Sidão e Jean. Quem deve ser titular?

Amigos tricolores,

O ano de 2018 promete ser bem interessante para o São Paulo. Como já escrevi em outros artigos aqui no blog, a dupla Raí e Ricardo Rocha promete fazer a diferença no São Paulo fora de campo, entretanto não adianta nada os dois fazerem todo possível para ter um bom ambiente, trazer bons jogadores e organizar a casa se dentro de campo os 11 jogadores titulares não fizerem a sua parte

Acredito que, com o Raí e Ricardo Rocha ao lado, os jogadores darão o “algo a mais” que a torcida espera. É claro, que nem todos os jogadores podem ser considerados jogadores que não dão o sangue em campo jogadores como, por exemplo, Eder Militão, Petros, Jucilei, Arboleda que são jogadores que mesmo naqueles jogos que eles não estão bem, a raça é o que não falta. Para alguns outros jogadores, ainda falta um pouquinho mais de vontade de jogar com a camisa do São Paulo mas acredito que Raí e Ricardo Rocha conseguirão esse algo a mais.

Quem herdará a camisa 1?

Desde 2015, quando o nosso grande ídolo Rogério Ceni se aposentou, a meta do São Paulo não é uma unanimidade, algo que há muitos anos o São Paulo não sofria. Se você analisar os últimos 40 anos do São Paulo, tivermos goleiros como Waldir Perez, Gilmar Rinaldi e o grande Zetti, goleiros que passavam uma confiança muito grande para torcida e para o time e claro Rogério Ceni que dispensa comentários.

Em 2016, Denis teve a sua chance. Era mais do que natural uma vez que ele passou 7 anos sendo reserva de Rogério Ceni, entretanto Denis infelizmente não tem talento para jogar no nosso time. Ele é um sujeito humilde, caráter ímpar e uma pessoa exemplar. Desejo todo o sucesso para ele no Figueirense, além disso, sentiu a pressão de substituir ninguém menos do que Rogério Ceni.

Sidão e Renan, bons, mas sem unanimidade

Em 2017 o São Paulo oscilou entre dois goleiros: Sidão e Renan.

Sidão começou o ano pegando dois pênaltis contra o Corinthians o que nos deu muita confiança nesse goleiro, porém durante o Campeonato Paulista, ele falhou em alguns jogos e acabou sendo colocado no banco de reservas. Rogério Ceni, então técnico, deu a chance para o recém recuperado de lesão, Renan, que começou muito bem mas também falhou em alguns jogos. Com o seu problema para renovar o contrato, Renan acabou afastado e Sidão recuperou a titularidade.

Sidão acabou crescendo bastante no final do ano deu confiança para a torcida, mas que ainda tem um pouco de pé atrás como goleiro uma vez que nós torcedores tricolores estamos acostumados a ter goleiro quase que unânime com a camisa 1 (ou 01) como os citados acima.

Chegou Jean. Uma aposta que tem potencial para dar certo

O São Paulo foi atrás de um jovem goleiro, o que na minha visão fez certo. Renan não quis renovar e sabia-se que ele iria embora no máximo em Maio de 2018. Denis já havia sido avisado que em Dezembro de 2017 acabaria seu contrato e não seria renovado. Com isso, o São Paulo ficaria apenas com 2 goleiros: Sidão e Lucas Perri um jovem de 19 anos com enorme potencial mas que ainda não está preparado para assumir o gol o gol do São Paulo principalmente em uma fase ruim – que estamos sem títulos – o time sem títulos acaba tendo muito mais pressão do que o time que vem ganhando tudo, por isso Lucas Perri precisa ser um pouco melhor trabalhado para assumir o gol tricolor.

Como já se sabe, Sidão, já tem 35 anos o que mostra que ele não terá uma carreira tão longa no São Paulo. Trazer o Jean foi uma aposta muito interessante uma vez que como eu já escrevi aqui no blog aos 22 anos já tem um potencial para, pelo menos, mais 16 anos de carreira. Será muito bem treinado pela equipe de treinadores de goleiros que São Paulo tem, com certeza, em breve será o titular tricolor.

Aliás, fica a ressalva aqui, de que Sidão, foi muito bem ao fazer o vídeo em que ele apresentava Jean para a torcida. O bom ambiente é fundamental para o sucesso de um time. Sidão, é um cara do bem, de caráter e isso conta muito para o ambiente do time. Ele, claro, será concorrente a Jean, mas sendo uma concorrência sadia e justa, o ambiente ficará muito bom e quem tem a ganhar é o São Paulo.

Ou treina, ou sai!

Para Sidão, a concorrência com o jovem goleiro é muito complicada, pois Jean custou cerca de  9 milhões de reais, uma cifra que dá status de goleiro titular em qualquer time. Goleiros não costumam custar altos valores, aliás, não é tão comum troca de goleiros no Brasil, por isso, esse valor não foi investido para ter simplesmente um reserva para Sidão. Ele que abra o olho!

Sidão, se não tomar cuidado, e não se dedicar ainda mais ao tricolor, poderá perder titularidade. Ele começou o ano, como titular mas com uma contusão Jean assumiu o gol. Já está sendo questionado, mas ao meu ver, cedo de mais pois não falhou nos gols contra o Palmeiras, mas falhou no gol do Red Bull.

Sidão acabou o campeonato muito bem, é um goleiro que a torcida nesse momento confia, mais do que confia em Jean, que no Bahia jogou muito bem mas, a mudança de cidade e de time pode assustar um pouco ele, por ser tão jovem, o deixando nervoso uma vez que a pressão para jogar no São Paulo é muito maior que jogar no Bahia, ainda mais, repito em uma fase onde o time precisa ganhar títulos já que estamos na fila há alguns anos. Aparentemente, Jean não sentiu a mudança, mas ainda é cedo para comentar suas atuações. Sidão está há mais tempo no São Paulo.

Seja Jean ou Sidão, que o São Paulo de 2018 nos traga muitas alegrias, em resumo, queremos título, pô!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

 

80 comentários

  1. Everton joga na mesma posição do Valdivia ou da pra jogarem juntos ?

    Jean, Militão, Arboleda, B.Alves, Regis, Jucilei, Liziero, Nêne, Everton, Valdivia e Brener

    • por que o Perri nunca tem uma chance de jogar, se quem entra no gol, com certeza, não é melhor do que ele? sacanagem isso.

    • A meu ver foi um erro investir tão caro em um goleiro que não é tudo isso que dizem. O Lucas Perri é superior aos dois. É só dar oportunidade.

  2. Pra mim, nenhum dos dois. Mas nessa disputa não dá pra entender qual foi o objetivo da diretoria ao contratar o Jean. Não estamos ricos pra pagar quase 10M de reais em um goleiro reserva.

  3. Sobre o SPFC e o futebol (ou a ausência deste):

    – Goleiro: Temos goleiro de confiança, com segurança ou personalidade ?
    Algum que pegue bolas possíveis e não tome gols “bobos” ou “fáceis”.

    – Temos laterais (que defendem) ou alas ( que apoiem o ataque ) ?

    – Temos volantes modernos (que prioritariamente defendem e cheguem ao ataque) ?
    ou pelo menos cubram os espaços de nossa zaga ou os lados de campo.

    – Temos meias que armem, municiem nosso ataque e finalizem ?

    – Temos atacantes finalizadores e goleadores ?

    – Temos time ?

    – E por fim …, temos futebol ?

    Com as respostas …, nossa direção de futebol e o presidente.

  4. facil o Jean… Sidao eh fraquissimo… sempre foi “mahromeno” no foguinho (time pequeno) e nunca foi goleiro pro SP. invencao do Ceni… Passa seguranca zero… as vezes manda um milagrinho mas adora falhar. nao sai em cruzamento, mal com os pes… terrivel…

    se pagamos 9mi no Jean q sim tem potencial, pq nao deixar ele ralando no time? falha por falha, prefiro ver o Jean falhar e engrossar a casca do q o Sidao q td mundo sabe nao vai a lugar algum.

    eh o mesmo raciocinio se pensarmos no Perri. tem potencial, mas pra desenvolver tem q jogar.

    hj pra mim eh Jean titular, Perri reserve e Sidao terceiro goleiro.

  5. O problema no nosso gol começou quando o Sidão fez meia dúzia de defesas difíceis quando estávamos na briga pra fugir do rebaixamento e o pessoal começou a achar que isso era o suficiente para manter ele no gol. Ai trazem o goleiro novo e na primeira ou segunda falha já sacam do time… Sidão parece ser um cara super bacana, mas não deveria ter virado o ano no tricolor. E se o moleque novo não serve, deveriam ter investido num goleiro no mínimo mais experiente…

  6. Lucas Perri por favor, ta na hora dele ganhar uma chance até pra sinalizar pros outros dois que não tem ninguém satisfeito e eles precisam trabalhar.

  7. Duas porcarias, o Sidão mostrou ontem que quando precisarmos de goleiro mesmo na hora H não temos, não temos aquele cara que faz aquela defesa impossível para levantar o time, quem se lembra aqui do Rogério Ceni naquela decisão nos penaltis contra o Rosario central que o São Paulo precisava defender senão seria desclassificado, ele defendeu e depois ainda fez o gol, isso não temos mais, tem o Sidão querendo sair com o pé e errar 90% dos lançamentos, dá raiva até tiro de meta ele bate para lateral, não passa segurança nenhuma e ontem ainda ver Militão na esquerda meu Deus ontem foi demais essa invenção será que era tão difícil colocar o Bruno Alves, e colocar então o Militão no lugar do Petros e aumentar a estatura e rapidez agora colocar o Militão para cobrir lateral esquerdo sem o cara nunca ter jogado por ali é demais.

  8. Pagamos 10 M em um goleiro para ficar no banco enquanto o titular não consegue fazer uma só defesa, não sabe sair do gol, e não consegue repor a bola …

    Esse é o nosso atual Tricolor.

  9. Por que contrataram Jean bracinho de jacaré???? “Pois bate faltas igual o Ceni”Por que trouxeram Aguirre.”” Pois é amigo do Lugano”,ta explicado os fracassos dessa ultima década.

  10. Jean!,o Sidão teve sua chance e não foi por falta de paciência com as falhas dele, é a hora de colocar o Jean e dar confiança para ele e se não der certo testa o Perri.

  11. Nenhum dos dois…Sem dúvida, de todos os goleiros dos times da série A, nós temos o pior goleiro,mesmo sendo o Jean ou o Sidão…Lamento muito o Walter ter se machucado e não ter vindo das galinhas….E se já torraram todo o dinheiro com contratações erradas, que arrisquem contratar goleiro de times pequenos, como as porcas fizeram com o Jailson… Ou o Rafael reserva do Cruzeiro…

  12. Jean é jovem ainda, está usando uma camisa pesada pela primeira vez, e ainda não teve uma sequência. Só será possível avaliar se ele tem capacidade pra ser camisa 1 do SP depois de ser testado de verdade. Mas ao contrário do Sidão, no caso dele dá pra ter esperança.

    O Sidão, é o Edimar do gol. Não tem a menor condição de sequer de ser reserva do SPFC.

  13. Vasco quer o Diego Souza certo, manda ele pro lá e traz o Martin Silva.

    Fica com 50% do Diego Souza quem sabe o Vasco não consegue enganar/vendar para alguém.

  14. Na minha opinião nenhum dos dois. O mesmo pensamento que tenho a respeito de que devemos ter um atacante que coloque medo no adversário, também deveríamos ter um goleiro que imponha respeito, que faça o atacante tremer na sua frente, que faça a diferença em jogos decisivos. Seja com defesas difíceis ou em decisões por pênaltis. E não vejo isso em nenhum dos dois goleiros.

  15. A imagem do Nenê e Arboleda sentados na escadaria que dá acesso ao vestiário, após o jogo, com pouca iluminação é de se destacar.
    Sentiram a derrota, tomara que surta efeito é consigam vencer a sul-americana.

  16. Rogerio Ceni é dos culpados junto com a diretoria por não termos um goleiro a altura do clube. Foi campeão da sula em 2012 e ficou no sp até 2015 ou seja já era nítido que estava declínio. e oq diretoria fez? “Renovou com ele após aquele lenga lenga renova e não renova” até ai tudo bem porém nao trouxeram ninguém para competir com ele, mesmo ele não querendo entregar o bastão conclusão ele se aposentou de forma melancólica..perdeu a chance de ter saído por cima em 2012. e deixou o clube as mínguas sem goleiro até hj….Sidão Jean …Perri

  17. nós temos que primeiro de tudo trocar aquelas redes ridiculas dos gols.

    depois que diminuimos o tamanho das redes igual o padrao fifa e fizeram essa pintura ridicula, nao ganhamos mais nada.

    nós só ganhamos titulos qdo o morumbi fica com aquele golzao q a bola vai la no fundo.

    essas redinhas padrao fifa é zica

  18. Até hoje ninguém sabe como o Sidão é titular do São Paulo,Jean não está à altura do clube e desta forma será difícil o São Paulo ser um time coeso e seguro sem um goleiro Competente e Seguro na meta TRICOLOR..

  19. Perdemos o Armani para contratar o Jean. O River pagou 13 M pelo Armani e nós pagamos 10 pelo Jean. Acho que o empresário do Armani deve ser gente séria e não quis dividir comissão.
    Agora, vai de jean mesmo.

  20. nenhum, só de pensar que o Armani custou 13 milhões de reais, e gastamos 20 na contratação do DS e o jean, fico P da vida

    poderíamos ter comprado ele, e ainda sobraria 7 milhões para investir em outro jogador

    que raiva !

    como nossa diretoria gasta mal o dinheiro do clube

    • Digo mais Heron,o Weverton foi pras peppas por 500 mil euros em 10x de 200 mil reais e na minha opinião é muito melhor que Sidão e que Jean é no momento.

  21. Eu acredito que goleiro tem que ser bom e experiente . com bons campeonatos pra valer um investimento de 10 milhões . não Contrataria o Jean pra ser goleiro titular de imediato . contrataria pra pegar experiencia e pagaria no máximo 2 milhões . a ideia da diretoria foi trazer jogadores que se destacaram na competição do ano passado . mais alguns destaques não foram bem avaliados . se fosse contratar um goleiro tinha que ser um goleiro pronto e indiscutivo . o Diego Souza e Valdivia contratações feitas no desespero . Diego pra suprir e dar uma resposta a perda do pratto e Valdivia foi contratatado de tanto o técnico pedir um jogador de lado . Trelhez veio pra ser reserva e dar opção acabou tendo que ser titular .Ânderson Martins quase não joga . e por ai vai . as contratações que teriam que ser reforço e melhorar o time acaba tornando lento o acerto e evolução do time . Então não tá pra afirmar que temos um time .

  22. Jean errou em uma saide de gol contra o são caetano e esta sendo crucificado. O sidão erra todo jogo. não passa nenhuma segurançå. eu acho que temos que ter Jean e Perri. Vão alterando. assim teremosum goleiro. E o Sidão tchau

  23. Para mim os dois estão no mesmo nível, a diferença é que o Jean pode evoluir (se for mais humilde) e o Sidão é isso aí que a gente vê…
    Poderíamos ter trazido o Martin Silva, Gatito, Wilson (Coritiba), ou o Rafael (Cruzeiro), mas perdemos a chance…

  24. Pra mim o problema do são paulo não e o goleiro . mais o time em si . e oscilante . Não mantém uma postura de jogo os 90 minutos . estranho os jogadores jogam desesperados . assisti o jogo do boca contra as porcas . Não achei o time deles técnico . mais oque eu pensei do jogo . pensei se fosse qualquer time brasileiro a defesa jogaria no desespero e sofreria muito pra marcar o ataque do palmeiras . e os caras qué não são craques . jogaram frios e calculista . Não sofreram em momento algum no jogo e controlaram o jogo . Não tinham um ataque que preocupava o palmeiras . e mesmo assim não sofreram . se e um time brasileiro e toma o gol como eles tomaram acabava o jogo . baixava a cabeça e era chutar pra frente . eles seguiram o jogo . e time deles e razoável . nada acima da media . mais a postura em campo e excelente. O nosso problema e o jeito de jogar . Não fali de esquema . evoluiu na vontade mais falta ser um time . entrosar jogar coletivamente com inteligência sem medo e com frieza . eu lembro a escalação . esquema tático do time campeão do tri e não sei quem vai jogar domingo .

  25. Um time vencedor começa com um grande goleiro e infelizmente hoje o Tricolor não possui.
    O SFC tem Vanderlei, a SEP tem Jailson e o SCCP Cássio, enquanto o SPFC tem Sidão e Jean, o que diga- se de passagem é muito pouco.
    O contratação do Sidão foi um pedido do Rogério Ceni sob o argumento de que ele sabe jogar com os pés, entretanto todas as vezes que a bola é recuada ele repõe pessimamente a bola jogando muitas vezes para a lateral.
    No caso do Jean gastaram uma grana alta para um goleiro que não mostrou tanta qualidade assim para custar tão caro (ponto negativo para quem o contratou).
    Será que o Lucas Perri não poderia ser testado?

  26. Rodrigo Caio ou Bruno Alves (Anderson Martins)….Sidão nao teve culpa nos gols…porém ele é fraco nas saidas de bola.

  27. Acho que teria que trazer goleiro para ser titular, que nao sente pressão. Se for ficar com os que temos daria uma chance ao Perri. Potencial já mostrou que tem mais que os dois, então precisa dar chance a ele.

Deixe uma resposta