A semifinal do Paulistão encerrou a chance de conquistas no primeiro semestre. O Tricolor agora concentra atenções na Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.

Antes das novas disputas, o GloboEsporte.com analisa quais jogadores sobem e descem sob o comando da comissão do técnico Diego Aguirre e do auxiliar fixo André Jardine. O time se reapresentou nesta sexta-feira de manhã, no CT da Barra Funda.

Sobem

Promovido da base por indicação de Jardine, o polivalente Liziero tomou conta de uma vaga de titular com personalidade e boas atuações. Só ele e Marcos Guilherme jogaram as seis partidas sob o comando do treinador uruguaio.

O pênalti perdido contra o Corinthians seguido de choro no vestiário não apaga a ascensão do garoto de 20 anos, que pode atuar como lateral-esquerdo, volante e ponta.

  1. Apesar do erro na penalidade, Liziero foi quem mais cresceu no elenco neste Paulistão;
  2. Fora da reta final com um pequeno estiramento na coxa esquerda, Valdívia é outro que ganhou moral no time. Ele deu mais velocidade, criatividade e drible ao Tricolor pelos lados;
  3. Arboleda: foi um dos destaques do São Paulo nas duas partidas contra o Corinthians. É o melhor zagueiro do elenco na temporada;
  4. Nenê: melhorou de produção na reta final do mata-mata, posicionado como “falso 9”. Foi bem nos jogos grandes contra São Caetano (no Morumbi) e Corinthians (no Morumbi e na Arena);
  5. Tréllez: ganhou a vaga de titular pela disposição e intensidade. Ajudou o time contra São Caetano e Corinthians (ambos no Morumbi). Embora tenha perdido grande chance de marcar na Arena Corinthians, ele sai do Paulistão em alta com a comissão.

Descem

Diego Souza foi o jogador mais criticado pela torcida são-paulina após a eliminação do Paulistão. Não só pelo pênalti defendido por Cássio, mas pela atuação no segundo tempo do Majestoso.

O atacante substituiu Tréllez aos 26 minutos da etapa final e não conseguiu manter a intensidade do colombiano. Diego Souza atuou em ritmo abaixo do restante da equipe.

Nos bastidores do clube ele também recebeu críticas. Reserva sob o comando de Diego Aguirre, jogador terá de reconquistar seu espaço.

  1. Diego Souza: decidiu a favor do São Paulo com o gol da classificação sobre o São Caetano, mas perdeu espaço no time titular e entrou mal contra o Corinthians;
  2. Shaylon: não jogou nenhum minuto com a Aguirre. A última partida foi na derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, no dia 8 de março, a última de Dorival;
  3. Brenner: não entrou em campo em nenhum dos quatro jogos decisivos de mata-mata do Paulistão. A última partida foi na vitória por 3 a 0 sobre o CRB, no dia 14 de março, pela Copa do Brasil;
  4. Jean: atuou seis vezes durante a lesão de Sidão. Embora tenha feito defesas importantes em algumas partidas, perdeu a vaga de titular após falhar na derrota por 1 a 0 para o São Caetano, pelas quartas de final.

Incógnitas

Cueva volta ao São Paulo após defender a seleção peruana. A última partida do meia pelo Tricolor foi a derrota por 1 a 0 para o São Caetano. Sem ele, Aguirre usou Nenê como homem de criação e também posicionado como falso 9.

  1. Cueva: tentará retomar seu espaço após defender a seleção peruana.
  2. Morato: voltou a jogar depois de quase um ano lesionado.
  3. Hudson: está em recuperação de dores no adutor direito.
  4. Régis: lateral-direito ex-São Bento foi contratado para atuar nas outras competições e a partir de agora fica à disposição.
  5. Júnior Tavares: alvo do Rennes, da França, sentiu uma contratura no adutor direito e está em recuperação.

GE