Perfil do elenco e estratégias de Dorival não combinam no São Paulo

Não deu liga. Essa é a análise, até agora, da tentativa de Dorival Júnior de impor seu jogo ofensivo, explorando os lados do campo e a subida de meio-campistas e laterais, com o elenco que o São Paulo montou para a temporada. Na busca de aliar suas convicções táticas com os reforços trazidos pela diretoria, o técnico está longe de agradar e sob intensa pressão no clube.

Quem ouve Dorival apontar evolução nas entrevistas coletivas depois das pouco convincentes apresentações na temporada, certamente, questiona. O fato é que o técnico se baseia no que treina, e é fato que se vê no CT da Barra Funda uma equipe trabalhando para atacar pelas pontas e posicionada para não sofrer gols pelo alto. Mas a derrota para o Ituano, nessa quarta-feira, deixou claro, mais uma vez, como pouco ou nada disso se aplica nos jogos.

O gol que decidiu a vitória por 2 a 1 dos anfitriões em Itu saiu em uma jogada intensamente trabalhada por Dorival, mas saiu tão desajustada que sobrou para o pequeno Cueva tentar, em vão, evitar o cabeceio de Alison. O primeiro gol, originado em bola perdida na frente, teve ainda Bruno Alves não respeitando a linha de impedimento tão praticada nos treinos para ajudar na recomposição.

Mas erros defensivos estão longe de ser uma exclusividade do São Paulo. O principal sintoma de que o que se treina não pode ser aplicado está no ataque. Dorival parece, de alguma forma, se sentir pressionado a escalar Nenê, Diego Souza e Cueva. É claro que nenhum dos três tem a característica de jogar pelos lados como o técnico quer. Contudo, mesmo sem ninguém com o perfil que pediu, ele insiste em tentar fazer, na marra, sua estratégia dar certo.

Nessa quarta-feira, a nova tentativa foi um 4-4-2, com Cueva mais próximo de Diego Souza. Mas o que se viu foi o camisa 9, que se encaixa mais saindo do meio-campo e pouco tem ajudado como centroavante, atuando no setor do campo em que menos contribui: abrindo para os lados. Assim, para aparecer alguém na área, só com a correria de Cueva e Marcos Guilherme.

Nenê se mexeu como pôde para tentar ajudar, mas só auxiliava mesmo na bola parada. Na desorganização, Marcos Guilherme corria para trombar com adversários, porque já vinha desde muito atrás. E Cueva flutuava, pedia a bola, tentando ser uma solução que até conseguiu ser, já que graças aos seus lampejos algo positivo ocorreu em Itu – apesar de ter perdido pênalti no último lance da partida.

No segundo tempo, Dorival apostou em Valdívia e Tréllez nas vagas de Nenê e Diego Souza e conseguiu dar um fator que falta para a sua estratégia: fôlego. Mas ficou longe de mostrar qualquer ajuste suficiente para que a equipe fosse além das jogadas individuais de Cueva para levar real perigo a um Ituano que, até bater o Tricolor, não estava nem na faixa de classificação de seu grupo no Campeonato Paulista. E ainda ficou mais exposto.

Se continuar ganhando o voto de confiança da diretoria, Dorival terá de aceitar, definitivamente, a realidade: ou abre mão de tentar agradar aos dirigentes que pouco o ouviram nos pedidos por reforços, ou percebe que o seu sonho de implantar o estilo ofensivo que o marca é simplesmente impossível de se aplicar com o elenco que tem em mãos no São Paulo.

L!

 

36 comentários

  1. Pelo amor de Deus, contrate um técnico que saiba mais de um esquema de jogo. Eu sou contra essas demissões desenfreadas que o tricolor vem fazendo, mas já faz algum tempo que só contratamos técnicos com apenas uma tática em mente.

    O bom treinador tem que montar o time de acordo com as peças que tem, cada jogador em sua posição, e isso temos no elenco. Claro que não temos nada de extraordinário, mas não esqueça que o Grêmio ganhou libertadores e recopa com cortez, maicon, cícero, leo moura, barios, jael… tudo um bando de refugo, porém cada um em sua posição e dando o máximo pelo time.

    Curtir

  2. Dorival se colocou nessa situação, deveria impor seu estilo de jogo independente dos reforços que não pediu. Me lembro que o Muricy fez isso até o Leco derruba-lo em 2008. Em seu retorno em 13/14 também continuou fazendo isso, até com uma certa teimosia.
    Olhando para o elenco atual, falta lateral direito e também atacantes velozes, a base pode servir, para sábado ele precisa escalar bem e substituir melhor ainda.

    Jean
    Militão (reforço)
    Arboleda
    R. Caio
    Edimar (infelizmente)
    Petros
    Hudson
    Cueva
    Caíque
    Valdivia
    D. Souza (Brenner)

    Curtir

  3. o São paulo tem 4 zagueiros Bons (Arboleta, Anderson, Militão e Rodrigo Caio)
    Tem 1 bom lateral direito ofensivo (Bruno) e um bom lateral esquerdo ofensivo (Junior Tavares)
    Tem 3 Bons Volantes (Jucilei, Petros e Hudson)
    2 Bons Meias (Nenê e Valdivia) e 2 Bons meia atacantes (Cueva e Diego Souza)
    E um único ponta (Marcos Guilherme).
    Tem bons nomes na base ainda como Shaylon e Lucas Fernandes, Brenner e Caíque.

    Custa fazer um arroz e feijão e colocar o time pra jogar num 3-5-2.
    Porque um time com:

    Arboleta – Rodrigo Caio – Anderson Martins
    Marcos Guilherme – Jucilei – Petros – Nenê – Junior Tavares
    Cueva e Diego Souza.

    É um baita de um time. Laterais velozes, e um miolo mais cadenciado.
    Além de poder explorar alterações interessantes nesse time.

    Curtido por 2 pessoas

  4. Antes do Dorival chegar já se sabia que ele era fraco, mas que pelo menos ele gostava de usar a base. Nem pra isso ele está servindo.

    Não só tenta forçar um esquema incompatível com os pontos fortes do elenco, como acha que faz sentindo emplacar um esquema que demanda velocidade nas pontas, sem ter jogadores com essa característica.

    O SPFC está perdendo tempo com esse cidadão.

    Curtir

    • Seu comentário me fez lembrar da ultima passagem do Ricardo Gomes, estava flertando com o Z4, insistindo em um esquema ruim e jogadores fora de posição. No jogo contra o Fluminense, estavam perdendo, ate colocar David Neres, viraram o jogo e tiveram um alivio para a sequencia.
      Até o jogo contra as frangas no Morumbi, 4×0 com David Neres e Luis Araújo nas pontas, Cueva centralizado (destruiu, melhor jogo dele pelo SP e talvez como profissional) e Chávez como centroavante (cansou de perder gols), um baile, muita velocidade e inteligencia. Falta isso ao SPFC e falta a coragem que o R. Gomes teve ao Dorival.

      Curtido por 1 pessoa

    • Eu desceria o Ricardo Rocha para as categorias de base (alguma coisa de útil ele deve fazer lá – já que, no time de cima, até agora, “não disse a que veio”…), colocaria o Lugano para o lugar deste (fazendo o vai e vem entre o campo e a diretoria…), colocaria o Raí para ser o “diretor institucional” do clube (no lugar do Lugano) – afinal, se for para ser só “perfumaria”, o Raí tem tudo para se dar bem…), e traria, de volta, o sobrinho do mesmo, para ser o “homem-forte” do futebol do SP… Este faz tudo de forma muito mais profissional, e com chances maiores de dar certo… Para todos os envolvidos, inclusive para nós, torcedores do clube… rs…

      Curtir

  5. Jean, Militão, Rodrigo Caio, Anderson Martins, Arboleda e Liziero, Hudson, Petros e Cueva, Marcos Guilherme e Brener é essa escalação com Rodrigo Caio sem a bola terceiro zagueiro, e com a bola libero.

    Curtir

  6. No primeiro gol, ontem, do Ituano, bola perdida, lá no meio de campo, pelo “Cueva-Displicência”, frise-se… rs… Que ficou lá, olhando, “torcendo de longe”, e, quando viu a bola no fundo do gol, colocou as mãos na cabeça, certamente pensando: “Ih!!!… Mas que caca eu fiz”… Kkkkkkkkkkkkkkk…

    Curtir

  7. Resolveram manter o Dorival! Então deixa eu ver se entendi? Se vencer a poderosa Ferroviária domingo, ele presta e fica? Se perder, ele não presta e tá fora? Isso é muito várzea para um clube do tamanhão do SP! Que vergonha! Não há mais clima para ele seguir técnico do SP. Do que adianta ele vencer esses próximos jogos e depois perder do palmeiras? Enquanto o maldito Leco não deixar a presidência, a nossa briga será sempre na parte de baixo da tabela.

    Curtir

  8. Não tem como explorar os lados do campo com Nenê. Pra isso tem o Brenner e Valdívia. Se ele quer tanto colocar todo mundo pra jogar eu iria de:

    Sidão; Hudson, Arboleda, RCaio, Reinaldo; Petros; Nenê, Cueva, MG, Brenner; DS. Dá pra fazer um 4-1-4-1. E ainda teríamos Shaylon, Valdívia e Caíque como boas opções pra entrar.

    Mas minha escalação/esquema preferido é:

    Sidão; Hudson, Arboleda, RC e Reinaldo; Militão e Petros (Jucilei); Cueva, MG e Brenner; DS (Trellez). Jogando num 4-2-3-1, com Militão saindo com a bola, MG e Brenner abertos e DS(Trellez) na frente.

    Curtir

  9. Acho que o Leco está tramando a vinda do Luxemburgo (organizada pedindo, notícias na mídia, diretores calados, etc), ele só não fez ainda porque o Rai ou o R.Rocha devem estar pedindo pra esperar.

    Curtir

    • Muito boa esta notícia…

      Brasileiro tá com a moral no chão…

      Tratado igual a lixo até por chineses! (Quem é do mundo dos negócios sabem que eles não são referência em termos éticos)

      Parabéns Burazil pelo papel ridículo no mundo!

      Curtir

    • Podem esquecer. Raí é refém de sua própria imagem.
      Mesmo q quisesse demitir o Dorival hoje, não o faria pra não ser criticado pela imprensa e outros treinadores.
      E, além disso, mostrou q ainda não tem segurança na montagem do elenco, pois está adotando exatamente a mesma fórmula do fracasso técnico e financeiro da última década: encher o elenco de meia-boca e veterano caro.
      Folha salarial entre as primeiras do Brasil e resultados entre os últimos.

      Curtir

  10. DJ, inspire-se no multicampeão SPFC 2005 no 3-5-2. Faça como o Leão, Autuori, Murici, primeiro feche a casinha.

    3 zagueiros – Arboleda, RC e Militão, super fechado. Não podem ser piores que Lugano, Fabão e Edcarlos.

    2 volantes, Jucilei e Petros – como Josué e Mineiro

    2 alas – não temos Cicinho e Jr, mas temos o Reinaldo que é rápido, cruza bem e chuta forte, e Hudson – o Beletti não saiu da volância para se tornar um dos melhores alas do mundo?

    1 meia inteligente que faça o papel do Danilo? Nenê, é claro…

    e os 2 da frente? DS e Cueva, podendo variar com MG, Brenner, Valdívia, etc.

    E tem muita gente aí que poderia entrar conforme o jogo.

    Sinceramente, o elenco permite essa e outras variações mais lógicas. Não consigo entender a teimosia do DJ em jogar em um esquema rígido sem ter os jogadores que se encaixem. Grandes técnicos montam times, não importa o material que tem em mãos. “Teóricos” só sabem montar times se derem um monte de jogadores excelentes que se encaixem fielmente em seus conceitos.

    Curtir

  11. Time que gostaria de ver contra a ferroviária.

    Sidão

    Militão – Arboleda – RC – Tavares

    Valdívia – Petros – Pedro Augusto – Caíque

    Cueva

    Brenner

    – Acho que um lado de campo com Caíque e Tavares seria bem forte tanto no ataque como na defesa com a velocidade do Caíque pra recompor

    – Cueva jogando solto no meio pra encostar e trabalhar pelos lados.

    – Brenner sem ter que jogar cobrindo subida de lateral vai render muito mais.

    – Valdívia tem mais criatividade que o MG (Que precisa de um descanso) e compensaria o Militão jogando mais preso

    Duro é imaginar isso e chegar Domingo ver Edimar e Bruno Alves na linha defensiva, Petros e Hudson batendo cabeça no meio de campo, Meia dominando a bola de costas pro gol com marcador fungando o cangote, e por aí vai…

    Curtir

  12. Comemorando a saída do Weslei, ai me contratam Nenê, vai entender. São Paulo precisava de imediato: de um lateral direito, um ponta pela esquerda, um atacante de área(pra reserva tinha Brenner e Bissoli) e um meia recuado pra função do Hernanes. O resto a base iria compondo e o os scouts monitorando como fizeram com o Arboleda, a diretoria errou no tamanho da bacia.

    Curtir

    • Diferença de Wesley para Nene é gigantesca… nem sei como comparar algo entre os dois… Nene já fez dois gol e já mostrou mais serviço que todos os jogos do Wesley pelo SP.

      Curtir

  13. Cara,

    Discordo, não sei porque a tempos venho querendo o profexô no comando do time.. desde a saída do Muricy da última vez.. não sei por que acho que seria uma puta oportunidade para ele é ele iria fazer de tudo para dar certo, ou por achar que ele sempre sonhou em treinar o São Paulo e faria o melhor trabalho de sua carreira… raro ver um técnico falar publicamente que sonha treinar um time.. e vejo ele com muita qualidade em coisas que faltaram nos últimos técnicos … ele tem mais de um esquema de jogo , tenha aquelas antigas artimanhas de dar no tático em adversário, fala a liga dos jogadores … não sei porque mais o profexô me deixa esperançoso ..

    Curtir

    • Se o profexô fosse tão bom assim, estaria no palmeiras, que tem um elenco lotado de estrela e não o roger. Vejo aqui torcedor, não sei se é conselheiro ou não, que fica dizendo escala assim, esquema tal é melhor, que tal mandar curriculo lá para o Rai e ve se consegue vaga no lugar do Dorival e faz melhor que ele ou tantos outros que passaram por lá, desde a saida do Muricy.
      O problema esta no jogador brasileiro não querer entender taticamente o que tecnico pede e tanto treina durante a semana, para que na hora que vai começar o jogo, se reunem e falam esquecem o que professor ou profexô disse e vamos fazer o seguinte e ai da tudo merda, a culpa cai sobre quem, o tecnico, que é um, perto de uma diretoria que contrata quem quer, dizendo que são oportunidades de mercado ( fica a duvida ) e jogadores que se acham estrelas ou que não entendem que se fizer o be a ba no jogo, toque rapido, sem muita firula, ou queima bola no pe do outro, temos grandes chances de ver o jogo mudar.
      Logo, espero ver um conselheiro que fica cornetando, bate no peito e falar, deixa que eu comando time, que eu entendo de futebol e mostre para todos que sabe e faça o clube trilhar novamente para o sucesso, se não cai fora e não ferre ainda mais o clima que já esta claro que não esta lá estas coisas faz tempo

      Curtir

  14. Claro que ele viu evolução na equipe. Mesmo uma equipe que tem jogadores lentos se bem organizada joga agudo pelos lados e evolui, o problema é o perfil do plantel. cada equipe evolui melhor no perfil que o plantel favorece. Simples assim. O São Paulo de 2007 por exemplo: goleiraço fazedor de gol que fechava a moldura, super zaga e volantes e na frente davam conta do recado. perfil. Não era uma equipe que voava pelos lados, super aguda… Mas uma equipe diferenciada com uma proposta de jogo.

    Fazer o que? Quem fechou os lados la atras foram o Edimar e o Militão. Com o Reinaldo ta igual o Tavares antes de ir pro banco: é cruzamento pra dentro da área toda hora. Só que agora não tem mais Hernanes pelo meio… Tem que se reinventar.

    Curtir

  15. Esse é o meu São Paulo de hoje, que não combina nada com nada.

    O primeiro gol teve início no erro grotesco de Cueva (um passe errado de 5 metros e do lado), vindo em seguida o erro de Bruno Alves ao fazer a linha de impedimento, e ao mesmo tempo a bola que tomou Rodrigo Caio no meio das pernas – culpa do Dorival.

    Nenê e Diego Souza foram zero à esquerda em campo – culpa do Dorival (a diretoria que os comprou não tem culpa nenhuma).

    No segundo gol, o baixinho que estava na nossa defesa não conseguiu sequer escorar o atacante para cabecear errado, enquanto o nosso lateral-direito Militão (que deveria estar na jogada) foi cobrir a esquerda, saudoso de sua antiga posição de médio-volante – culpa do Dorival.

    O gol perdido por Marcos Guilherme que tinha à sua frente tudo aberto para o arremate – foi culpa do Dorival. Os gols perdidos de Cueva e o pênalti com a corridinha de Neymar (que ficou só na corridinha) foi culpa assumida do Dorival.

    E Dorival cheio de culpa não tem mais ambiente para comandar o São Paulo, restando apenas ser mandado embora, talvez após a reunião de hoje da nossa egrégia diretoria, e ser substituído por algum Guardiola Brasileiro, que esteja dando sopa no mercado e venha a bom preço, para contento da nossa arquibancada. Vai São Paulo…, mas cuidado com o caminho do Canindé, porque não está combinando nada com nada.

    Curtir

  16. A diretoria erra novamente em insistir com Dorival que tem sua carreira em plena queda nos últimos anos por sua teimosia , muita teoria e nenhuma prática . Uma equipe não se faz como uma receita de bolo , ele não ta conseguindo seus liderados acreditarem em seu esquema tático e não adianta da bons treinos e dentro do jogo não resultar em nada , Abel Braga ta com elenco inferior e o fluminense tem organização até com vitórias de goleada , o Vasco com ze Ricardo está na fase de grupos da libertadores com um time inferior ao nosso mas com esquema definido e organização , Abel Braga , Zé Ricardo, seriam meus prediletos pois armam times com jogadores da base e sabem trabalhar com medalhões por fora Felipão e Luxemburgo que estão carentes de bom trabalho no Brasil ultimamente Felipão arma times muito competitivos e bem sólidos Luxa arma times com todas as estratégias detalhes de um time de vanguarda e Faria esse time jogar muita bola o problema Seria conter ele mas para isso Raí e Ricardo Rocha foram contratados não acho tudo isso que a imprensa fala do Luxa o problema foi ele ter brigado com a imprensa e falar várias verdades para comentaristas que só sabem avaliar hoje em cima das estatísticas , tipo o Barcelona sempre tem um número grande de posse de bola e nem sempre consegue da goleada sem falar que eles tem um et em campo domingo jogamos muito tivemos maior posse de bola e perdemos o jogo e falam que o problema e a posse excessiva bola ,

    Curtir

  17. Treinador bom é aquele q/ forma um time c/ jogadores q/ tem e ñ aquele q/ indica jogadores q/ ele quer. Dorival ñ tem esse perfil é muito burocrático.Ñ sabe impor perante jogadores, é medroso, e ñ tem estratégia, dentro das quatro linhas.Vai sofrer e fazer torcida também sofrer.Ñ vai dar certo.

    Curtir

  18. Rapaz lendo isso aqui da para perceber que a torcida e bipolar , inicio do mês passado todo mundo reclamava que do Brener ,shailon , lucas fernandes e outros ai tinha que contratar ai agora reclama de quem foi contratado , ai depois reclama disso daquilo , ai fica difícil , vou falar minha opinião (defendi o dorival ate agora mais o maior erro dele que vi no São Paulo , sei que ele nunca irar mudar que se chama “personalidade ” ele não possui , sabe que ele não merce estar ali , isso e uma armadilha para pessoas assim nesse cargo , sua filosofia nunca sera implantada ele irar de acordo com a mare , quando a torcida grita pedindo fulano ele muda na hora durante o jogo (vi isso muitas vezes) ai escala quem as pessoas pedem , não quem treina melhor , imagina esse cara ,vem fulano fala isso ,vem o jornal fala aquilo , vem a torcida fala aquilo e vem diretor e fala isso ai nisso ele mostra que ele nao tem moral para uma camisa como a do são paulo , querer agradar e manter seu emprego so tem de um modulo , implementando seu estilo de jogo , mantendo seus ideais , se cair fala que nao conseguiu implementar aquilo que queria, mais o Sr Dorival não sabe nem como fazer isso, pois se preocupa em agradar , queria jogar com os mlq no paulistinha para ir fazendo pre temporada com o time titular so fez isso em um jogo, ja mudou para agradar, nao iria colocar o cueva ,colocou para agradar, se vim luis fabiano coloca tmb para agradar,se rogeiro voltar coloca tmb, alguem duvida? não tem cunhão para barrar nada nesse time , entao por isso prefiro nomes com moral , mais moral no mercado (luxa iria fazer o mesmo pois precisa agradar pra ficar) felipao (mesmo com 7×1 , tem prestigio ) Cuca (tambem tem prestigio) Abel (tem prestigio até mais do que merece pelo que ele fez esses últimos anos ) a diferença é tecnico que vc liga fala que vai pensar vai analisar e técnico que vc liga e não espera vc nem convidar que ja aceita . Dorival sabe que daqui e para time menores e nao maiores , precisamo de time do nivel do São Paulo . Técnico de time grande!!!

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s