O coordenador de futebol do São Paulo, Ricardo Rocha, foi um dos convidados do “Bem, Amigos!” desta segunda-feira. Em meio ao processo de reconstrução da equipe, agora dirigida por Diego Aguirre, o dirigente reconheceu que o Tricolor perdeu espaço nos últimos anos.

– O São Paulo, a gente sabe, houve uma queda enorme dentro de campo. Se pegar os últimos anos é muito pouco. O que o São Paulo tem? O que representa o São Paulo. E um pouco de soberba também de achar que nunca vai acontecer. “A gente vai chegar um dia”. Não, não chega. O futebol mudou, o futebol hoje é dinâmico. O São Paulo ficou um pouco para trás. Mesmo assim, tem uma estrutura maravilhosa e ainda vai melhorar cada vez mais – afirmou.

– A gente está fazendo um trabalho de pouco tempo. Pedimos um pouco de paciência ao torcedor – disse Ricardo Rocha.

O ex-zagueiro admitiu a possibilidade de o São Paulo contratar mais jogadores. No entanto, disse que a ideia da direção é dar espaço para os garotos vindos da base.

– Pegamos um time já contratado. Não é chegar e dizer que não serve. Vamos tentar fazer jogar. O Dorival queria um jogador de velocidade no fundo, mas não conseguimos contratar.

– Eu sou apaixonado pela categoria de base. Quando você não tem (condição de contratar), olha para a base. Antes de buscar em qualquer lugar, treine esses garotos. Tenha coragem, coloque para jogar. Eu, Raí e Lugano estamos ali para dar suporte. Não pode queimar a garotada, mas também não pode ter medo de colocar. O São Paulo tem um dos maiores investimentos do futebol brasileiro na base, gasta R$ 24 milhões, R$ 25 milhões por ano.

O dirigente entende que a mudança de postura da equipe na vitória sobre o Corinthians já é uma demonstração do trabalho do técnico Diego Aguirre, contratado para o lugar de Dorival Júnior.

– Você não pode desperdiçar um Júnior, Caio, Muricy, Ricardo Rocha, Raí, Lugano… O Lugano parou agora e conhece o grupo como ninguém. Treinador inteligente não pode desperdiçar isso. Ele (Aguirre) tem escutado muito a gente. Eu não digo na escalação, mas no dia a dia, naquele ambiente, na resenha. Mudou.

– O Dorival fez um bom papel ano passado, mas esse ano não conseguiu encaixar o time. Você não via uma maneira. O Caio disse que o Dorival também precisava se ajudar. Às vezes, tem esse momento, o treinador não dá encaixe, e aí você precisa mudar.

SPORTV