Dorival Jr. esta próximo de completar 8 meses à frente do São Paulo.  Na gestão de Leco, somente Paton Bauza chegou a 8 meses.  Doriva ficou 2 meses, Ricardo Gomes 4 meses, Rogério Ceni, quase 7 meses.

É o primeiro técnico nessa gestão que terminou o campeoanto Brasileiro e começou o Paulista dirigindo o clube.

Perdeu Hernanes e Pratto, mas manteve outros 9 titulares:  Sidão, Militão, Arboleda, Rodrigo Caio, Edimar, Jucilei, Petros, Marcos Guilherme e Cueva.

Fora isso, já tinhamos desde o ano passado, Bruno, Bruno Alves, Aderlan, Shaylon, Lucas Fernandes.

Além dos retornos de Reinaldo e Hudson.

Nosso time já tinha dificuldades no ano passado para bola chegar em Pratto.  Esse ano, sem Hernanes, mas contra times inferiores, pioramos.

Em 8 rodadas no Brasileiro, temos 4 derrotas, 3 vitórias e 1 empate!

SALDO DE GOLS: 0

Um time que tem saldo zero, não tem equilíbrio!  De nada adianta tomar poucos gols, se fazemos poucos gols.

PROBLEMAS DO ESQUEMA DE DORIVAL JR.

1. Lado esquerdo – No 4-1-4-1, se pelo lado direito temos Marcos Guilherme que acompanha lateral, mas, no lado esquerdo temos Cueva flutuando pelo campo, e quando perdemos a bola, ele não recompõe seu lado.  Além de Cueva, Nene também não é um jogador que recompõe rápido.

2.  Linha de Defesa Recuada demais – Depois de 8 meses de trabalho, com defesa                      (titulares e reservas) praticamente a mesma, o time não consegue avançar a linha              de defesa, ou fazer linha de impedimento (que brasileiro chama de linha “Burra”,              que na verdade é uma linha inteligente para não dar espaço para time adversário              pensar, e fazer todos os adversários receberem a bola de costas para nosso gol. O                Gol do Santos, tentamos pressionar a saída de bola e a zaga não avançou.

3. Diego Souza isolado, volantes/meias que não entram na área – Diego Souza, vem sendo “encaixotado” por 2 zagueiros e um volante.  Diferentemente da seleção de Tite, onde volantes meias, se infiltram, tabelam pelo meio, e temos dribladores rápidos nas laterais e pontas, muitas vezes o volante e o zagueiro saem de suas posições para cobrir o lateral, volante que tomou um drible.  E aí, ele pode ficar no mano a mano, e com cruzamentos de pé trocado que vai em direção ao gol, que é a melhor bola para se cabecear.

Diego Souza não tem como receber bola rasteiras pelas pontas e pelo meio.  No Alto, a bola tem que subir por cima do primeiro zagueiro, e decair exatamente onde Diego Souza esta, para que ele possa fazer gol de cabeça.

COMO RESOLVER?

  1. MARCAÇÃO PRESSÃO – Porque Pato, fez sucesso jogando aberto pelo lado esquerdo?  O time de Osorio não esperava o adversário em seu campo, e desta forma, Pato não precisava voltar.  O time marcava pressão a saída de bola, uma vez que zagueiros e goleiro, dificilmente acertaram um lançamento ou um passe em profundidade.  É preciso fechar os laterais, para deixar os zagueiros sairem jogando.

Com exceção dos zagueiros e primeiro volante, nenhum outro jogador do adversário pode receber a bola de frente para nosso gol.  Com isso é impossível um lançamento nas costas de nossos laterais ou zagueiros, a não ser um chutão!  E no Chutão, temos Jucilei à frente da zaga para ganhar a bola pelo alto.  Mas, para isso é preciso de um pouco mais de empenho dos jogadores da frente, algo que a base já esta acostumada a fazer com Jardine

2. PONTAS RÁPIDOS E DE PÉ TROCADO – Isso já vem ocorrendo no mundo inteiro.  O ponta de pé trocado domina a bola de frente para o gol e não de frente para bandeirinha de escanteio.  Com isso, abre um espaço para o lateral cruzar.  Ou seja, temos duas opções diferentes de cruzamento.  Um cruzamento na linha de fundo do lateral, ou um cruzamento do bico da área em direção ao gol onde um pequena raspada, “mata” o goleiro.  Temos Caíque, Cipriano e Helinho para fazer essa função q Neres e Araujo faziam tão bem!

3. VOLANTES ENTRANDO NA ÁREA – Quem popularizou esse esquema de 4-1-4-1, o técnico Tite, sempre teve volantes que entram na área como Paulinho, Elias, Renato Augusto e Rodriguinho.  Vejam quando gols de cabeça e infiltração fizeram.

Petros jamais jogou com Tite, pois não tem essa características (Era queridinho do Mano).  Hudson, tem bom cabeceio, e apesar de ser também um dos queridinhos de Mano (no Cruzeiro), acredito que sabe entrar melhor na área, assim como Shaylon um meia alto.

Perceba que com ponta de pé trocado, temos mais uma jogada que os defensores tem que se preocupar, que é o chute com a parte de dentro do pé colocado no lado oposto do goleiro.  Além disso, abre-se um corredor, para cruzamento, algo que quando o ponta é destro, acaba não acontecendo.  Com Shaylon e Hudson “pisando na área”, mesmo que lateral erre cruzamento, se for fraco demais tem Hudson, e for forte demais tem Shaylon.  Para isso acontecer é fundamental, avançar a o time, fazer o adversário recuar.

Ernani Takahashi