E Diego Souza, rapidamente, virou um problema

Diego Souza chegou como solução para o São Paulo. Houve um componente forte de desespero em sua contratação, ocorrida em meio a uma enxurrada de críticas à diretoria, que perdia de uma só vez Hernanes e Lucas Pratto e ainda tinha a permanência de Cueva como incógnita. Só isso pode explicar por que o clube gastou 10 milhões de reais em um jogador de 32 anos.

Pois Diego começa a se tornar um abacaxi para Dorival Júnior descascar no elenco. O treinador gosta de times leves e velozes. Diego Souza é pesado e lento. Com a bola nos pés, é bom jogador. Tem categoria, usa o corpo com inteligência, é bom de passe e conclusão, domina os tais “atalhos da experiência”. Mas é a negação do futebol veloz com que sonha o treinador tricolor. Aliás, como alguém pode considerar Diego Souza como candidato a ir à Copa do Mundo?

Seu caso é mais grave que o de Nenê. Mesmo sendo quatro anos mais velho, o ex-vascaíno tem muito mais mobilidade e é capaz de imprimir velocidade com seus passes e lançamentos. Diego Souza, com essa história de ter virado centroavante na cabeça de Tite, acabou confundindo todo mundo, inclusive ele próprio. Ele  funciona bem atrás do camisa 9. É mais meia que atacante. No Sport, era melhor quando tinha André à sua frente. No São Paulo, pode render mais se jogar na faixa atrás de Brenner ou Trellez. Mas é justamente por onde circula Cueva, o melhor do time, o jogador que desequilibra… Não há muito espaço para Diego Souza no time titular de Dorival, e isso ficou claro na vitória sobre o CRB.

Em que pese a fragilidade do time alagoano, o São Paulo mostrou vitalidade, mobilidade, movimento, a partir da escalação de Brenner, Valdívia e Marcos Guilherme. Com o ótimo Militão e Reinaldo passando nas laterais, Cueva pôde exercitar toda sua visão de jogo, escolhendo, dentre as opções, o melhor alvo para seus passes precisos. Diego Souza, por ser forte e matuto, busca o contato com o zagueiro. Cueva gosta de tocar em profundidade, fazendo o time avançar a partir de seus passes. Precisa justamente do oposto: atacantes que escapem dos beques.

Outro problema que se avizinha é Jucilei. O volante é ótimo jogador, prende bem a bola e tem boa leitura de jogo. Mas, como Diego Souza, é pesado e lento. Hudson e Petros são jogadores mais velozes e agudos. Petros penetra na área com frequência. Hudson também, foi ele quem sofreu o pênalti perdido pelo peruano. Aliás, o ex-cruzeirense parece outro jogador depois da temporada nas mãos de Mano Menezes. Aliou inteligência e técnica àquela vontade bruta que apresentou em sua primeira passagem pelo Morumbi.

Dorival ganha uns dias de respiro e, suas crenças, força no clube. Resta saber como lidará com a provável insatisfação dos dois reforços badalados, Diego Souza e Nenê, que, por justiça, deverão frequentar mais o banco de reservas nas próximas partidas.

ESPN

58 comentários

  1. E dá-lhe sensacionalismo!
    Mesmo vencendo, a ESPN precisa criar um problema..
    Problema mesmo é a administração do Clube, isso não falam.

      • Muito provável… até porque o presidente e o Eduardo Uram já estavam alinhados por esse negócio desde dezembro, enquanto o próprio jogador desconversava durante suas férias.

        Diego nunca se mostrou verdadeiramente interessado em jogar no SPFC, mas nada que um salário polpudo (entre vencimentos e luvas uma soma mensal acima do teto do clube) e a promessa de ser titular numa vitrine maior não possam mudar.

    • Se a reserva de DS é um problema imagina nas pepas onde todo mundo se acha titular!!!! E lá todo mundo elogia por ter elenco.
      No tricolor isto é problema. Imprensa muito tendenciosa.

    • Pode até ser um dos melhores do pais e pode tambem ser um problema do treinador ( tambem acho), mas que o Diego vem muito mail nestes ultimos jogos, isso é verdade. Ele não acerta uma jogada e parece que se arrasta em campo. Não quero crer que seja má vontade, afinal ele ainda é novo no time.

  2. Realmente não foram cirurgicas as contratacões de Nene – DS e Trellez, poderiamos ter contratado muito melhor com esse dinheiro, mesmo que fosse por emprestimo de algum Hernanes da vida.
    A Solução?? não sei se ha, pois são jogadores que não devem aceitar a reserva tão facilmente, fora talvez Trellez, mas que pelo preço pago se torna um pessimo negocio ate aqui.

    Quanto ao Post Anterior, acho que Ganso não tem espaço, assim como DS e NN, pois Cueva ocupa esse lugar, e temos Shaylon na reserva, Ja Pato tem lugar de sobra, cairia como uma luva pois tem velocidade e sabe fazer gols, tudo o que precisamos e buscamos.

  3. Calma …, calma …, calma …, não criemos pânico.

    Precisamos vencer o ” todo poderoso ” Linense, em seus domínios.

    Árdua, difícil e ” hercúlea ” tarefa.

    Precisamos do resultado, mesmo que seja a “fórceps”.

    Independentemente de time rápido ou lento, precisamos jogar futebol.

    • Vamos ver Paulo. Melhor a gente não cantar nem vitória e nem derrota antes da hora. Melhor ver o jogo e comentar depois.

  4. Onde a ESPN vê problema eu vejo opção. Se Brenner e Valdívia encaixar teremos Shaylon, Nenê e DS pra entrar no segundo tempo das partidas. Até um tempo atras o técnico olhava no banco e não tinha ninguém que podia fazer a diferença, seja num bom passe ou numa bola parada.

    Cabe ao treinador saber administrar o grupo e evitar descontentamentos.

  5. Cara até brinque que não via nenhum time ser campeão com Diego Souza, Trellez e Nene jogando juntos.

    De verdade eu teria trazido só o Anderson e talvez o Valdívia pq foi um bom custo até para reserva.

    O Jean era incógnita e como o Sidao vinha muito bem vai ser muito bom agora (infelizmente por lesão) poder testar o jovem goleiro que se Deus quiser ainda virá artilheiro rs

    Que o Jean use esse tempo para provar que valeu a pena gastar 10 milhões em um goleiro já e não esperar o contrato dele vencer. Jean com os pés foi muito bem no último jogo… muito mesmo.

    Diego eu vi que o SPFC precisava de um líder, e até hoje não vi nem nene nem o Diego reclamarem de reserva nem de nada. Até pq espero jogadores mais qualificados que eles como um Ganso no segundo semestre, vamos ver.

    O SPFC tem bastantes jovens bons (nenhum craque ainda) e talvez o Rai achou que precisava de experiência, foi uma escolha talvez mais por nescessidade do que achar que eles valeriam esses valores. Mas com o cuidado que vejo no Rai acho sim que vamos conseguir títulos com ele, espero este ano mas aí depende um pouco de sorte tb.

      • Mas ainda acho que ele pode render. Ele e o trellez.

        Gilberto não rendeu bem quando chegou.
        Borja não rendeu quando chegou.
        Careca bão rendeu bem quando chegou.
        Raí idem.
        Dario Pereira idem.
        Entre muitos outros exemplos.

        Não dá para falar que não presta depois de 30 dias.

        DS lembrou o Jadson quando voltou de ferias. Estava visivelmente acima do peso.
        Cueva idem.
        Ambos ainda estão acima do peso.

        Jadson não.

  6. A verdade pura e simples é que ele está bem pesado, para não dizer, gordo.

    Inadmissível um jogador profissional, num clube com uma suposta boa estrutura em termos médicos (já não parece mais tão boa assim), estar fora de forma em março, quase dois meses após o início da temporada.

  7. “Houve um componente forte de desespero em sua contratação, ocorrida em meio a uma enxurrada de críticas à diretoria.”

    Não houve qualquer desespero. Diego Souza já havia sido procurado pelo São Paulo desde o final do Brasileirão, em dezembro.

    O que houve foi uma forçada de barra por parte do presidente do clube, já acertado com o velho parceiro Eduardo Uram, empresário do Diego Souza, pela contratação do jogador, à revelia das necessidades do time.

    Só não entendo porque o Raí, que segundo o próprio teria total autonomia no departamento, se rendeu tão rapidamente a dois caprichos do presidente de uma só vez: ver Pratto fora do clube, depois que o argentino o cobrou publicamente, e trazer um atleta que nada acrescentaria às carências do elenco apenas por de$ejo da chefia.

    • Eu acho que a vinda dele não foi a pedido do Dorival, mas também não foi a contragosto. Mas realmente foi estranho o valor a ser pago por um jogador de 32 anos e que a torcida o Sport queria ver pelas costas nos últimos meses de clube.

  8. Em relação ao Jucilei, cujo nome foi ventilado no final do texto, eu considero melhor que o Petros e o manteria como titular ao lado do Hudson ou, com coragem e treinamento, do Liziero.

    Já comentei aqui e reitero: quando o Petros veio, eu achei que tinha sido uma baita contratação, porque comprei o roubador de bola do campeonato espanhol que a imprensa vendia. Me enganei.

    Eu até entendo que (nas palavras e entrevistas) ele chama a responsabilidade, mas o Petros faz algo que me irrita profundamente: é chiliquento, desiste das jogadas ao menor toque do adversário e, por vezes, cria contra-ataques para os adversários nessas ceninhas que ele tenta cavar falta. Enfim, talvez um período no banco o lembre que o futebol é contato e quem apita é o juiz.

  9. Diego Souza já era problema durante a especulação. A verdade é que merece banco. Jogue muito para sair. Ou volte ao Sport por 10kk. Tanto faz.

    Hudson também, foi ele quem sofreu o pênalti perdido pelo peruano. Aliás, o ex-cruzeirense parece outro jogador depois da temporada nas mãos de Mano Menezes.

    Asneira. Hudson saiu daqui o melhor volante da América com as mesmíssimas apresentações como a de ontem. Inclusive foi garfado pelo árbitro contra o Atlético Nacional, em um pênalti claro não marcado em jogada muito semelhante.

    Hudson parece melhor justamente pq veio de outro time.

  10. Um dos melhores jogadores do país se ainda tivesse físico de jogador de futebol, fosse ainda fininho e ágil, mas o que vemos é um Diego Souza que perdeu sua forma física, engrossou a cintura e dificilmente voltará a tê-la para jogar futebol em alto nível. Para quem diz que o jogador “está gordo”, os que o defendem dizem que “está forte”. E assim vamos, sem apresentar nada em campo.

    O desespero de Leco em vender Lucas Pratto pela boa oferta dos argentinos o fez buscar rapidamente uma solução para não ser criticado. A bola da vez era então Diego Souza, pela experiência de Tite que agora se revelou uma tremenda furada. Está certo o Pato de ainda alimentar alguma esperança – o Brasil está fraco de centroavante.

    O São Paulo vendeu bem um centroavante e comprou mal outros dois. Raí ainda estava abrindo a porta, quando foi surpreendido e não viu que a solução estava na outra porta, dentro de casa – Brenner é o cara, desde que insistam com o garoto até ele se firmar. Quanto a Diego Souza, o clube ainda pode recuperar parte do investimento se focar os mercados do Oriente – é o que resta por ora.

    • Hoje iria de Brenner tb.

      Jean
      Militao
      Rodrigo Caio
      Arboleda se estiver 100%
      Junior Tavares ou Reinaldo
      Petros
      Hudson
      Cueva
      Valdívia
      Marcos Guilherme
      Brenner seria meu time

      Anderson Martins pode ir na zaga tb na vaga de qualquer um dos 2 que não prejudica.

      Nene ou Diego podem entrar se precisar cadenciar o jogo ou alguém cansar.

      Lizieiro se tiver contrato de pelo menos 36 meses pode começar a ser testado

      Toro e Helinho Idem

      Paulinho e Lucas Fernandes vem numa fase mediana podendo entrar aos poucos tb.

      Shaylon já gostei mais e acho que briga por vaga até de titular.

      Caique e Cipriano enquanto não renovarem não daria chance nenhuma.

  11. Primeiramente, a ESPN já foi boa. Hoje é muito pouca coisa que se aproveita lá. Se aproveita muito mais sobre esportes americanos do que sobre futebol. Ver aquele Joao Carlos “Canalha” Albuquerque, aquele Nicola e o Romulo Mendonça conversando de futebol é de doer na alma…

    Segundo, problema por que? Nenê mais móvel? Diego Souza veio pra ser centro avante, não precisa ser um maratonista pra isso. Nenê joga numa posição que precisa de muito mais mobilidade e ele não tem. Inclusive nos últimos jogos o Diego Souza começou a se mexer mais. O problema foi que a bola não chegou, assim como não chegou pro Brenner finalizar no último jogo, não chegou pro Trellez finalizar uma vez sequer desde que chegou.. Diego Souza tá visivelmente fora de forma, se entrar em forma e o time conseguir melhorar a criação ele tem tudo pra fazer muito gol.

    Desnecessária essa polêmica agora. Não criou problema algum.

  12. Na minha opinião nenhuma dessas contratações do Raí valeu a pena, muito pelo contrário, elas vão se transformar em um baita problema e prejuízo para o clube.
    Dá pena de ver o São Paulo tão mal administrado.

    • Rai teve 2 meses de trabalho. Tenha fé meu velho, Rai tem um currículo incrível, sujeito fora da curva, do bem, muito inteligente, tricolor fanático, ídolo de uma geração, acredite, Rai é o homem certo que infelizmente pode dar errado. Mas eu duvido disso.

      Sair do Rai é voltar para JJ, Leco, Menino do Porsche, Pinotti, ou outro conselheireiro que nunca bateu bola dentro do departamento de futebol.

      Palmeiras, Corinthians e Flamengo tem caras fora do conselho nessa função, sair o Rai antes de 2 anos é não dar o tempo mínimo que ele merece. Pegou um time em frangalhos, não tiro sua razão mas seria bom se a torcida desse esse “crédito a ele”.

  13. Eu acho que DS é isso ai e nao tem nada melhor para apresentar. Foi um jogador mediano no Sport e serviu para o momento que o time passava. Aqui, precisamos de jogador com agilidade e que decida o jogo. E agora ?? Que vamos fazer com um inventario de 20 milhoes em jogadores na reserva – no minimo – e que nao nos serve para nada, não se encaixa no time que precisamos. Sera que o SP ja pagou o Sport? Quem sabe seria o caso de devolução…Ver se nas regras do Procon tem alguma clausula que sugira devolução de material que nao atende aos requisitos |!!..Lembrando sempre….com 20 milhoes compramos o Calleri !!

  14. Não acho que seja um problema. Problema é quando o jogador cria um clima ruim no vestiário por não estar jogando. Eu gostei de todas as entrevistas do DS até hoje. Mostra que é um jogador de grupo.
    Hoje ele não tem vaga no esquema do Dorival que sempre gostou de jogadores velozes. Mas pode compor o elenco e ser até titular quando o treinador mudar ou mudar seu esquema para um jogo específico.
    Estão aposentando o cara antes do tempo. E tem mais, não sabemos quando o Cueva aprontará novamente.
    O certo é que DS e Nenê brigariam pela vaga dele.

    Sobre o Raí, eu acho cedíssimo para avaliar o trabalho. Mostra que a torcida não está tendo paciência nem com os seus ídolos mais. O cara que chegou com mais experiência que o Ceni e em um cargo onde a cobrança é menor que no cargo de treinador, então não estou entendendo esta torcida. Eu acho que a galera só falava da boca pra fora quando diziam que confiavam. haha

    O elenco era desequilibrado (ainda é) e perdeu duas peças da sua espinha dorsal, uma dela um ídolo. Raí precisava se mexer no mercado e contratou o que havia de melhor (dentro das possibilidades financeiras do clube) a um custo até um pouco elevado. Ou seja, o mercado estava ruim e inflacionado e Raí pagou pela má gestão anterior.

    • Perfeito. Falou tudo.

      Leco deve ser criticado sim pq o contratou o MITO pq ele jamais teve experiência de treinador. Acredito que ele vai virar um e dons bons depois do que vi aqui (aí já achei a demissão outro erro, mas não devia arriscar assim), claro que vai levar muitos anos ainda, mas naquele momento que contratou parecia uma sandice contratar um cara sem experiência alguma. Como você contrata um cara que nunca foi técnico para treinar um time de ponta. Ele tinha que ser contratado para divisões sub15 ou no máximo sub 17. Ou auxiliar.

      Já Rai tem total experiência não só no futebol, mas no modo esportivo como todo. Não consigo entender críticas tão severas a ele nesse momento. Acho desumano até, mas cada um pensa o que quiser…

      • Vejo pelos comentarios que estao culpando o Rai pelas contratacoes, mas alguem aqui tem certeza quais foram indicados por ele?

        A unica coisa que sei eh que DS foi uma opcao politica, feita somente para atender a exigencia da Independente, e portanto estah na conta do Leco.

        E as outras, alguem sabe com certeza? Seria bom saber antes de criticar, certo?

  15. ESPN, sportv, Fox, Band…

    Neném no SP – jogador velho
    Sique nos gambá – decisivo para alguns jogos

    Ds9 banco 10 milhões banco- Scarpa 26 milhões banco bem se comenta
    Davidson 12 milhões?
    Luan?
    Kazim?
    Everton Ribeiro jogando nada?
    Trellez nos gambá – bom jogador. No SP refugo
    Palmeiras vai ter bico do Dudu, Michel Bastos, Scarpa, Moisés… Alguém da imprensa fala?

    SP ganhou e Nicola veio falando de superavit Do palmeiras no outro dia

    Ds9 pode se dar bem no meio, assim como nenê. O ano é longo. Pelo jeito a imprensa gostava quando tínhamos no banco: Denílson, Robson, Jean, Lucao, Tomaz.

    Contratação boa é a que dá certo, e isso as vezes leva tempo.

    • Minha queixa com essa imprensa que esta aih – sobretudo a platinada – eh que o jornalismo virou entretenimento: o importante nao eh a noticia, e sim a diversao facil.

      O problema eh que escolheram o tricolor para avacalhar. Deve ser legal ver torcedor tricolor irritado.

      Por essas e por outras nao assisto a mais nenhum canal. Todos sao um lixo.

      • Acho o Bruno um pouco pior que os outros 3 zagueiros não o Rodrigo Caio…. minha Zaga Rodrigo é titular e ainda sonhamos com uma boa venda num setor que estamos bem

  16. O Sport está esperando o São Paulo pagar o restante do dinheiro combinado pra mandar o futebol e a vontade do Diego Souza, já que só mandaram o jogador por enquanto.

  17. O Cueva não volta depois da copa, o que vai acontecer em apenas 3 meses… Logo, o Diego Souza vai jogar com facilidade…. A mídia é fo%¨#, se não planeja reclama, se planeja reclama…

  18. Não se esqueçam que o ano só acaba em dezembro. E o cueva vai pra Rússia e não volta mais. Em julho DS é titular repondo o Cueva e acaba -se com esse mimimi

  19. Como ja foi comentado varias vezes aqui,até memso antes da contratação do Diego Souza,todos sabiam que ele é meia-atacante e não centro-avante,mas nem por isso ele e o Jucilei são inuteis ao elenco,muito pelo contrario,são jogadores técnicos e de qualidade e com certeza ajudarão muito o São Paulo nesta temporada e tenho certeza que o Dorival Junior saberá usa-los quando for preciso.

  20. Era um problema antes de ser contratado, nenhuma novidade em pouco tempo ele ser um completo inútil no elenco, ainda não é ? Mas será sem sombra alguma de dúvida.

  21. O próprio infeliz que escreveu esse artigo mostrou a solução. Diz ele que DS poderia jogar na posição do Cueva, mas que esse não sai do time. Não sai uma ova; sairá direto para a seleção do Peru para amistosos, treinos e copa do mundo, desfalcando o SPFC. E vai ser vendido depois, se não for vai cair totalmente de novo, fazer marra, etc. Raí & Cia sabem dissa e vão se livrar da encrnca. Portanto, o DJ já pode colocar o DS para atuar no meio de campo desde já, e parar com essa invencionice de colocar o cara de 9 – ou então deixa que o Jardine ajeita.

  22. Petros a tempos merece um banco, erra passe d 2/3 metros…nao da neh…CRB nao eh parametro nenhum…
    Do rival poderia ter testado o Diego Souza no lugar do Petros na sua posicao d origem q eh vindo d tras, igual a q ele jogava no Sport, mas manteve os 2 volantes como sempre faz…em um jogo no Morumbi contra o poderosíssimo CRB…sem mais…

  23. Não sou especialista em preparação física, mas tudo indica que Diego Souza e Jucilei estão fora de forma, portanto a lentidão é visível.
    Hoje Diego Souza seria a 3a opção na meia, ficando atrás de Cueva e Nenê, e tenho dito.

  24. Achar que, no futebol brasileiro de hoje, o Diego Souza se tornou um problema tem que ser de um time que o técnico é muito incompetente. Um técnico que não consegue encaixar o DS num time do futebol brasileiro não poderia ser técnico de um dos maiores do mundo. O técnico não pode saber um esquema só, se não o clube vira refém dele. Às vzs fico preocupado. Apesar de torcer para q o Dorival dê certo, vejo que ele está tentando montar uma filial do Santos no São Paulo; só quer jogadores que trabalharam com ele no santos. Será que ele só sabe isso de futebol? Não sabe outra coisa ou outro esquema? Se for isso, espero que não, estamos perdidos.

  25. A verdade é que Cueva, DS e Nenê disputam a mesma posição hoje. Se o peruano realmente for vendido no pós- Copa, teremos DS e Nenê brigando pela posição. Enxergo desta forma… Ou seja, o planejamento não é tão ruim, visto queTréllez, Brenner e o próprio DS disputam ser o ”9”.

Deixe uma resposta