“Ele é o jogador com mais futuro do futebol uruguaio”. “Pelo potencial, deveria ser o atleta mais caro da história do Defensor”. “É um atacante com características especiais e mais parece um africano, por sua força, velocidade e habilidade”. Essas foram só algumas das várias frases elogiosas que o São Paulo ouviu sobre Gonzalo Carneiro, atacante uruguaio de 22 anos que está sendo contratado para ser o camisa 9.

O Tricolor monitora Carneiro desde o começo do ano. Na semana passada, o recém-contratado Diego Aguirre foi consultado sobre o jogador e também referendou o grandalhão, depois de acompanhá-lo in loco no Uruguai.

A partir daí, o departamento de futebol do São Paulo começou a buscar informações sobre os motivos que fizeram o Grêmio desistir de contratá-lo em janeiro. E por que Carneiro não atua desde novembro do ano passado. Do Rio Grande do Sul, veio a notícia de que o Grêmio não o adquiriu porque precisava de um centroavante de maneira imediata – o uruguaio precisaria de mais dois meses para estar totalmente recuperado de problemas no púbis.

Hoje, exatamente dois meses depois das negociações frustradas com o Tricolor gaúcho, o São Paulo sabe que Carneiro está terminando um tratamento fisioterápico para equilibrar seu corpo. O atleta não sente mais dores agudas e já começou a trabalhar com bola. Desta maneira, estaria apto a voltar aos campos em um futuro muito próximo.

Para não correr riscos de contratar no escuro, os dirigentes são-paulinos também conversaram com atletas e treinadores que trabalharam com Carneiro recentemente. E todos encheram a bola do goleador. “Ele tem 1,94m de altura, mas pode jogar em todas as posições de frente. Como centroavante, atacante de lado, vindo de trás… porque tem velocidade, habilidade e enorme poder de finalização”, avalia um dos “entrevistados”.

A joia uruguaia, como já foi chamado pela imprensa local, está perto do fim do contrato com o Defensor – o vínculo termina em junho. Ou seja, ele já pode assinar um pré-contrato para chegar de graça ao Morumbi na metade do ano. Mas o São Paulo tenta um acordo financeiro com o Defensor para contratá-lo já.

Nicola