhor o clube fora dos campos para que tenhamos mais força para agir dentro dele e recuperar dos destroços de gestões passadas. O movimento é tão fraco e raso que após a união de Newton do Chapéu com Natel, até mesmo a oposição real, se afastou deles e se aproximou de nós em prol de ver o São Paulo forte de novo. Newton não é levado a sério e isso ao invés de ajudá-los, prejudicou.

Isso nos mostra claramente que não querem o São Paulo na mão de qualquer um e continuaremos a trabalhar dia após dia para colocar o clube no seu devido lugar. Apesar do tempo que perdemos constantemente para apagar incêndios políticos, continuamos seguindo em frente e mesmo diante de erros e acertos, os frutos do trabalho começam a aparecer nas contas e aparecerão ainda mais ao final deste mandato. Em Abril deste ano, completamos 1 ano de governo com esse novo formato estatutário e grupo de trabalho e as melhorias são notórias no rumo profissional interno com números e não com argumentos políticos. Sabemos que precisamos melhorar em resultados no campo mas faz parte de um plano de recuperação e nós estamos lutando para atingi-lo. Como torcedores, sofremos com as derrotas mas precisamos ter a mente focada em reestruturar o clube para que possamos voltar a ter a capacidade que tínhamos antes de sermos vanguardistas e fortes fora e dentro do campo. E isso, não se construirá com ações políticas e desagregadoras e sim com união focando não em si mas no clube, na governança e em um São Paulo melhor. Não podemos mais ver gente torcendo contra o clube para ter eco na mídia e na torcida, precisamos de gente que ame e lute pelo São Paulo para vê-lo forte de novo e estamos conseguindo. Aos poucos, essa melhora se refletirá dentro dos gramados também.”

O Blog do São Paulo se mantém aberto para que ambas as partes se manifestem e que qualquer nome citado, entre em contato para dar sua versão caso sinta alguma injustiça nas colocações.

Blog do São Paulo