Aguirre fala de reforços, vê Diego Souza atacante e prometa cumprir contrato

O São Paulo apresentou seu novo técnico, Diego Aguirre, na tarde desta segunda-feira, no CT da Barra Funda. O uruguaio admitiu a possibilidade de ganhar reforços, falou sobre a posição de Diego Souza (contratado por R$ 10 milhões em janeiro, mas que não tem rendido como o esperado) e garantiu que ficará no clube até dezembro, quando termina seu vínculo, mesmo que receba uma proposta para assumir a seleção uruguaia após a Copa do Mundo.

O diretor-executivo Raí e o superintendente de relações institucionais Lugano estiveram ao lado de Aguirre. E o ex-zagueiro Darío Pereyra, também uruguaio, esteve presente para prestigiar a chegada do novo comandante do Tricolor.

– É um prazer estar aqui e ter assinado com o São Paulo. Estou feliz. É uma oportunidade profissional espetacular – disse Aguirre.

– Tenho certeza que faremos um grande trabalho juntos. Ansioso por começar o trabalho e mostrar no campo o futebol que o São Paulo historicamente tem – completou o uruguaio, que jogou no Tricolor entre 1990 e 1991.

Questionado sobre qual será sua prioridade no comando técnico do São Paulo, Diego Aguirre mostrou confiança em dar ao tima uma nova cara.

– Fundamental é mostrar competitividade. Tem que mostrar atitude, determinação total para ganhar cada jogo. É a primeira coisa que temos de dar ao time. Depois as coisas do futebol, jogo e tática, funcionamento, vamos fazer dentro do campo em cada treino. Mas primeira mensagem ao torcedor é que se sinta representado pelo time que entra em campo – respondeu o técnico.

Aguirre falou também sobre a possibilidade de buscar reforços:

– Tenho de aproveitar ao máximo os jogadores que temos. Vamos transmitir confiança para mostrar no campo o nível que tem. Há conversas que são internas. Não está fechada a possibilidade de algum jogador vir, mas agora não é a prioridade – disse o treinador uruguaio.

– O grupo não é perfeito, mas está adiantado. Uma peça ou outra vamos discutir com a comissão técnica – disse Raí.

Um dos responsáveis pelo acerto com Aguirre, o ex-zagueiro Diego Lugano se disse feliz com a chegada do compatriota. Lugano foi treinado por Aguirre no começo de carreira, no Plaza Colonia, do Uruguai.

– Muito feliz pela presença de Aguirre no São Paulo, por iniciar essa nova etapa, esse novo caminho, onde temos a necessidade e a urgência de encontrar o caminho de melhores resultados. É o que a nossa torcida merece. Tomara que com essa mudança a gente consiga encontrar os resultados – disse Lugano.

Por falar em Uruguai, um dos temas principais da entrevista de Aguirre foi a seleção uruguaia. E o técnico deu sua palavra de que a prioridade é o São Paulo. Recentemente, o Tricolor perdeu Juan Carlos Osorio para a seleção mexicana e Edgardo Bauza para a seleção argentina. Aguirre é um dos cotados para assumir a seleção uruguaia depois da Copa do Mundo, em substituição a Óscar Tabarez.

– A primeira coisa que Raí me perguntou foi sobre a seleção do Uruguai. Eu disse que a prioridade é o São Paulo. Faz muito tempo que se fala no Uruguai que tenho a chance de ser o técnico – disse Aguirre.

Não há uma cláusula no contrato do uruguaio que prevê liberação para o caso de uma proposta da seleção de seu país. Raí confia mais na palavra do técnico do que colocar isso no papel.

– Tenho a palavra do Aguirre, mais valioso do que a cláusula no contrato. Eu o conhecia nos anos 90 e deu para perceber a hombridade e o caráter do Aguirre. Depois não tive mais contato e ficou na memória. O compromisso é que fique ao menos até dezembro. A gente espera que seja mais do que isso – disse Raí.

Aguirre foi questionado em seguida sobre como imagina Diego Souza. Veja o que ele disse:

– Diego Souza é um atacante que pode jogar mais na frente ou atrás. Temos de ver o nível que vai apresentar.

O técnico uruguaio falou ainda sobre o fato de ser o terceiro técnico estrangeiro do São Paulo em quatro anos, na esteira do colombiano Osorio e do argentino Bauza.

– É verdade que sou um treinador estrangeiro, mas joguei aqui, sei como é, treinei Inter, Atlético-MG e sei como são os campeonatos – disse Aguirre.

O São Paulo volta a campo nesta quarta-feira, às 19h30, contra o CRB, em Maceió, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Morumbi, vitória do Tricolor por 2 a 0.

Diego Aguirre viajará para Maceió. Não vai com a delegação, chegará depois, porque precisa resolver questões de visto de trabalho em São Paulo. Mas provavelmente vai acompanhar o jogo contra o CRB das tribunas do estádio Rei Pelé.

GE

29 comentários

  1. DS não é atacante. Rodízio não é a solução para o futebol brasileiro. Sinceramente vou torcer muito, espero um início melhor, mas com o passar dos meses veremos que Aguirre não ficará muito tempo.

    Curtir

  2. Willian José, o nosso antigo centroavante com nome de cantor e que só jogava parado em campo, agora na seleção brasileira. Vai entender os reforços na cabeça do técnico – não arrisco dizer o que se passa na de Aguirre.

    Curtir

  3. Agora temos alguém para chamar de técnico e teremos um time em campo.

    No mais, é só torcer.

    Entrega, determinação, muita disposição e força bruta …, aliada à técnica individual e organização tática.

    Seja bem-vindo Aguirre.

    Boa sorte e sucesso à dupla de líderes e comandantes Aguirre-Jardine.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Sobre o post anterior:

    O lateral Régis Souza de 2012 para cá, jamais ficou por mais de 1 ano nas equipes que atuou, sempre passando por duas ou três equipes anualmente. Ano passado passou apenas dois meses no Bahia, jogando duas partidas antes de sua dispensa.

    Curtir

  5. O Carille está dando uma aula de futebol na ESPN. Explicou o porque do sucesso dos gambás.

    Enquanto o SPFC muda o time a cada seis meses, os jogadores dos Gambás passam um ano na reserva treinando e entendendo a forma de jogar. Quando entram no time já sabem como devem jogar. Também falou que o Mano Menezes estabeleceu uma forma de jogar que teve continuidade com os outros treinadores.

    Parece muito com o discurso do Raí quando ele fala que o SPFC precisa de uma identidade.

    Curtir

  6. Depende do que se entendo por rodízio.

    Às vezes pensa-se que rodízio é jogar com o time principal no domingo e jogar com o time reserva na quarta (ou vice-versa).

    Não creio que seja esse rodízio que passa pela cabeça do Aguirre.

    Quando ele fala em rodízio, creio que seja alterar dois ou três peças de uma partida para outra, conforme o adversário.

    No time atual, por exemplo, vejo com bons olhos uma possível alternância entre Reinaldo e Jr. Tavares: Reinaldo joga duas seguidas, depois Jr. Tavares joga uma, depois volta o Reinaldo…

    O mesmo com os volantes: temos Petros, Jucilei, Hudson, Militão (se for aproveitado por ali). Dá sempre para alternar uma peça de vez em quando, evitando que um deles jogue 4 seguidas.

    Tem Lucas Fernandes e Shaylon, que podem sair jogando de vez em quando (um ou outro, nunca os dois juntos), e o titular entrar no segundo tempo, se a coisa estiver difícil. Até porque teremos a Copa e o Cueva não vai estar sempre disponível.

    Tem o rodízio de 2º tempo, também, que dependendo do placar favorável, já dá para usar as três alterações para dar rodagem à molecada.

    Só acho que não é uma boa fazer rodízio no gol e na zaga.

    Jean tem que pegar uma sequência boa e o Sidão tem que ser uma espécie de Toinho, Bosco ou Roger da vez.

    A zaga tem que jogar junta sempre que possível, alterando só em situações de suspensões por cartão.

    Curtir

  7. Ele falou que quem joga é aquele que estiver melhor nos treinos, além de descansar jogadores para nao estourá-los. Cueva, Nene, DS, Jucilei, Reinaldo, etc, nao podem jogar no mesmo ritmo toda quarta e domingo. O MG é novo e aguentou uma boa sequencia de jogos.

    Curtir

  8. Sei nao depois desse ultimo jogo melhorou bastante a espectativa sobre o Aguirre, ele mantendo mais ou menos a base tatica do Jardine e aperfeiçoando com o que sabe, o tricolor pode dar liga. Lembrando que jogamos e ganhamos bem sem o Cueca, o que nao acontece a tempos!!

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s