icinho anunciou nesta terça-feira, em entrevista no Morumbi, sua aposentadoria dos gramados. Após rescindir com o Brasiliense na semana passada, o lateral-direito pediu ao São Paulo para usar a estrutura do clube nesse pronunciamento sobre seu futuro. O Tricolor até divulgou um vídeo misterioso, com a famosa música da caixa postal do jogador, para viralizar na internet.

– Esse pronunciamento é pelo meu futuro. E nada melhor, nesse momento tão importante, do que ser feito no lugar que me deu direção para o futebol. Estou aqui para falar do meu encerramento no futebol, devido a problemas no joelho. Voltei a jogar no Brasiliense não por dinheiro. Mas por um sonho de voltar a jogar em alto nível. Estou aqui para anunciar minha aposentadoria. Agradeço por essa oportunidade. Eu me sinto realizado. Estou feliz, tranquilo por essa decisão, que foi tomada em comum acordo. Esse problema de cartilagem, edema ósseo vem me acompanhando há um ano. Para continuar jogando precisaria de uma cirurgia mais agressiva, que me tiraria dos gramados por mais seis meses – disse Cicinho, agora ex-jogador, aos 37 anos.

Pelo São Paulo, onde ganhou maior projeção nacional, Cicinho conquistou três títulos. Foi campeão paulista, da Libertadores e mundial, títulos conquistados em 2005.

O ex-lateral recebeu uma homenagem do clube tricolor, uma camisa 2 do Tricolor enquadrada com uma placa. Foi exibido também um vídeo com mensagens de ex-companheiros de Cicinho. Estavam presentes no evento no Morumbi o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e Lugano (diretor de relações institucionais) – o zagueiro foi companheiro de Cicinho nas conquistas pelo São Paulo.

– O São Paulo homenageia Cicinho pela defesa dos nosso ideais, pela vitoriosa carreira e pelos gols inesquecíveis que nos ajudaram a conquistar a América e o mundo – dizia a placa.

Na sequência, o presidente Leco e Lugano falaram sobre Cicinho:

– Estou aqui de novo tendo a oportunidade de fazer uma homenagem a um jogador vitorioso, assim como foi com o Lugano, no fim do ano passado. O São Paulo é que se sente homenageado pelos que vocês fizeram – disse o presidente.

– Primeiro quero agradecer em nome dos companheiros da nossa geração. E depois em nome do clube que respeita um ídolo como você. Não só por ter sido campeão de tudo, mas por sempre citar o São Paulo e os companheiros. Você é fiel à nossa história – falou Lugano.

Cicinho, que foi convocado para a Copa do Mundo de 2006, fez 17 jogos pela seleção brasileira. O único gol marcado pelo lateral aconteceu no amistoso contra os Emirados Árabes, em novembro de 2005, na goleada brasileira por 8 a 0.
Veja abaixo um resumo da carreira de Cicinho:

Cicinho (Cícero João de Cézare)
Idade: 37 anos
Posição: lateral-direito
Clubes: Botafogo-SP, Atlético-MG, Botafogo, São Paulo, Real Madrid, Roma, Villarreal, Sport, Sivasspor-TUR e Brasiliense
Títulos: Copa das Confederações (Seleção Brasileira) de 2005; Copa Libertadores da América (2005), Mundial de Clubes da Fifa (2005), Campeonato Paulista (2005), Campeonato Espanhol (2006-2007), Copa da Itália (2007-2008) e Supercopa da Itália (2007-2008)

GE