São Paulo planeja enxugar elenco para melhorar qualidade dos treinos

Nos últimos dias, o São Paulo teve duas baixas no elenco com a saída de Aderllan, que acabou acertando com o Vitória, e a liberação de Júnior Tavares para fazer testes no Rennes, da França, mas tudo é parte de um planejamento da diretoria para reduzir o grupo tricolor.

Hoje, somando os contratados em 2018 e jovens promovidos das categorias de base, o São Paulo tem uma equipe bem inchada. São 34 jogadores. A intenção é tentar diminuir o plantel para pelo menos 28.

Como a equipe só tem duas competições para disputar –o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana–, o número citado acima é visto como suficiente por duas razões: aumentar a qualidade dos treinamentos e estimular a competitividade interna.

Não está definido quem deve sair, embora exista um raciocínio de que há muitos jovens no elenco que podem ser emprestados para adquirirem experiência. Casos como o meia Paulo Henrique, 20, e os atacantes Bissoli, 20, Paulinho, 20, Shaylon, 20 e Caíque, 19.

Há também a possibilidade de perdas por questões contratuais ou mercado.

Por exemplo, o São Paulo ainda não conseguiu acertar com o Atlético-PR a permanência do atacante Marcos Guilherme até dezembro deste ano. O contrato de empréstimo terminará em 30 de junho, mas havia um acordo verbal para que ele fosse renovado por mais seis meses de forma automática. O clube curitibano, contudo, mudou o discurso e já avisou que a intenção é vendê-lo.

Éder Militão, que tem contrato até janeiro de 2019 e é titular absoluto, também pode ter a saída antecipada. O motivo é que a renovação contratual está emperrada –as três propostas feitas não agradaram. Caso a situação não mude, uma negociação poderia ocorrer já no meio do ano para que o São Paulo tenha retorno financeiro. Lembrando que qualquer clube poderia procurar o lateral com um pré-contrato de seis meses antes do vínculo terminar sem necessidade de pagar nada ao clube do Morumbi.

Por fim, muitos dentro do São Paulo não imaginam que o meia Cueva continue na equipe após a Copa do Mundo. O jogador peruano já foi assediado outras vezes, mas não saiu. No entanto, a tendência é que venham propostas melhores após o Mundial.

A redução do elenco não é vista como um problema pelo técnico Diego Aguirre. Pelo contrário, o uruguaio prefere trabalhar com um grupo entre 28 e 30 atletas e já teria indicado isso para a diretoria de futebol. Ele tem como filosofia de trabalho girar o grupo de um jogo para o outro aproveitando todos os atletas. Um elenco com 34 jogadores deixa muitos ociosos.

Nos nove jogos em que comandou a equipe tricolor, Aguirre utilizou 27 atletas diferentes. Só repetiu a escalação uma vez, nas partidas contra o Corinthians na semifinal do Campeonato Paulista.

Vale lembrar que naquela ocasião o treinador uruguaio tinha poucos dias no clube e os desfalques do zagueiro Rodrigo Caio e do meia Cueva, que tinham sido convocados para defender as seleções do Brasil e do Peru, respectivamente.

As duas baixas recentes aconteceram nesta semana. Aderllan teve o contrato encerrado e assinou com o Vitória. Já Junior Tavares ainda tem vínculo com o clube tricolor, mas ficará um tempo no Rennes para testes, segundo o blog do jornalista Jorge Nicola, que é comentarista dos canais ESPN. Se for aprovado, aí sim será negociado de forma definitiva quando a janela de transferências abrir.

DIEGO SOUZA DEVE FICAR

Maior contratação do São Paulo na temporada, o meia Diego Souza vive um período ruim, ficando fora até de alguns jogos da equipe. Isto fez com que o Vasco da Gama procurasse o clube do Morumbi com a intenção de negociar um empréstimo.

Apesar de todo o contexto, não está nos planos da diretoria tricolor perder o meia. Ao menos não neste momento.

Um dos motivos é que o investimento foi realmente alto: R$ 10 milhões. Então, seria preciso ter o retorno do valor (ou algo próximo) para iniciar alguma conversa neste sentido. Outro motivo é que o jogador está há pouco mais de três meses. Ou seja, ainda pode se recuperar.

ESPN

68 comentários

  1. Essa notícia é de 2016, 2017 ou 2018?

    Libera o moleque de 21 anos pq não tem cabeça. Mantém o fora de forma de 32 anos que anda em campo, tá nem aí pro clube e tá querendo sair.

  2. Enxuga, enxuga, enxuga mas eles trazem novamente um monte de jogador que será mandado embora lá na frente…

    Parece cachorro correndo atrás do rabo…

  3. Mudou a diretoria mas nao muda a mentalidade de reformulação de elenco com a temporada em andamento. Chegadas e saidas aos montes no meio da temporada e assim seguimos sem conseguir montar um time, sem identidade com jogadores que vem e vao a cada 6 meses. SPFC parece que ta no calendario europeu

  4. Rapaz…. Todo ano e nunca acabamos de planejar… será que esse ano vai?

    Pega o Militão e já afasta. Não assinou, não joga mais. Marcos Guilherme é esforçado, mas se o Petralha acha que ele vale ouro, mande ele se virar com o rapaz, já chega de ser sempre a parte que se dá mal nas negociações. Tem uns 5 iguais ou melhores em Cotia. Diego Souza tem que ‘cagar ou desocupar a moita’. Cueva já deu, não tem vontade e não deveria ser mais utilizado.

    Pronto, já tem umas 5 vagas só em uma passada. Se pensar mais um pouco acha mais uns par.

    • rsrsrs

      Acabei de comentar que iam procurar a torcida qnd a coisa apertasse, mas pensei que seria só em outubro mais ou menos…

      A coisa ta feia mesmo ein, já começou…

      Que faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaase

  5. Não dá para enxugar a diretoria? Cheia de incompetentes, para dizer o mínimo. Claro que sabemos na verdade que a palavra não é incompetência, é outra. Acho que para bom entendedor meia palavra basta, não?

    • Não é só perda de tempo, Ricardo. Depois dos jogos, é cabeça quente, é mau humor , é não conseguir dormir e , ainda , no dia seguinte, ouvir piadinhas de colegas e amigos. E ainda , no resto da semana ficar remoendo os lances da humilhação sofrida. Acho que boa parte da torcida não merecia isso. Minha última esperança é Raí. Será que ele vai conseguir impedir a destruição completa do SPFC?

  6. O que me preocupa é desequilibrar é enfraquecer o elenco. Além da falta de segurança em relação aos goleiros, se o caminho for o que se desenha, teremos carências no setor defensivo, especialmente.

    A) as laterais só terão os titulares e, eventualmente volantes improvisados (Hudson e Liziero);
    B) A defesa terá apenas 4 opções, sendo o Anderson uma incógnita em termos físicos (no Vasco jogava e era muito bom, aqui eu não entendo) e o R. Caio também é outra incógnita (será negociado? Tem lesão? Desfalcará na copa?);
    C) se dois volantes virarem laterais, haverá carência no setor.

    Sidão, Jean e Lucas Perri
    Régis e ????
    Anderson, Bruno e ???
    Arboleda, R. Caio e ???
    Reinaldo e ???
    Jucilei, Petros e Pedro
    Liziero, Hudson e Araruna
    Nenê, Diego Souza e Helinho.
    Valdívia, Shaylon e Bóia.
    Everton, Lucas Fernandes e caique.
    Carneiro, Trellez e Brenner.

    Saídas: Militão, Bruno, Edimar (Sport), Júnior (Rennes), Cueva, Marcos Guilherme (Atlético-Pr), Morato.

    • Também poderia ser algo assim:

      Sidão, Jean e Lucas Perri
      Régis, Hudson e ???
      Anderson, Bruno e ???
      Arboleda, R. Caio e ???
      Reinaldo, Liziero e ???
      Jucilei, ??? e Pedro
      Petros, Araruna e ???
      Nenê, Diego Souza e Helinho.
      Hernanes (?), Lucas Fernandes e Shaylon.
      Everton, Valdívia e caique.
      Carneiro, Trellez e Brenner.

      Com Hernanes + laterais + um bom volante.
      Poderia ser até o Jean (atual Crefisa e amigo do profeta para poder fazer as duas funções, lateral e volante)

      Difícil falar em planejamento e deixar lacunas em setores importantes.

      • Meu elenco seria:

        Gol: Jean, Lucas Perri, goleiro contratado (Escolheria o Everson do Ceará ou o rapaz do América-MG)
        LD: Régis, Auro (não teria saído, se saiu, subiria o Tuta)
        LE: Reinaldo, Jr. Tavares (Bruno Dip agora já que liberaram o garoto)
        Zag: R. Caio, Arboleda, A. Martins, B. Alves e Militão (se sair sobe o Rodrigo)
        1° Vol: Jucilei, Petros e Pedro
        2° Vol: Liziero, Araruna e Luan
        Meias: Nenê, L. Fernandes e Shaylon
        Pontas: Everton, Valdivia, Morato, Helinho e Caíque
        CA: Carneiro, Trellez, Bisolli (Brenner no sub-20 por um tempo)

  7. SPFC é o time do enxugamento:
    Elenco; Títulos; Caixa; Torcida;Competições; Prestígio……
    Até quando vou ficar todo meio de semana assistindo jogos dos outros?
    Pelo jeito……….

  8. No São Paulo “planejamento” é palavra vazia, assim como “vamos reerguer a cabeça”, “valorizar a base”, “sabemos como fazer”, “caminho certo”, “início de trabalho”, “sistema de scout”, “preparação física”, etc.

  9. Que ótimo, nova reeeeeeeeeessssstruturação, o Leco fez do São Paulo uma obra do Metrô ou seja nunca termina so planejamento e reestruturação

  10. Não temos gana de vitória.
    Podem treinar à vontade, q nos jogos decisivos e difíceis, mais uma vez por “detalhes” ou “azar” negaremos fogo pela trigésima quinta vez e contando.
    No São Paulo atual a mediocridade é comemorada.
    Time grande não cai.
    Sala de imprensa nova.
    Maior valor em venda de jogador.
    Quase ganhamos.
    R. Caio é referência.
    Petrus é líder.
    M. Guilherme é reforço.
    E, Cueva é craque que chama a responsabilidade.

  11. Copa do Brasil Sub-20: 10 min, golaço! Do aniversariante do dia! Helinho! Encobrindo a saída do goleiro. 2 x 2

    Helinho acabou de fazer um golaço contra o Vasco na Copa do Brasil sub-20. Vai dar muita alegria pra algum time europeu…

  12. Rai chamou Ricardo Rocha e Lugano pra lhe ajudar a planejar. Gastaram R$ 48 milhões,
    Onde os melhores vieram de graça(Nenê, Regis e Valdivia), se fosse numa empresa seria, estaria demitido, sem direito a nada por tamanha incompetência.

  13. Fico imaginando se o São Paulo começasse o campeonato igual o Cruzeiro, ou seja, zero ponto e zero gol marcado. Ainda bem que não…

    • Ha um jogo que pode nos levar de vez para o inferno. Se o SPFC não vencer o Rosário no Morumbi a cobra vai fumar

      • Quis dizer assim: Se começando como começamos, já está este descontentamento imagine como seria se tivéssemos perdido os dois jogos. Não quis fazer comparação com a situação geral do Cruzeiro.

        • “começamos como começamos”, levamos sufoco do Paraná no Morumbi, possivelmente sera o lanterna do campeonato. Maior investimento do Brasil, e um time que não é de maneira alguma competitivo que joga pra não perder. Esse é a prometido resgate tricolor?

  14. Aí mudam de técnico e aumenta o número de jogadores e o estilo deles de novo….

    Infelizmente Andrés Sanchez sabia o que estava falando quando disse que o SP cairia pra série B em três anos…. ele conhecia o Leco… só o que ele não contava era com o peso dessa camisa, a tradição desse clube, o amor da sua torcida… só por esses motivos o Leco ainda não conseguiu nos jogar pra série B… pior presidente da história!!!

    • Esse safado e bandido do Sanchez NUNCA sabe o q esta falando.
      Devia ser proibido de tocar no nome SPFC !
      Nunca, jamais dê razão à esse verme !

  15. Tragam os dirigentes do Botafogo, da Chapecoense, do Atlétiquinho ou qualquer time médio da série A que eles estão trazendo resultados melhores que os nossos com muito menos recursos disponíveis.

    • Nesses times se contrata por critério… aqui o critério é a “oportunidade” ou o empresário do jogador… assim não vai ter resultado nunca mesmo.

  16. Léo Gomide

    Verified account

    @LeoGomide
    2h2 hours ago
    More
    Atlético informa rescisão amigável de contrato com zagueiro Felipe Santana.

    aiaiaiai, será o substituto do Aderllan?

  17. Opa, blz… Mais uma “enxugação” de elenco planejada e o nome do Bruno nem é citado… Rsrs
    Tinha que começar “enxugando” ele é o Edimar… Se nenhum desses dois for cogitado a ir embora, não tem como levar a sério esse papo de deixar o elenco mais preparado e competitivo…

    • Sem nada concretizado não pode divulgar nomes pra não desvalorizar mais ainda.
      Ou prefere aquelas listas negras que o Juvenal divulgava a cada fracasso ? …

  18. Se mudou comissao tecnica e o comando do futebol, é natural que hajam mudanças.
    E tem que mudar mesmo, ate acertar, ou deixa tudo como esta ?
    Os caras pegaram o bonde agora e querem que continuem tudo como estava ?
    Vamos esperar o minimo de tempo necessario, pra depois cornetar ..
    Reclamam de tudo.

  19. Um time vindo da base, reforçado com Calleri e Hernanes, sairia mais barato e no mínimo traria os mesmos resultados fracos.
    Mas aí falta visão, competência e coragem.

  20. Essa Lei Pelé é a desgraça do futebol.
    Se o jogador se destaca, o clube tem que aumentar o salário e renovar, torcendo que o jogador e empresário aceitem o novo gordo salário, senão eles esperam o término do contrato e recebem luvas do futuro clube (Lei Neymar Pai).
    Se o jogador não consegue dar o resultado esperado, o clube nada pode fazer, tem que buscar comprador ou emprestar bancando parte dos salários, vide Carlinhos, Wesley, Michel, Cícero, Maicosuel.
    Tinha que rescindir o contrato, mandar o jogador passar no RH e dar baixa na carteira.

  21. Os caras não conseguem fazer um elenco equilibrado, que dê oportunidade a base e tenha algum resultado em campos desde 2012, nós temos muita paciência pra tamanha incompetência!

  22. Putz, só porque sugeri o nome de Rafinha , do Bayern, como reforço para o SPFC, o cara entrega o jogo para o madrid numa falha clamorosa. Que fase!!!

  23. Então, essa é a nova desculpa para desmontar o elenco mais uma vez.

    O cara que está na presidência não é homem para anunciar essas medidas. Aí, fica usando esses moleques de recado para não dar a cara a tapa.

  24. Retorno no investimento com DS? Essa diretoria tá de brincadeira. Deviam era colocar na rua os responsáveis por esse mico. Até o papa sabia que DS é um ESC jogador em atividade, só os gênios do SPFC que não…

  25. Esse elenco do SP não é ruim, o que falta é um treinador que saiba extrair o melhor de cada um. O Aguirre com mais uma desclassificação, perderá de vez o comando da equipe, já tem gente torcendo o nariz . Se começar a perder pontos em casa, é melhor dispensar antes que comece o mergulho em direção ao Z4, aí vai ficar desesperador outra vez.

Deixe uma resposta