Aos 19 anos, o atacante do Ceará Arthur Cabral é um dos artilheiros do Brasil na temporada 2018, 16 gols (junto com outro jogador de clube cearense, Gustavo, do rival Fortaleza). E atiçou interesse de ao menos três grandes clubes: Atlético-MG, Grêmio e São Paulo procuraram mais informações sobre o atleta, como valor de multa rescisória, tempo de contrato e salário pretendido em caso de negociação.

Todos ouviram, porém, que a tendência é ele renovar seu acordo com o Ceará, que em 2018 retornará à Série A do Campeonato Brasileiro. O acordo atual é válido até meados de 2019, mas será estendido para que o jogador ganhe um aumento salarial, o que automaticamente também elevará o valor da multa rescisória.

Segundo informações do jornalista Fernando Graziani, em seu blog no jornal O Povo, a multa de Arthur hoje é de cerca de R$ 3,5 milhões, com 70% dos direitos econômicos vinculados ao Ceará e o restante ao atleta e seu estafe.

O valor não é astronômico, mas mesmo assim foi considerado alto pelos clubes que sondaram o atacante, principalmente pela pouca idade, 19 anos, apesar do potencial apresentado por Arthur. O clube que mais avançou na conversa foi o Atlético-MG, que gostaria de pagar parte dessa quantia, deixando Ceará e jogador ainda com percentuais de futura venda.

Os cearenses, entretanto, acham que renovando agora com Arthur, por mais dois anos ao menos, podem conseguir um valor maior, talvez até em uma transação para fora do país. O atacante atuará na Série A do Brasileiro, contra os principais times do Brasil, com televisionamento e, portanto, terá maior visibilidade.

Formado na base do Ceará, Arthur é natural de Campina Grande, na Paraíba, e estreou em 2017, quando fez cinco gols em 22 partidas. Em 2018 iniciou como reserva, mas aos poucos ganhou espaço, fez gols e foi decisivo para o Ceará na primeira partida da final Estadual, quarta (4), ao marcar duas vezes na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza.

No domingo (8) ocorre o segundo jogo da decisão, também na Arena Castelão, e o Ceará joga pelo empate para levantar a taça.

Marcel Rizzo – UOL