Negócio entre São Paulo e Everton acontece há dois meses e deve terminar na próxima semana

São Paulo e Flamengo estão bem próximos de selar o destino do meia-atacante Everton. A negociação, no entanto, é mais longa do que se pode imaginar.

Segundo apurou a reportagem, as conversas entre o clube do Morumbi e o jogador tiveram início há cerca de dois meses, quando o time tricolor ainda era treinado por Dorival Júnior.

A expectativa inicial era ter tempo de inscrever o atleta já para a primeira rodada do Campeonato Brasileiro (que acontece nesta segunda-feira, contra o Paraná, no Morumbi). Mas o desenrolar das negociatas não permitiu.

Em pouco mais de dois meses de conversas, muita coisa mudou e as tratativas avançaram. O time tricolor trocou de técnico (que agora é o uruguaio Diego Aguirre), viu o Flamengo tentar (sem êxito) segurar Everton propondo-lhe um aumento salarial, até que finalmente o clube do Morumbi chegou aos valores desejados pelo outro lado – no caso o pagamento da multa rescisória de 4 milhões de euros (pouco mais de R$ 16 milhões).

Na última sexta-feira, como prova desse andamento, o clube rubro-negro não relacionou Everton para a partida contra o Vitória pela estreia no Brasileirão. Segundo a assessoria de imprensa do clube, o pedido teria partido do próprio jogador.

Quem acompanha o caso do lado do São Paulo afirmou que tudo está muito bem encaminhado. Inclusive, o contrato já está em processo de elaboração, faltando a definição de detalhes, bem como trâmites burocráticos – como particularidades do pagamento, juntar o montante de dinheiro e realizar a transação – para sua assinatura.

Mesmo assim, todo cuidado é pouco. O tricolor do Morumbi está ciente que as coisas podem se desfazer até pelo menor dos detalhes e, por isso, há uma postura de cautela sobre o assunto.

Vale lembrar que há mais de 20 anos (ou, mais precisamente, desde o caso Renato Gaúcho), o São Paulo adota a política de só anunciar um novo atleta quando 100% estiver definido e o contrato, já assinado.

Isso porque, em 1995, o hoje técnico do Grêmio chegou a ser anunciado como atleta do São Paulo, mas antes que as formalidades fossem completas, o negócio foi desfeito e Renato voltou ao Fluminense. O episódio virou motivo de piada na época.

O caso Everton já está “na parte operacional”, conforme fontes ouvidas, e a expectativa é que o anúncio oficial, assim como a formalização no BID, aconteça na semana que vem. A intenção do São Paulo é utilizá-lo no maior número de partidas possível até a parada para a Copa do Mundo.

O meia tem 29 anos, é canhoto e soma 204 jogos pelo Flamengo, além de 34 gols. O São Paulo será a oitava camisa que o jogador veste em sua carreira – ele já passou por Paraná Clube, Desportivo Brasil, Tigres UANL, Botafogo, Suwon Bluewings e Atlético-PR, além do Rubro-Negro carioca.

ESPN

37 comentários

    • E funcionário decide alguma coisa em algum lugar???
      Manda quem pode e obedece quem tem juízo.
      A parte toda a m…. que esses dirigentes fizeram e fazem no SPFC, a premissa de decidir qual jogador deve jogar ou não no clube tem que ser sempre da direção .

        • A responsabilidade de toda a nossa tragedia é única e exclusiva da direção do clube. Esses vermes que só se utilizam do status que um clube grande traz.
          Mas no momento, parece que o Raí está tentando dar um rumo melhor ao time. Prova disso pode ser essa matéria aí dizendo que já duram dois meses a negociação. Isso pode ser um sinal de um planejamento, um norte. Algo que há muito falta no Tricolor.

          • É um passo.

            Mas ainda é o primeiro de uma maratona.

            Um bom e promissor começo, apesar de possíveis erros.

            Se conseguir neutralizar #OutLeco & patota …, será “o cara” .

            Estamos juntos na torcida tricolor.

  1. Alguém sabe me explicar como o Grêmio fez um time multicampeão com Bruno Cortez, André, Cícero, Léo Moura, Maicon e Jael? É só jogador quadrado, aposentado e cachaceiro…

      • Eo Grêmio estreou ganhando do Cruzeiro no Mineirão. Será por que o SPFC gasta milhões com jogadores, folha de pagamento altíssima, e nada ganha títulos nos últimos anos?

    • Com exceção do Cortez, nenhum desses jogadores foram decisivos ou imprescindíveis para o Grêmio alcançar metas tão elevadas… Mesmo o Cícero tendo feito aquele gol na final da Libertadores, foi apenas acaso, pois ganhariam de qualquer forma…

      Mas é fato que o técnico e comissão técnica fizeram a diferença… Assim como eles não tem um presidente tão danoso quanto o nosso.

    • E hoje o André bbzão (ou André balada) fez gol. Eu acho que é tudo questão de gestão de grupo. O Renato Gaúcho ainda fala a língua da boleragem. Mostra os atalhos e recompensas que poderão usufruir na hora certa.

  2. Grêmio tem alguns refugos, mas tem grohe, geromel, Artur e Luan. Sao 4 jogadores MTO diferenciados. Com um bom esquema de jogo, sobem o nível dos demais. Sp tá formando um bom elenco mas sem jogadores diferenciados, talvez o cueva pudesse ser este cara, mas ele não quis assumir a bronca.

    • Mas o cara não é centroavante. É meia atacante. E se a torcida do menguinho está chateada é porque o cara deve valer alguma coisa.

    • Pessoal que nunca viu um jogo dele… Bom deve ser o Marcos Guilherme e Edimar… Diego Souza e Petros (jogador supervalorizado, que apenas defende o clube em entrevistas, mas em campo anda…)

  3. Meu sogro é flamenguista e está inconsolável:

    “Vocês estão levando o melhor jogador do Flamengo. Cuidem bem dele, vai jogar muito.”

    • Do pouco que vi, acho um bom jogador. Do que vejo sempre nos programas esportivos, todo comentarista rasga elogios e falam a mesma coisa, que o melhor meia do Flamengo. Melhor que Marcos Guilherme com certeza é…

  4. Vocês viram o que o Milton Cruz estava pedindo na ação? Ele queria que seu salário fosse igualado aos dos inúmeros técnicos que ele substitui quando interino além de pedir equiparação aos dos auxiliares trazidos por eles… quanto mal caratismo….

  5. Qualquer contratação feita e vem o urubu encher o saco com a mesma ladainha …
    Se contratado, seja bem vindo Everton ! Que nos ajude a ganhar campeonatos.
    Quem sabe assim o urubu comemora um pouquinho.

Deixe uma resposta