Muricy: “Pressão é normal. Só ganhando não tem pressão”

Muricy Ramalho conhece como poucos os bastidores do São Paulo. Tricampeão brasileiro e ídolo da torcida, o ex-treinador já passou por momentos de glória e decepção no Tricolor. Com essa bagagem, ele encara com naturalidade a pressão sobre o amigo Dorival Júnior, que está ainda mais ameaçado no cargo após a derrota por 2 a 1 para o Ituano, na última quarta-feira.

Em todo time que não conquista título no Brasil a cobrança é imediata, se você não ganhar vai ter pressão. O treinador tem de conviver e saber que é normal, que só ganhando não tem essa situação”, afirmou Muricy ao UOL Esporte.

No ano passado, quando o São Paulo quebrou o recorde negativos de 14 rodadas na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, a torcida e parte da diretoria do clube clamavam pela contratação de Muricy como coordenador técnico do time. Na ocasião, o ex-treinador não quis romper o seu contrato de comentarista com o Sportv e passou a ser visto por muitos como uma espécie consultor informal do Tricolor. Neste ano, ele não chegou a conversar com Dorival ou com os dirigentes sobre a situação do time.

“Falava muito com ele [Dorival], mandava mensagens de força e tal, porque a coisa estava complicada. Fui para o CT para dar uma força moral, só isso. Só naquele momento que fui convidado. Até gostaria de ir aos jogos, mas não posso porque as pessoas me conhecem”, disse Muricy, que chegou a trabalhar com Dorival e incentivou o amigo no início de sua carreira como treinador.

“Porque eu gosto do Júnior, incentivo ele. Eu fui mais para fazer uma visita naquele dia. Não foi nada demais, era mas para trazer uma palavra especial. Fui treinador e sei o que eles sentem, e a palavra faria bem para ele naquela época”, completou Muricy.

Confira mais alguns trechos da conversa com Muricy Ramalho:

O que falta para o São Paulo em 2018?

Houve uma mudança de jogadores e o Dorival está procurando a maneira certa de o time jogar. Saíram grandes jogadores, como o Pratto e o Hernanes, chegaram outros. O começo demora um pouco mais. O treinador tem de conhecer o jogador e o jogador treinador.

Torcedor certo

Claro que as pessoas estão sem paciência porque o time não ganha. Não é uma cobrança de agora, é antiga, porque não vem a conquista em um gigante desse, sempre acostumado a ganhar, o torcedor fica inquieto, com razão,

Cobrança correta

O torcedor tem de cobrar diante das regras. Ir ao estádio vaiar, sem partir para o outro lado. Nós que estamos no futebol sabemos que vai acontecer isso. Desde que seja pacífica, como foi na madrugada de quinta (quando a torcida protestou na volta do time após a derrota para o Ituano), quando só vaiaram, é uma coisa natural. São muitos anos sem alegria e dirigente, técnico e jogador têm de entender.

Dá para manter Nenê, Cueva e Diego Souza no time

Tem de estar no dia a dia para saber o trabalho do técnico. Para o bom jogador sempre dá para achar lugar. O Dorival está fazendo até achar o esquema ideal e não vejo problema de eles jogarem juntos.

Recado para Dorival

Faz tempo que não conversamos. Temos uma confraria de pessoas do futebol, que se encontra uma vez por mês, e lá a gente conversa. Mas quando tem jogo de quarta e domingo, jogador se machuca e o treinador não tem paz. Mas estou pensando em mandar uma mensagem de boa sorte para ele.

UOL

Anúncios

16 comentários

    • Osório não volta aqui mas nunca mais. Já viu a bagunça que é aqui, fora que a torcida não curtiu seu estilo.

      Até as coisas melhorem por aqui vai ser um rodízio de técnico e jogadores a cada 6 meses ou menos até o pior acontecer.

      Tá tudo errado já faz tempo e a torcida entrou na pilha da imprensa.

      Salvem o Tricolor Paulista desta crise infinita!

      Curtido por 1 pessoa

  1. Renovando o que já afirmei hoje – sou dos que defendem uma mudança tática urgente para as finais do Paulistão. Não temos ataque para jogar aberto e fazer marcação alta com intensidade. Eu voltaria a treinar o esquema tático opcional 3-5-2, para usar oportunamente no atual elenco. Militão, Rodrigo Caio e Arboleda na linha de três. Marcos Guilherme e Reinaldo como alas, tendo na cobertura dois volantes, Jucilei e Petros, e na armação Cueva. Os dois atacantes seriam inicialmente Nenê e Diego Souza. O desequilíbrio tático poderia vir logo no início do segundo tempo, com a entrada de jogadores rápidos e bons tecnicamente, como Valdívia, Shaylon, Lucas Fernandes, Caíque, Brenner, Helinho etc.

    Não vejo melhor opção tática hoje para o elenco que temos e qualquer técnico que atue no São Paulo não terá melhor chance com os esquemas usados recentemente. Vai ser preciso defender bem e contra-atacar com a rapidez dos jovens. Com esses veteranos todos que fazem o time jogar sem intensidade e com essa tática que prioriza o excessivo toque de bola lateral, sem marcação alta, sem deslocamentos verticais rápidos e sem atacantes perigosos, o time é um verdadeiro desastre. É esse desastre que estamos vendo em campo. Não há alternativa para buscar algo mais nas finais do Paulistão, senão outra opção tática. A substituição do atual técnico seria decorrente dos resultados.

    Curtir

  2. Muricy é diferenciado e workaholic mas nao rem condições médicas se encarar intensidade de trabalho.
    Exemplo: Ficava até altas horas assistindo jogos dos adversários estudando a tatica ideal.
    A familia não deixaria fazer isso hoje. Teve arritmia cardíaca e precisa se cuidar.

    Curtir

  3. A pressão é tão grande no clube que será complicado pro próximo técnico também engrenar um trabalho por aqui pois terá que apresentar resultados imediato e futebol convincente em um 1 mês no máximo.

    Manda Dorival embora, daí muda técnico e o mesmo é eliminado no Paulista e Copa do Brasil será que a torcida terá paciência com o mesmo no Brasileirão?

    Curtir

  4. O SP virou uma zorra. Tínhamos o Gilberto que estava numa boa fase, foi pro banco pois trouxeram o perneta do Pratto. Pratto foi embora, trouxeram o Diego Souza, mais lento e gordo do que um capado. Só faltam trazer o Walter pra fechar com chave de ouro. Aff

    Curtir

  5. Se tem uma coisa que não quero para os nossos futuros técnicos e dirigentes é esse conformismo que o Muricy tem para com o nosso futebol. São dele as frases que quer espetáculo vai em circo e muito do modo como nossos times no país jogam desde a década passada. É enquanto pressão externa existe, ela em nenhum momento deveria influenciar as decisões de nossos mandatários.

    Curtir

    • O futebol brasileiro começou a retroceder depois que os tecnicos daqui priorizaram os resultados e a tática em vez da técnica. Junta isso a bagunça generalizada de quem organiza o futebol. Duvido que alguém ainda ache que aqui é o país do futebol. Vamos ver se a geração mimimi de Neymar e cia vai ganhar a copa pra mudar um pouco isso.

      Se vc quiser ver futebol de verdade assista campeonato inglês, champions league e alguns jogos do Real, Barcelona, Bayern.

      Daqui a pouco vai ter gente falando do complexo de vira latas nosso. Mas aí pergunto? Quais são as seleções campeãs das últimas 3 copas? Quem são os 2 maiores jogadores de futebol nos últimos 10 anos? Ficarmos nos vangloriando do passado é o que nos fez ficarmos acomodados e não buscarmos uma evolução e melhora do futebol. Isso vale tanto pro futebol brasileiro quanto pro nosso time.

      Curtir

  6. Analisando o perfil do elenco acho que o esquema ideal seria 0 4-1-2-3, com variações defensivas pro 4-5-1, teriamos muita chegada e defenderíamos com 9 jogadores!, o resto seria gestão de grupo, pois Petros e Nenê seriam reservas na maior parte da temporada.

    ——————————————– Sidão/Jean——————————————–
    Militão/Reserva————Arboleda/Bruno Alves——————R. Caio/A. Martins—————-Reinaldo/Tavares
    ————————————————————Jucilei/Hudson———————————-
    ————————–D. Souza/Petros———————————-Cueva/Nenê——————————
    Marcos Guilherme/Bóia—————Trellez/Brenner—————–Valdivia/Caique

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s