Aguirre ‘assume risco’ no São Paulo e diz o que faltou ao sistema com três zagueiros

O técnico Diego Aguirre, do São Paulo, diz precisar de mais tempo de trabalho para montar uma equipe com três zagueiros. Após a derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR, o uruguaio se mostrou favorável à implementação do novo esquema, cuja estreia era aguardada no duelo disputado na noite desta quarta-feira, na Arena da Baixada.

No primeiro treino preparatório para o duelo com o Furacão, na última segunda-feira, Aguirre acenou com a possibilidade de mandar a campo um time armado no 3-4-3. Como as atividades seguintes foram fechadas à imprensa, não foi possível identificar que ele havia mudado de ideia para o confronto em Curitiba.

Assim, o time começou no 4-3-2-1, com Arboleda e Rodrigo Caio na zaga, Jucilei, Petros e Liziero no meio-campo, Nenê e Cueva na armação, e Tréllez como centroavante. Em entrevista coletiva, Aguirre explicou por que voltou atrás na decisão.

“Toda mudança precisa de tempo. Temos que assumir algum risco, mas precisamos ir passo a passo, e não pensar que os três zagueiros são a solução. É uma possibilidade certa e gosto de jogar nesse sistema. Temos de trabalhar de acordo com as circunstâncias das partidas, se jogamos fora ou em casa”, esclareceu.

Como não há o critério do gol fora de casa nesta edição da Copa do Brasil, o São Paulo precisará vencer o jogo de volta por dois gols de diferença para avançar de forma direta às oitavas de final. A decisão está marcada para o dia 19, às 19h15 (de Brasília), no Morumbi.

Antes de pensar no Furacão, contudo, Aguirre terá outro início de mata-mata pela frente. Na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), o Tricolor enfrentará o Rosario Central (ARG), no Estádio Gigante de Arroyito, pelo jogo de ida da primeira fase da Conmebol Sul-Americana.

“Conhecemos bastante os times argentinos, um conhecimento bastante real da situação de cada time. Não vou falar detalhes, mas será um jogo difícil. Estádio com a torcida forte, temos que estar preparados para superar as dificuldades. É um time forte, mas nós também somos e queremos ter sucesso nessa competição”, projetou.

FOX

37 comentários

  1. Dos 30 milhoes que gastou, 20 poderiam ter sido pagos no Calleri ( 5 mi de Euros ) e o restante em jogadores jovens e/ou para estender os contratos do jogadores da da base. Nao importa muito o sistema se voce nao tem um plantel de acordo.

    • Esse time de hoje não merece o Calleri. O coitado está rodando a Europa sem se firmar, já está sofrendo na Espanha brigando pra não cair e agora vai vir aqui pra lutar pra não cair de novo? Eu não desejo isso pra ele não. Que volte aqui num momento em que possa mostrar seu melhor e deslanchar, como ele merece, não nesse momento que para mim é o pior dos ultimos anos!

      • Pois é.. SP ta moendo jogadores, técnicos, diretores…
        Torcida não quer saber de problemas, quer saber de soluções. Muita gente achando que é só chegar um salvador que tudo se resolverá num passe de mágica. Todo mundo querendo ser um manager, achando que tem a solução ideal para o SP.

    • O Calleri teve uma passagem muito boa pelo SP e demonstrou diversas vezes o respeito que tem pelo clube.
      Mas infelizmente pra gente, ele qr fazer carreira na Europa e agora ele conseguiu algum destaque, nem com 5 e nem com 10 mi de euros ele virá.
      Mas o Calleri veio pra gente pq estava sem espaço no Boca e muita gente criticou, que sabe o Carnero não seja o novo Calleri.

  2. O SPFC será eliminado nas duas competições. Não tem time suficiente para passar. A verdade é que hoje, qualquer time minimamente organizado é favorito contra o SPFC. Somos a quarta força do estado e, aí que mora o perigo, não sei se somos nem a vigésima força do Brasil. O rebaixamento se aproxima.

  3. discordo completamente de quem acha que nosso time é fraco e já estamos eliminados da CB

    aquele gol do Trellez nos colocou novamente na parada, é só o Aguirre tirar os mela fralda do time, to dizendo isso faz tempo

    tira esse R.Caio e coloca novamente o Bruno Alves, manda o Petros para o banco, se o Valdivía se recuperar é titular e o MG tbm vai para o banco

    o time tá mais organizado que antes, só precisa de alguns ajustes e trocas que tenho certeza que melhora

    amassamos a escória no primeiro jogo do paulista que tem um time mais encorpado que esse dos poodles, por isso que eu acredito que dá pra amassá-los tbm no Morumba

    só que dessa vez não dá pra recuar o time se fizermos 1 gol, tem que continuar insistindo até sair o segundo, temos time pra isso, é só o Aguirre fazer as mudanças necessárias

    • Eu adoraria concordar com você, mas a realidade se impõe. Antes de tudo, sou São Paulino doente, daqueles que não dormem quando o SPFC perde. Ontem, perdi boas horas de sono. O nosso time é fraquíssimo. Tirando Jucilei e mais um ou dois, o resto é isso aí mesmo, Resto. Estou temendo muito pelo rebaixamento esse ano.

      • entendo vc, o histórico do time em decisões é muito ruim, mas deixando de lado isso e comparando jogador por jogador com os poddles, dá pra passar sim, temos um time melhor do que o deles

        o problema é sempre as falhas individuais de nossos jogadores, os nossos sempre erra mais que dos outros, por isso tem que tirar do time esses mela fraldas, e pra isso é preciso coragem do treinador, tá faltando isso no SPFC alguém com coragem pra fazer as mudanças

        mas parece que até os treinadores quando chega no SPFC se contamina por esse medo que tomou conta no clube em decisões, tá complicado essa fase

      • Garanto-lhe que o São Paulo não passa nem perto do Z4 neste ano. Teria de vender todo mundo igual fez ano passado e não ter um Hernanes. Inclusive acho que será um dos campeonatos mais fracos dos últimos anos. Tem muito time grande sem elenco, coisa que é essencial para campeonato de pontos corridos.

    • Tivemos muitos times fortes no passado e nunca ganhamos na arena da baixada, não entendo pq o desespero já que em qualquer mata mata é totalmente normal o resultado igual ao de ontem.
      Além disso estamos tendo pela primeira vez no ano semanas cheias pra trabalhar e aparentemente em uma filosofia bacana, vamos aguardar a volta.
      Porém, estamos com o time em construção (infelizmente há anos, mas não dá pra voltar ao passado e corrigir), não imagino que ganhemos a Copa BR e muito menos o Brasileiro, mas acho q a Sul Americana é uma possibilidade real.
      E com um mínimo de planejamento a gente traria agora 2 a 3 reforços vendendo apenas Cueva e Rodrigo Caio (valorizados financeiramente e contestados no campo) e brigariamos pela Sul Americana e por vaga na Libertadores e pro ano que vem com o time mais maduro e menos mexido, com mais 2 ou 3 reforços poderíamos voltar a entrar em campeonatos como favoritos.
      Sonho?

    • Quanto melodrama de vocês ;…… tirando a Crefisa, O Grêmio, e o Flamengo, o resto não e melhor que a gente não, e só organizar e afastar o Leco e o Natel, Sidão – Arboleda, R.Caio, Militão – Regis, Jucilei, Lizieiro, Reinaldo – Valdívia, Nenê, Trellez ou Carneiro – Olha se o Aguirre montar esse time, tirando o Petros, e o Cueva ( vende e quem sabe contrata mais alguns reforços ) da pra competir e pegar quem sabe uma vaga em Libertadores – (classifica ate sexto, sétimo, as vezes ate o oitavo colocado)

    • O Tite esta nos ajudando, mesmo que não o leva a copa ( O Geromel e bem melhor que ele sejamos realista) mas estando nas convocações, pre copa, valoriza o passe e da pra vender bem, vende ele mais e principalmente o Mascarado do Cueva, e pega uns reforços e RENOVA contratos da meninada da base principalmente o Lizieiro e o Militão.

  4. Daria pra falar novamente um monte de coisa sobre o que acontece com o SPFC mas seria perda de tempo. O negócio é ficar aqui, pacientemente esperando que esse time pare de perder e ser eliminado em tudo o que disputa e quem sabe um dia consiga ser destaque de alguma coisa ao invés de viver de passado.

  5. Só acho que enquanto nao investirem em jogador que venha pra resolver vamos viver à espera da sorte de que os moleques de Cotia resolvam ou que os jogadores de segunda linha se transformem em craques.

  6. A tática do time atual é jogar com todos atrás,jogar com garra,dar bicuda pra tudo quanto é lado atrás e esperando uma bola vadia lá na frente e……..não saber o que fazer com a bola quando tem ela quando for atacar.Vamos ver se melhora mas tá feio o setor ofensivo,selo de qualidade “Bauza”.

  7. “Foi uma derrota que não esperávamos”, disse agora o Aguirre. E eu que tenho os pés no chão, os olhos vendo tudo e a cabeça raciocinando não posso dizer o mesmo. E o Aguirre completou para mostrar sua esperança no futuro: “Estamos trabalhando muito e treinando bem”. Mas acontece que jogar contra o Rosário Central, na Argentina, é bem mais difícil do que enfrentar o Atlético do Paraná, na Arena da Baixada. E o Aguirre sabe disso e vai montar o time com três zagueiros. Com esse time ruim, não tem ninguém antes do jogo que me convença de que vamos ganhar.

    Não arrisco mais falar de esquema nenhum nem que a entrada deste ou daquele jogador vai arrumar o time – estamos no fundo do poço. E ainda bem que nesses campeonatos não tem rebaixamento, porque se fosse assim estaríamos amargando o pior. O São Paulo está muito mal. A única solução seria a renúncia de Leco para o ambiente melhorar e tentar-se algo novo, caso contrário se cai sempre na vala comum – no perigo de rebaixamento e na troca de técnico. O São Paulo campeão não existe mais – ficou no passado. Está a verdade!

  8. Mais um ano de vexames…freguesia e luta contra o rebaixamento…a fila continua e não há sinais de recuperação para os próximos anos.

  9. Quer amenizar os riscos Aguirre? Temos a solução: não escale o R. Caio, Petros e M. Guilherme, faça o Sidão sair do gol em bolas aéreas, senão tire ele e coloque o Jean ou Perri, além de formar um meio e ataque mais veloz. Já que vai no 3-5-2 então quem sabe uma formação como essa.
    Sidão (sai do gol)
    Militão
    Arboleda
    B Alves
    Régis
    Jucilei (Hudson)
    Liziero
    Reinaldo
    Cueva (Nenê no 2 tempo)
    Valdivia
    Trellez

  10. O que vier é lucro… não há milagres pra um time que está se construindo com o campeonato em andamento.

    Esperando que a pausa do meio do ano e a nova pré-temporada mostre alguma coisa nova ao time.

  11. O problema do SPFC foi o Rodrigo Caio, errou tudo que tentou. Bruno Alves hoje é titular.

    O time titular do SPFC é o que jogou as duas semifinais do Paulista. Caso Valdivia se recupere ele entra no lugar do Marcos Guilherme.

    O meio campo ficou forte com Petros Jucilei é Liziero, Régis estreou bem ontem.

    O SPFC na minha opinião tem um bom elenco, tem o Hudson que está sem ritmo de jogo, tem o Valdivia e Anderson Martins pra mim futuro pode ter variação pra 3 zagueiros.

    Falta pro SPFC, jogadores de mais velocidade, falta o time se movimentar mais e principalmente mais concentração que falta em alguns jogos, outra coisa é para de postar o time no campo de ataque adversário quando tem a bola, todo mundo se lança ao ataque exfica os 2 zagueiros e o goleiro pra sair com a bola, o time tem que atacar e defender em bloco, isso serve pra saída de bola.

  12. Sidão (Jean) Hudson, Arboleda, Bruno Alves(Anderson Martins), Régis Jucilei Liziero Reinaldo (Júnior Tavares) Ataque: Cueva,(Morato) Nenê Trellez.
    Saca Militao sofrível entra Hudson
    Saca Caio entra Bruno Alves

  13. Sendo otimista, eu diria que ainda jogaremos nas 3 arenas malditas em 2018 e em pelo menos uma vamos vencer e acabar com essa maldição.

    Por outro lado, foi muito desanimador chegar em casa, ligar a tv e descubrir que o jogo já estava 1×0 por falha defensiva.

  14. “O São Paulo pode emprestar outro jogador ao São Bento: o atacante Paulinho, jovem promessa de 19 anos que não vem sendo utilizado”. https://globoesporte.globo.com/sp/tem-esporte/futebol/noticia/presidente-do-sao-bento-admite-interesse-em-paulinho-atacante-do-sao-paulo.ghtml

    Raí – você acha mesmo que o garoto quer o São Bento? O que ele quer é jogar no exterior. E vai acabar indo a troco de banana, como os que estão deixando o clube. Se toca – faça parceria com times da Europa e da Ásia. Cotia forma muito jogador, não dá para aproveitar todos no time e tem que haver um bom paradeiro para os jovens – pensar em São Bento é pensar pequeno.

  15. Independente de esquema . os jogadores precisam sair mais pro jogo dar opções quando temos a bola . a tempo eu vejo jogos do time e sempre com esse estilo de jogo de todos querer jogar com a bola no pé . Ninguém joga sem a bola não se movimentam . Não chega ninguém de traz . Não acompanham a jogada . Não chegam na área . e muito estranho . Só toque de lado . mania de carregar a bola . jogador leva a bola praticamente no pé do outro . ou o jogador vau buscar a bola no pé do outro . a dificuldade que tivemos pra marcar o atlético no começo do jogo . o time deles bem aberto no campo e dando opção. Temos que trocar passe pra movimentar e quebrar a marcação. Se fica 2 jogadores nossos um a 2 metros do outro . 1 do adversário marca os 2 nossos . reparem que todo time bom que tem facilidade pra chegar no ataque . trocam passe com os jogadores a uma distância confortável do outro . os próprios time do Tele . olha os gols do jogo contra o Milan e outros jogos a bola roda o campo de pé em pé ate a finalização. Ontem o Militão várias vezes tropeçou no Régis os 2 jogando no mesmo espaço . os volantes também um em cima do outro . tem que aproximar pra marcar mais com a bola tem que sair pro jogo . dar opção. Chegar jogador de surpresa na área .

  16. Da mesma forma que contra a galinhada no segundo jogo o problema foi a entrada da tartaruga diego souza..ontem foi do projeto de zagueiro..rod.caio!

  17. o problema do SPFC nos últimos anos é falta de coragem dos treinadores de romper com o sistema medroso que tomou conta do clube

    o treinador chega no SPFC e parece que pra não desagradar alguém que não sabemos veste as fraldas tbm

    os treinadores não fazem as mudanças necessárias que a torcida tanto pede no time, e insistem e morrem abraçados com esquemas e certos jogadores no time, mesmo sabendo que vão se dar mal no fim

    ae somos obrigados a escutar sempre a mesma ladainha que o time vai melhorar, mas como vai melhorar se não fazem as mudanças ?

    é a droga da mentalidade perdedora e do fracasso que tomou conta de todos lá dentro, só espero que o Raí, RR e Lugano não se contaminem com isso.

  18. esse placar de 2×1 contra os poodles é totalmente reversível para um clube com a grandeza do SPFC, mas se não conseguirem reverter, sinceramente vou ficar muito desanimado para 2018

    já to começando a ficar de saco cheio desse papo que o time tá evoluindo, mas continua sendo eliminados por times medianos, esse time do atlético pr. não jogou nada demais na minha opinião

  19. Nao ia a pé pra Curitiba?

    Melhor começar a caminhar agora… Senao atrasa… Precisa estar na linda Curitiba ate as 17:00 de amanha… Vai ser corrido… Tenso

  20. Se colocar 3 zagueiros e os mesmos cometerem os erros do ultimo jogo esqueçam este esquema! Pode colocar 4 zagueiros que a situação será igual e na Argentina não teremos molezinha não. Ou este time joga com muita raça ou preparem para nova derrota e nova crise no SPFC pois de 5 jogos o Aguirre ganhou 2 e perdeu 3. Como podemos aceitar tanta ineficiência senhores??? Como tem sido difícil torcer para o SPFC nos ultimos anos! Em um ou dois jogos o time parece que acordou e logo em seguida mostra quem ele realmente é…..! Haja paciencia hein moçada??? Vão jogar assim no Brasileirão de novo???

Deixe uma resposta