O São Paulo decide nesta quarta-feira, contra o Corinthians, às 21h45, em Itaquera, quem avança à final do Paulistão. O Tricolor entra em campo com a vantagem do empate, já que bateu o rival por 1 a 0 no jogo de ida, domingo, no Morumbi. O recente retrospecto em clássicos e o fato de não eliminar o rival em mata-matas desde 2000 pesam contra, mas há motivos para confiar.

Sob o comando do técnico Diego Aguirre, o São Paulo tem bom desempenho em cinco jogos: quatro vitórias e só uma derrota, para o São Caetano, na primeira partida das quartas de final.

Mas a força do Tricolor para o jogo de volta da semifinal não está apoiada somente nisso. Se empatar com o rival, o time passa para a final. Se perder por dois gols, está eliminado. Por um, vai para os pênaltis.

Veja abaixo, então, os motivos para confiar na classificação do Tricolor:

É a história que está dizendo…

Embora a última vez que tenha vencido o Corinthians em um mata-mata tenha sido em 2000, na semifinal do Paulistão daquele ano, o São Paulo jamais perdeu um duelo eliminatório do rival quando saiu em vantagem no primeiro duelo. A largada foi dada foi dada com a vitória por 1 a 0, no último domingo, no Morumbi. Será que o Tricolor vai manter a escrita?

Sai, zica!

Apesar de nunca ter vencido na Arena Corinthians (cinco derrotas e dois empates), dos últimos três resultados do São Paulo na casa rival, dois não eliminariam o Tricolor (1 a 1 no Brasileirão de 2016 e 1 a 1 no Paulistão do ano passado) e o outro levaria a decisão para os pênaltis (derrota por 3 a 2 no Brasileirão de 2017).

Cabeça firme

É verdade que o São Paulo jogou muito mal na derrota por 1 a 0 para o São Caetano, no primeiro jogo das quartas de final (única derrota de Aguirre), mas as vitórias nos outros quatro jogos sob o comando do técnico uruguaio deram ao Tricolor uma força psicológica maior em uma temporada que, até o último domingo, o time ainda não tinha vencido nenhum clássico.

Eles conhecem o caminho

Embora Aguirre não tenha revelado a escalação para o Majestoso, três dos prováveis titulares têm boas lembranças da Arena Corinthians. Em 2016, Sidão defendeu pênalti de Rodriguinho e ajudou o Audax a eliminar o rival, na mesma semifinal do Paulistão.

No ano passado, Tréllez fez o gol da vitória do Vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, pela 21ª rodada do Brasileiro (veja o vídeo abaixo). Reinaldo, por fim, participou do empate por 1 a 1 da Chapecoense com o time alvinegro, pela primeira rodada da competição nacional. Esse resultado classifica o Tricolor para a final.

Defesa mais sólida

Com a dupla Diego Aguirre e André Jardine, o São Paulo tem diminuído o número de gols sofridos. Em cinco partidas, o Tricolor foi vazado duas vezes. Se o time passar ileso na Arena Corinthians, estará garantido na final. Nesta temporada, incluindo as partidas sob o comando de Dorival Júnior, são 12 gols sofridos em 19 oportunidades.

GE