Dorival ainda busca time ideal. Como seria se tivesse recebido os nomes que ele pediu?

Em meio à dificuldade de achar um time e todas as polêmicas com Nenê, Trellez, Diego Souza etc, uma coisa é fato: Dorival pediu outros nomes.

Até por isto, ele vem recebendo apelo na mídia.

Mas, e se o São Paulo tivesse contratado os nomes pedidos por ele?

Dorival queria Scarpa, Geuvânio, Robinho, Victor Ferraz e Gabigol.

Vieram Diego Souza, Valdivia, Trellez e Nenê. Scarpa o São Paulo fez tudo que pode mas o Palmeiras levou na mão grande.

O time do São Paulo hoje com estes nomes seria obviamente mais leve e com mais mobilidade. Como ficou com Brenner, Valdivia e M. Guilherme com Cueva armando.

O que fica como dúvida de verdade é se o time marcaria mais gols do que hoje. Apesar da estabilidade defensiva, o São Paulo marcou apenas 14 gols em 13 jogos no ano. No Paulistão, em 10 jogos, apenas 9 gols.

Na Copa do Brasil, 5 gols em 3 jogos contra rivais mais frágeis como Madureira, CSA e CRB.

O ponto positivo vem sendo a defesa: 8 gols sofridos em 13 jogos.

Gabigol vem tendo bom desempenho no Santos mas Victor Ferraz por exemplo vem sendo catastrófico e a torcida quer sua cabeça. Geuvânio nem joga em time B do Flamengo e quando entra, faz vergonha. Robinho deixou o país e já não vinha desenvolvendo futebol vistoso faz tempo. Separados em seus clubes, apenas Gabigol parece que teria um encaixe positivo no São Paulo de hoje.

É difícil concluir se o time atuaria melhor ou funcionaria melhor com Gabigol no lugar de Brenner hoje e com Geuvânio ou Robinho no lugar de Valdivia já que M. Guilherme dificilmente sairia do time. O problema parece ser maior. O volume de jogo existe, a movimentação, mas falta o último passe, a conclusão a gol, o fechamento da jogada. Será que isto é devido às peças ou ao sistema de jogo?

Como seria na sua opinião o time com os nomes pedidos pelo treinador?

Blog do São Paulo

 

57 comentários

  1. Quem mais perdeu espaço com as contratações foi Shaylon que demonstrou ter qualidade, precisa amadurecer, mas pouco tem entrado.
    O clássico de quinta será um divisor de águas, pode nos consagrar ou devolver a “crise “, sem comparar currículo ou qualquer outra coisa, me lembro dos times burocráticos do Murici que sempre cresciam contra adversários fortes, independentemente de quem chegou a única suposição no momento é como será adiante se dermos uma surra nos porcos, a conferir…

      • Não consigo entender isso tbm!!! Ele joga em 2 posições ou mais tranquilo…se ele quer alguém q saiba atacar e defender ele é um deles!!! Já q o Nene não aguenta voltar !!!

  2. E não é que o São Caetano ganhou das Peppas?? Tá certo que entraram com o time misto… mas sinto que já estiveram mais confiantes hein… vamos com fé quinta feira Tricolor… terminar essa fase de grupos com moral, se Deus quiser derrubando esse tabu maldito.

  3. O que importa não são os nomes, mais sim as características: Robinho e Gabigol jogam com velocidade pelos e são bons finalizadores, Scarpa e Giovanio também são meias que caem pelas laterais assim como Valdivia pedido pelo técnico. Todos esses proporcionariam profundidade a equipe. DS e Nenê são meias mais centralizados que se sobrepõem a posições que já tínhamos no elenco, como: Cueva, Shaylon e Lucas Fernandes. Na justificativa de uma possível venda do Cueva, precisaríamos apenas de um, para que não inibisse a evolução da base.

    • Diego Souza veio como substituto do Pratto. Tá voltando pro meio agora pq “não deu certo” como centroavante (ainda acho que o problema é muito mais o esquema do que ele). E sobre as características de Robinho e Gabigol, temos jogadores com essas características: Caíque, Boia, Toró.. mas esses jogadores, na visão do Dorival, não podem ser titulares..

      • O Boia tem muito potencial e inclusive vem entrando sempre, acredito que até o fim do ano será titular. (Caso não contratemos ninguém de nome).
        Toró é uma grande incógnita, já q nem havia subido ainda (agora subiu?), e o Caique eu tenho um pé atrás, não vejo um potencial tão grande, talvez se demonstrar uma grande vontade seja o que foi pra gente o Leandro Guerreiro.
        Enfim, é uma necessidade apostar na base, mas só colocar os moleques pra jogar, sem um time montado e sem eles terem um mínimo de rodagem é bem pouco provável que dê certo.
        Acho q o elenco deve ser completado com os moleques, termos 16 a 18 bons nomes contratados e o resto da base e ir dando experiência de treinamento, físico e alguns minutos para que eles estejam prontos pra jogar no ano seguinte.

  4. O time dele basicamente seria: Sidão, V. Ferraz, R. Caio, Arboleda, Reinaldo (vamos fingir que ele não deu preferência ao Edimar até a torcida expulsar ele do time), Jucilei, Petros, Cueva, Scarpa, Gabigol e Robinho.

    O meu time ideal hoje seria: Jean, Militão, R. Caio, Arboleda, Jr. Tavares, Jucilei, Liziero, Cueva, Caíque, Valdívia e Brenner.

    Qual é melhor? Sei lá. Só sei que mesmo sem as peças que ele pediu o elenco é melhor que Linense, Ferroviaria, Madureira, Botafogo-SP, Bragantino, Novorizontino e outros times pros quais perdemos pontos ou fomos piores mesmo vencendo. Acho inclusive melhor que o Santos e, no mínimo, do mesmo nível da galinhada.. Dorival consegue ser pior do que o técnico que só tem um esquema. Ele é o técnico com apenas um esquema e só consegue trabalhar com os mesmos jogadores…

  5. Não caio nessa conversa de “O treinador não pediu”, ainda mais pra treinadores medíocres que pedem jogadores pra uma função específica e que depois na mão de outro treinador vira refugo.

    O que aconteceu com o “Se for pra trazer refugo eu prefiro apostar na base”??

    Tanto se falou em apostar na base pra agora ficar chorando porque não trouxeram Copete, Lucca, Geuvânio e etc.

  6. Chorar leite derramado é complicado… Gabigol está jogando mais bola do que dava para prever na minha opinião (fez 2 gols em 2017 e o Benfica devolveu)… Robinho tinha o lance do estupro….

    Chorar depois que aconteceu é um pouco mais fácil, vamos ter fé galera, clássico não tem essa de vitória antecipada, mesmo jogando fora tenho esperanças.

    Sei lá, sei que os tempos são outros mas as Peppas são o maior freguês do SPFC sem duvida que vi, torcer para manter a mística

  7. Scarpa seria a única boa contratação, todos os outros eu dispenso com enorme tranquilidade, assim como deixaria de acompanhar o São Paulo enquanto Robinho usasse nosso manto sagrado.

    A verdade é que a única coisa exemplar que a diretoria fez foi recusar as indicações de Dorival. Algumas contratações são discutíveis, eu mesmo não gostei de três delas, mas um possível erro não anula um grande acerto.

  8. Se viesse os jogadores pedidos pelo Dorival seria uma “panelada” sem fim, e talvez os moleques de Cotia tivessem ainda menos chances de jogar!!!!
    E tenho dúvidas se estaríamos jogando melhor do que atualmente…

  9. Brenner, Junior, shaylon, Lucas, Pedro, Araruna, caique, Paulinho…. todos jogadores que poderiam ter disputado pelo menos 50% dos jogos desse paulista, seja começando ou entrando nos jogos.

    Ninguém teria estourado e estaríamos com o elenco preparado.

  10. Acho que está faltando um jogador mais decisivo pela direita, capaz de ir pra cima e fazer gols.
    Será Paulinho, Toró? Uma contratação mais renomada? Bernard, Marlon, Alex Teixeira? Mas aí envolveria uma boa grana. Acho que um Luiz Araújo acertaria fácil nosso ataque, pois MG não decide.

    Hudson está acertando o meio, é nítida sua melhora e colo tem entrado na área.

  11. Até achei que Diego Souza poderia ser centroavante, mas instintivamente ele volta para buscar a bola e os jogadores do lado dele não buscam ocupar o espaço dele quando sai. E ao fazer isso perde as características do centro-avante em fazer pivô, girar para finalizar, bater a defesa em velocidade e chegar a tempo para se posicionar para cruzamento.

    Diego Souza, Nenê e Cueva brigam pela mesma vaga. A diretoria apostou e errou ao trazer Nenê.

    Cueva sendo vendido não consigo ver Nenê e Diego Souza jogando juntos.

    Em jogada de pivô de Diego, Nenê precisará acelerar em ultrapassagem, pode acontecer mas será raro. Em lançamentos para um ou para outro a velocidade atrapalhará para bater a defesa. Nenê cruzou poucas bolas para área e, quando cruzou, sempre Diego Souza estava no lugar errado (falta entrosamento e posicionamento de Diego Souza).

    São Paulo só precisava de um destes três meias. E apostar na base para repor com o tempo. E claro, parar de pedir para Shaylon voltar para ser volante. Dorival apostou no esquema do ano passado substituindo Hernanes por Shaylon e Lucas Fernandes no lugar de Cueva.

    Dorival perdeu tempo treinando um estilo de jogo quando poderia implantar seu 4-3-2-1 logo de cara com Shaylon, Caique ou Paulinho, Brenner e Marcos Guilherme.

    Minha opinião de Dorival continua a mesma. Tem boas ideias, mas demora muito para ver isso no plantel que tem em mãos.

  12. Com Geuvânio e Gabigol, o problema das jogadas laterais estaria parcialmente resolvido. Faltaria a lateral-esquerda, já que o Militão está dando conta na lateral-direita e só precisa de um bom reserva (Bruno é ridículo).

    Mas reclamaram que o Dorival queria montar o santos. Então, esses que reclamaram que fiquem felizes com o desempenho do Marcos Guilherme.

    Os garotos que temos são bons jogadores, mas não são bons o suficiente para acabar com o problema agora e no brasileiro. Se não contratarem pelo menos um ponta-direita decente, rápido e com boa qualidade técnica, na minha opinião, vamos sofrer. Eu nem peço lateral-esquerdo, para ser titular, porque sei que não virá.

    Pelo menos teremos um reserva que joga nas duas laterais e nas duas pontas (Régis). Isso é importante para a temporada: jogadores versáteis. Mas, pelo menos, um ponta-direita rápido e de qualidade é essencial!

  13. Se viessem os nomes que ele “pediu”, teríamos um time de aquário e jogaram seus “peixinhos”.

    Peixinhos dourados …, fala sério.

    Acorda Dorival …, a corda Dorival.

    Já está em seu pescoço.

  14. https://pvc.blogosfera.uol.com.br/2018/03/05/palmeiras-e-sao-caetano-repetem-sina-e-podem-mudar-sequencia-da-historia/

    Não é defendendo o Dorival nem nenhum treinador, mas esse Roger (não sei se alguém gosta desse cara aqui) pode até ganhar título com a crefisa gastando quanto quer, mas a porcada de todos os times é o que deve mais. Quero ver esse cara sem a crefisa se é alguma coisa…

    Crefisa contrata todo mundo há 3 anos e só teve sucesso com o Cuca. Torcer para eles quebrarem as pernas mais uma vez.

  15. Acho que Raí não deveria ter trazido Nênê e Trellez, mas também acertou ao não trazer Robinho e Geovãnio. Quanto a Scarpa, raí nada poderia fazer, o jogador e seu staff sempre quiseram ir para o Guarani da capital. E , francamente, não o acho melhor do que o Cueva. Já Gabiquasegol sempre quis voltar para o SFC, pois temia um novo fracasso. Então, nesse caso Raí nada poderia fazerAgora, tudo isso é mimimi do treinador, ele que escale Paulinho, Brenner, Caíque, vadívia, deixa a molecada evoluir. Mas ele tem medo de fracassr e ser demitido e por isso, sempre opta pelos medalhões e , por isso mesmo , vai acabar demitido. Agora, insistir em escalar o Edimar contra o guarani da capital é uma provocação clara ao torcedor. Eu o demitiria hoje,antes do jogo.

  16. Gabiquasegol não resolve em lugar nenhum. Fracasou na Itália, fracassou em portugal, quem diria que coseguiria jogar no SPFC? Certamente, é um jogador despersonalizado, que só consegue jogar no clube em que nasceu. Ele mesmo sabe disso e por isso mesmo decidiu ir para o SFC

  17. Edimar sem condições. ..Dorival será que vc treinou esse time com essa formação 3-5-2
    Jean>militao>Arboleda>Martins>Caio>Hudson >Petros>Cueva >Valdivia>Marcos G.>Brenner.

  18. Ele queria trazer o Santos inteiro para cá.

    Ok. Agora imaginem Shaylon, Lucas Fernandes, Brenner, Cipriano lá na baixada?

    A única contratação boa seria Scarpa. Não veio, mas não é o fim do mundo. O fim do mundo é escalar Edimar. É insistir em esquema inútil.

    Bom, pelo menos ele está mudando as peças. Quem sabe se dermos tempo, tipo uns 4 anos, ele escale as peças certas. Afinal, seus medalhões estarão aposentados e a base já será veterana!

  19. Eu já cansei de dizer aqui. Dorival erra o querer manter um esquema cujos atletas não são adequados. Poxa, arma o time no 3-4-3. Recua o MG para ala direita, Nene seria o terceiro homem do meio campo jogando pela esquerda e Petros/Hudson fechavam o meio. Jucilei seria o líbero. Quando o time ataca ele sobe para primeiro volante, liberando mais um no meio campo para apoiar o ataque ou surgir como surpresa. Defendendo ele recua até a linha dos zagueiros. (Algo que Osório queria fazer com Breno). No ataque retira a posição física dos atletas e deixa eles flutuando até para dificultar a marcação. Porra tem plantel para isso, só que o técnico não enxerga.

    • O que me irrita é que eu, que sou leigo, vejo saídas táticas melhores que o Dorival que só tem um esquema de jogo na cabeça.

  20. Dorival pediu Victor Ferraz, Robinho, Copete, Geuvanio, Gabigol e Scarpa.

    Dessa lista 2 valem a pena, tentaram e nao conseguiram: Gabigol e Scarpa. Os outros 4 nomes sao piadas de mal gosto que o clube teve bom senso de nem tentar

  21. Scarpa era a peça q falta. Líder de assistências no Flu há 2 ou 3 temporadas. E um dos maiores assistentes do futebol nacional. Mas, nesse caso nem dá p reclamar.

  22. Na verdade é um time que se acostumou com derrotas, em dar desculpas. Perder 4 ou 5 partidas nem é mais um caos pq eles já sabem exatamente como é o procedimento padrão.

    O que nós vamos penar muito ainda é em formar um time com perfil vencedor que se acostume com jogos grandes, decisões e que possa fazer a diferença. Temos vários jogadores que poderiam chamar a responsabilidade mas acho que isso só vai acontecer quando as vitórias em clássicos surgirem.

  23. Acredito que seja devido as peças.

    São peças que não fazem gols. A que foi contratada pra fazer, é meia.

    Por isso ficou evidente a diferença do time com o Hernanes

    Acredito que em breve o Brenner irá se adaptar e fará muitos gols

    O problema não é não trazer quem o treinador quer em termos de nomes, é não trazer o perfil desejado e trazer outros como o DS

    • Exatamente Sérgio.
      O Dorival teve dois grandes trabalhos que foram no Santos. E os times se destacaram por ter um contra ataque muito forte, jogadas de velocidade pelas pontas e volantes com grande qualidade de armar o time de trás.
      Aí vc contrata o técnico e dá a ele volantes de contenção sem poder de armação e chegada, da pra ele 3 meias com pouca mobilidade e pouca velocidade e não lhe dá os pontas pra imprimir velocidade nas jogadas e nos contra ataques.
      O Dorival erra em não mudar o estilo dele? Talvez ele não saiba trabalhar de outra forma, sem querer comparar qualidade, mas é como o grande Mourinho que não sabe fazer o time dele jogar pra frente e o Guardiola que utiliza o tic taca onde vai.

  24. Meu time para Quinta.

    Jean
    Militão-R.Caio-Arboleda-Jr.Tavares
    Petros-Hudson
    Cueva
    Diego Souza – Brenner – Valdivia

    Segundo tempo dependendo como tiverem as coisas:
    Nene no lugar do Cueva,

  25. Ferraz está sendo esculachado no Santos, torcida comemora que com D.Guedes agora sim tem um LD no time. Eu não trocaria ele pelo Militão jamais.
    Gabriel sempre preferiu o Santos, fizemos uma proposta e não dava pra chegar no 1mi que ele pediu.
    Scarpa preferiu o Guarani.
    Simples assim…

  26. o correto era a diretoria ter usado todo o dinheiro das contracoes ( Jean+DiegoSouza+Trellez) no Scarpa.

    e tem outra … se eu fosse a diretoria faria agora proposta a SEP para comprar o Scarpa.

    • Não vale tanto assim. Ontem, por exemplo, nada fez contra o bisonho São caetano. O que o SPFC precisa é de um treinador, e , no momento, só visualizo o jardine

  27. So contratam Velharia, ai vem cobrando !!!!!!!?????, tirando o Robinho, DJ tinha bons nomes pro time, mas trouxeram Diegos Souzas, Nenes, Trelles…..

    • O cara pediu para renovar o contrato do Edimar. Como levar a sério as indicações que fez? Diego Souza jogava bem no Sport, Nenê jogava bem no Vasco, Trellez fazia gols no Vitória. Na mão do Dorival todos viraram péssimos jogadores. Quem está errado?

  28. Continuo confiando na nova administração do futebol. Ainda acho que se precipitaram na montagem do elenco ao trazer dois meias centrais (DS, que é meia sim, e Nenê), mas devem ter certeza absoluta da venda do Cueva após a Copa. Então já estariam repondo, e em dobro.
    Não é o que eu faria, mas creio que o Raí entenda mais que eu né… rs.

Deixe uma resposta