São Paulo chuta muito a gol mas esbarra em pontaria

O São Paulo ouviu vaias da torcida e amargou o terceiro tropeço seguido no Campeonato Paulista depois do empate sem gols no último domingo, no Morumbi, contra a Ferroviária. Além da igualdade, o time tricolor perdeu nas últimas rodadas para Santos e Ituano, e essas três partidas tiveram algo em comum: muitos chutes a gol e má pontaria do ataque.

Ao todo, foram 53 chutes, apenas 17 no gol e um gol marcado. Cueva foi o responsável pela única bola na rede no revés por 2 a 1 contra o Ituano. Diante do Santos, foram 19 chutes, apenas quatro na direção certa, enquanto o rival alvinegro deu só cinco chutes (dois certos) e venceu por 1 a 0 no Morumbi.

Contra o Ituano, o São Paulo arriscou mais 14 chutes (cinco certos), contra 11 do adversário (três certos), e ainda viu Cueva perder um pênalti no último lance que custou a derrota por 2 a 1 fora de casa. Já nesse domingo, mais uma chuva de chutes: 20 (oito na direção do gol), contra cinco da Ferroviária (dois certos) no empate por 0 a 0 em casa.

Nesses três jogos que colocaram o São Paulo em crise com a torcida, o técnico Dorival Júnior repetiu uma substituição. No segundo tempo das três partidas, o treinador trocou Diego Souza por Tréllez, as duas maiores esperanças de gol contratadas para esta temporada, mas não obteve sucesso. O camisa 9 tem dois gols em 10 jogos com a camisa tricolor, enquanto o colombiano ainda não marcou pelo clube em quatro partidas.

UOL

32 comentários

  1. O Leco tinha que sair, mas obviamente não tem como antes do fim do mandato. Mas pelo menos a substituição de Raí e Ricardo Rocha por profissionais que entendam de futebol é o mínimo a ser feito. Quando acertaram com o Jean eu me irritei pelo preço, quando acertaram com Diego Souza eu achei muito arriscado pelo fato do jogador não jogar bem faz tempo, mas quando acertaram com Valdívia, Nenê e Trellez eu simplesmente desisti do time. É burrice demais por metro quadrado.

  2. Primeiro. Diretoria vendeu/deixou ir o Lucas Pratto, centro avante que, apesar de não estar em boa fase, era um dos mais conceituados do Brasil e América latina.

    Segundo. Contratou o Diego Souza, por que era “centro avante da seleção”, só que na seleção ele não precisa fazer gol, só o pivô pro Neymar, Wilian e Coutinho fazerem os gols. O homem gol da seleção é o Neymar, e ele ia jogar improvisado ali.

    Essa é a culpa da diretoria.

    Agora Dorival. Me preocupa que os treinadores brasileiros têm no inconsciente coletivo deles a ideia de que o trabalho deles é montar o time pra se defender, pra fazer a transição defensiva e depois a transição ofensiva até o último terço do campo, e dali em diante deixam para a criatividade do jogador. Na prática o que vemos? Trezentos erros de passe na frente que geram contra ataques. E nas entrevistas o que os jogadores dizem? “Temos que acertar o último passe”. Claro, se ninguém treina jogadas de ataque e deixa isso pra criatividade do jogador, demora muito tempo até os caras se entrosarem, daí um deles é vendido e começa tudo de novo. Não me admira o tanto de rachão nos treinamentos.

    Se for pra demitir o Dorival que tragam alguém que pelo menos treine as jogadas de ataque, por que o centro avante é um meia, um ponta é ponta, o outro ponta é um meia de 36 anos, um lateral é lateral, o outro é zagueiro/volante (que rende mais que o lateral!!!) só o armador que é armador, se não treinar as jogadas de ataque nunca vai dar certo.

  3. Para esse elenco frutificar, é preciso tempo.

    Uma vez um.professor de sistemas falando sobre prazo comentou que uma.mulher precisava de 9 meses para conceber um filho e depois emendou a pergunta: 9 mulheres podem conceber 1 filho em 1 mês?
    Resposta em uníssono: Não!!!

    É possivel montar time em 30 dias?
    Não.

    • Há controvérsias, caro Massa.

      Considerando-se apenas a escalação ou
      mesmo função tática, não vejo no SPFC atual, tantas mudanças quanto ocorreram na Chapecoense, por exemplo …, com sucesso ímpar.

      Ponte Preta trocou simplesmente todo o elenco.

      Vasco e Santos passaram por desmanche, trocaram técnico e apresentam um time em campo.

      Dorival Jr. não está no “comando” de um elenco mutante ou cigano …, como os citados …, ele simplesmente não achou o time, o sistema de jogo …, ou algo que se aproveite no SPFC.

      • Ponte preta esta abaixo da gente na tabela.

        Santos está ganhando na individualidade, Cai no pé di Gabigol ou na cabeça so Sacha e é caixão.
        O nosso Cueva esta errando até penalty.

        O Vasco, teve ano que ganhou o carioca e foi rebaixado. Esperemos.

        Está faltando pra gente un cara pra botar a bola dentro.

        Domingo, goleiro da ferroviaria foi escolhido goleiro do fantástico pelas oito defesas difíceis. Varias dentro da area.
        O segundo colocado defendeu 4.
        Criamos. Um pouco de cuidado na finalizacao e resultados serão diferentes.

        Concordo que eatamos atrás doa grandes de SP.

  4. Se sair uma pessoa de lá, o SPFC voltará a ser SPFC. E essa pessoa vcs sabem quem é. Porque junto com ele, saem uns 300 que estão mamando nas tetas do clube, a anos.

    Vai embora advogadinho de m…

  5. São Paulo deveria entrar assim na quarta feira:

    Sidão, Militão, Arboleda, Rodrigo Caio, Reinaldo, Hudson, Petros, Marcos Guilherme, Diego Souza, Cueva e Trellez.

    • Nao .. nao concordo, com a sua escalacao.

      o Marcos Guilherme funciona num com 2 pontas .. 1 de cada lado e eles devem invertam a posicao durante o jogo para confundir a marcacao.

      Cueva funciona bem jogando com outro meia.

      Diego Souza deveria jogar atras de um atacante

      —————————Sidão——————————–

      —–Militão – Arboleda – Rodrigo Caio – Reinaldo—-

      ————————–Hudson——————————-
      —————Cueva—————Valdivia——————-

      Guilherme—————————————–Caique—–
      ————————–Brenner——————————-

  6. Eu acho isso falta de concentração. De clareza na execução do jogo . e oque eu falo de o time ser um time desesperado em campo .vc pode citar só o problema da falta de pontaria de não acertar o gol. Mais na realidade isto esta acontecendo em todas as situações do jogo . por exemplo . cobranças de falta e escanteio . Estão sendo muito mal executadas essas jogadas. Tanto quem bate como também o posicionamento na área pra cabecear . finalizar. Armação de jogadas . passes forçados. Movimentação sem sentido . Finalizações equivocadas . saída de jogo da defesa pro ataque. A bola chega na frente e não tem sequência já volta pra defesa . na marcação. Buracos no time . Não compactação. Falta de cobertura . correm muito. Mais de forma burra . por mais que se diga que falta qualidade dos atletas . São coisas que da pra corrigir ate em time pequeno. Sem qualidade técnica . não adianta querer ganhar na força tem que jogar certo. Fazer o jogo com lucidez. O Hernanes além da qualidade técnica. Acrescentava isso ao time automaticamente pelo seu estilo de jogo . mais isso pode ser trabalhado pelo técnico . essa a diferença dos times treinados pelo Mano e Tite. Perdendo ou ganhando eles são lúcidos em campo . fazem as coisas com simplicidade. Fazem oque tem que ser feito.

  7. O problema do São Paulo nunca foi técnico, pois se fosse já tinham achado um, quantos técnicos passaram por aqui nos ultimos anos, o problema é “desmanchar” o elenco toda temporada, ou por venda de jogadores, ou compra de outros com menores qualidades técnicas, se tivessem mantido todo o elenco do ano passado, e mais os garotos que subiram estaríamos bem melhor do que hoje, ou não? E todo ano é a mesma coisa, se não mudar essa mentalidade, nunca seremos campeões mais, não é possivel para nenhum técnico, começar campeonato com um elenco e terminar com outro, ou quando começa a arrumar o time em um campeonato e quando termina já faz troca da maioria dos jogadores.

  8. Treinador burro, bota DS pra jogar de segundo atacante ou de meia avançado e mais um centroavante nesse time que a coisa vai andar… Quem sai? O atual ponta esquerda (nene/valdivia) e desloca cueva pra jogar na ponta.

  9. Tem que definir logo o time titular e trabalhar a equipe . se fosse eu abriria mão do paulistao. Jogadores chegaram atrasado pra montar o time. Não deu tempo de trabalhar a equipe com qualidade . não adianta ficar tentando empurrar as coisas com a barriga . Não ganha nem acerta a equipe . Brasileiro e buxa. Não pode ter vacilos.

  10. Iria no 4-3-3 do Dorival, no santos. Acho que renderíamos mais, Diego Souza na vaga do Petros e O ataque mais veloz e com contrataque!

    —————Sidão————–
    Militão—-Arboleda—–R.Caio——Reinaldo
    —D.Souza—-Hudson—–Cueva—
    –P. Bóia—-Brenner—-M. Guilherme

  11. Dorival escolhe uma escalação aqui do blog e coloca em campo assim vamos ver o que acontece, qualquer escalação que for a campo não vai dar em nada, já vimos que o que falta nesse elenco e qualidade, vejo alguns aqui falando que o elenco é bom, não sei onde, jogadores que não sabem cruzar uma bola, cobrança de falta ou escanteio não gera perigo para o adversário, do outro lado quando uma bola e cruzada na area do SÃO PAULO é um DEUS nos acuda. Temos jogadores que não sabem cabecear não sabem chutar todas as nossas finalizações são para fora ou no meio do gol em cima do goleiro, é só fazer uma estátistica para ver que até times de varzea acertam mais do nosso elenco.

  12. o Problema nao e apenas o tecnico .. mas no SPFC de hoje Dorival e sim o maior problema de todos !!!!

    O Dorival queria jogadores de lado velozes, ai ele vai e me escala o Nene na ponta.

    Nao queria o Nene e nem o Trellez ai do nada tira o Brener que tava bem e o relega a ultima opcao.

    Bancou Edimar na coletiva e no proximo jogo colocou Edimar no banco.

    a Diretoria diz que ele tem carta branca para escalar o time que quer … ai ele coloca o mesmo time sempre.

    Assim Dorival perdeu o grupo dos jogadores jovens, dos experientes, dos recem-contratados, a comissao tecnica nao confia nele e a torcida detesta ele pela falta de conviccao e meritocracia em suas escolhas.

    Falta meritocracia .. testar jovens em suas posicoes e improvisar …apenas em ultimo caso.

    o Carrile

  13. Má finalização pode ser sintoma de alguns problemas:
    – Falta de vontade/displicência
    – Falta de treino, no que eu não acredito, pois na maioria são jogadores formados e maduros
    – Falta de qualidade
    – Um pouco de ansiedade pela má fase
    No nosso caso acho que é um pouco de tudo.

  14. Na minha opinião, o menor dos problemas do clube é o Treinador. o SPFC está quebrado, não tem grana para bancar jogadores de “jerarquia”, Na minha opinião vamos sofrer ainda e muito por sinal. O time quando teve pelo menos 3 jogadores bons (Hernanes, Pratto e Cueva) jogando juntos é que vimos alguma luz no fim do túnel. Hoje o que sobrou foi apenas o Cueva que é um pouco diferenciado, o resto jogador mediano para baixo. Infelizmente essa é a nossa realidade. Não hà técnico que faça milagres.

    Saudações tricolores.

  15. Nosso melhor atacante é um muleque da base de 18 anos.

    Peruano? Não sabe chutar.
    Colombiano? Não chuta.
    O atacante da seleção? Não sabe finalizar (o Corinthians deve uma Libertadores por isso).

    Quer fazer gol como? Com toque lateral? Recuando para o Sidão?

  16. se nao esta dando certo vamos testar outra formação
    sair dessa 4231 4141
    vamos por 3 zagueiros

    arboleda/bruno silva militao/ anderson martins rodrido caio/aderlan

    marcos guilherme/bruno petros /hudson/jocilei caique/ jr tavares/reinaldo

    shaylon/nene cueva/valdivia

    brenner/bisoli diego souza/trelles

Deixe uma resposta