Design de uniformes novos: Adidas e São Paulo

Ricardo Nask enviou uma sugestão de modelo de uniforme já com a nova parceira Adidas. Veja:
“Para criar esse modelo, fiz um estudo dos últimos grandes uniformes que a adidas produziu nos últimos anos. Espanha, Alemanha, Real Madrid dentre outros e com base nisso, tentei acrescentar meu toque pessoal, criando uma solução nova e diferente para as tradicionais faixas vermelho e preto, onde unifiquei em uma faixa única dividida em vermelho na esquerda e preto na direita, para irem de encontro com as respectivas cores dentro do escudo e no meio delas apliquei as tradicionais 3 faixas da adidas.
Nos meiões, nada assim tão novo, pois a adidas já usou esse design outras vezes e no número, uma versão repaginada da fonte clássica da adidas que já vimos em tantas seleções como Brasil, Holanda etc.”
O que você achou, torcedor?
Blog do São Paulo

102 comentários

  1. Toca no Caleri que é gol. De penalti o Camisa 9 de verdade empata com o Barcelona. Cobrança com chute alto do lado esquerdo. Mostrando pro Cueva como se.balte penalti.

    • Não dá para comparar Cueva com Calleri. Calleri sempre se mostrou comprometido, alguém que no pouco tempo em que esteve aqui dou-se totalmente ao clube. Eu faria qualquer sacrifício para trazer calleri ao SPFC. Jogador que se identifica com o clube como ele o fez não tem preço

  2. Não gosto das listras vermelhas de um lado e pretas de outro. Também não entendi o porquê dos calções pretos em vez de brancos. O restante do visual do uniforme achei bem bonito!

  3. Muito bonita! Porém eu não aprovaria… kkkkkkkkk Pq?

    Por que acho que descaracteriza… ao mesmo tempo que curto inovações, acho que algumas tradições devem continuar e uma delas são as listras preta e vermelha em paralelo… é a nossa marca!!!

    Mas parabéns pelo trabalho!!

    • Nelson, vc ouviu os meus pensamentos… Kkkkk
      A camisa ficou realmente bonita além da inovação… Mas certas características tradicionais devem ser mantidas… Lista horizontal vermelha acima da lista preta. Isso é inegociável… Rsss

  4. Não q eu seja arcaico, mas não sou a favor de uma mudança tão grande como essa não…
    Prefiro pequenas mudanças em cima dos modelos tradicionais mesmo, até pq pra mim, pequenos detalhes podem fazer grandes diferenças (como as camisas de 2005)

    Acho q esse modelos mais “ousados” podem ser feitos nas camisas de goleiro ou até mesmo um terceiro uniforme… jamais no primeiro uniforme, acho q tiraria a identidade da nossa camisa

  5. Seria legal se essas empresas recebessem mesmo as opiniões dos torcedores… como gosto é gosto e “vice versa”, cada um tem o seu né, então poderíamos fazer uma espécie de Brainstorm em fóruns ou blogs como este e ir filtrando as ideias para os designers trabalharem em cima disso e depois enviar para a Adidas no caso…

    Sei lá, só uma ideia…

    • Vc sabe que isso nunca irá acontecer né? Quem cria algo, precisa pensar no futuro, geralmente, a massa fica na média. Com certeza irão escutar ela, mas não é ela quem decide (a massa).
      “Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido.” frase de Henry Ford.

      • Em momento algum disse que a massa deveria decidir…

        E se eu soubesse que isso nunca irá acontecer não teria opinado…

      • Como se o design de uma camisa de futebol fosse tão relevante como uma peça chave para o desenvolvimento da sociedade…

  6. Parabéns pelo projeto, achei fantástica!!! É desse tipo de mudança que estamos precisando.

    Poderia enviar mais modelos com as características sugeridas pela galera (não dividir as cores das listras uma de cada lado, porém mantendo as listras brancas da adidas no meio e o calção branco).

    No entanto se essa camisa estivesse na loja hoje eu compraria sem dúvidas!

  7. Gostei! mas é complicado sonhar… a nossa camisa vai ser igual a do Coritiba… mas versão tricolor. Não espero algo diferente disso… abraço

    • Comparar a camisa do São Paulo com a do Coritiba, é o mesmo que comparar a Paolla de Oliveira com a Vovó Mafalda.
      Você não gosta da camisa tradicional do São Paulo?

      • Ele so fez a comparação pq o coritiba tbm tem listas na horizontal e é fornecido pela adidas, logo deverá seguir o mesmo padrão… mais calma rs.. Ele nao falou que não gosta da camisa tradicional do sao paulo

  8. Ficou show, mas receio que o estatuto do clube proíba qualquer alteração nas faixas do uniforme principal.

    Mas como terceiro uniforme seria show de bola.

  9. Gostei muito ficou show parece uniforme de time da Europa uniforme diferente gostei bastante, tô vendo um muito de gente falando merda sobre o uniforme vcs não tão cansados dos uniformes listrados não é ? Sempre a mesma coisa vamos mudar né gente pelo amor em 🙄🙄🙄🙄

  10. Gostei muito do uniforme bem diferente ta parecendo uniforme de time europeu ficou show de bola, agora tô vendo um monte de gente falando merda desse modelo de uniforme vcs não cansam não do uniforme listrado sempre a mesma coisa vc não querem mudar não então não troca de patrocínio se não for mudar o uniforme 🙄🙄✌️é pra ser sincero esse uniforme que o Raí apresentou é muito feio parece uniforme dos anos 90✌️

  11. Ficou show de bola, quando vi achei que era verdadeiro e já até havia separado uns temers pra comprar hahahahaha

    Tomara que role algo bem moderno assim nem que seja para o terceiro uniforme!

  12. Boa noite Lindíssima camisa quem dera se fosse assim compraria logo á minha está padrão europa..mas confiar q adidas consiga fazer ainda melhor

  13. Qualquer pedaço de pano que ostente nossas cores e escudo, torna-se inestimável obra-de-arte.

    Parabéns Ricardo Nask, pela belíssima, inovadora e sutil proposta que é arte pura.

    Gostei.

  14. A boa notícia é que mega store com produtos casual vai voltar ao Morumbi.

    Depois que sai a Reebok e entrou o esquema de comissões com a Penalty, foi só desastre pra marca SPFC. A começar pelo fechamento da mega store e depois da SAO store e tudo foi pro buraco.

    Só assalto aos cofres do clube.

  15. eu achei bonita pra caramba !!

    manteve a tradição das faixas horizontais e as cores do clube, e ao mesmo tempo foi inovador, era esse tipo de camisa que gostaria de ver algumas vezes no SPFC, mas duvido muito que os dinossauros lá do Morumbi aprovaria isso.

    mas de qualquer forma valeu a arte do autor, pena que nunca veremos de verdade essa camisa em campo.

  16. Vamos direto no calcanhar de quem não gostou!

    O motivo não é na mudança das listas e sim pq perceberam que os modelos estão mais colados do que nunca!

    #LiberdadeAosGordinhos! rsrss

  17. Tbm achei show, e os outros modelos que vc criou tbm.
    Faixas de na vertical e o outro modelo faixas no peito com distintivo no lado esquerdo.

    Bora acatar aí diretora.

    Precisamos inovar!

  18. Horrível perde toda a identidade do clube péssima ideia querer copiar modelos de outros clubes ou seleções

  19. Não gostei. Acredito que a marca deve se adaptar as tradições do time. Não o contrário. Essas faixas remetem ao símbolo da Adidas.

  20. Nada a ver! A marca tem que se adequar ao SP, e não ficarmos colocando 3 listrinhas pela “identidade da marca”. Uma das poucas coisas boas do SP era manter o uniforme. Já começaram com essa modinha de 3a camisa.

  21. Achei muito bonita essa camisa, sai bastante da mesmice, uniforme 1 do SP é sempre a mesma coisa, e nunca achei bonita, sempre gostei do uniforme 2, bem melhor do que a camisa 1, esse negocio de tradição com uniforme 1 não ta com nada, camisa zuada.

  22. Mais uma vez agradeço ao blog por publicar uma criação minha. Vcs são demais!

    Agradeço também todos aqueles que deixaram aqui seus elogios bem como críticas. É sempre bom ouvir o que todos pensam.
    No entanto, devo dizer que quando um designer senta a bunda na cadeira pra fazer algo deste tipo, geralmente não há nenhuma pretensão além daquela q é divertir fazendo o que ama com o clube que ama. Trabalho na área de design há quase 15 anos e garanto a vcs que a possibilidade da adidas procurar referências de torcedores em blogs é próxima de zero. Logo, não preciso me preocupar com estatuto ou mesmo com tradição (apesar de ser apaixonado pelo uniforme clássico tricolor), pois se o exercício em questão fosse apenas copiar e colar o que já existe e aplicar as 3 faixas nos ombros + logo da adidas nós nem perderíamos nosso tempo.

    No mais, vamos nos divertir, pois isso nada mais é do que um faz de conta. Espero que a adidas mande bem no nosso manto e principalmente que os nossos jogadores o honre como os ídolos do passado.

    Abração a todos!

  23. A mais bonita e diferente de todas que eu vi ate agora, lembra um pouco a camisa da seleção da Alemanha!! Imagina essa camisa de manga longa ou com a cor da gola do pescoço e das mangas na cor dourada? O SPFC poderia sair do padrão, da mesmice, ter opção de terceiro e quarto uniforme, se agora temos royalties quanto mais opções melhor !

  24. Acho muito. Daqui a pouco, colocam as listras da Adidas em volta do escudo! Pra ser assim, não poderia ter nos ombros e não gosto muito da ideia de separar as listras. Acho que perde um pouco a ideia das listras preta e vermelha “andando” juntas.

  25. Bonita, mas nunca que vai ser aprovada para uma camisa home.

    Só achei que tem muita referencia das listras da adidas. Listras nos números, na faixa do escudo, no ombro, no meião. A Adidas não dá tanta referência de listra assim. Só nos anos 90 com aquelas listras gigantes…

    …Mas se fosse uma camisa de torcedor, venderia que nem água no deserto.

  26. Horrível, a nossa camisa número 1 é intocável, tanto é que no Brasil, ninguém faz ou usa uma camisa com as duas faixas no tórax ou ns altura do peito como foi no Mundial de 2005.Não inventem. Usem suas mentes para criar uma camisa n° 3. Nós nunca contamos com sorte, ajuda do juiz ou da mídia. Nossa camisa sempre se impôs pelo seu peso e design único.

  27. Ja para Ricardo Nask jamas mecha com as listras vermelho nobre e preto luxo nossa tradicao nunca vai acabar nossa identidade manto sagrado…

  28. O Manto ficou Imponente, assim q tem q ser robusto e discreto ao mesmo tempo. Subir as listras um pouco para tirar da barriga e jogar o Escudo mais prximo do coração…!!!

Deixe uma resposta