Luxa poderia no São Paulo repetir Renato no Grêmio? Diretoria acha que não

Os gritos de torcedores do São Paulo por Vanderlei Luxemburgo como opção a Dorival Júnior após a derrota de quarta para o Ituano, 2 a 1 pelo Paulistão, não ecoa em membros da direção do clube. Antes, depois de outro insucesso, o de domingo para o Santos, 1 a 0, conselheiros já tinham levado o nome do treinador ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, com o argumento de que Luxa poderia ser uma solução parecida com a de Renato Gaúcho no Grêmio.

Como Luxemburgo, Renato não vivia uma boa fase profissional ao assumir o time gaúcho, em setembro de 2016. Havia quase dois anos e meio estava desempregado, e entrava em uma lista de treinadores considerados ultrapassados, da qual Luxemburgo também faz parte nesse momento.

Renato foi contratado como bombeiro após a saída de Roger Machado, hoje no Palmeiras e tratado como um dos principais nomes de uma nova geração de treinadores, mas que não conseguia mais fazer o Grêmio render. A gestão de Renato, porém, está longe de ser temporária e tem sido um sucesso: ainda em 2016 levou a Copa do Brasil, em 2017 conquistou a Libertadores, e nesta quarta à noite a Recopa. Muitos dentro do São Paulo, não apenas torcedores, acham que Luxemburgo poderia ter um destino semelhante se contratado.

A diretoria não concorda. Primeiro porque, na avaliação interna, o sucesso de Renato Gaúcho no Grêmio passou principalmente porque o técnico tem uma gigantesca identificação com o clube do Sul. Foi onde surgiu para o futebol, onde ganhou a Libertadores e o Mundial em 1983, e o qual já havia treinado entre 2010 e 2011. Renato Gaúcho chegou com carta branca e uma moral em Porto Alegre, apesar de estar fora do mercado, que Luxemburgo não teria no Morumbi — o técnico tem identificação zero com o São Paulo.

Outro ponto é que Renato estava parado, portanto há algum tempo longo dos holofotes e de críticas. Luxemburgo, não. Não fez um bom trabalho no Sport no ano passado, teve uma passagem pela China sem sucesso, e anteriores por Cruzeiro, Flamengo e Fluminense também sem brilho.

Dorival Júnior não é unanimidade. Mas caso se decida por uma mudança, se prevê dificuldade. Nomes estrangeiros estão descartados, por desilusões recentes com nomes como o colombiano Juan Carlos Osorio e o argentino Edgardo Bauza, que largaram o trabalho no meio por propostas de seleções, e brasileiros com potencial estão empregados — Mano Menezes do Cruzeiro, por exemplo.

Marcel Rizzo

62 comentários

    • vcs escrevem esse reage sp desde janeiro de 2009 e o sp nunca obedece vcs… esqueçam, carinhas… o sp nunca reagirá vai continuar exatamente assim pelos próximos 10 anos, a não ser que aconteça um milagre e todo aquele conselho composto por velhacos corruptos mude completamente… até isso acontecer a rashtag correta é: #Não reage SP

    • Verdade, e que nem um Carnaval decente consegue fazer, já que, provavelmente (falo assim por não ter provas), teve dinheiro do clube, do Leco e até do Pinotti para pagar aquele mico no Anhembi…

      Se quisessem tanto protestar e amassem tanto o clube, já teriam ido pressionar de verdade o Leco!!!

  1. Eu acho que o complicado do Luxa e a dificuldade de harmonia que pode haver entre a diretoria e ele . eu acho que ele não vem por causa disso . a direção pode ate mandar o Dorival embora e ate tô achando que o Dorival quer sair . mais vão atrás de outro . posso ate estar enganado. Com certeza já devem ter consultado o Cuca . e o Cuca rejeitando . Vão tentar manter Dorival a todo custo . Não ha técnico no mercado . Mencionar Felipão do 7 a 1 seria um caos . apesar de achar ele melhor e mais motivado que o Luxa . como sempre a diretoria não tem plano . e tenta nos convencer que esta apoiando o Dorival oque não esta . o Dorival sabe que esta lascado .

  2. “…deixem o Dorival trabalhar”
    Ué, estão deixando ele trabalhar e os resultados não são bons, e sua postura perante o clube e torcida é desanimadora. Não passa segurança nenhuma.

  3. Se o Dorival permanecer e manter a mesma escalação pro próximo jogo não vai ter como segurar.

    Não duvido ele manter o Bruno Alves e voltar com o Edimar…

  4. Tem que sair, pois esta perdido no SPFC.

    Falou na entrevista que os jogadores não tem culpa, após o clássico falou que não fazia gol…rsrs

    Não tem padrão tático e nem coerência no que fala.

  5. Ser Técnico do São Paulo hoje é entrar na fogueira.
    O Osório sofreu um desmanche. Se não tivesse esse desmanche, o São Paulo ficaria campeão em 2015. O Osório saiu.
    O Bauza teve um time montado as pressas, quase foi eliminado na primeira fase da Libertadores, mas depois tudo se resolveu chegou as semi finais. O Bauza saiu
    Depois teve um desmanche, veio o Ricardo Gomes que teve que lidar com zona de rebaixamento. O Ricardo Gomes saiu.
    Depois teve o Rogério, que a intenção era ser o Alex Ferguson do São Paulo. Quis implantar um sistema de jogo estilo Europeu, sofreu um desmanche, ficou na zona de rebaixamento. O Rogério saiu.
    Depois veio o Dorival, para tirar o São Paulo do rebaixamento. Hoje em 2018 perdeu Hernanes, Pratto, tentou testar alguns jogadores contra o São Bento mas sofreu criticas, se insiste em um sistema é chamado de teimoso, se fala que vai mudar é chamado de frouxo, está sendo cobrado por resultados, está pressionado. Não sabe o que fazer.
    Ser Técnico hoje do São Paulo não é para iniciantes. Se antes Nelsinho Batista, Levir Culpe, Wadão, Pepe, Carlos Alberto Silva, ficavam campeões no São Paulo, hoje está difícil achar 1.
    O São Paulo tem um Presidente incompetente.
    Uma Diretoria instável. O Pinotti era chamado de ruim. Hoje já estão chamando o Raí de ruim, dizendo que errou nas contratações.
    É uma dificuldade para usar as categorias de base. Falam que tem que emprestar Shaylon, Lucas Fernandes, Araruna. O único que salva é o Militão.
    Estamos sofrendo uma concorrência do Palmeiras que tem um patrocinador forte e atravessa as negociações do São Paulo.
    Quem o São Paulo consegue contratar é porque não presta pra nós: O Pratto não presta, o Wellington Nem não presta, o Diego Souza não presta, o Tréllez não presta. O Hudson não presta, o Tavares não presta.

  6. isso é piada de mau gosto! Luxemburgo é ex-treinador, e também um baita desagregador! Melhor seria Abelão ou Mano Menezes, mas ambos estão empregados. A alternativa mais lógica seria o Cuca, apesar que o estilo de jogo do Cuca não combina com esses jogadores lentos que o Raí trouxe. Se o SP manter o Dorival, será um grande erro, pois tá na cara que vamos levar um sacode dos porcos no clássico com ele em campo! Melhor arriscar agora e trazer um sangue novo do que sofrermos uma nova humilhação!

  7. “Antes, depois de outro insucesso, o de domingo para o Santos, 1 a 0, conselheiros já tinham levado o nome do treinador ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco”

    Tá vendo pq esse clube está essa zona? Esse é o retrato do SPFC atual. Conselheiro ingerindo em assuntos que deveriam ser tratados pela diretoria executiva.
    E aí o Leco sucumbe aos desejos desses inúteis do conselho, e o Raí não pode fazer nada. O futebol não tem mais espaço para isso, nem no amadorismo.
    Contratação deve ser na mesma medida.

  8. Enquanto isso, Eduardo Uram e seus colegas estão gargalhando.
    E já esfregando as mãos pra empurrarem mais 2 ou 3 meia-bocas caros no meio do ano.

  9. Dorival ta errando, mas não o demiriria.

    Falando serio, não é possível que não tenhamos aprendido nada observando a continuidade de trabalho alheia.

    E não é possível que seja coincidência a draga do SP sempre com os mesmos diretores.

    • Manow, assino embaixo…e mais, não consigo entender o pq de se falar em Luxemburgo que não conseguiu ter um trabaho razoavel em 10 anos….falr em Cuca por 800 picanhas por mês e um outro elenco para montar? Jardine? quieimar o cara ?

  10. Desconfio que, se o Dorival cair, o Raí e Ricardo Rocha caem junto…
    Mas, por outro lado, não acredito muito na vinda do Luxa, se ele vier, eu sinceramente, já vou começar a me conformar com a Série B em 2019…

  11. O Cuca é bom.
    Eu sempre gostei do Cuca.
    Montou aquele timaço do São Paulo.
    Montou outros bons times nos outros clubes.
    Mas o Cuca passou por um momento parecido com esse em 2004. Caiu.
    No ano passado pela Crefisa o Cuca também passou por um momento parecido com esse. Caiu.
    Olha se for para trazer um Técnico e ficar 8 meses, chega.

    • Eu também gosto do Cuca. O problema é esse elenco velho e pesado, montando pelos Srs. Raí e Ricardo Rocha. Esses jogadores NÃO combinam com o estilo do Cuca (time rápido e que marca sob pressão). Precisa ver se o Cuca consegue se adaptar a esses jogadores antes de contratá-lo! Sinceramente eu traria o Bauza de volta! SP precisa primeiro pensar em não perder os jogos para querer almejar algo de melhor lá na frente. Com esse elenco, creio que o estilo do Bauza se encaixa. Time retranqueiro que joga por 1 ou 2 bolas. Esse é o perfil que a diretoria tem que ir atrás. A pressão por títulos é imensa! Treinador ofensivo, neste momento, será um novo tiro no pé!

    • Massa é não é fica Dorival.

      É fica qualquer treinador e acabar com torcida querendo escolher treinador.

      Começou fevereiro não troca mais, minha fala é

      Muda SPFC

  12. A verdade é a seguinte.
    Eu cansei de dizer isso, contra o Santos fomos superiores.

    Mas vejamos.

    Em 2013 o Ney Franco com o seu Auxiliar causou um incêndio dentro do São Paulo.
    O ambiente estava péssimo.
    Ninguém falava com ninguém.

    E hoje, como anda as coisas dentro do São Paulo?
    O ambiente é bom?
    O Dorival é amigo dos jogadores, tem o grupo na mão?

    Olha, eu não quero palpite.
    Por favor.
    Que for emitir uma opinião, tem que ser sem chutômetro.

  13. Uma coisa que é importante saberem sobre o Renato. Se dependesse só dele o Grêmio não teria sido campeão de nada. Ele chegou querendo mudar muita coisa lá e a comissão técnica fixa enquadrou ele sobre metodologia e como o time deveria jogar e aproveitaram a habilidades dele de gestão de elenco. Comissão técnica que existe desde o Enderson Moreira, passando por Felipão e Roger, e Departamento de análise que existe a 10 anos. Temos um contexto perto disso para fazer o Luxa funcionar.

    Assistam a entrevista do Luxa no Bola da Vez e entendam pq não deveríamos contratar ele.

  14. Uma coisa que é importante saberem sobre o Renato. Se dependesse só dele o Grêmio não teria sido campeão de nada. Ele chegou querendo mudar muita coisa lá e a comissão técnica fixa enquadrou ele sobre metodologia e como o time deveria jogar e aproveitaram a habilidades dele de gestão de elenco. Comissão técnica que existe desde o Enderson Moreira, passando por Felipão e Roger, e Departamento de análise que existe a 10 anos. Temos um contexto perto disso para fazer o Luxa funcionar.

    Assistam a entrevista do Luxa no Bola da Vez e entendam pq não deveríamos contratar ele.

  15. Todos os técnicos aqui no futebol brasileiro passam por dificuldade.

    Todos estão sem tempo de treinamento, reformulando o elenco e com jogadores com poucas partidas no clube.

    Técnico tem que vir pra apagar incêndio, ter personalidade pra jogar defensivamente e conquistar resultados com futebol sem qualidade.

    Se houvesse mínimo de planejamento teria rotação na equipe para descansar e ganhar tempo pra treinar os jogadores.

    Ter decência de apresentar isso pra torcida e treinar pra chegar a um padrão tático em poucos meses com melhor qualidade de futebol.

    Dorival e diretoria vem tomando decisões erradas desde o inicio da temporada.

  16. Os culpados são muitos porém só o tecnico que tem que dar explicação, cade Rai e Cia e os jogadores o Marcos Guilherme ontem errou todos os passes, e quem explica isso, se falta qualidade ao elenco quem responde por isso o técnico?

  17. Essa história de “diretoria não entende ser momento ideal para troca de técnico” é aquela situação em que é praticamente irreversível, pois o debate é sobre o quando e não sobre se é o certo a fazer. Mostra que não é convicção, mas sim fé de uma guinada improvável que sustenta o técnico.

  18. 3-5-2 e coragem pra botar os muleks pra jogar.
    Caique, Brenner e Paulinho tem que entrar sempre.

    Eu iria com Militão, Arbolenda e Martins na zaga, sem a bola Militão avança e vira primeiro volante.
    No meio um volante- Jucilei ou Petrus, Dois meias – Cueva e DS ou Nenê e dois pontas – Caique ou Reinaldo – e MG ou Valdivia- e na frente dois atacantes – Brenner e Trellez -Fechou??

  19. Jorge Nicola‏Verified account
    @jorgenicola
    Follow Follow @jorgenicola
    More
    Reunião pela manhã entre diretoria e Dorival assegurou a permanência do técnico. Raí é quem banca Dorival pelo menos até o jogo com a Ferroviária!
    #BBdebate

  20. Post sem objetividade esse, não? Sobre treinadores não sou a favor de Luxemburgo no comando do TRIcolor, Instável e ultrapassado. Já o quis treinando o meu time, mas isso foi há algumas décadas. Um último comentário, não sei de onde saem essas afirmações sobre técnicos estrangeiros não terem dado certo no time, ao meu ver, o que não estava certo foi como foram costurados os detalhes de saída sob pretextos unilaterais.

Deixe uma resposta