São Paulo e Flamengo estão bem próximos de selar o destino do meia-atacante Everton. A negociação, no entanto, é mais longa do que se pode imaginar.

Segundo apurou a reportagem, as conversas entre o clube do Morumbi e o jogador tiveram início há cerca de dois meses, quando o time tricolor ainda era treinado por Dorival Júnior.

A expectativa inicial era ter tempo de inscrever o atleta já para a primeira rodada do Campeonato Brasileiro (que acontece nesta segunda-feira, contra o Paraná, no Morumbi). Mas o desenrolar das negociatas não permitiu.

Em pouco mais de dois meses de conversas, muita coisa mudou e as tratativas avançaram. O time tricolor trocou de técnico (que agora é o uruguaio Diego Aguirre), viu o Flamengo tentar (sem êxito) segurar Everton propondo-lhe um aumento salarial, até que finalmente o clube do Morumbi chegou aos valores desejados pelo outro lado – no caso o pagamento da multa rescisória de 4 milhões de euros (pouco mais de R$ 16 milhões).

Na última sexta-feira, como prova desse andamento, o clube rubro-negro não relacionou Everton para a partida contra o Vitória pela estreia no Brasileirão. Segundo a assessoria de imprensa do clube, o pedido teria partido do próprio jogador.

Quem acompanha o caso do lado do São Paulo afirmou que tudo está muito bem encaminhado. Inclusive, o contrato já está em processo de elaboração, faltando a definição de detalhes, bem como trâmites burocráticos – como particularidades do pagamento, juntar o montante de dinheiro e realizar a transação – para sua assinatura.

Mesmo assim, todo cuidado é pouco. O tricolor do Morumbi está ciente que as coisas podem se desfazer até pelo menor dos detalhes e, por isso, há uma postura de cautela sobre o assunto.

Vale lembrar que há mais de 20 anos (ou, mais precisamente, desde o caso Renato Gaúcho), o São Paulo adota a política de só anunciar um novo atleta quando 100% estiver definido e o contrato, já assinado.

Isso porque, em 1995, o hoje técnico do Grêmio chegou a ser anunciado como atleta do São Paulo, mas antes que as formalidades fossem completas, o negócio foi desfeito e Renato voltou ao Fluminense. O episódio virou motivo de piada na época.

O caso Everton já está “na parte operacional”, conforme fontes ouvidas, e a expectativa é que o anúncio oficial, assim como a formalização no BID, aconteça na semana que vem. A intenção do São Paulo é utilizá-lo no maior número de partidas possível até a parada para a Copa do Mundo.

O meia tem 29 anos, é canhoto e soma 204 jogos pelo Flamengo, além de 34 gols. O São Paulo será a oitava camisa que o jogador veste em sua carreira – ele já passou por Paraná Clube, Desportivo Brasil, Tigres UANL, Botafogo, Suwon Bluewings e Atlético-PR, além do Rubro-Negro carioca.

ESPN