Rosario x SPFC: Aguirre vê São Paulo na briga por título e 1o jogo é fundamental

Diego Aguirre falou sobre o que pretende para a competição. E ele tem certeza: seu estilo e a história “copeira” do Tricolor paulista são as forças para o bicampeonato do clube no torneio.

— As grandes forças do São Paulo nesta Copa Sul-Americana são a camisa e os jogadores. Ambas as coisas. Temos de demonstrar na hora do jogo. Não gosto de falar muito antes do jogo, mas sou otimista. Quando apitar o juiz, aí começa a verdade. E o São Paulo é um time que, previamente, é um dos candidatos ao título. Temos de pensar assim — avisou.

Acostumado a jogos decisivos, como foram todos os seus cinco até agora pela equipe, por fases de mata-mata do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, Aguirre, aos 51 anos, não demonstra sentir qualquer tensão diante da pressão que o São Paulo sofre para voltar a ser campeão — o último título foi exatamente uma Sul-Americana, em 2012. Está convicto de que a equipe rumo em um caminho de sucesso.

Confira abaixo os motivos dados pelo técnico uruguaio para tanto otimismo:

Analisando o seu desempenho nesta década, você foi vice-campeão da Libertadores de 2011 pelo Peñarol, semifinalista da Libertadores de 2015 com o Inter, semifinalista da Copa Sul-Americana de 2016 pelo San Lorenzo e chegou às quartas de final das Libertadores de 2016 e 2017 por Atlético-MG e San Lorenzo. Nesse meio tempo, ganhou quatro copas pelo Al-Rayyan, do Catar, em 2012 e 2013. Qual é o segredo?
O futebol hoje tem muitos times importantes e muitas decisões em mata-mata. Há alguns times que são copeiros. O São Paulo é copeiro, assim como Internacional, o Atlético-MG e o San Lorenzo são times grandes e que entram nas decisões. Estou acostumado, tenho experiência porque todos os anos tenho decisões de mata-mata.

O que faz um time ser copeiro?
A história, a camisa. Essa é a primeira coisa. Tem times que têm tradição. O São Paulo é um deles, como o Peñarol, do Uruguai, também. São times de tradição, copeiros. São clubes que precisam aspirar ser protagonistas e ganhar taças internacionais. É um desafio natural que tem de assumir. Não dá para aceitar ser o treinador do São Paulo e não pensar em ganhar uma copa internacional. Tem de pensar assim porque vai ter decisão.

Então, dá para dizer que o São Paulo inicia a Sul-Americana para  ser campeão mesmo.
Não posso pensar em outra coisa. Se eu estivesse em um outro clube, sem tradição, que não fosse copeiro, talvez eu seria mais cauteloso. Não estou prometendo ganhar a Copa Sul-Americana, mas não tenha dúvidas de que essa é a nossa ambição. Temos de tentar ser campeões. A mesma coisa seria se estivéssemos na Libertadores. É uma obrigação histórica do São Paulo.

Para o seu estilo, é bom começar só com jogo decisivo?
Não (risos). Gostaria de ter outros jogos, não tão decisivos, jogos mais tranquilos. Mas não dá. Já chegamos com a temporada avançada e é assim mesmo. Temos os mata-matas da Copa do Brasil, da Copa Sul-Americana, e logo mais começa o Campeonato Brasileiro, que não é um torneio de mata-mata, mas todo jogo é decisivo, com muita pressão, e temos de começar bem.

Você se acostumou a chegar às fases finais de competições continentais, mas ainda não ganhou nenhuma. O que falta?
É que o futebol é assim. Nas competições, às vezes, você está tão perto de ganhar como de perder. O importante é ter essa vontade de ganhar, como tenho. Gosto desse desafio de ser campeão, ganhar uma taça, e não tenho decepção. Vou conseguir, em algum momento, um objetivo importante como ganhar uma taça internacional.

ZERO HORA

312 comentários

  1. Olha… acordei as cinco da manha.. amanha mesma coisa, espero não passar tanta raiva com esse jogo hoje…

    vamos São Paulo

  2. Sobre o Éverton: não existe multa de 50%. Se R$17 milhões é o valor da multa é por 100% e cada parte recebe o que lhe cabe. Mas já gostei de saber que o valor pode ter baixado para R$15 milhões parcelados + envolvimento de um jogador.

  3. Não tem contra ataque, sem saída quando o Rosário está atacando. Precisa de mais velocidade pelo meio.
    E agora o Reinaldo caído, parece que vai sair, se for assim, tira ele e coloca o Valdivia, liziero na esquerda, nada de EDIMAR pelo amor de Deus.

  4. R. Caio fazendo cagada com sempre, Petros nulo, parece que não está no campo. Sidão não sai do gol, Trellez sozinho.
    Pra que sofrer tanto Aguirre?

  5. SP ta muito zikado… Meu Deus…

    Tem que jogar aquele segundo tempo contra o Tigres….

    Aquilo ta atrasando a nossa vida… Karma

  6. Rodrigo Caio tem que ir para um centro de descarrego urgentemente.

    O bicho ta numa fase que se ele receber os números da mega, a loteria quebra.

    Bicho ta numa faaaaase. Mesmo quando não tem culpa ele compromete.

  7. Sem necessidade nenhuma de subir com o braço naquela região do campo. Não tinha perigo nenhum cara. Juiz safado e jogador burro.

    • Jogador nenhum sobe com o baixo braço. Nâo dá pra pegar impulso com braço abaixado. Jogador que sobe com braço abaixado não vai ganhar uma pelo alto.

    • Comentário de quem nunca jogou futebol ..

      Na base você aprende que esta exata movimentação te permite te maior impulsão. Além de defender e manter a distância do jogador que disputa a jogada com você.

      Tenta pular com os braços pra baixo pra ver se você sobe alguma coisa, se tem equilíbrio ou se tem alguma noção de onde está o corpo do outro atleta ..

  8. Esperemos que a partir de agora, Rodrigo Caio não seja mais titular. Já nos prejudica há um bom tempo. Acha que joga muito mais do que realmente pratica no campo.

    • Você espera, eu sinceramente espero que ele continue pq tem bola e é titular.

      A expulsão foi nitidamente injusta.

  9. Lance de jogo, máximo para amarelo. É piada isso aí.
    Juiz trouxa ficou impressionado com o sangue.

    RC pode ser culpado pelo exagero na jogada mas nunca de ser expulso.

  10. Cadê o Joaquim Paulino ?? Defensor desse jogador limitado e ridículo… tá aí… seu pupilo prejudicando o time de novo queridão…

      • Não adianta, Danilo. Quando tiram um pra Cristo as pessoas ficam cegas.

        Pergunta pro Renato Gaúcho o quão triste ele tá com nossos refugos.

    • Rodrigo Caio não teve culpa alguma no lance.o juiz estava mal intencionado. o SPFC não tem mais retaguarda na confederacao sul americana, viramos um time qualquer, que não inspira mais respeito. Mas você prefere atacar nosso dedicado e excelente zagueiro

  11. na boa gente, sei que tem muito torcedor que não gosta do R.Caio eu sou um deles, mas ficar secando o cara tbm ae é sacanagem

    ficar dizendo que agora o juiz foi bem não tá certo tbm, o juiz é safado !!

      • Oloco, ele tava desequilibrado, ele nem viu a bola e nem teria tempo de reação de colocar a mão na bola ali.

        Sidão que tocou a bola muito fraco e deixou ele na fogueiro, mas sim, achei que ele foi bastante irresponsável em recuar de volta.

        Mas independente disso, Fábio, acho que o R. Caio tem merecido críticas sim, mas no lance específico da expulsão é um absurdo. Nem falta foi…

  12. Juiz safado nos rouba na cara dura e a culpa é do nosso zagueiro que sempre honrou o manto? Sinceramente alguns torcedores são sem noção demais.

  13. pra mim não foi culpa do R.Caio, lance normal canso de ver adversários fazer isso com nossos jogadores, é normal subir com os braços abertos, é que o argentino se machucou no lance e o juiz que é caseiro e safado se aproveitou e expulsou ele

  14. Agora gracas a expulsao do RC, o jeito Vai ser fechar a casinha e jogar por Uma bola em Lance de escanteio, cruzamento OU qualquer bumba meu boi….pior que o time estava se portando Ben ate acreditava em 1 OU 2 a 0 para nos.

  15. Como sempre um juiz safado, prejudicando o SP, azar do R Caio, sempre ele.
    Na volta, coloca o Bruno Alves, não vai sair mais do time, o que deveria ser feito desde quando o condomínio foi pra seleção.

    • Últimos 5 jogos do B. Alves em campo: 4 gols sofridos. 4 gols com falha direta dele. 2 bizarros contra o Ituano, 1 contra o Santos em que o Gabigol recebe e ao invés de ele apertar, ele se afasta, 1 contra o Corinthians em que ele está na frente do Rodriguinho e não sobe na bola.

  16. “Eu sou o Carlos Silva, e eu quero ver na copa é o Adenor, nee”

    Mano, só eu que tenho vontade de dar um tapa na cara desse bicho no meio da fala dele?

    Tipo, no meio da fala mesmo. “eu quero ver é o Ade…paaaaaaaaa, tapao na caraaaa!!!

  17. Time praticamente não sofreu pressão… é continuar matando todas no meio campo e acertar esse contra ataque… 0x1 é possível

  18. RC vinha muito bem no jogo, e foi expulso injustamente, juiz de merda. Gostei do time no primeiro tempo. Agora tem que fechar a casinha bem fechada.

  19. O recuo do R Caio para o Sidão foi zoado. Mas os caras também nào colaboram, o zagueiro estava pressionado pelos adversários, sem nenhuma opção de passe e o Sidão resolve passar pra ele.

  20. Rodrigo Caio é o cara mais zicado que já vi no São Paulo. O time joga muito recuado, precisava ter saído mais antes da expulsão. O time argentino joga mais no embalo da torcida, não é grande coisa. Se sairmos pelo menos com o empate hoje, no Morumbi a gente ganha com tranqüilidade. Pelo menos no próximo jogo o RC tá fora.

  21. O juiz exagerou, era falta pra amarelo, mas o Rodrigo Caio subiu com o braço aberto e correu o risco. Pra variar, juvenil. Lugano distribuia porrada e nunca era expulso.

    RC não é nem o pior zagueiro do mundo como alguns pintam, e nem esse Beckenbauer incompreendido pra gerar tantas defesas apaixonadas.

    Eu nunca rezei tanto por uma convocação.

  22. Não achei uma partida ruim do Rodrigo não.

    A recuada foi fruto de bola na fogueira, a expulsão absurda…

    Em campo, tava dando uma dinâmica muito boa na saída de bola. Ainda acho que deveria ser segundo volante, mas enfim.

    Vamos ver como reage.

  23. O lado bom na verdade é que o elenco apesar de ser so o 8 na visao da GE( piada) ele é bem mutavel. Tanto que ptovavel agora ja fique com Militao e Arboleda( baita zaga) liziero e Regis….na teoria, seria como se perdessemos um dos volantes. Ate que não desconfigura de forma tão terrivel.

  24. Esse é o típico jogo que dava para sair com uma vitória. Aí vem o Rodrigo Belfort Shogun Caio e estraga tudo, mais uma vez.
    Sai zica.

  25. Aguirre voce é muito gente boa mas vou ter que desejar seu mal. Que voce nao seja chamado pela selecao do Uruguai, por que com pouquissimo tempo ja vejo um time pegando forma de time e com atitude em Campo. Acho que o tricolor que eu era acostumado a ver jogar pode estar voltando aos pouquinhos a aparecer de Novo.

  26. Regis até agora uma grata surpresa. Liziero é muito bom jogador. Jucilei bem tbm. Arboleda é nosso melhor zagueiro. De uma forma geral achei o time bem postado e organizado.

    Sidão parece enraizado, não sai do gol de jeito nenhum, além de não acertar UMA reposição. Não é goleiro pro SPFC.

    • Pq diz isso? Estamos atacando pela esquerda com Liziero + Lucas Fernandes e na direita com Petros e Nenê. Régis já não subia. Não teria feito pq acho o Militao melhor zagueiro, mas ofensivamente o time não muda em muita coisa não…

  27. Duas observacoes:
    1. Independente do resultado, é bom voltar a ver um SP cascudo. O último lampejo disso tinha sido com Bauza.

    2. O time melhorou deppis que o zagueirinho foi expulso.

  28. Jogador dá uma joelhada no Nenê e o imbecil do narrador “Nenê arrumou uma falta. É malandro”.

    Esses 2 patetas na transmissão hoje num dá..

  29. Time muito bem . Isso aí , coisa boa hoje , não ficou esperando o rosário, deu jogo e foi pra cima quando foi possível, bora que dá pra almejar coisa boa esse ano.

  30. Jogo ruim de ver
    Lucas volta para base.
    Rai tira o Vanderlei do Santos
    Vlw Rodrigo dançou sua ida para copa. ..bom o Bruno alves vai ser titular.

  31. Muito bom o resultado, melhor ainda o time que jogou com raça, usou a cabeça e mesno com um a menos encarou de igual pra igual os argentinos na casa deles.

    Boa evolução do time, gostei muito.

    Arboleda e Nenê, impecáveis.

  32. Petros é muito bom de entrevista, parece que ele é amigo do repórter. Toda entrevista ele mete um ” sabe André, O andré” kkkkkkk parece que ele é amigão dele

  33. Tricolor , parabéns, Arboleda jogou muito, mais muito mesmo. Mesmo com dez , tivemos personalidade,
    e se a bola do Nene entra, sairíamos com a vitória.

  34. Se for para escalar o Rodrigo Caio, melhor entrar com um a menos.

    Se esse lixo, o time ficou mais forte e estável. Até parecia que quem estava com um a menos era o Rosário.

    Esse Lucas Fernandes é fraco demais. Não dá. Ele e o Shaylon precisam ser emprestados.

  35. O time foi aguerrido, brigou muito, mas faltou um pouco de ousadia pra ganhar. Mesmo com um a menos, dava pra ter apertado um pouco mais. O time começou bem o segundo tempo, inclusive com o Nenê, mandando uma bola na trave.

  36. Boa noite

    1. ” meu 10 veste a 7″ Nenê é craque, espetacular;
    2. R.caio é bom jogador, mas precisa ir para o banco. Está muito inseguro.
    3. Aguirre entende do riscado, está montando um time cascudo e não é refém de um único esquema.
    4. Ô ô Arboleda é melhor que o Etô
    5. Vou esperar mais um pouco, mas o Regis está me passando uma boa impressão.

    Desculpa o texto longo galera, mas ver um time cascudo me deixa muito feliz. Lugano tá ajudando muito. Esse tipo de jogo dá muita moral.

  37. Robert Arboleda, que jogador ! Esse honra demaissss a camisa 5 do Tricolor… bom resultado, com 11 acho que teríamos feito 1×0, mas tá bom..

  38. ArboLenda -10
    Nenê – 8
    Milita – 7
    Sidão -7
    Resto do time 6

    Gostei do Regis, pena que saiu.
    LF está encorpado, ou pelo menos está com menos medo de contato físico.
    RC, está em péssima fase, os últimos jogos foram bem ruins e este contou com má sorte nota 3

Deixe uma resposta