Especialista, Muricy aprova esquema com três zagueiros no São Paulo

Com menos de um mês no comando do São Paulo, o técnico Diego Aguirre ainda estuda o esquema tático mais adequado para a equipe. Em fase de testes, o 3-4-3 apareceu pela primeira vez durante a partida contra o Atlético-PR, na última quarta-feira, na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil.

A formação foi utilizada em boa parte do segundo tempo, quando o treinador uruguaio tirou Marcos Guilherme para a entrada de Régis, posicionando Éder Militão na zaga, junto com Arboleda (centralizado) e Rodrigo Caio (na esquerda). Assim, Régis, pelo lado direito, e Reinaldo, pelo esquerdo, foram liberados para atacar.

E, em uma das descidas de Reinaldo, o Tricolor chegou ao gol com assistência do lateral para o centroavante Tréllez, que aproveitou cruzamento e descontou na derrota por 2 a 1. Após a partida, Aguirre se mostrou favorável ao esquema, mas pediu tempo para implementá-lo de vez.

Especialista no assunto, Muricy Ramalho aprova a estratégia de Aguirre, mas faz uma ressalva. “Pode funcionar, mas primeiro você precisa ter as características dos jogadores para usar esse esquema de jogo. Não adianta querer fazer um time com três zagueiros se você não tem dois zagueiros de lado que saiam para o jogo”, avaliou o ex-técnico, em entrevista telefônica à Gazeta Esportiva.

Em 2007, ano do segundo título do tricampeonato brasileiro do São Paulo, Muricy montou uma formação também no 3-4-3, com a qual sofreu apenas 19 gols em 38 partidas. Com a propriedade de quem conhece o sistema tático profundamente, ele relembra.

“No meu tempo, meus laterais eram meias, que eram o Souza e o Jorge Wagner. Precisa ter os jogadores para fazer esse tipo de esquema”, reiterou Muricy, para quem o sistema é exequível no São Paulo de Aguirre.

“Põe o Militão na posição original dele, que é zagueiro. Aí põe um ala. O Régis é um jogador dessa posição, que ataca muito. Aí funciona. E do outro lado, com o Reinaldo, dá para fazer isso também. É um esquema que pode ser utilizado, sim, desde que bem treinado, com mais tempo”, concluiu.

Diego Aguirre terá realizado cinco treinos até o duelo com o Rosario Central, nesta quinta-feira, na Argentina, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Há ainda a possibilidade de o uruguaio aprimorar variações. O Tricolor, por exemplo, pode trocar de esquema, de acordo com as circunstâncias das partidas.

 GE

120 comentários

  1. Muricy é inteligente, mas acredito que ele escalaria o R. Caio, e isso seria ruim.
    Já que citaram o 3-5-2 como melhor alternativa, quem sabe esse esse time:
    Sidão
    Militão
    Arboleda
    B. Alves

    Régis
    Jucilei
    Liziero
    Cueva
    Reinaldo

    Trellez
    Nene (Brenner)

    • Mas tem gente que acha que o Morumbi é o supra sumo e que o metrô vai fazer o milagre de transformá-lo numa Bombonera. Nego fica com dó de quebrar a paredinha do Estádio porque a história é bla bla bla. Não pode pq em tal ano foi campeão de não sei o quê. Mi mi mi é nosso e os outros vão ter que pagar e não vão ter dinheiro pra contratar e vão ficar na fila.

      Realmente o tempo é o senhor da razão

      V

      • Exatamente. SP ganhou tudo justamente quando o Morumbi era o estádio, moderno pra época. É o que as arenas são. Estamos defasados

  2. Sp tem que abrir o olho com goleiro e zagueiros medianos.
    Palmeiras Jailson, Prass
    Cor.Cassio, Walter
    Zaga do palmeiras e dor tem jogadores melhores tb. Meio em preciso dizer superior tb…acho que até laterais são melhores. ..atacante o nosso é o melhor haha

    • Nossos zagueiros , individualmente falando,são bem melhores do que os do Small e do guarani. Eles não têm zagueiro de seleção , como Arboleda e Rodrigo Caio. Quanto ao goleiro, concordo, Jean ainda é muito novo, talvez daqui há uns 3 anos ele esteja pronto

      • Respeito sua opinião porém acho nossa fraca e perde para Small e guarani.
        Ah outra coisa Rodrigo Caio dançou não vai para copa e geromel cravou sua ida e Cassio tb irá a copa.

  3. Vendo a decisão do paulista fica mais evidente como o SP não consegue avaliar quem pode ser reforço. Independente de ter ou não dinheiro, na maioria das vezes contrata errado. Seja o jogador famoso (Petros, D.Souza… ) ou anônimo (Marcinho, Thomaz…).
    Rodriguinho, Matheus Vital e Bruno Henrique são alguns exemplos contrários aos nossos. Há excessões, mas a a regra nos últimos anos que coincidem com nosso jejum de titulos é essa.

  4. Nunca deveria ter sido abandonado esse esquema.

    Acontece que os treinadores que vem para o SPFC acham que viraram Telê Santana e resolvem mudar os estilo.

    Depois de Muricy, só Ney Franco manteve o 352, mas o RCeni derrubou ele.

    Escalação do time campeão de 2012:

    Rogério Ceni
    Paulo Miranda
    Rafael Tolói
    Rhodolfo
    Cortez
    Wellington
    Denilson
    Jadson
    Osvaldo
    Lucas
    Luis Fabiano

    O terceiro mandato arrasou o clube, foi quando abriu as portas do futebol pra gente como Adalberto Porsche Batista. Tudo foi afundando no futebol a partir daí. Os sucessores foram só desastre.

  5. Talvez porque os times que tem Arenas, como Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro, Gremio estão ganhando titulos nos ultimos 8 anos, diferente do SP com o morumbi.

    Mas cada um com sua opinião. Observem a diferença de comportamente do Corinthians no Allianz com o SP. Será que o fato de jogarem sempre em Arena facilita? E nós sempre sucumbimos a essa pressão?

    • O São Paulo não precisa de arena pra ser campeão, precisa acertar o time. Conquistamos o famoso 633 tendo o Morumbi como casa. réchi tégui pronto falei, rs

      • Em outros tempos. Tempos em que o Morumbi era moderno, intimidava. Não venceremos campeonatos com o Morumbi atual.

        Aliás, qual vencemos ultimamente, saberia responder?

        • E quem garante que não venceríamos mais em finais. O problema é que não estamos chegando lá. Ainda estamos em vantagem nas arenas gaúchas.

            • Nas arenas gaúchas, há um equilibrio. Tinhamos vantagem na do Gremio, mas perdemos os 2 ultimos e empatou o histórico lá.
              Mas era a única que íamos razoavelmente bem.

              • O nosso desempenho fora de casa é ruim em arenas e em estádios convencionais. Não faz sentido falar que é por conta de arena. Ou ter uma arena faria o Leco não ter contratado péssimos treinadores como Ricardo Gomes, Dorival, Doriva, etc? Ter uma arena faria ele não desmanchar o time todo meio do ano e trazer um milhao de refugos? O que você acha que fez mais diferença na libertadores de 2016, ter Ytalo, Migué Bastos e Wesley no time titular e ainda por cima o Maicon fazer a burrada que fez ou não ter jogado em uma arena?

        • O SPFC não precisa de um novo estádio, O Morumbi é mais do que satisfatório. E O Small não tem estádio, aquilo foi construido com dinheiro roubado do povo brasileiro. O Guarani não é dono doa arena Wtorre, só joga lá quando a construtora permite. O SPFC não ganha campeonatos porque não tem time, porque foi roubado por dirigentes corruptos , que ainda estão lá

      • Claro que conquistamos sem as “arenas”, mas.claro que hoje sera muito mais dificil ser campeão,vai ter que ter competência dobrada,pois antigamente jogávamos contra nossos rivais no Morumbi e hoje em dia cada um tem sua casa e são caldeirões la,portanto claro que o SPFC poderá ser campeão de novo,mas que terá que ter mais competência do que antes isso e inegável.

    • Cara, acho que você supervaloriza um pouco o papel das arenas. E por um pouco eu digo bastante mesmo. A galinhada vira e mexe é eliminada na arena em mata mata. Ano passado no BR a campanha fora de casa foi muito boa, não procurei os números, mas não seria surpreendente se tiver sido até melhor do que em casa quando perdeu pra nanicos como Atlético-GO e Vitória.

      Acho que o dinheiro da Leila é muito mais importante pro Palmeiras do que qualquer arena. Aliás, iam ser rebaixados na Arena em 2013 ou 2014. Em 2015 vem a Crefisa investindo absurdos e eles passam a ganhar tudo. Certeza que o diferencial é a arena?

      O comportamento do SP na arena tem muito mais a ver com falta de vergonha na cara do que com jogar ou não ali.

      • 2013 não tinha arena. 2014 jogaram apenas 2 jogos lá.

        Desde arena, palmeiras jogou 3 finais e ganhou um campeonato brasileiro.

        Não é supervalorizar, mas é um dos motivos de nossos numeros fora de casa serem pífios. Cedemos a pressão sempre.

        Faltou apenas vergonha na cara pro time nos últimos 5-6 anos entao?

        • Sim, em 2014 jogaram 2 jogos, perderam um e o decisivo eles empataram, não caíram pq o Santos venceu o Vitória.

          Desde a Arena ou desde o dinheiro da Crefisa? É bem óbvio que é por conta do dinheiro da Crefisa. Os caras investem 100m por ano no Palmeiras. E é a arena que faz diferença…

          Cara, nossos números são pífios em qualquer lugar. A Chapecoense joga em arena? Nunca vencemos lá (chama Arena Condá, mas é um estádio bem convencional). O nosso desempenho é pífio por causa do Leco.

          Sim, faltou nos ultimos 5 anos. Gestões Aidar e Leco. 2012 ganhamos a sulamericana. Desde então brigamos contra o rebaixamento 3 vezes, vivemos perdendo pra times minusculos como Audax, Bragantino, Juventude, etc.. Essa associação com as Arenas é pra lá de absurda. Rapaz, essa teoria da conspiração das Arenas consegue ser pior do que o pessoal que fala que tem sapo morto enterrado no Morumbi (pelo menos eles falam em tom de brincadeira).

          • Chama-se Arena Conda rs.

            Não é obrigado a concordar com minha opinião e nem eu com a sua.

            Apenas falo o que observo.

            Basta contratar a vergonha na cara que voltaremos a ser campeões entao.

            • Só pra terminar. É sério mesmo que você acha que o problema do São Paulo é o Morumbi e não o Leco?

              E você acha que o comportamento do time tem a ver com o fator Arena e não o fato de serem jogadores comprovadamente descompromissados como Wesley, Michel Bastos, Cueva e entre outros que passaram por aqui nos últimos 5 anos?

              • Onde falei que era apenas o Morumbi? Apenas disse que é um dos grandes motivos. Leco tambem tem culpa, assim como Aidar, JJ.

                Mas falar que não tem influência alguma é digno de risos

    • Nem me incomodo mais, já se tornou hábito secarmos e vermos os rivais campeões. Glórias vem do passado, e este passado está cada vez mais distante.

  6. Fortaleza perdendo. Nada contra o time, mas se ganhasse, iam pedir a volta do ceni. Ou alguns torcedores e imprensa ficariam falando “ceni mal saiu do SP e ja foi campeão “ assim como maicossuel, hudson e blablabla

  7. Saudações tricolores a todos !!!
    Acompanho o blog a muito tempo , mais em modo de leitura , tento ler tudo q vai acontecendo aqui no blog ,tenho notado q esta tento muitas matérias coladas de outros sites ,a um tempo atrás tinha muitas e muitas informações de bastidores do nosso São Paulo , esta mais dificil de conseguir informações de bastidores ??
    Abraços , Zanca, Márcio e Katia

  8. Um maldito gol tomado no último lance do jogo contra o curica ja foi determinante pra muitos dizerem q o curica contratou muito bem e o SPFC muito mal, oq é o futebol hein…

    E o fato de não disputarmos finais e não ganhar em arenas é culpa do Morumbi! (???)… pááára ne!!

    • Corinthians tem contratado muito mal nos 2 últimos anos. Somente Jo, Henrique e o Rene Jr tem ido bem. O que não significa que o SO tem contratado bem.

      Vantagem deles é a arbitragem, treinador bom, e o fator casa.

  9. O quarto árbitro aparece convicto de que não foi pênalti e faz o juiz, que estava em cima do lance, voltar atrás. Difícil não acreditar em forças externas.

    • Impressionante que é SEMPRE a favor de um mesmo time. Sempre. Juiz só volta atrás quando favorece o Corinthians. Juiz que erra só é suspenso quando erra contra Corinthians e Flamengo.

      É impossível que o 4° árbitro tenha visto o lance dali. O ângulo da jogada não permite. Ou houve interferência externa ou o juizão deixou o coração alvinegro dele falar mais alto.

    • Absurdo isso, escancarado cara… não pode uma coisa dessas… o pior q fica por isso mesmo…
      Pra mim não foi pênalti, mas não interessa, o juiz deu! Daí volta atrás por interferência de um cara q tá lá longe?! Vergonhoso

  10. Sei que muitos odeiam as porcas.

    Mas o time que é nossa asa negra e que tem tudo a favor é o das galinhadas.

    E o que vem acontecendo fará com que tenham a hegemonia em alguns anos.

    É uma vergonha o que acontece atualmente no futebol brasileiro.

  11. Tudo encaminhado para mais um título com asterisco dos marginais.

    Esse campeonato poderia ser patrocinado pelas Organizações Tabajara.

    A FPF precisa ser desinfetada urgentemente dos curicanos infiltrados lá e que não fazem nenhuma força para esconder o favorecimento da escória.

  12. Deve ter muita gente triste agora por que o Ceará foi campeão. Eu não sabia que nossa torcida tinha uma ligação tão forte com o tricolor cearense. É triste um segundo time também não ganhar.

  13. Vencer um campeonato desse jeito é vergonhoso.

    Prefiro meu time na fila do que ganhar na mão grande como está sendo e não é de hoje.

  14. Retranca da escória é partida impecável

    SPFC é absurdo

    E assim a escória vai ganhando seus títulos

    Tá aí o resultado

    Tá na hora do SPFC parar de bancar o trouxa.

  15. Tem mais dinheiro, tem alguma competência, tem toda a imprensa a favor, toda a arbitragem.

    E ainda os adversários se acovardam…

    Aguenta…

  16. Cor campeão com méritos. ..tá na hora do sp voltar a disputar com eles. ..acorda diretoria
    Com esse elenco não iremos brigar com nenhum desses 2.
    Precisamos de goleiro titular
    Precisamos de lateral
    Meia atacante tb
    Ê revoltante ver Sidao, Caio, Militao, Brenner, Caíque, Marcos Guilherme.

      • Então pai, o problema não é a arena. O problema é o São Paulo desde a direção até o centroavante, mas concordo que o São Paulo deva ter um estádio mais moderno

        • Exatamente. Não é o único problema do SP, mas o SP precisa evoluir e modernizar seu estádio.

          Mas alguns torcedores preferem ficar apegados ao passado, a um titulo de 15 anos atrás e tal.

    • Cara é tão ávido em criticar o pensamento dos outros que nem pensa pra postar um comentário. O time sem cor também tem sua arena.

      Enfim, cada um tem sua opinião. O único fato incontestável é que nosso clube é um clube fracassado atualmente e vai demorar muito pra ganhar algo.

  17. ah gente eu sei que a arbitragem foi a favor da escória, mas convenhamos os caras tem uma defesa e personalidade impressionante, seguraram a pressão das peppas na boa

    até a mer…. do botafogo ganhou o estadual lá do rio sendo que é piorzinho de lá, então não dá pra ficar aqui colocando a desculpa em tudo na arbitragem

    falta é competência mesmo lá no SPFC, é muita desculpa e pouco futebol

    • De fato o fator psicológico conta nessas horas;

      É a segurança de jogar com a certeza de que jamais serão garfados. Muito pelo contrário.

      • desculpa amigo, eu concordo até entendo que arbitragem favorece eles muitas vezes, mas não é toda hora tbm

        o botafogo está para desmentir vc, acabou de ser campeão contra todos e tudo lá no rio

        • Tá certo Heron, você me convenceu.

          O SPFC é um lixo.

          Fechem as portas do clube e que a torcida procure outro clube para malhar, que é o que ela sabe fazer de melhor.

          • falar a verdade não é malhar amigo, eu to concordando contigo no favorecimento a eles, mas tbm temos a nossa parcela de culpa em não ganhar títulos, apenas isso não precisa ficar nervoso

            estamos juntos nessa luta.

  18. Puts os travecos sendo campeões na arena dos porcos com todo o dinheiro que os caras tem.os caras devem estar doidos…

    • É até bom que sintam o que é ser garfado, pq nesses anos todos, as escória levando vantagem e as porquinhos ainda remoendo passado achando que o SPFC é inimigo delas.

      Agora vão mirar o ódio pra escória. A escória voltou a eleger a porcada como alvo a ser derrubado, vão fazer de tudo pra sacanear elas, como fizeram conosco nesses últimos anos.

  19. Independente do esquema não gostei da equipe contra o Atlético, ficou muito envolvida pelos toques de bola … É como se o Aguirre não tivesse estudo eles é durante o jogo foi estudando e neutralizando a saída de bola, com o passar do tempo a marcação foi encaixando e o time melhorando, mas eu esperava mais pelo comportamento nos dois jogos contra os gambás. Vale a paciência com o Aguirre, mas sabemos que ele entrou em uma fase complicada só de decisões então ele infelizmente precisará ser rápido para não ser fritado, Copa do Brasil hoje é o titulo mais visado não por que ainda temos 0 títulos, mas pelo lado financeiro. Acho que no brasileiro desse ano iremos bem …. Não seremos campeões, mas acho que não seremos aquele time dos últimos dois anos.

    • Não se monta uma defesa sólida com RCaio.

      O Raí vai ter que ter peito de decidir a venda dele, independentemente do jogador não querer ir.

      Chega.o ciclo terminou e ele não tem porte pra ser zagueiro na Europa. Pega um Pogba pra marcar e vai ficar no meio do caminho pela força física.

      • Rodrigo Caio sempre será titular absoluto do SPFC,quer você queira ou não. Raí não cometeria um erro desses porque ele sabe que Rodrigo Caio e ,disparado o melhor zagueiro do Brasil

    • Loteria nada.esse Cássio é um paredão NPS penaltys.qualquer um que vai bater nele já sabe que se não bater perfeito não entra.dão o cara ka vem nervoso….

    • M1to Ceni faz até milagre com elenco de série c contra time de série A. Basta lembrar que o Ceará não perdeu do patético paranaense em Curitiba como aconteceu com o time do SPFC

  20. Dedé monstro sendo campeão pelo cruzeiro. ..pleiteando renovar. ..Rai traz ele para formar dupla com Arboleda. Chega de Rodrigo Caio. ..banco para ele responsável pela derrota na arena e várias eliminações.

    • Tá feliz pelo que amigo? Que idiotice.. fico feliz com spfc campeão e só o resto não me deixa feliz. Ceará era favorito desde o início do campeonato por estar na série A e ter orçamento maior. Fortaleza fez sua obrigação de ir pra final e voltar pra copa do Brasil e do nordeste

  21. O Corinthians contra o SPFC, jogou com as calças na mão nos 2 jogos, se tivessemos um centroavante mais matador, teríamos despachado eles no primeiro jogo. Na impressora, até o gol deles, num vacilo dos zagueiros, os torcedores estavam em silêncio. A saída do Nenê foi fatal, além de perdermos o Valdívia bem nesses jogos.

Deixe uma resposta