Rodrigo Caio explica qual será sua função no São Paulo e desvenda novo esquema tático

Diego Aguirre não permitiu que a imprensa acompanhasse o treinamento tático do São Paulo nessa segunda-feira, mas, por outro lado, não fez muita força para esconder seu time. Ao separar os jogadores titulares de linha, o treinador uruguaio chamou atenção para uma formação com três zagueiros e com Petros e Marcos Guilherme de fora.

No entanto, ficou a dúvida sobre o posicionamento de Rodrigo Caio. Como invariavelmente o camisa 3 é utilizado também como primeiro homem de meio-campo à frente da zaga, a possibilidade de Aguirre repetir alguns de seus antecessores no clube foi levantada principalmente pela manutenção do zagueiro Éder Militão na lateral-direita.

A questão, então, foi esclarecida pelo próprio Rodrigo Caio. O postulante a uma vaga na Seleção Brasileira que vai à Copa do Mundo da Rússia esse ano deixo claro que deve mesmo formar uma linha de três zagueiros nessa quarta-feira, contra o Atlético-PR, em Curitiba, pelo duelo de ida da quarta fase da Copa do Brasil.

“Treinamos hoje essa formação, a gente teve uma conversa com o professor, é mais uma possibilidade, isso que ele frisou bastante para nós. Vínhamos jogando em um 4-2-3-1, 4-3-3, hoje treinamos no 3-5-2, acho que é um 3-4-3 mais…”, explicou Rodrigo Caio em entrevista ao Sportv.

“(Na frente) Tréllez, Cueva e Nenê, por trás dois alas. Mas são possibilidades, a gente teve essa conversa com o professor, ele quer ter uma variedade de formação para que a gente possa ter mais opções para jogar. Tenho certeza que amanhã ele vai definir a forma como a gente vai jogar, quem vai jogar, e eu tenho certeza que quem estiver dentro de campo vai dar o seu melhor para que a gente possa conseguir o resultado positivo”, concluiu.

A partida na Arena da Baixada, local onde o São Paulo nunca venceu, marca justamente o retorno de Rodrigo Caio ao time depois do defensor acompanhar a Seleção Brasileira nos amistosos contra Rússia e Alemanha, os últimos testes antes da convocação final de Tite para o Mundial. O mesmo acontece com Cueva, que esteve com a seleção peruana no período conhecido por Data Fifa.

FOX

Anúncios

56 comentários

  1. Acho excelente o Aguirre buscar variações táticas!
    O Dorival ficou 8 meses no São Paulo e não conseguiu nem ao menos por em prática aquilo que tinha em mente, quanto mais um variação.
    Isso mostra como perdemos tempo com o técnico anterior.
    O Aguirre está buscando uma defesa sólida, pra depois pensar no ataque!
    Acho que teremos uma equipe muito mais competitiva com o Aguirre.
    Vamo São Paulo

    Curtido por 3 pessoas

    • Melhor ainda é ter tirado Petros do time! O MG, apesar de ter ajudado muito, caiu de produção e é outro que eu também tiraria, já que o Nenê está sendo mais produtivo e se entendeu com Trellez. Mas quando o Valdívia voltar, acho que o Nenê roda, acaba esse negócio de falso 9, para termos o Trellez como legítimo 9.

      Quero ver como o Aguirre vai rodar este elenco. Tem de continuar a dar chances para os garotos Brenner e Lucas Fernandes. Também acho que não pode desistir do Shaylon. Os outros como Caíque e Paulinho (bóia) eu já não sou muito fã.

      Curtir

  2. O esquema treinado é o 3-4-3. Na frente jogaram Nenê, Tréllez e Cueva, tendo Lizeiro no enganche. Nenê e Cueva, ambos pelas beiradas, precisam ser rápidos nos contra-ataques, caso contrário fica difícil chegar à área contrária antes de o adversário recompor – esse parece o principal problema para o esquema vingar.

    Será preciso nos treinos achar solução para, no jogo, modificar o esquema e desequilibrar taticamente a partida. Defensivamente o esquema vira uma retranca de 5-4-1. Mas gostei da ideia e acho que a nova tática de Aguirre pode dar certo. Se colocar em campo, é porque treinou e gostou do resultado. Vamos aguardar.

    Curtir

    • Nenê não deve jogar pelas beiradas. Trellez quem deve cair pelos lados e Nenê fica de falso 9. Liziero e Jucilei ficam por conta da marcação e armação (já que ambos têm bom passe).

      Curtir

    • Vale frisar que essa retranca de 5 na última linha é a mesma utilizada por Inglaterra e Rússia em seus amistosos contra o Brasil. O interessante seria possibilitar uma variação para o 4-1-4-1 durante o jogo. Bastando levar o terceiro homem de zaga para o meio fazendo função de volante. Libera um no meio para apoiar o ataque. Em resumo, será bom ver o São Paulo mudar o esquema de jogo ao longo da partida, fato que eu não via desde os áureos tempos de Muricy com seu 3-5-2 que se convertia em um 4-3-3 no ataque, embora chuveirinho, mas surtia efeitos.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Nesse esquema 3-4-3, dar pra jogar até sem laterais, com Morato e Marcos Guilherme, ou Paulinho Bóia e Valdívia abertos por exemplo, principalmente em jogos que precisa propor o resultado. Gosto quando o técnico tem variações táticas na manga!

    Curtido por 1 pessoa

    • Por isso que eu tiraria o Bruno Alves e formaria a linha de 3 com Arboleda, Militão e RC. Lá na ala pela direita dá pra usar até o MG se o Régis não for bem no apoio.

      Curtir

    • Tb acho que militao deveria jogar de zagueiro na vaga de Bruno Alves. Abria a vaga de militao ou pro novo ld jogar de ala ou pra marcos guilherme fazer a ala.

      Curtir

  4. Se o time continuar bem organizado e jogadores desempenhando bem a função com a mesma intensidade dos últimos jogos . a variação de esquema e importante principalmente nos mata mata . principalmente por não ter todos os jogadores a disposição . eu acredito que essa variação sirva pra dar mais liberdade pros jogadores de frente que correram demais nos últimos jogos e ficaram sobrecarregados .

    Curtir

  5. Rodrigo Caio fala demais! Pq não fica quieto até depois do jogo de quarta? Aí sim, pode abrir o boca do esquema tático, já com o time funcionando e no pós jogo…Pra que abrir isso na imprensa. O Aguirre fez toda uma preparação, 2 turnos de treinos fechados para a imprensa para isso!

    Curtido por 1 pessoa

    • Tem q ser muito ingênuo para achar que uma resposta de um jogador a uma pergunta vai mudar alguma coisa. O tecnico do outro time ve que tem 3 zagueiros escalados. Ele precisa da explicação do Rodrigo Caio pra entender? A notícia de que o São Paulo treinou com 3 zagueiros saiu muito antes desta entrevista.

      Tem “torcedor” q pega no pé por qualquer coisa.

      Curtido por 6 pessoas

      • O mais engraçado é isso “Por que ele falou” posso citar vários motivos sem pensar muito: Ele tem bastante tempo de clube, ele foi escalado pra coletiva, o repórter procurou ele por que ele acabou de voltar da seleção e tem bastante coisa pra falar, como o técnico vai testar uma nova formação o repórter foi nele para explicar onde vai se encaixar…

        Quem vê a galera cobrando parece que ele ligou no jornal e avisou como seria a formação para o jogo. Galera gosta de procurar um bode espiatório para tudo, só lembrar que a gente foi campeão da libertadores e do mundo com Edcarlos e Alex Bruno que não eram nem técnicos e nem raçudos, mas o resto do time ajudava, agora não é o caso… uma andorinha sozinha não faz verão, tampouco é culpa dela o inverno.

        Curtir

  6. Mas já que confirmou os boatos, acredito no 3-5-2 mais “moderno”. Os alas dão amplitude para o time, porém a formação irá funcionar bem se os volantes entrarem na área. O 3-5-2 favorece a recomposição defensiva, mas precisa de força ofensiva além dos atacantes…senão não rola e será só chuveirinho na área.

    Além disto, temos muitas opções para recompor o meio com jogadores que flutuam entre a volância e área.. Jr. Tavares, Militão, Petros, Hudson, etc.

    Curtido por 1 pessoa

    • O Dorival cansou de fechar o treino e não ganhar nem par ou impar em campo. Respeito a opinião do colega, mas não vejo nada demais no que o Rodrigo Caio falou que o técnico do Atlético não tenha visto lendo o blog por exemplo.

      Curtir

  7. Na boa… Nessa escalação, não tem nenhum jogador com alguma velocidade… Vai puxar contra ataque como?? Ou vai querer ficar os 90 minutos se defendendo com os 11 jogadores dentro do gol??? Jogando com 4 zagueiros de origem, e com 2 meias que jogam na mesma faixa de campo… Pq não mantém o mesmo esquema dos últimos jogos que foi o melhor do ano?
    Concordo que mata-mata é importante trazer um bom resultado fora de casa, mas tbm se toma 1 gol no começo e tentarr reagir, com esse esquema bizarro pode esquecer
    Se quer jogar assim, teria que ser um jogador de velocidade, tipo o Paulinho Bóia no lugar do Militão como ala, Caíque ou Morato… Acho meio óbvio isso para tentar fazer isso funcionar… Tanto Militão como Reinaldo pecam muito ofensivamente…
    Bom, espero que ele esteja certo, mas a principio, achei muito defensivo, devido principalmente as peças usadas e não pelo esquema em si

    Curtir

  8. Vínhamos jogando em um 4-2-3-1, 4-3-3, hoje treinamos no 3-5-2, acho que é um 3-4-3 mais…”

    O cara entregou tudo

    Vcs acham que a imprensa traveca já não enviou tudo pra Curitiba e assim ajudar a eliminar o SPFC?

    Curtir

    • Então o treinador de lá precisava da entrevista do R Caio pra saber como será o esquema? Acorda, filho. Não precisa ser muito conhecedor de tática pra saber isso que nosso bom zagueiro falou. E a notícia de 3 zagueiros saiu antes da entrevista.

      Curtido por 2 pessoas

  9. RC se daria melhor como padre… é um bom garoto, mas o mundo do futebol não é para ele que é cheio de escrúpulos, fair play, bom mocismo…

    Aguirre deve adorar esse tipo de declaração…

    Curtido por 2 pessoas

  10. É isso mesmo que foi treinado. O esquema 3-4-3 vira também uma retranca de 5-4-1, ainda mais pesada que no último jogo que perdemos no fim. O problema é a falta de velocidade nos contra-ataques para tentar um bom resultado. Mas o Aguirre ainda está treinando para ver se resolve isso e o time encaixa. Vale a pena tentar. Vamos aguardar. As fórmulas táticas todos os times conhecem – a diferença se faz em campo, jogando.

    Curtir

    • Treinador gringo é assim mesmo. Fora de casa joga como time pequeno, armando a retranca e dentro de casa joga futebol. Só olhar para os times da Libertadores. Aguirre por saber do tabu do estádio de lá, se sair com 1×0 ta levantando a mão pro céu.

      Curtido por 1 pessoa

      • Eu pensei nisso também, agorinha o Muricy estava falando sobre isso no bem amigos. Ele estava contando como no discurso para a imprensa todo treinador fala que vai fora de casa buscar os 3 pontos, mas que ele mesmo e muitos outros montam o esquema pensando mais em não perder ou ganhar de pouco para só depois fazerem o resultado em casa…

        Curtido por 1 pessoa

  11. Estou curioso para ver a transição ofensiva. Vai precisar demais da subida dos volantes, acho que só o Liziero e o Rodrigo Caio tem essa capacidade de sair de trás e entrar na área adversária.

    Curtir

  12. Galera acabei de ver os lances do carneiro e confesso que estou esperançoso o cara e grande mas tem muita abilidade joga muito dentro da área mas fora da muitas assistência me parece muito promissor se jogar o que eu acabei de ver no meu tricolor não vai ficar muito tempo infelizmente e e jogador para time grande na Europa já vou dar meus parabéns ao lugano que soube achar esse tipo de jogador muito promissor mesmo com pouca idade mas muito talento aguardemos

    Curtir

  13. Às vezes, a gente fica se apegando a formações em números, 3-5-2, 3-4-3, muito porque a mídia esportiva no Brasil sabe nada de tática, com raras exceções, e o torcedor debate a partir disso (nem todo mundo, viu, pessoal? Tem gente que manja aqui no blog, dá pra ver).
    O que vale mais do que os números na formação é o projeto de jogo: se o time vai marcar alto, meia-pressão, ou pressão baixa. Se vai apostar na posse de bola ou na transição rápida, em poucos toques. Se vai buscar a superioridade numérica e usar viradas de jogo rápidas pra tentar usar o lado em que estiver com mais jogadores do que o adversário. Enfim, são muitas variáveis que se combinam entre formação e projeto de jogo.
    Vejamos o que a comissão técnica vai fazer. Quero ver mais do Aguirre e espero muito que ele escute o Jardine, tanto para a utilização dos meninos como pelo perfil ofensivo.
    Vamos, São Paulo!

    Curtido por 1 pessoa

      • Opa! Tudo bem?
        Cara, penso que o Jucilei tem força pra chegar na área. Podem dizer, “ah, mas ele e lento”. Rincón também era lento e chegava muito bem. Mais recentemente, o Touré, no Manchester City, era “lento”, mas decisivo na frente. Não que eu esteja os comparando com o Jucilei tecnicamente, mas, consideradas as proporções, nosso volante tem boa técnica, força e altura pra infiltrar bem na área adversária. O que precisa é de um projeto de jogo coordenado.
        Outra opção, se a coisa for mesmo “três zagueiros”, é colocar ele na linha de três, pela direita, RC centralizado e Arboleda na esquerda, que é onde o equatoriano mais rende. Ganharíamos muito em saída de bola.

        Curtido por 1 pessoa

    • No desenho tático do Globoesporte está o Nenê na esquerda e Cueva na direita.
      Não gostei. No Barcelona os Wingers jogavam de pé trocado, Messi e Neymar.
      Também não gostei de quatro zagueiros na escalação.
      A ver.

      Curtir

  14. Galera criticando o RC por entregar algo que já tinha sido amplamente divulgado… ta serto… esquema interessante mas a velocidade já foi um problema contra os gambá. Espero que Aguirre encontre esse equilíbrio entre ataque e defesa, talvez fosse melhor o Regis na ala direita. Mas vamos ver o que o Aguirre está armando na quarta.

    Curtir

  15. O Tite já deixou claro que seu interesse por Rodrigo Caio é ter um zagueiro que, em determinado jogo, possa atuar como volante que fortalece o miolo da zaga e sai bem para o ataque. Mas o jogador ainda não se tocou disso e continua naquela de jogar no São Paulo como zagueirão central, sem ter físico para isso. Assim, tudo para ele se complica. Vai acabar não indo para a seleção e ficando em baixa para jogar nos bons times europeus. Tratou-se, até agora, de uma promessa que acabou não dando em nada de porte.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Preocupado amanhã com o Marcinho que tá jogando lá e foi dispensado aqui .
    Só falta ele calar a boca de meio mundo aqui que falava que era perna de pau .
    Pra mim poderia ter ficado mais uns 6 meses , ficou muito pouco tempo .
    Legado do DJ

    Curtir

  17. Acho que é um 3-4-3 com variação pra 3-5-2 onde o rodrigo caio puxa o militao pra zaga e recompõe o meio campo liberando mais o liziero pra subir ao ataque

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s