109 Conselheiros assinam por reunião extraordinária para mudança do Estatuto expulsando quem tem cargo remunerado do quadro deliberativo

Desde o último dia 25 de Março, está efetuado o requerimento junto ao Presidente do Conselho, Marcelo Pupo para alterarem o Estatuto e com isto, expulsarem do quadro do Conselho Deliberativo, os conselheiros hoje com cargos no clube e remunerados.

Alvo de polêmica pela coleta das assinaturas na véspera do jogo do São Paulo, o requerimento solicita reunião extraordinária, fazendo uso do regimento que permite convocar após número recolhido de assinaturas. No total, 109 incluindo 4 ex presidentes.

Veja o documento registrado:

Blog do São Paulo

21 comentários

  1. Uma mudança razoável. Embora entenda que series caso de afastamento temporário (poderiam criar uma quarentena) e não de retirada.

    • Tem que ser retirada, senão criam uma quarentena pro cara abandonar o cargo remunerado e voltar pro Conselho, aí esse Conselheiro/Diretor pode voltar pro CD pra votar a favor do presidente em manobras/matérias polêmicas.

  2. Sobre elenco e lateral direito, vamos observar Regis e Bruno nesse 3x5x2.

    Mas, em m paralelo, seguem sugestões para lateral direita:

    A) William, Wolfsburg.
    B) Jonathas, atlético-pr
    C) Marcelo Saracchi. River Plate.
    D) Nico Tripichio. Vélez. Volante e lateral direito.
    E) Christian Mafla, atlético Nacional.
    F) Agustín Sant’Anna, 19 anos, Cerro Largo. Uruguaio das seleções de base.
    G) Luis Segóvia, 19 anos, El Nacional. Mais zagueiro ou volante. Um Militão.
    H) Kevin Mac Allister, 19 anos, Argentinos Juniors.
    I) Gilberto “Alcatraz” Garcia, 29 anos, independente Medelin
    J) Diego Soto, 18 anos, Universidad Concepción.
    K) Fabricio Bustos (está entrando no último ano de contrato com o Independiente)

  3. Justo.

    Justíssimo.

    Não só de diretor.

    Inclusive, pra qualquer cargo no departamento de futebol e de marketing deveria ser proibido a contratação ou nomeação de sócio/conselheiro do clube. Todos deveriam ser profissionais de mercado, auditados periodicamente. Ou entrega resultado ou é demissão.

  4. Enquanto isso no UOL notícia que a Roma tá vindo atrás do Lucas Perri e está pensando se negocia já com o São Paulo ou se espera até o começo do ano que vem pra pegar de graça porque já vai poder assinar pré-contrato.

    Os clubes já estão pegando a manha de vir pra cá pegar nossos jogadores de graça. Já sacaram a incompetência da nossa diretoria.

    • Não acho que a renovação do Perri esteja atrasada. Não dá pra ficar renovando contrato com 2 anos de antecedência. Tem muito atleta que só assina 3 anos de contrato e se você for renovar faltando 2 anos, vai ter que renegociar contrato todo ano, aumentando salário e pagando luvas.
      Por outro lado se você ficar assinando contrato de 5 anos com todo mundo da base, uma grande parcela que não vingará ficará recebendo dinheiro do clube sem contribuir no profissional. Aí tem que ficar emprestando para ver se alivia a folha.

  5. Também concordo, mas a revolta está em quem está encabeçando e suas intenções políticas pessoais.

    Bom,mas é melhor a gente ficar a favor de políticas (assuntos puntuais) do que de políticos (conselheiros).

  6. Reivindicação mais do que justa.

    Pra variar, usaram o fato de não haver uma obrigação estatutária (sobre a não contratação de conselheiros para a diretoria remunerada) como brecha para politicagem.

    Independentemente da motivação politiqueira do Roberto Natel ao buscar assinaturas para o requerimento, a ideia dessa alteração estatutária sequer foi dele.

    Sobre a polêmica da coleta de assinaturas: as atividades do Conselho Deliberativo não deveriam influenciar nas situações de campo, portanto não deveria haver toda essa preocupação.

    Se os conselheiros, especialmente os da base política do presidente, se preocupam tanto com essa possível interferência da atividade do CD no campo, por que nunca reclamaram da quantidade bizarra de conselheiros sem qualquer função que convivem com o time de futebol diariamente? Frequentando CCT e vestiários, acompanhando em viagens etc.

    Falta de vergonha na cara! O SPFC é muito maior do que todos esses velhacos que hoje o infelicitam.

  7. Pra mim não tem nada haver se o conselheiro recebe ou não,pois todos ali tem sua profissao particular.Oque eu acho é que tem haver é um órgão fiscalizador é pra saber se esse conselheiro tem experiência e competência pra exercer a tal função O presidente tem seu salário remunerado.Mas o como o SPFC é cheio de maracutaia e briga pelo poder vai saber o que realmente acontece lá dentro….Mas é claro tem que ver o que diz o ” novo estatuto do clube” ,coisa que desconheco sobre esse tema.

    • Mas quem ficaria no tal Orgão fiscalizador? Certamente seriam outros conselheiros, e assim como o CNJ quase nunca pune juizes, ou se pune o faz com Aposentadoria compulsoria, esse orgão seria tbm coorporativista e em nada ajudaria.
      Enquanto politica for o maior influenciador do mecanismo interno do SPFC sempre vamos ter joguinhose pessoas incompetentes em cargos importantes.
      A unica solução real é transformar o SPFC em empresa de capital aberto não listada na Bolsa, com previsões para impedir que uma unica pessoa acumule acões o suficiente para ser dono, que se o clube for vendido ninguem possa ficar com o lucro, e que as ações não podem ser vendidas para terceiros, somente para familiares ou de volta para o clube.
      So assim os Torcedores/proprietarios poderiam dirigir os caminhos do CLube, elegendo o CEO e a Diretoria

  8. Nao sei no q isso impacta no futebol…se recebe ou nao… So nao quero mais perder pro corinthians e pro atlético PR na Baixada..

  9. Tá mais do que na hora de quebrar esse tabu contra o Atletico PR. Já passou a ser ridículo um clube gigante como o SPFC ficar 17 partidas sem vencer os caras na casa deles.

  10. Não sei até que ponto esse novo Estatuto trouxe benefícios ao SPFC, ao que parece apenas legalizou os ganhos dos sanguessugas do clube, a começar por esse presidente lamentável (pra não dizer outra coisa) que ganha 27 mil reais por mês pra se esconder…

Deixe uma resposta