Nesta quinta-feira, às 21h30, São Paulo e Rosário Central se enfrentam pela partida de ida da primeira fase da Copa Sulamericana. O jogo será realizado no Gigante de Arroyito, e a volta será exatamente daqui um mês, no Morumbi.

A equipe argentina não atravessa um bom momento. Diferente de dois anos atrás quando fizerem frente ao Palmeiras, na Libertadores, os Canallas ocupam apenas o 14º lugar na Superliga Argentina, com oito vitórias, sete empates e sete derrotas. Nas últimas três partidas, duas vitórias contra Belgrano e Chacarita, e uma derrota para o Patronato, todos abaixo do rival do Tricolor.

Se no campeonato local o Central não vai bem, a bola aérea, principal problema dos paulistas, o time de Leonardo Fernández saberá como explorar. Apesar da fraca campanha, os argentinos lideram o ranking de gols de cabeça: são 11 no total. Vale lembrar que neste ano a defesa são-paulina levou sete gols pelo alto, quase a metade dos 15 gols sofridos na temporada – e curiosamente, os tricolores saíram derrotados todas as vezes que perderam por cima.

Em seu elenco, o Rosário conta com algumas caras conhecidas. São eles: Germán Herrera, atacante que jogou pelo Corinthians em 2008, e Fernando Tobio, zagueiro do Palmeiras emprestado ao Central. Ambos os jogadores foram contratados em más épocas dos rivais.

Para ficar de olho:
Fernando Zampedri: marcou três dos 11 gols de cabeça e no ano passado marcou cinco gols em nove jogos pelo Atlético Tucumán, na Libertadores; é o artilheiro do Central com sete gols em 21 jogos.

Marco Ruben: foi o segundo artilheiro da Libertadores de 2016, com oito gols em oito jogos – perdeu apenas para Jonathan Calleri, com nove gols em doze jogos. Na atual temporada marcou apenas duas vezes em 13 partidas.

Caio de Castro