Amigos tricolores

Em recente artigo, em seu blog no Portal UOL, Mauro Beting (se vai dar chilique no “Parei ao ler Mauro Beting, pode parar agora de ler, porque falo muito sobre o seu artigo) fez um manifesto muito interessante. Palmeirense, fanático e confesso, Beting se mostrou indignado com a atual situação do São Paulo. Em resumo, para ele time grande não pode passar pelo o que o São Paulo está passando, enalteceu os anos de glória, a partir de 1974, quando começou a entender o que era futebol, lembrou de quanta raiva passou com o seu Palmeiras perdendo para o São Paulo e das lindas conquistas desde então com os mundiais, Libertadores e Brasileiros.

E se ele, torcedor verde, está incomodado com essa apatia que tomou conta do São Paulo, imagina nós, torcedores apaixonados pelo tricolor como estamos! Peguei esse artigo do Mauro, como inspiração para escrever esse meu artigo, você gostando ou não do jornalista, há de concordar com ele, se o time está dando raiva em torcedor adversário, o que dirá em nós, que temos que ver o jogo do São Paulo, torcendo para o time não dar vexame diante aos jogos importantes.

Garra, São Paulo!

Esse é o meu sentimento atual, jogos pequenos sei que vamos ganhar, as vezes, será um jogo difícil de 1X0, mas clássicos ou mata-mata eu só peço que o São Paulo tenha garra, mas assisto sem esperança de uma vitória. Infelizmente, é assim que o São Paulo está hoje. Digo por mim, mas sei de muitos que acompanham essa minha dor, evitando, até de assistir aos jogos, para não passar raiva.

Quando comecei a escrever aqui, me perdi um pouco em críticas pesadas a jogadores. Muitos leitores do Blog me criticaram por isso, e para evitar mal estar, parei. Apesar que o conceito de artigo – e sempre defendo isso – é opinião e cada um tem o direito de emitir a sua, dei uma reduzida a críticas, mas esse artigo do Mauro é algo a se pensar seriamente sobre o futuro nebuloso do São Paulo!

E correndo o risco de ser criticado aqui, está difícil ver o São Paulo jogar com jogadores que não estão nem ai para o time. Cueva, por exemplo, um excelente jogador, diferenciado, que dos 90 minutos, joga 5 ou 6. Nenê e Diego Souza, apostas nos “velhinhos” cheguei a escrever um artigo sobre eles, comparando alguns velhinhos que deram certo no São Paulo, mas nitidamente, esses ainda não provaram a teoria que Falcão, Cerezo, Alemão, Sastre entre outros comprovaram.

Quem tem culpa?

Claramente a culpa é de todos! Do presidente ao garoto da base! De todos!

Uma empresa, por exemplo, não prospera sem que haja engajamento e que todos trabalhem para o bem dela! Se um grupo de funcionários vai para a empresa, apenas para cumprir as 8h de trabalho e receber o salário, dificilmente essa empresa sairá do lugar. Ou se tem os notáveis no comando e fazendo a diferença ou ela seguirá o mesmo rumo, nunca será uma gigante, nunca será diferenciada. Será sempre a mesma! Não precisa ter um Steve Jobs ou Jeff Bezos na empresa para ela ser grande, mas é preciso que haja muito empenho, garra, vontade e peças certas nos lugares certos. Hoje o São Paulo não tem nada disso.

Para um time que já teve notáveis como Leonidas da Silva, Zizinho, Sastre, Bauer, Pedro Rocha, Rogério Ceni, Muller, Zetti, Careca, Telê e Muricy (a lista é enorme mas vamos só nesses) não podemos aceitar caras que não tem talento é muito menos vontade de entrar em campo joguem com o manto sagrado!

O São Paulo é grande porque teve jogadores e técnicos que fizeram a diferença, deram o algo a mais e nos deram títulos importantes, que nenhum – ou pouquíssimos – times do país tem! Qual time é tri campeão do mundo? Qual é tri brasileiro sequencial? E é isso que a torcida quer, mas não é o que o time está entregando!

Palmeiras já foi freguês…

Com certeza, Mauro sofreu muito com o São Paulo de Telê que aplicava diversas goleadas por 3 gols em seu Palmeiras. Hoje somos humilhados jogando na casa deles! Sofreu com as 3 eliminações na Libertadores , hoje nem a disputamos mais! Está feio para o nosso lado!!!

De favoritos a participantes

O São Paulo era um time que entrava em campo para vencer! Era tido, sempre, como um dos favoritos para vencer o campeonato, hoje entra para disputar! Nesse momento nosso time é grande na camisa, história e tradição, mas pequeno em campo! História faz parte, mostra quem somos e de onde viemos, mas história não ganha jogo, não ganha campeonato! A torcida faz seu papel, ano passado o que fizemos foi lindo, digno, emocionante, sem dúvida, mas torcida não ganha jogo, pois se lá no campo, “nego” toca de lado, erra passe, perde gol feito, toma gol bobo, o jogo é vencido pelo adversário! Mesmo com 65 mil pessoas no Morumbi.

Presente longe da história!

A história do São Paulo é linda, foi construída com luta, garra, talentos, gestão e títulos! JAMAIS pode ser esquecida, porém, ela precisa continuar a ser construída! Hoje, somos chacota de jogador do Novorizontino! Com todo o respeito ao time do interior – respeito que não houve conosco – mas o São Paulo é enorme, entretanto ele não é o primeiro a fazer chacota do nosso time. Todos perderam o respeito que os monstros citados acima – entre outros – lutaram para conseguir! Antes, os times fugiam de confrontos com o São Paulo, hoje, preferem pegar o São Paulo a Palmeiras ou Corinthians por ser mais fácil. Somos o time grande mais fácil, somos o time com grande história mas com pequeno futebol.

Mas a culpa é da diretoria! Mas a culpa é do Rai! Mas a culpa é do Aguirre! Mas a culpa é do Diego Souza! Mas a culpa é do Leco! Meus amigos, a culpa é de todos!!!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe