Conselheiro do São Paulo pode virar presidente da CBF e continuar com função no Tricolor

Candidato único nas próximas eleições da CBF, Rogério Caboclo não precisará se licenciar do Conselho do São Paulo para se tornar presidente da entidade. Nem regras do estatuto da CBF, nem do São Paulo impedem o acúmulo das duas funções. Assim, se repetirá a situação do atual presidente afastado Marco Polo Del Nero que é conselheiro palmeirense.

Caboclo é atualmente diretor-executivo da confederação e se manteve como conselheiro vitalício do São Paulo. Não há informação ainda se manterá a posição no clube caso confirme sua eleição, mas isso é possível.

A CBF informou que não há vedação em seu estatuto para que o presidente se mantenha como conselheiro. No São Paulo, a informação é de que nem o estatuto, nem o regimento interno impedem o acúmulo de cargos.

Atualmente, Caboclo não chega a ser um conselheiro assíduo. Mas vai em reuniões importantes do órgão como eleições, votações de orçamento e contas. Seu pai Carlos Caboclo tem uma história longa no clube, tendo ocupado vários cargos.

Na Fifa, o código de ética trata de potenciais conflitos de interesse se um dirigente tem interesses pessoais e individuais que afetem seu exercício do cargo. Mas não há nenhum veto a uma pessoa com função em clube ter um cargo em federação nacional.

Tanto que o Conselho Executivo da AFA (Associação de Futebol da Argentina) é composto por presidentes de clubes, incluindo o presidente e vice-presidente. Na vice-presidência, está Daniel Angelici, comandante do Boca Juniores, que tinha sido vetado por um comitê de checagem da Conmebol por ter ficha suja. Mas, no final, tomou posse sem ser importunado.

No Brasil, é comum que dirigentes da CBF tenham alguma associação com clubes. O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, é conselheiro nato do Fluminense. Já ocuparam o cargo de diretor de futebol da seleção, Eurico Miranda e Andrés Sanchez, conselheiros de Vasco e Corinthians, respectivamente.

Rodrigo Mattos – UOL

36 comentários

  1. Se faz parte da atual gestão da CBF , sabemos o que este senhor significa para o futebol. Indicado pelo Del Nero e com esse sistema de eleição, representa continuidade do que está aí. Gostaria de ver o nome do SPFC bem longe deste senhor.

  2. Considerando que o atual é palmeirense e beneficia seu clube, só de não haver mais tal benefício já é algo positivo.
    Favorecimento ao clube? Duvido. Mas talvez haja menos desrespeito.

  3. É conselheiro, mas realmente torce pro São Paulo… muitas dúvidas se todo o conselho é composto por torcedores do São Paulo

  4. Ele já garantiu o número necessário de federações para inviabilizar o lançamento de uma chapa de oposição e pavimentou o caminho para ser o sucessor de Marco Polo Del Nero.

  5. Se o Neymar é pipoqueiro e amarelão o que seria o grande RC ?
    RC é o famoso jogadorzinho que joga bonitinho mas é ordinário. Ontem gastou a bola contra o fortíssimo CRB, mas no primeiro clássico se borra todo e faz a gente passar raiva.

    • Cara… Assisti ontem River x Boca ontem… Os zagueiros do River… Parecem aqueles caras de clube da Harley Davidson kkkkk…

      Tevez fez graça.. 1.. 2..vezes… Levou uma pernada… Umas encaradas la… Foi jogar no meio campo kkkkk…

  6. No Brasil funciona desse jeito. Só ver a politica nacional.
    Pelo menos o SPFC será menos prejudicado, bem melhor do que o A.Sanches (petista mafioso) fosse eleito como a imprensa das galinhas queria.
    O futebol é um mundo cheio de lama, quem está lá tem que saber tratar com esses porcos senão será engolido por eles. Prefiro um são-paulino do que corintiano ou palmeirense pois aí terei certeza que seremos prejudicado.

  7. Eu acho otimo…

    Os imundos so tem oq tem por conta de politica… Estadio (se é que aquele poleiro pode ser chamado assim)… Juizes no bolso… Etc etc… Que o tal Caboclo trabalhe para no minimo nao sermos prejudicados…seja justo… ja esta ótimo

    • acho meio dificil o cara nao ser sao paulino, a familia sempre foi, o pai dele era conselheiro e diretor influente nos anos 70/80, com certeza o cara é sao paulino

  8. Se ao menos essa indicação servir para que o São Paulo tenha o mesmo tratamentos que os demais, já vai ser bom. Nem benefícios e nem prejuizos. Tratamento igual para todos.

  9. As pessoas estão querendo só ver o lado ruim….

    Não podemos simplesmente renegar a CBF e deixar ela lá, precisamos da CBF alinhada conosco ou ao menos não prejudicando… se o presidente for do nosso conselho vamos supor que é melhor do que o Sanches ou alguém do conselho dos gambás…

    Não estou defendendo o dito cujo que não conheço, mas a priori a notícia parece boa.

  10. É pena que o trabalho do Jardine se encerra por agora…

    Aguirre tem meu total apoio mas foi bom ver o Jardine no banco. Está aí um cara que acho que hoje tem total apoio dos torcedores, diretores e até da imprensa. O triste é saber que umas 2 eliminações as coisas podem inverter… mas ele foi bem, achei que conseguiu dar um up no time do Dorival. Está de parabéns.

    • Tbm achei que foi muito bem. Só nao fico mais triste por se encerrar agora, pois sabemos que já tinha o dedo do Aguirre nos dois jogos do Jardine no comando.
      Então, basicamente, acho que continua o mesmo pensamento, so mudando quem fica de pé na área tecnica(se bem que é provavel que fiquem os dois de pé).

      Acho que será uma bela dupla. Tem tudo pra dar certo e, principalmente, ajudar os meninos da base. Jardine será fundamental nisso, sobretudo quando começarem os rodizios.

        • Chegava a ser um pecado ter tantos jovens no elenco e o Jardine não fazer parte dessa transição no profissional. Centralizar tudo numa comissão andarilha estilo dorival e filhote

  11. Não sei se isso é bom ou ruim, apesar de ser nosso conselheiro, ele não é muito presenta na vida do clube, segundo o texto, e não é por ser filho de um cara marcante em nossa história que ele será tb um bom cartola!!!
    Fora o fato de ser da patota do Del Nero, que é sem comentários!!!!!

    P.S. O Marin tb é são-paulino, fomos beneficiados em que na gestão dele?

  12. Se este cara servir para diminuir a perseguição sistemática de boa parte dos assopradores de apito contra nosso time, já será algo muito bom.

Deixe uma resposta