Petraglia: “O São Paulo perdeu o trem bala da Copa do Mundo e perdeu-se”

Petraglia aponta “feridas” de Corinthians, Palmeiras, SP e Santos; veja o que questiona de cada um

Em entrevista ao canal oficial do Atlético-PR no Youtube, o Presidente do Conselho Deliberativo do clube ainda falou sobre a existência de um “cartel” envolvendo 12 equipes do futebol brasileiro

Presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia, usou o canal oficial do clube paranaense no Youtube para promover um debate sobre o atual momento do futebol brasileiro. Na entrevista, o dirigente falou sobre a existência de um “cartel”, formado pelas 12 equipes que são consideradas como as maiores do país, incluindo os quatro gigantes cariocas (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) e paulistas (Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras), apontando algumas das suas fragilidades.

Durante a entrevista, Petraglia se mostrou inconformado pelo fato de o Atlético-PR, por exemplo, receber cotas menores de TV, apesar de considerar que o seu clube já tenha “ultrapassado” alguns desses 12 clubes que recebem mais visibilidade no país.

“No Brasil, a imprensa, a mídia, considera 12 clubes. Nós não temos um passado de Nilton Santos, de Didi, de Garrincha. Num estado que não tem tradição desportiva, não só no futebol. Não sendo maior, temos que procurar ser o melhor…”Nós não entendemos e não nos conformamos em ganharmos menos que aqueles clubes que nós superamos, ultrapassamos. Pegar um Botafogo: ele tem história para contar, mas não tem presente. Então ficam pagando para eles pelo passado”, pontuou o dirigente sobre a existência do “cartel” por apontado.

Para justificar o por que da sua colocação, Petraglia apontou para as mais diversas fragilidades que alguns dos clubes chamados grandes no país vêm passando. E para isso, começou analisando o futebol carioca. Entre os que mais atirou contra, está o Vasco, criticando sua gestão.

“Pegue os cariocas. Como estão os quatro? Menos o Flamengo, que está aí num projeto de reestruturação, pagando o passado. Mas não tem estádio, não tem centro de treinamento para o profissional. Então os outros três, sem demérito nenhum, instituições centenárias que ajudaram o futebol brasileiro, mas numa análise atual, o Vasco: São Januário acabou. Politica, econômica, financeira e patrimonialmente (destruído)”, prosseguiu.

Em seguida, o Presidente do Conselho Deliberativo do Furacão analisou o panorama do futebol paulista, chamando a parceria entre Crefisa e Palmeiras como uma ‘nova Unimed’, em modelo que por muitos anos teve espaço no Fluminense. Santos, Corinthians e São Paulo também foram citados.

“Corinthians com problemas seríssimos. O Santos é um clube do interior, com todo respeito ao grande Pelé, e hoje o Santos é muito mais o Santos do Pelé, do que o Pelé do Santos. São Paulo, perdeu o trem bala da Copa do Mundo e perdeu-se. Tem o Morumbi, que precisa ser reformado. Tem um CT muito bom, mas é separado. O Palmeiras é uma grande instituição também, tenho grandes amigos lá, vem numa recuperação grande, mas me parece uma Unimed no Fluminense. De repente foi embora, por que não lhe convinha mais a parceria, e aí?”, pontuou sobre o futebol paulista.

Completando o seu raciocínio, Petraglia ainda afirmou que vê o Atlético-PR com potencial para quebrar esse “cartel” dos 12 maiores clubes do Brasil por ele apontado. “É o único clube que não tem empreiteiro. Falam que o Atlético deve, 200, 300, 400 milhões; mais cedo ou mais tarde todo mundo vai ficar sabendo qual é o saldo devedor. Temos propriedades para pagar com sobras isso. Alguns (clubes) fizeram, mas estão dependentes por décadas dos seus parceiros. Caso do Palmeiras com a WTorre, do Grêmio com a OAS, do Internacional com a Andrade Guitierrez, do Corinthians com a Odebrecht. Nós não temos. Tivemos o apoio e a compreensão, foi um trabalho recíproco, nós ajudamos a comunidade, a cidade e o Estado, a vir a Copa do Mundo, e eles nos ajudaram a construir o estádio. Foi um ganha-ganha. E não teve, nem poderia ter, Lava Jato na nossa vida”, completou.

FOX

Anúncios

45 comentários

    • O que ele falou demais do São Paulo? Ou vai me dizer que o Morumbi não está precisando de reforma. Infelizmente é isso mesmo meu amigo, tem time que está vivendo do que foi no passado e se não mudar o pensamento vai continuar assim. Temos que colocar na cabeça que hoje estamos abaixo dos nossos rivais. Quanto tempo não ganhamos um título, nosso estádio está defasado em relação a vários times no Brasil. Enquanto ficarmos bravos com as críticas que fazer sobre nós , não vamos enxergar que precisamos melhorar e cada dia mais ficarmos para trás.

      Curtido por 6 pessoas

    • sp não é gigante, meu caro… foi gigante; hoje, vive e joga como um timeco amedrontado; aceite isso. o sp, de fato, perdeu o bonde da história, e, hoje, amarga muito por isso.

      Curtir

  1. Falou tudo corretamente. Tem time que vive do passado. Os exemplos citados do Botafogo e Vasco é uma análise perfeita. E infelizmente temo pelo São Paulo que se não mudar o pensamento pode se tornar um time que vai viver das glórias do passado.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Não vejo nenhuma declaração que seja exagerada, incoerente. O SP se perdeu em 2009, quando o J.J conseguiu o 3° mandato, falcatruas, roubalheiras, jogo de interesses entre outras coisas sórdidas e obscuras.
    Mas o Atlético tem um time bem meia boca, não deve brigar por algo grande esse ano, se o SP jogar bola vence no Morumbi, sem sustos, basta o Aguirre escalar os jogadores que estão em melhor fase e colocar o 3-5-2.

    Curtido por 2 pessoas

  3. não vi nenhum exagero, falou do assunto com muito respeito de todos os clubes

    até acabou se entregando dizendo que o atlético só conseguiu construir a sua arena com a ajuda do município e do estado, leia-se dinheiro público!

    sou do Paraná e todo mundo aqui sabe que só conseguiram reformar a sua arena pq o governo do Estado meteu a mão no dinheiro do contribuinte paranaense, e estamos pagando a arena dele, ele só tentou distorcer a realidade quando falou do seu clube.

    Curtido por 2 pessoas

  4. Os puristas e tradicionalistas não admitem, mas é nítido que o Morumbi precisa ser reformado nos moldes Arenas.

    Peguem o exemplo de Milan e Inter que ficaram pra trás da Juventus justamente por conta do clima do estádio e da arrecadação. É Itaquera que sustenta o Corinthians. Sem essa arena movediça, não seriam tão competitivos.

    Não é pura e simplesmente o estádio em si. Mas o SPFC teria bem menos dificuldade em jogar nas Arenas, com torcida próxima, pressão, se tivesse a sua também.

    Curtir

  5. Que se perdeu, se perdeu!. E agora como se reencontrar? Também acho que nesse limbo, vários membros da administração também se aproveitaram financeiramente para se beneficiar do clube.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Talvez alguns estejam se doendo pelo fato de ser o Petraglia dizendo isso, por causa da celeuma de 2005.

    Mas, tirando isso, não falou nada que não estejamos carecas de saber.

    Sobre o SPFC, a inauguração do metrô perto do estádio será o grande teste para o Morumbi.

    Aqueles que falam da distância do estádio (inclusive torcedores nossos) não terão qualquer desculpa desse tipo para se escorar.

    O metrô estará a cerca de 1000 metros do estádio.

    “Ah, mas tem que andar 1 Km a pé…”

    Pô, se o cara se dói por andar 1 Km a pé, tem que deitar na tumba e não levantar mais de lá. Quem vai no Pacaembu, anda quase isso. Só falta o cara querer que o clube pague táxi do metrô até o estádio.

    “Ah, mas não tem onde deixar o carro…”

    Qualquer estádio no Brasil é assim. Prefiro deixar carro até longe do estádio e pegar metrô até lá.

    Se com o metrô lá perto o SPFC não conseguir média de, pelo menos, 30 mil pessoas nos jogos em casa durante o ano, aí sim, devemos analisar a possibilidade de rever o modelo de estádio.

    E sobre o que ele falou do Santos ser um clube de interior que deu a sorte de ter o Pelé, a torcida do Santos tem que agradecer à mãe do atleta do século.

    O primeiro clube que apareceu lá em Bauru para levar Pelé foi o Bangu. Só não foi pra lá porque a mãe do Pelé achava o RJ muito perigoso, já naquela época.

    Se não fosse isso, hoje o Santos seria um Bragantino da vida, e o Bangu seria maior que Botafogo e Fluminense.

    Curtido por 2 pessoas

    • Comentário pertinente. Creio que a inauguração do metrô ( Linha Amarela – Estação São Paulo-Morumbi) prevista para Julho deste ano será um divisor de águas e espero será o início de nossa volta ao protagonismo do futebol nacional. Lógico que deveremos continuar tentando outras reformas no Morumbi, porém sem colocar em risco nosso patrimõnio nem nosso equilibrio financeiro.

      Curtir

  7. Tá certo em parte . o são paulo só precisa melhorar sua administração. Talvez no futuro o atlético chegue ao nível de alguns do times que ele criticou como são paulo e flamengo . hoje atlético e um time no caminho certo . mais longe do nível dos grandes paulista . esportivamente critica mais não ganhou nada de destaque nos últimos anos . ganharam um brasileiro que me lembro e só . mesmo nos mal das pernas tivemos resultados mais expreciveis que eles . estrutura e uma coisa em constante evolução. Se administração do nosso clube tomar o rumo certo mesmo sem estádio moderno . ainda assim estraremos a frente do patético Pr . questao dos nossos dirigentes tomar vergonha e fazer as coisas direito . Só minha opinião.

    Curtir

  8. Perfeito… O SP nao soube se capitalizar com a Copa… Por uma serie de fatores… Inclusive políticos… Para se roubar oq o PT precisava, era necessario a construção de um estadio em SP…

    No inicio…. Todos os setores eram favoráveis a Copa no Morumbi…

    Deixaram passar e realmente nos perdemos…

    Curtir

  9. Só li verdades. Bom, meio arrogante da minha parte dizer que o que acho são verdades, mas concordo bastante.

    Principalmente nessa questão dos cariocas.

    Não consigo ver um motivo pra Botafogo e Fluminense receberem todo esse dinheiro e atenção da TV.

    Curtir

  10. Vou com a maioria. Ele disse a verdade, não gosto dele e não misturo “alhos com bugalhos”, espero ver um Tricolor diferente esse ano para que ano que vem, volte a ser o temido e exemplo por todos.

    Curtir

  11. Tirando a nossa situação, acho curioso falarem palmeiras. Foram o Paulo nobre e a Crefisa que deram uma sobrevida ao departamento de futebol do palmeiras.

    Se não tivessem um presidente envolvido e um torcedor rico e fanático, estariam na série C.É fato que eles possuem uma grande equipe, mas a verdade é essa. Sozinhos, sem ajuda de um terceiro, eles sempre afundam.

    Curtir

  12. Espero que não instalem a tv pro homem hoje la na PF em curitiba…
    só para “costiar” fique sem ver o time do coração…. ou seria melhor mostrar? Vai que leva uma “guasca”

    Curtir

  13. O curintiano Juvenal Juvêncio é o pior presidente de toda a história do São Paulo Futebol Clube. Se tivessem colocado o Areia MIjada para presidente do São Paulo não faria tanto mal ao clube como o fez juvenal juvêncio. POr isso para o São Paulo mudar, o clube tem que ser libertado. Eleições livres e diretas com votos dos sócios torcedores. Nâo há outra alternativa. O quepode esperar doLeco, um senhor de 80 anos que fez erguer CT. Cotia um busto do Juvenal? Só se for para homenageqr a arrogância, incompetência e roubalheira

    Curtir

  14. Pior que ele falou a verdade. Nosso declínio político e administrativo começou ali. Quando nos passaram a perna na Copa. O São Paulo não conseguiu se reerguer e viu seus concorrentes o deixarem pra trás. Tenho um amigo São Paulino que trabalhou na comissão da copa. Ele me mostrou todo o projeto, com a reurbanização de toda a área em volta do estádio, linha de metrô. Era lindo. Estava tudo certo pra ser a gente, mais aí o crápula do Lula interferiu junto com a máfia das construtoras e fez o xerocão. Por isso, ontem foi um dia de muita alegria para todos os São Paulinos. Podem soltar foguete mesmo, pois esse barbudo tem que apodrecer na cadeia.

    Curtir

  15. Ainda tem este tipo de torcedor que acha que só ele tem direito de falar mal do SP. Como falar bem de um clube que: 01) 12 anos sem chegar a final de um campeonato paulista; 02) 13 anos sem vencer uma Libertadores (vários anos sem sequer disputa-lá neste período) ; 03) 18 anos sem chegar a uma final de Copa do Brasil, campeonato sem uma única; 04) 10 anos sem vencer um Brasileirão, com vários disputando para evitar o rebaixamento, salvo pelo retorno do Muricy, que conseguiu até um vice-campeonato no ano seguinte mas sem brilho, sem efetivamente disputar o título com o Cruzeiro. 05) a quantidade acachapante de derrotas para os rivais paulistas, gerando uma freguesia pouca vista na história do futebol mundial (freguesia para 03 rivais). Depois de 10 anos de fracassos, começo a acreditar que a fase anterior de conquistas foi simplesmente um ponto fora da curva. O São Paulo historicamente tá mais parecido com o atual momento do que com seu passado. Infelizmente.

    Curtir

  16. Não falou nada de errado! O tricolor parou e segue o hino: as suas glorias vem do passado! Enquanto não se fizer uma reforma de pensamento administrativo, vamos ficar nisso.

    Curtir

  17. Quanta baboseira. Quem é atlético paranaense pro futebol brasileiro? Na boa, história se constrói ao longo dos anos, das conquistas. O que o tal time ganhou de relevante nos ultimos anos? Só porque tem um estádio financiado com dinheiro do povo? Ah va te catar…

    Curtir

  18. Corretíssimo. O São Paulo se perdeu no tempo, mais precisamente durante perído da Copa do Mundo e até os dias de hoje não se encontrou. São derrotas dentro e fora de campo. Perdas de valores em patrocínios, con a marca perdendo seu valor no mercado, a torcida parou de crescer e os rivais que são mais vitoriosos estão sempre em vantagem. O São Paulo se apequenou a partir do terceiro mandato de Juvenal e a partir da Copa do Mundo. Esta é a mais pura verdade. Coleção vexames desde então.

    Curtir

  19. Falou besteira sim, primeiro faltou ética ao tratar de alguns assuntos, que nem ele tem tanta ciência assim, se tem provas as apresente, segundo ao se falar que o Santos vive só de Pelé foi sem noção da parte dele, terceiro o Morumbi é um ótimo estádio, e está pago, tem times badalados pelo mundo e que nunca ganharam de nós e que tem um estádio tão antigo quanto o nosso, Santiago Bernabeu, tem o Nou Campi tb e que são antigos e tem suas histórias e tem pequenas reformas e intervenções, e ele NÃO disse que no ano que vem terá que tirar aquele gramado fake dele né?

    Curtir

  20. O problema não é o que ele disse…mas sim QUEM disse…

    Os únicos que podem criticar o SP são aqueles que apoiam nas horas boas ou ruins, ou seja, nós torcedores do SP. E mais, me digam qual título de expressão que o clube desse senhor ganhou na vida? Além os “paranauenses” em que ele disputa consigo mesmo praticamente..

    Na final da vida que esse timeco chegou, tomou de lavada do SP…e oxalá vão cair fora no próximo jogo da Copa do Brasil também.

    Me preocupa alguns torcedores do SP darem razão a um matuzalém do futebol brasileiro, como esse senhor…

    Curtir

  21. O São Paulo ainda esta em fase de desintoxicação do período R C, viveu quase que uma década de propaganda e em função deste. O foco era números e recordes e clube sendo eliminado de tudo que é torneio mata mata. Ainda expulsaram Ney Franco técnico do ultimo título do Clube. Estas frescuras de Arenas e reformas é bobagem, de onde sai o dinheiro pra fazer uma intervenção destas, o Morumbi precisa de uma boa cobertura, O Ríver Plate tem o velho Monumental e tá ai bem. O Santos com a velhinha e acanhada Vila Belmiro de 2002 pra cá fez o SP de freguês. O Morumbi não tem culpa da ruindade do time.

    Curtir

  22. A culpa não é somente do Morumbi, até porque o Estádio do Maracanã e Mineirão foram reformados… mudou o que para quem joga nestes estádios? Tudo começou em 2009, o SPFC é no presente o exato microcosmo do Brasil, conselheiros fazendo churrasco para garantir votos, turma do $$Recumerado aqui e ali, comissões e etc..etc.. etc…

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s