Diego Souza não pode ser 9 fixo. Dorival quer vê-lo mais solto

O São Paulo já tem uma base titular formada e isso inclui Diego Souza, contratado por R$ 10 milhões. No entanto, o jogador tem mostrado dificuldades para atuar como um centroavante de área, fixo, preso entre os zagueiros. Na sua passagem pelo Sport, se vendeu a ideia de que Diego exercia essa função, chegando até a Seleção Brasileira, como ”falso 9”. Na realidade, Diego marcou vários gols, mas vindo detrás, na maioria, além das cobranças de pênaltis.

Se o São Paulo o contratou como centroavante, me parece um equívoco. Falei com Dorival Jr. e ele admitiu que quer ver Diego mais como meia-atacante e não como um 9, jogando de costas para a defesa adversária.

”Ele treinou pouco e disputou oito jogos seguidos. Não quero ele de costas como um 9, quero solto como mais um meia-atacante. Dois meias chegando, ele seria um deles. Como Luan no Grêmio. O grande problema é não termos tempo de treinamentos. Domingo, completamos 31 dias, com 12 dias de treinos e nove jogos. Quem suporta? Diego trabalhou sete dias até sua estreia”, explicou Dorival ao blog.

Nesta quarta-feira, Diego Souza está confirmado contra o Ituano. Do meio para a frente, o time terá Jucilei, Hudson, Cueva e Nene; Marcos Guilherme e Diego Souza. Vamos ver como será a movimentação de Diego, na partida.

No São Paulo, Diego tem oito jogos e dois gols.

No Sport, em três temporadas, foram 115 partidas e 40 gols.

Blog do Praetzel 

 

 

46 comentários

    • Vejo nos comentários muito gente com dificuldade de leitura, vejamos, o Dorival falou que não quer o DS fixo, porém não teve tempo de treinar o time para que possa adaptar os jogadores ao esquema.
      Porém muitos entendidos de futebol por aqui acham que 12 dias de treinamento são suficientes para que o time jogue por música.
      Até o mestre Carille, aclamado por muitos aqui em 2017 como o novo Guardiola, esta sofrendo por 3, somente 3 mudanças no time base do ano passado.

  1. Mas se quer ele como meia atacante, vindo de tras, pq ele so joga de centro avante, no meio da area, jogando de costas pro gol?
    Se ele é meia atacante, cade o atacante? Deve ser por isso q nao fazemos gol.

  2. infelizemente perdemos mas a garotada merece credito olhem aí o sao paulo nao esta atras de lateral direito tem um garoto ocampo muito bom alias no jogo tinham muitos empresarios assistindo o centroavante deles ja é do futebol alemao

  3. 3 a 0 ou 1 a 0 não tem diferença. Tomaram 3 pq estavam tentando reverter o placar, Parabéns molecada, lutaram o resultado numérico pouco importa, caíram lutando

  4. Não gostei do Diego Souza de F9 nem na seleção. mas creio que o próprio jogador queira manter esta posição para ter chances de ir a uma Copa do Mundo

  5. Do Tostão hoje em sua coluna:
    Para um centroavante armador funcionar bem, como Diego Souza, é necessário que haja meias e atacantes rápidos, agressivos e artilheiros, o que não é o caso do São Paulo. Isso explica a razão pela qual Tite vê Diego Souza como uma possibilidade na seleção.

  6. Aliás, sendo sincero, não gosto muito de falar dessas formações táticas. A gente dá muita importância pra isso, mas essencialmente o que determina o comportamento de um time são as funções desempenhadas, as características dos jogadores, a movimentação exercida, as transições ofensivas e defensivas e por ai vai.

    Já vi time com 3 atacantes, 2 meias ofensivos e todos eles marcando da intermediária pra trás e pouco fazendo. Entendo o Dorival questionar sobre tempo de treino, é óbvio que não é o ideal, mas tem muita coisa que aponta pra um trabalho abaixo do adequado.

    • Exato. 343, 442, 433, 451… se ficar nessa lentidao e nesse passinho pro lado esperando um buraco q surge uma ou duas ou até nenhuma vez por jogo (e nem todas as vezes é aproveitado) nao vai adiantar nada.. o time tem q criar o espaço e nao ficar esperando a boa vontade do outro time em cria-lo pra gente..

      • E é aquela história, torcedor até pode ter critérios menos robustos pra avaliar as situações do futebol, mas a diretoria não. Uma diretoria que conduza um diagnóstico minimamente razoável não pode acreditar que as peças ofertadas ao técnico são adequadas pra permiti-lo executar suas concepções ideais de jogo e, por outro lado, achar razoável acompanhar quietinha o técnico dar murro em ponta de faca tentando implantar um modo de jogo único à força. Falta diálogo ai pra minimizar a pouca capacidade do técnico, alinhar expectativas.

    • É relativo esse negocio de formação tatica.
      Acho que ao mesmo tempo q ela nao mostra nada, ela mostra tudo. Ao mesmo tempo que nos, torcedores, achamos que entendemos sobre ela, não sabemos nada.
      Na epoca que jogavamos com 3 zagueiros, sempre utilizamos alas do lado do campo. Isso pra mim configura uma linha de 5, oq é extremamente defensivo. Mas, na realidade, acabavamos por ter um time, muitas vezes, ofensivo. Tem gente que nao conta os alas numa linha defensiva. É muito relativo.

      Dito isso, acho que mais importante que formação, É ver as características dos jogadores em campo e a capacidade de executar ao maximo oq é necessário pra cada faixa do campo. Por isso, independente do tempo de treino do Dr. Dorival, é muito claro saber que teremos menos apoio do lateral direito, que teremos dificuldade de transição com Petros, menos presença de area com DS e MG e outros mais.
      Treino melhora posicionamento, tempo de reação, entrosamento etc, mas nao da características especiais a quem nao tem capacidade de execução em alguns quesitos.

      • O exemplo mais recente que me vem a mente o tempo todo pra isso é o do Salah no Liverpool. Foi contratado com uma precisão cirúrgica, era a figura que faltava pro azeitar plenamente o esquema de retomada rápida de bola e contra-ataque pra quebrar a transição defensiva do adversário. A consistência tática implantada pelo Klopp existia apesar dos altos e baixos, o Salah também não é um craque de futebol, mas as características dele eram perfeitas pro esquema do técnico. Hoje é um dos cinco melhores jogadores da Premier League com folgas e o Liverpool talvez o time mais bacana de assistir.

  7. Ótima descoberta, agora ele vai estar solto, mas quem vai fazer os gols quando ele estiver recuado e armando as jogadas? Não tem velocidade para chegar, abnao ser que Cueva, Nenê e M. Guilherme façam os gols. Está muito estranho esse sistema de jogo, veremos hoje como será!.

  8. Duro é ver essas coisas… poxa contratam o jogador e não sabem em que posição joga??

    Difícil é saber quem está mais perdido no clube, jogador, técnico, diretor de futebol ou o presidente?

    Essas coisas que desanimam… vamos contar com a sorte mais um ano…

    Sigamos torcendo…

    • Tenha fé irmão, está difícil mais pode piorar se gerar mais crise.

      Entrevista hoje do Lugano mostrou uma mudança, muito pequena, mas é um alento e foi uma esperança nova. Se compararmos com qualquer entrevista de Pinotti, Leco, Aidar, Adalberto, etc mostrou um lado que não era mais explorado, nossa essência, valores, principios que nós temos e não exploramos mais…

      O resultado hoje ou o futebol é muito importante nesse processo novo que o SPFC está tentando fazer, mas estamos só olhando isso. Talvez se mudar um pouco o caminho e tentarmos apoiar mais mesmo nas fases ruins, seja o treinador que for ou o jogador que for dando um voto de confiança ao Rai, RR e Lugano pode dar certo.

  9. Não vejo Diego Souza com futebol a altura de uma vaga pra Copa do Mundo. Nem de falso 9, nem como meia nem como jogador de futebol. Ainda não achei ele útil ao esquema de jogo do Sāo Paulo, quem dirá de uma Seleção.

  10. Quando o Diego chegou eu achei que ele vinha para o lugar do profeta e não do Pratto, o que acabei errando. Não acho que a 9 seja a posição dele não, mas contra o Mirasol acho ele ficou lá e acho que precisamos de uma referência. Prefiro o Diego ao Trellez.

    Acho que poucos times muitos habilidosos podem abrir mão da referência, contra o Santos achei o Diego jogando muito na lateral em vez de centralizado. Eu prefiro uma referência no ataque, o famoso 9, sei lá, só minha opinião. Como alguem disse aí se não tem ovo para fazer omelete que o Dorival consiga fazer um miojao rs

    Espero um pouco de paciência hoje da torcida tb aqui galera, precisamos melhorar o futebol e achar o time, vamos ter calma e apoiar.

    Alguém viu o jogo do sub 20?

    Seria muito bom um uruguaio raçudo bom de bola aqui, voltar às origens rs

    • Perdemos por 3 a 0 mas resultado não refletiu o que foi o jogo.
      Dominamos o primeiro tempo mas não fizemos gol enquanto eles fizeram dois em dois chuveirinhos parecidos com aquele do flamengo na copinha. Perdemos um gol enquanto estava 1 a zero e perdemos outro quando estava 2 a 0. O terceiro foi reflexo de abrirmos o jogo e formos em maior numero na tentativa de marcar e deixarmos espaço para contraataque que aconteceu no final da partida tipo perdido por um perdido por mil.

    • Eu gosto do 9 matador, de área. Mas sei la, em tempos atuais, onde o futebol mudou muito, é cada vez mais raro vermos jogadores com essa característica (ou jogadores que prestem que tenham essa característica).
      Entao, na falta de mao de obra, deve-se adaptar o q se tem com seu modo de jogo.
      Forçar jogador em posições muito importantes, onde geralmente precisa q tenha talento e diferencial, so faz a torcida pegar birra do jogador e estragar o plano de jogo.

      Hj ganha, 2×1 e SP-20 volta com um uruguaio na mala do Lugano depois da derrota. Rs

      • Cara se você olhar hoje temos o Firmino e o Gabriel Jesus…

        É muito pouco. Não tem outro cara bom hoje no Brasil.

        Não muito tempo, pegar um 2006, tinha Adriano, Ronaldo, Luís Fabiano, Fred, Ricardo Oliveira, Nilmar, Amoroso fora outros que nem lembro…

        Está difícil mesmo um 9 bom no Brasil.

        Jo que era um lixo virou craque nessa geração rs

    • Concordo com o GMC abaixo, pessoalmente gosto do nove moderno, jogadores como G. Jesus, Firmino, Brenner, e até mesmo entendo a validade em alguns times de jogar com falso nove, como o próprio sub-20, que não tinha um bom centroavante e assim adiantou o Igor Gomes. Hoje a mudança voltando pro esquema com centroavante claramente não deu certo.

  11. Não entendo essa nossa mania de achar que o centro avante tem que ser um cara grande, que joga de costas para os zagueiros e que possui a função de segurá-los nas jogadas de ataque e se posicionar para definir a jogada. Isso é apenas um tipo de centro avante que há, e não uma receita em que todos os jogadores que joguem na posição devem fazer.

    Por exemplo, alguém acha que o Brenner faria isso? que conseguiria segurar os zagueiros no corpo? Claro que não, ele iria se movimentar para confundir a marcação. Alguém alguma vez viu o Romário jogando assim? Luisão? Palhinha? Bebeto jogava assim? Enfim, as pessoas começaram a chamar de falso nove justamente por que colocaram um meia nessa posição, no caso o Messi, que não fazia a movimentação clássica de centro avante, mas se movia o tempo todo e recuava pra atacar em progressão, mas acontece que esse simplesmente é o jeito que o Messi joga, do mesmo modo os outros que citei acima, nenhum deles era um Washington coração valente, pra citar um centro avante clássico.

    Diego Souza vai render como ele sempre jogou, mas fazendo a movimentação a partir da posição de centro avante e não a partir do meio campo com fazia antes, mas o pivô dele só dará resultado se tiver dois pontas velozes, ou então um atacante veloz jogando numa dupla com mais um jogador de meio campo infiltrador, como o Paulinho por exemplo. É isso, independente de esquema, o importante é combinar as características dos jogadores.

  12. Pergunta:

    Com o Pratto ficando, a formação do São Paulo não seria essa:

    Cueva – Diego Souza.

    Nenê – Pratto.

    ???

    Eu acho que sim.
    Seria muito bom.
    Né Leco.

    Antes que falem, já era, não chore o leite derramado.
    Falo sim.

    Hoje a formação é essa:

    Marcos Guilherme – Cueva – Nenê.
    Diego souza.

    Qual formação é a melhor?

    • Cleiton até concordo que seria uma formação melhor, mas acredito que se o Prato tivesse ficado, dificilmente teríamos contratado o Diego Souza… Então de qualquer forma não teríamos como utilizar esse quarteto…

    • Pratto é um bom jogador, mas não vale 44 milhões na minha opinião.

      A venda foi boa nesse sentido pq com essa grana vc traz até o Calleri que joga muito mais.

      Mas claro que o time perde sem ele.

    • Aí sim achei legal… E ainda acho q dava pra jogar com o Marcos Guilherme junto com esses 4… Eu o colocaria no lugar do Petros que tem jogado enfiado como um meia atacante e não tem atacado e nem marcado…

  13. Lembro do Alex Cabeção: por todos quase todos times por onde Ele passou o deixavam jogar a vontade ,sem observar uma posição ou zona do campo – jogava em todos os espaços..

  14. A comparação entre DS e Luan é meio louca.

    Qq atacante que entrar ali vai sofrer pressão. Não há aproximação e poucas bolas chegam nele em cruzamentos.

    Um centroavante rápido também não teria muitas chances em bater a defesa tendo sempre um jogador na sobra.

    Agora pra um centroavante Diego Souza é bem ruim em antecipação. Raramente vejo ele observando cruzamento e antecipando o zagueiro.

    Fora isso, a bola não chega e é difícil analisar assim.

Deixe uma resposta