Amigos tricolores

Diego Aguirre não é o técnico dos sonhos do São Paulo, mas é preciso ter o nosso apoio.

Gritar aqui no artigo, nas Redes Sociais ou nos grupos de WhatsApp não é o que vai mudar o time, a atitude e não é o que vai dar os títulos que o São Paulo merece. A torcida tem que ir no estádio para reclamar, protestar e pedir os títulos. Sem agressão, sem invasão, sem destruir carro de jogadores ou dirigentes. Torcida tem que criticar no campo. Domingo, antes do jogo contra o Red Bull, a torcida foi ao estádio e não entrou em campo. Foi uma forma inteligente de protesto, assim como antes do jogo contra o Palmeiras, foram no CT apoiar o time. Esse tipo de manifestação é válida, mas o time precisa reagir em campo e isso está sendo muito difícil.

 

Diego Aguirre. Até quando?

Vou apoiar. O técnico está contratado. Não se sabe se fica até Junho ou Dezembro. Ele tem uma sondagem do Uruguai para dirigir sua seleção na Copa. E isso, para o ego de qualquer time, é ótimo, mesmo que ele ganha metade do salario que ganhará no São Paulo, dirigir uma seleção, ainda mais a do seu país, mexe com qualquer um, por isso, já trazemos um técnico com um prazo de validade bem claro. Se em uma semana o Uruguai o chamar, Rai e Ricardo Rocha precisarão ir atrás de outro. Uma pena, pois isso mostra um total despreparo de todos. Uma pena! Planejamento é algo que passa longe do Morumbi. Infelizmente.

 

Que é Diego Aguirre?

Como técnico, ganhou 2 titulos: Um no Uruguai e um no Rio Grande do Sul. Escrevo esse artigo ouvindo o programa do Milton Neves, 3o Tempo, na TV Bandeirantes e concordando que para esse momento, um técnico que há tempos não faz nenhum bom trabalho e com 2 titulos na carreira não é o cara que deveria assumir o São Paulo. Tem técnico desempregado que ganhou mais títulos na carreira como Levir Culpi por exemplo. Não que esteja querendo Levir, mas é uma comparação.

 

Em 1990, Aguirre, ex-atacante, jogou por 17 vezes pelo São Paulo. Pablo Forlan era o técnico. Jogou 17 vezes, fez 7 gols, mas perdeu espaço com a chegada do mestre Telê Santana. Aos 52 anos, ele está de volta ao São Paulo. Infelizmente, chega com status de técnico comum, sem nenhum diferencial ou grande trabalho recentemente. Telê também chegou desacreditado no São Paulo, mas vinha de títulos importantes com Atlético Mineiro, Fluminense, Grêmio. Aguirre não tem esse curriculum, mas reforço, nada que façamos agora vai mudar isso. Em breve ele estreia no comando do São Paulo, mas desde 2a feira, dia 12, ele já comanda os treinos e começa a implantar a sua filosofia no clube.

 

Que time Diego pegará?

Nenhum jogador do elenco foi pedido por Diego. O time que ele desenha tem que ter peças que talvez ele não tenha no elenco. Dorival sofreu um pouco por querer um time rápido e ter que contar com Nenê, Diego Souza e Trellez que são jogadores mais lentos. Diego terá que adaptar sua filosofia e esquema de jogo ao que tem. O São Paulo não poderá fazer muitas contratações nesse momento e mais jogadores chegando é mais tempo para entrosamento. Planejamento serve para evitar isso, mas o que é planejamento dentro do futebol?

 

O time não dá confiança alguma a torcida. Contra o Palmeiras, de novo, tomou o gol, parou de jogar, deixou o Palmeiras dominar. Confesso, que por trabalho, eu não pude ver o jogo, mas ao longo do jogo recebi a ligação de 2 São Paulinos fanáticos, que estavam vendo o jogo e me disseram que o melhor do jogo é que era para estar perdendo de 4. Perdemos para Santos, Palmeiras e Corinthians. Tomamos sufoco de Linense e perdemos para São Bento. Esse é o time, de 2018, que Aguirre assume. E esse ano, não tem Hernanes para ajudar.

 

O que esperar?

No Brasil, o técnico é sempre o culpado de tudo. Já escrevi aqui. O jogador tem um contrato, ganha, perde, é rebaixado, o culpado é o técnico. Ele só está preocupado com o salario. O resto, é resto. Tem alguns que jogam apenas para aparecer na TV, porque em campo mesmo é toque de lado e para trás. E não passa disso. Isso prejudica o trabalho de qualquer um. Ou Aguirre traz o time para ele, ou simplesmente ele será fritado, como isso acontece em todos os times brasileiros.

 

Aguirre sabe que terá que fazer o São Paulo jogar bem e voltar a ser respeitado. Sabe que a torcida pressiona por títulos, urgentemente! Não aguentamos mais ver os adversários ganhando tudo e nós comemorando “time grande não cai”. Não aguentamos mais ser saco de panaca de adversários. Queremos um time confiável, que se entregue, que jogue de forma organizada, que tenha um padrão, algo que o Dorival não conseguiu dar.

 

O São Paulo precisa voltar a ser grande! Não acho que Aguirre seja “o cara” para isso, mas tem meu apoio para tentar algo diferente. E vamos São Paulo!!!

 

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe