Por que o São Paulo nunca contratou Vanderlei Luxemburgo?

O São Paulo dispensou Dorival Jr. e está encaminhando o acerto com um novo treinador. O uruguaio Diego Aguirre, ex-jogador tricolor, é o mais cotado para assumir o cargo. Entre outros nomes citados e debatidos, mais uma vez surgiu Vanderlei Luxemburgo. Dia 15 de fevereiro, logo após a derrota para o Ituano, Luxemburgo foi pedido aos gritos por alguns uniformizados, em frente ao CT da Barra Funda. Não foi a primeira vez. Quando o São Paulo fica sem treinador, Luxemburgo é lembrado. Mas, afinal, por que Luxemburgo nunca trabalhou no São Paulo?

O blog foi ouvir alguns conselheiros e ”cardeais” tricolores a respeito do assunto– ”Ele sempre quis se meter em negociações. Aqui no São Paulo, quem contrata é o Clube”;

– ”Parou no tempo. Não consegue mais fazer nenhum bom trabalho”;

– ”O São Paulo sempre teve comissão técnica fixa. Ele trabalha com um bando de gente. Por isso, nunca deu certo”;

– ”O comportamento dele nunca foi legal. Passou o tempo”;

– ”Está ultrapassado. A gente sabe que o foco dele mudou”. Algumas frases fortes e muita antipatia, resumindo o sentimento de algumas pessoas com influência nos bastidores são-paulinos. Luxemburgo está livre no mercado. Sempre foi cobiçado por grandes clubes e nunca escondeu o desejo de comandar o São Paulo. Elogia o São Paulo em todas as entrevistas e enxerga um modelo vencedor. Se o telefone tocar, assume na hora, mas com a diretoria atual, as chances são remotas. Pelo menos, com quem está no poder até 2020. Em 2015, na gestão de Carlos Miguel Aidar, houve uma chance por uma preferência do ex-presidente, mas Luxa estava empregado no Flamengo.

Dos 12 grandes, só não dirigiu São Paulo, Botafogo, Vasco e Inter(ex-jogador em 1978). No Vasco, foi auxiliar de Antonio Lopes, em 1981/82. Treinou a Seleção Brasileira e o Real Madrid. Um currículo invejável com cinco brasileiros, oito paulistas, Copa do Brasil, Copa América e outros estaduais. Aos 65 anos, garante que ainda quer ”cheirar a grama’.

O blog pediu um depoimento a Luxemburgo, sobre o assunto. ”Nunca casou, nas oportunidades em que o São Paulo necessitava de um treinador, eu estar livre no mercado”, afirmou, em mensagem enviada pela sua assessoria de imprensa.

Agora, casou. Mas o São Paulo não procurou Luxemburgo. Nunca é uma palavra forte, mas parece que esse casamento será difícil de acontecer. A conferir no futuro….

Blog do Praetzel

32 comentários

  1. Hilário mesmo é esses ” conselheiros e cardeais” falarem que o Luxemburgo é ” ultrapassado” ou ” desonesto” ( que até pode ser),kkkkk.E eles são oque?????Um bando de múmias,que transformaram um clube vencedor em um time de coadjuvante.Um clube saudosista,arcaico administrativamente , é o mais ditador no regime eleitoral,nos últimos anos cheio de escândalos de corrupções.Voces conselheiros são a cara do Luxemburgo,se olhem no espelho.Voces sim são ultrapassados,corruptos,incompetentes e a raiz real do problema do que vemos no SPFC.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Em sua época foi um bom treinador, mas sempre teve esse problema de se envolver em negociatas, bem ao estilo Aidar…

    Hoje já não é o mesmo treinador, está desatualizado em tem feito trabalhos fracos.

    Se estivesse comprometido em ser apenas um treinador poderia ser um bom nome, porque precisa provar que ainda pode ser chamado de técnico de ponta, mas seria uma boa?

    Sempre desejei o treinador Luxemburgo, desde que se comportasse e viesse exclusivamente como técnico, mas hoje nem tenho mais essa vontade.

    Que ele procure algum lugar para se recuperar e o SPFC se recupere pelas mãos de outros. Já temos problemas demais para resolver. Quem sabe um dia, numa outra situação.

    Curtido por 4 pessoas

    • Essa mania de querer ser “manager” foi minando ele quando os resultados não viam…
      Hoje, todo clube que o contrata fica desconfiado e é pressionado.

      Impossível o cara ter esquecido como trabalha, 80% dos jogadores são unânimes em falar que Luxa foi o melhor com quem trabalharam.

      Quem sabe um dia….

      Curtido por 2 pessoas

      • Bom treinador ele foi, sem sombra de dúvidas, mas esse lance de manager acabou com ele e lhe fechou muitas portas…

        Em outra situação eu queria ele no SPFC e poderia ser até agora, mas essa nossa situação é precária sob vários aspectos, técnico, emocional etc. E tem tbm a declaração do Raí que tem resistência ao nome dele…. então vamos de Aguirre, arrumar a casa, colocar as coisas nos devidos lugares e quem sabe um dia…

        Curtido por 1 pessoa

  3. “Parou no tempo, não consegue fazer mais nenhum bom trabalho”

    E o São Paulo tbm não parou?

    Acho o Luxa em decadência mas é melhor um técnico vencedor do muito contratados

    Adilson Batista, Ricardo Gomes, Doriva e o próprio Dorival..

    Curtido por 1 pessoa

  4. So torcendo para o Jardine se sair bem na partida de hoje, e comecar a pegar o espirito do que é dirigir o professional, por que acredito que no maximo em 1 ano ele deve ser nossa realidade.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Eu arriscaria o Luxemburgo nesse momento, não que eu tenha certeza que daria certo, mas o tanto que já se errou nos últimos anos esse seria apenas mais um, Luxa sempre teve o desejo de trabalhar no SP, os dois estão em baixa (clube e treinador), isso me remota a memória afetiva de quando Telê foi contratado, considerando pé frio, má passagem pelos porcos e o clube tinha feito a pior campanha da história no Paulista.

    Curtir

  6. Agredido por torcedora, Thiago Mendes revela tensão após invasão em jogo do Lille.

    Brasileiro diz que alguns companheiros também foram agredidos e agradece trabalho dos seguranças:
    “Se não fosse por eles, eu não sei o que seria de mim”

    Que faaase!

    Curtir

  7. Esse luxemburgo manager, NÃO ! Quero ver bem longe do Morumbi

    Mas se fosse o luxemburgo treinador estratégico que conheci, e aceitasse as exigências do SPFC de uma comissão técnica fixa, e apenas se dedicasse a TREINAR

    com toda certeza seria a minha 1ª opção na lista, mas eu acredito que a cabeça dele mudou, virou uma espécie de “Aidar” dos treinadores brasileiros, vira e mexe tá metido em dívidas de jogos, ou maracutaias com jogadores e empresários.

    Curtir

  8. Não sei se o Aguirre fará um bom trabalho. Mas sei que o Luxa não faria. Todos os últimos clubes que o contrataram tiveram a mesma ilusão de uma volta ao auge do treinador. Deu no que deu.

    Curtir

  9. O Aguirre nem chegou e já tem gente descendo o cacete no cara, no Rai, no Lugano, no Ricardo Rocha, duvidando da capacidade dos 3 com menos de 3 meses no cargo. Se os três que vivenciaram o futebol na maior parte da vida não entendem de futebol, os que dirá a maioria que comenta aqui?

    Muitos aqui criticam sem avaliar nada só porque não foi escolhido seu técnico ou jogador preferido então em vez de torcer pro time preferem ficarem no mantra do “ Eu disse que não ia dar certo” ou “ Tá vendo, fulano não manja nada de futebol” e por aí vai…

    Espero que quem vier para ser técnico consiga desenvolver um trabalho sério e obtenha os resultados que precisamos. E para isso conte com minha torcida!

    Curtir

    • Olha, se a indireta foi para mim, vou responder.
      Eu sempre defendi os técnicos.
      – O Ceni (mesmo não gostando dele como pessoa) achei que sua aura vencedora e determinada ia fazer bem para o SPFC
      – Ricardo Gomes sempre achei um bom técnico
      – Dorival Junior pelo trabalho no Santos defendi muito

      E por ai vai …
      Mas na boa, sempre acompanhava os jogos do Atlético e esse Diego Aguirre é muito ruim, péssimo.
      Não dá para acreditar.
      Esse trio da diretoria está se tornando Os 3 Patetas.

      Curtir

      • Na boa, não me referi indiretamente a ninguém, fora que tem muita gente que comenta aqui e não fico lendo todos comentários. Só acho que esse lance de criticar sem nenhuma base e critério não ajuda em nada.

        Se você acha que temos 3 patetas no comando do futebol e que não manjam nada quem você sugere lá? Qual técnico você tem absoluta certeza que conseguirá atingir os resultados e conquistas em pouco tempo? Quais jogadores devem ser contratados com a certeza que renderão muito no time? Quais dos jogadores de base se tornarão craques no time de cima?

        Futebol não é ciência exata, como qualquer outro esporte. Sempre teremos vencedores e perdedores. Se hoje somos perdedores não quer dizer que não voltaremos a vencer amanhã ou depois.

        Curtir

  10. Pelas declarações do Raí parece que quem está no comando são os jogadores.
    Para mim derrubaram a DJ.
    Eu meio que joguei a toalha depois dessas últimas declarações do Raí.
    Mas como estou de ressaca posso estar vendo chifre em cabeça de cavalo.
    Mas não gostei do que li.

    Curtir

  11. O LUXEMBURGO poderia aproveitar que esta parado para se actualizar,fazer uns cursos da UEFA e visitar alguns clubes na Europa,pois por mais que ele não goste e não se sinta ultrapassado com certeza mudaria a forma como os clubes o enchergam,com certeza ele voltaria à ser um nome que os clubes olhariam com mais atenção e interesse..

    Curtir

  12. Mais uma vez o São Paulo tem a chance de fazer o correto e acaba cometendo mais um erro , contratando um técnico estrangeiro que não ganhou nada nos últimos anos lembro quando trouxe Osório e Balsa mas ao menos eles tinham um histórico de títulos e bons trabalhos , devemos acabar de uma vez com essa frescura de soberano de achar que ainda somos um time de vanguarda que tudo que fizermos vai dá certo , veja o que fez o Flamengo ,depois de cair na armadilha de trazer técnico estrangeiro ,voltou às origens e trouxe Paulo Cesar Carpeggiani e colocou o time pra jogar futebol , e não teve essa de falarem que estava ultrapassado . Cometemos mais um erro quando não poderíamos mais errar o futebol não é uma ciência exata mas sabemos que se diminuirmos as margens de erro , temos mais chances de acertar e Vanderlei Luxemburgo não é um salvador da pátria ,mas seu curriculum fala por si só , eu pergunto se o São Paulo fosse uma empresa e você fosse contratar um profissional para sua área de produção quem você contrataria ? Alguém que tivesse outros trabalhos em outras empresas com um grande trabalho e com grande destaque nacional e com experiência internacional ou você pegaria um cara que nunca ganhou nada ! E dizer que o luxa tá ultrapassado basta ler o livro de pep Guardiola onde ele diz que pra aprender ele mergulhou no passado e tudo que ele fez foi votar a jogar com pontas coisa do futebol do passado mas todo mundo baba dizendo que ele tem uma visão moderna , José Mourinho o que ele faz o mesmo que os europeus fizeram ao longo da história contra os sulamericanos fecha a casinha e joga por uma bola , sabe por que porque os melhores atacantes hoje são aqueles dribladores que partem pra cima da defesa é o que vemos os atacantes tendo que voltar pra marcação e isso luxa já fazia no Palmeiras e essa de volante que chega na area para surpreender e atacar isso ele fez com Rincón no Corinthians então o futebol não tem nada de novo , nada se cria essa sopa de números que hoje os comentaristas falam hoje é só balela bobagem durante o jogo a história e outra tudo vai depender daquilo que o treinador fez no dia a dia veja o último jogo do São Paulo o que o roger fez o espelho do time de Dorival aí e claro com mais qualidade técnica e uma vontade sem igual eles ganharam o jogo , mais pela ingenuidade do nosso técnico que não criou nada pra surpreender , era pra ter entrado com o time do segundo tempo com Diego Souza no lugar do Cueva e Shaylon no lugar de Nenê

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s