Não é só a torcida. Conselheiros também pedem demissão de Dorival, diz Perrone

As críticas da torcida do São Paulo a Dorival Júnior após a derrota para o Santos neste domingo ecoam no clube. É forte a pressão de conselheiros pela demissão do comandante. O mau resultado derrubou argumento que membros do Conselho de Administração e também do Deliberativo usavam para poupar o técnico. O discurso era de que apesar das dificuldades o time vinha vencendo. Assim,  não havia motivo para afastar o comandante. Mas a queda diante do Santos valorizou os problemas enfrentados pelo time até aqui.

A principal queixa de conselheiros irritados com Dorival é de que ele não consegue dar padrão de jogo ao time.

Fechada, a diretoria por enquanto não deu sinais de que pode derrubar o treinador. O histórico do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, mostra que ele costuma ter sintonia com a torcida. O fator novo é a presença de Raí como principal dirigente do futebol tricolor. No Morumbi, praticamente ninguém é capaz de avaliar como ele reagirá à pressão sobre Dorival.

Perrone – UOL

139 comentários

  1. vai seguir até ser eliminado no Paulista, nas quartas… qq time organizado vence o SPFC hoje… aí troca e começamos tudo de novo no BR… mais um ano de fracassos…

  2. Fora DJ mesmo, ai o próximo troca se não classificar pra liberta ou estiver sofrendo no BR fora também e assim vamos em frente, por tentativa e erro até ‘acertar’

    • Agora é hora de trocar ainda. O paulista já era ou voce ainda acha que esse time vai a algum lugar? Com Dorival logo seremos eliminados da copa do Brasil ou por um CRB ou um Avaí da vida, é só aguardar. Na sul -americana, contra o Rosário central me dá até calafrios se um time lento desses jogar contra os hermanos.

  3. Ou seja….não vai longe

    Se está assim no meio do Paulistinha……não aguenta uma eliminação na Copa do Brasil ou no Paulistinha

    Vai buscar o Cuca antes q ele feche com outro

    • Mas ele rejeitou o patético mineiro
      dizem que ele não vai aceitar nenhum trabalho até o fim da copa , vai ver o que tem de novo taticamente e bla bla

      Eu gosto do Cuca, não sei se daria certo, DS Nene Cueva são caras complicados e o Cuca não é lá um grande gestor de vestiario né mas sei lá

  4. já viram que não vai rolar. ele já cumpriu seu papel em 2017. não deviam ter continuado com ele; erraram. insistir no erro é estupidez. demitam hoje, promovam o jardine – com uma cláusula para mantê-lo no SPFC, mesmo se não tiver resultados no profissional. façam o óbvio e apostem no cara que mudou a base nos últimos anos. estamos na tentativa e erro há muito tempo, mas o dorival não é mais um tentativa, já é um erro.

  5. Time horrível sem padrão de jogo nenhum…o cara está a um ano no cargo perdeu duas peças só….ele não perdeu 5, 6 jogadores foram dois jogadores..aí vão falar ” mais um era o Hernanes” ok….mas cadê o padrão de jogo? Alguém aqui sabe qual a ideia de futebol do tricolor hj?!? Dorival fraco!! E olha q defendi ele qdo chegou!!! No futebol de hj o jucilei não pode jogar de volante é ótimo jogador técnico mas sem velocidade nenhuma ….no gol do santos onde ele estava ?!? Ele poderia muito bem ser libero nesse elenco jogando com dois alas…..

  6. Todo ano, msm coisa: demissão, falta jogador, falta padrão, as rodadas iniciais não tem importância… Depois semifinal contra time grande não tem mando de 2o jogo, perde o 1o no morumbi e depois já era. Cansada dessa ladainha. Eqto isso, dá-lhe sarro! Dá-lhe fila! Velhos gagás vai trazer quem pra técnico?

  7. A verdade é que o Dorival não era para ser contratado ano passado, quem nos salvou foi o Hernanes. Era para ter deixado o Pintado e o Jardine e ter contratado um técnico em dezembro para iniciar o planejamento de 2018. Dos brasileiros só vejo Cuca, Abel e Renato Gaúcho com condições de assumir um clube como o São Paulo. Jardine só vejo para o futuro, o clube está anos e anos sem ganhar nada e ele não aguentaria a pressão. Técnico estrangeiro eu descartaria, na primeira proposta e pressão eles abandonam o barco como fez Osorio e Bauza. Falaram tanto de Rueda e deu no que deu, e lá não faltou elenco. Precisamos de um técnico que conheça os jogadores, estrangeiro precisa de tempo que hoje é o nosso pior inimigo.

  8. Traz o Cuca e sobe o Jardine para auxiliar….preparando-o para assumir no futuro

    E o Cuca, hein……campeão brasileiro e da libertadores, além de bons trabalhos no Flu, no SP e Botafogo

    Sabe montar time e tirar o melhor de cada jogador…….

    É perfeito?? Claro q nao…..mas tem histórico 100x melhor q o atual treineiro, q nunca deu certo sem o Neymar

  9. Time jogou bem ontem…
    Primeiro tempo Vanderlei salvou um gol.
    E perdemos outras chances.

    Segundo tempo o gol do Santos permitiu que ficassem la atrás com 10 defendendo… se contra time ruim ja eh difícil furar retranca… imagina contra time bom.

    Não vejo toda essa problemática não.

    A unica observação que tenho pra fazer eh que Dj mudou mal o time. Era evidente que tinha que sacar o petros… pra dar mais velocidade…

    Além disso, a derrota apagou a EXCELENTE atuação do Bruno alves

    • Acho que voce viu outro jogo. O time para o qual eu torço e sempre torci, jogou muito mal. No primeiro tempo perdeu alguns gols, e no segundo, não fez nada.

    • Vamos analisar bem.

      O time fez o melhor jogo do ano (é o que alguns torcedores dizem) e ainda assim perdeu, imagina quando fizer um jogo ruim contra um time qualificado. Vamos tomar uma sacolada.

      Também sou contra a mudança constante de técnico, mas não dá pra justificar a permanência do DJ, 9 meses no cargo e ainda não conseguiu definir sequer um esquema tático decente, imagina dar padrão de jogo para essa equipe, sem contar que com as recentes entrevistas que tem dado (falando abobrinha) logo deve perder o comando do grupo, coisa que ele parece não ter muito.

      Se for pra mudar de treinador, que seja agora, antes de ser eliminado no Paulista e CB.

    • Roberto, mas aí está a questão., Dorival sempre toma as piores decisões possíveis nas substituições. Ele não consegue enxergar o que todo mundo vê e viu ontem. Petros mal demais, Diego Souza totalmente inoperante no ataque e o coitado do Nêne se matando como ponta . Ontem foi demais e assustador, nem técnico de várzea cometeria esses erros

      • Eu achei que o esquema funcionou no primeiro tempo. Reinaldo sendo acionado. Jogadas por ambos os lados. Chute de fora… achei bom. Faltou o gol.

        Segundo tempo Dj nao soube desamarrar depois de tomar gol…

        A última impressão eh a que fica.

        E no segundo tempo ficou claro o que não funcionava, mas nao quer dizer que não funcionou no primeiro tempo.

  10. Calma gente,

    Fica Dorival…..

    O pior foi ver ele indo sorrindo cumprimentar os caras depois da derrota ( ensina pra ele Lugano) o que se faz depois de uma derrota;

    Ele já chutou o balde faz tempo…só não ver quem não quer…

    Engraçado falar isso …mas o Pinotti queria demiti-lo ao final do ano.

    Para os que reclamavam do Prato ver o Diego Sousa andando em campo deve ser um beleza.

    Eu acredito que essa ida do Lugano junto com a equipe do Sub -20 tem um uma missão ver com na pratica o jardine monta o time……

    Eu já disse isso há vários dias o jardine vai voltar com o titulo na mão e vaga no time profissional.

  11. Tomara que o Raí seja um cara corajoso e mantenha o Dorival o ano inteiro, esse pensamento de perdeu tem que trocar é o maior problema do São Paulo a muito tempo.

    Esse blog twm um papel muito importante em entender isso e não propagar essa ideia que só prejudica o clube.

    O time perdeu de 1×0 na unica bola do time adversario, teve chances de fazer o gol, paciencia, essa instabilidade é justamente o MENOR fator, mas que no momento é o MAIOR problema do time.

    O time jogou melhor que o Santos, mas perdeu, por isso vão jogar todo o trabalho no lixo? Não é assim.

    Quem era o Tite antes do Andres Sanches?

    Ninguém, vivia escurraçado.

    O São Paulo só ganhou titulos com trabalhos duradouros, ou quando os tecnicos não são mandado embora, até Ney Franco ganhou no São Paulo.

    A torcida tem que ser mais sábia.

    • Cara, o exemplo do Ney Franco é o oposto do Dorival. O cara chegou em 2012 e deu padrão ao time. Em 2013 foi sacaneado por diretoria e Rogério Ceni. Dorival chegou há 9 anos e até agora não apresentou nada decente.

      • Verdade! Veio pq conhecia varios jogadores do São Paulo da seleção de base da qual comandou e foi campeã: Lucas, Casemiro, Bruno Uvini, Henrique, Willian José…. Em 2013 foi derrubado pelos medalhões que mudaram o perfil do time: Lúcio, Fabrício, Rogério Ceni, Luís Fabiano…

        • Nem a pau, Juvenal. Ney Franco fez o que tinha que ser feito. Tambem tivemos a melhor campanha do returno. Se fosse tão facil assim, nao seria nosso único título nos últimos 10 anos. Ney Franco fez o que muita gente deixou de fazer depois: o simples. O time tinha bons talentos individuais, mas coletivamente era mais forte ainda elevando e muito o patamar de Osvaldo, o Wellington, o Cortez…

  12. Há 3 anos atrás, qualquer time que contratasse o Dorival seria chamado de louco. Um trabalho mediano no Santos depois e o cara virou “um dos melhores técnicos do Brasil” principalmente pra imprensa.

    Do mesmo jeito que muitas vezes um cara bom vira “lixo” pra opinião popular após um trabalho ruim (por exemplo gente começando a falar que o Rogério era mau goleiro depois 6 meses ruins como técnico ou o Pratto que depois de 6 meses ruins num péssimo time passou de um dos melhores centro avantes da América para pior que o Gilberto), tem o outro lado, os medíocres que ficam supervalorizados após um trabalho até mesmo mediano, como o Dorival.

    Sobre “trocar de técnico no meio da temporada não dá certo bla bla bla”, Gremio contratou Roger no meio da temporada, melhorou e conseguiu vaga na libertadores, contratou Renato Gaucho no meio da temporada e ganhou Copa do BR. Palmeiras contratou Cuca no meio da temporada e foi campeao BR, Marcelo Oliveira no meio da temporada e foi campeao da Copa do BR. Ney Franco mesmo chegou no meio da temporada e fez um 2012 espetacular. Ou até exemplos sem titulos, mas com melhoras visíveis como Ze Ricardo no Vasco e Flamengo, Jair no Botafogo (graças a nós), etc..

  13. Concordo com continuidade de trabalho

    Mas tragam alguém que tenha currículo para fazê-lo

    Dar continuidade para o estagiário como Diretor Comercial não tem cabimento

    • Hahahah melhor resumo. Pessoal fala como se qualquer um com continuidade fosse dar certo. Põe o Vadão de técnico e dá 10 anos pra ele pra ver que não é bem assim que funciona… ganharíams talvez algumas series B.

  14. Só que os Conselheiros do SPFC faz muito tempo que não mandam em nada, sua opiniões ao que parece nem sequer são ouvidas pelo comante tricolor. Seria este o Vampirão?

  15. Para que o Jardine venha a ser o técnico do SPFC ele precisa passar por um porcesso de transição, como auxiliar técnico. O problema é quem seria o técnico. O DJ?

  16. Técnico fraco, péssimas alterações e está engessado no esquema que ele não tem as peças. Diretor que contrata mal demais. DS, nene, Telles, meu deus

  17. Há mil opiniões, divagações e grande quantidade de bobagens nas redes sociais. O são paulino vacinado contra a quadrilha que tomou de assalto o clube tem a seguinte consciência:

    MAIS DO MESMO!

    Dorival, o qual não aprecio o trabalho, e cito apenas a sua incapacidade de fazer alterações minimamente lógicas (Ontem ele sacou dois meias de uma vez, isso basta para não falar de uma série de outros pormenores), será mais um dos bois de piranha da gestão mais incompetente da história do clube.

    Venha o treinador que vier será, até o Guardiola, que será engolido pela aura de incompetência que se instalou no clube.

    Raí, Lugano e Ricardo podem até ser bem intencionados, mas, para quem tem o mínimo de lucidez, sabe que serão engolidos tão logo, pois a composição Leco e seus cardeais octogenários (O SPFC está na idade das trevas, literalmente) não tolerarão ver seus egos suprimidos por sopros de competência.

    Apenas a deposição do presidente canalha e a chegada de cabeças que estejam no século XXI poderiam mudar o SPFC de patamar.

    O SPFC está em estado de coma, um coma com belas lembranças.

    O presente…. somos eternos sonhadores.

  18. Não acho que ficar trocando de técnico seja benéfico.
    Ainda mais pelos jogadores que andaram trazendo…
    Mas o DJ precisa se ajudar também… Substituiu muito mal de novo ontem.

  19. Com todo o respeito, mas sonhar com o Jardine é o mesmo que acreditar que o Maduro é um pacificador.

    Jardine seria mais um a rezar a cartilha, é nítida a sua falta de personalidade em entrevistas.

    A matéria tem que questionar o seguinte: “As intenções do conselho estão em consonância com a diretoria de futebol?”

    (Não aprecio o trabalho do Dorival, repito)

    Se não estiver, Raí, meu amigo, pegue o boné e saia o quanto antes.

  20. Ontem Dorival Junior confirmou todos os meus temores e suspeitas. A de que é um treinador absolutamente limitado, de um esquema só, talvez o pior treinador do futebol brasileiro entre os grandes clubes hoje, todas as suas substituições são inócuas ou pioram e degradam o time como foi o que ocorreu ontem. Não é possível sacar um Cueva e manter um Petros ( péssimo dos péssimos) . A propósito, e muitos gostaram da venda do Tiago mendes e a vinda desse Petros pena de pau. GesuisIIII!!! Fica claro que Petros não pod emais jogar no time junto com Jucilei. E Jucilei, embora seja um bom defensor, é péssimo armando a equipe, ontem errou todos os passes no ataque. E o SPFC ficou até o fim com Jucilei e Petros armando a o time contra o SFC. É o fim da picada, perdi totalmente minha paciência com essa família Dorival e filho , espero que Raí entenda que não dá mais, a paciência da torcida acabou de vez. Devemos tentar contratar o Cuca já, caso ele não se mostre disposto, coloca o Jardine no lugar e aí temos outro problema, que será contratar um novo treinador capacitado para a base. O time precisa mudar com urgência, Petros tem que ser sacado, ele é muito ruim. E Sidão já deu.
    Jean, Militão, Rodrigo Caio, Arboleda, Junior Tavares ( Reinaldo no SPFC não joga nada) , Jucilei, Diego Souza ( como segundo volante) , Cueva, Marcos, Brenner e caíque. Bem, teria que treinar esse time durante uns 10 jogos, se não funcionar aí teria que reformular para o brasileiro.

    • Amigo Paulino… A lentidão é o “estigma” desse elenco do SP… Você vislumbra, mesmo, o DS fazendo o “vai e vem”, constante, de área a área, como um “todo-campista”, como o futebol hoje o exige?!… Acabaram-se os “zagueiros-zagueiros”, os “volantes”, os “meias”, e os “atacantes”… Se não houver uma conscientização geral, a exemplo do que ocorreu na Europa, de que todos têm que se tornarem “todo-campistas”, não sei a que ponto chegaremos, aqui no futebol brasileiro… Outra coisa: estava eu assistindo a (mais um…) jogo do Barça, este final de semana, e minha esposa, ao passar pela sala (ela não gosta do Barça, sei lá eu a razão… rs…), me comentou: “Nossa… De novo esse time?!… Eles não descansam, não?!… Jogam a toda hora!!!…”… Note: “a toda hora!!!”… E com o time titular, tenha ou não um jogo decisivo, logo no meio da semana seguinte, como o tem o Barça, contra o Chelsea, pela Liga dos Campeões… E aqui, basta uma sequência mínima de jogos, e já ocorre uma “grita” geral, contra o calendário, pela falta de treinos, pelo cansaço dos “coitadinhos”, enfim… Falta um pouco de “culhões”, aos envolvidos em nosso futebol, infelizmente… Enquanto isso, aplaudimos o futebol jogado lá fora, né?!… É só o que nos resta fazer… rs…

      • Smile, a diferença entre o futebol de lá e o daqui é brutal, parece outro esporte. Pelo menos no que se refere a essas grandes equipes. E pensar que há 25 anos o SPFC era melhor do que todos eles, me causa uma profunda angústia. e agora, se eu assisto um jogo do Barça eu me vejo completamente nervoso assistindo os jogos do meu SPFC e sua lentidão maior do que a de uma tartaruga. E o treineiro dizendo que tudo está maravilhoso. Socorro!!!!

  21. Ao contratar o Nene e o DS e manter o Cueva, o SPFC acabou vestindo uma camisa de força. O DJ está obrigado a escalar os 3 juntos e quando substitui pede desculpas para cada um deles. Deve ter uma acordo para ver quem sai e quem fica. Ontem era para ter saído o Nene mas o DJ mudou o Brenner pelo Cueva.

  22. O acúmulo de fracassos nos ultimos anos coloca pressão em qualquer jogador e qualquer treinador. Não adianta criticar a torcida por ser imediatista pq já foi pedido paciência na época do Aidar e o clube foi roubado, já foi pedido paciencia com o Leco no ano passado e o clube quase foi rebaixado, então a confiança e tolerancia acabaram.

    A tarefa do presidente e diretoria é blindar o CT e até diminuir a exposição dos jogadores e treinador. Deixa os caras fazendo o trabalho deles até onde eles acreditam que está certo. Se os resultados não forem bons depois de um período justo, que tomem as decisões. Enquanto isso eu espero que o Dorival repense algumas atitudes pra que o futebol do time evolua.

  23. Essa matéria do lozetti explica o quanto o torcedor conhece o futebol…ou seja muito.

    https://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/analise-o-falso-jogar-bem-do-sao-paulo-que-ainda-nao-sabe-o-que-quer.ghtml

    E o que a gente mesmo sendo apenas torcedores sem muita experiencia em analise tática consegue ver claramente as deficiências de jogadores 8 jogadores que são titulares desde o ano passado.

    ( sidão, militão, Rc, arboleda, Petrus, juciley, cueva, M.g)

    Na pratica esse time joga junto desde 06/2017 do ano passado ou seja 8 meses

    Essas falhas de posicionamento são visíveis…e isso tem culpado ..o senhor Dorival.

    Ele sabe que a vaca já foi pro brejo:

    ” tecnico não faz gol”

    ” Não era esse o perfil dos jogadores que estávamos trabalhando – nenê e trelles”

    ” o time está próximo do ideal”

    ” Treinou o time em 27 rodadas do brasileiro e ficou 13 na zona do rebaixamento”

    ” Não posso estipular um prazo pro time jogar bem”

    ” Estou tranquilo sei que estamos evoluindo”

    ” Diego Sousa de 09 vai dar certo”

    Como diz na gíria ele já está dando a letra faz tempo;

    Sabe a quele funcionário quer ser demitido pra receber os 40 % do FGTS ou seja a multa contratual de 02
    salários que ele tem – Raí e Ricardo Rocha agora e com voçe !!!

      • Paulo, não é ele quem tem que pedir para sair.
        Se está errado a diretoria tem que vir a público e dizer “nosso planejamento foi péssimo, estamos demitindo o Dorival pois erramos e queremos consertar agora”
        O profissional não tem nada a ver com a história, ele foi contratado para realizar um trabalho e está trabalhando, alguns gostem ou não…

  24. Esta pressão já existia ao final de 2.017.

    Dorival Jr não poderia continuar em 2.018.

    Sua permanência é mais um erro continuado de Leco & patota.

    Tchau Dorival Jr. e leve seu filho com você.

  25. Leco , e quando vc tiver já queimado todos nossos ídolos, que vai fazer? E quando ,quem realmente ama o são Paulo perceber a origem de todos os fracassos , qual será a desculpa? São Paulo tá doente .

  26. Gostei dessa analogia camisa de força;

    Alguém viu a reclamação do nenê no momento da saída do jogo contra o CSA.

    Por isso saiu o Cueva…que nesse momento não pode reclamar….

    Em resumo o clado azedou faz tempo.

    • A isso me refiro. O DJ conversou com os tres. Os tres querem jogar. Nene e DS vieram para ser titulares e o Cueva fez o que fez e agora voltou a jogar. Ontem ele foi cumprimentar na saída do DS e nao me pareceu que estava satisfeito. Tem vez que o Cueva sai cansado e dá pra notar que ele sai tranquilo. Senao, ele mostra contrariedade. O Nene, idem. O DJ nao sabe o que fazer.

  27. Não concordo com as criticas a Dorival Junior . Acho ele um bom treinador , porém não contrataram o que o técnico precisava , deixaram claro que Nenê e Trelles foram contratações que acharam que valia a pena só isso , oportunidade de mercado. Os Times de Dorival sempre jogaram com velocidade , e quem temos de velocidade , pronto só marcos Guilherme , a base ganha tudo mas não traz os garotos pronto para o profissional , e eles não são a solução de imediato , qualquer garoto que entrar em um time com a pressão que o Spfc tem , se não tiver uma base experiente jogando para dar suporte só vai se queimar . Continuam errando nas contratações na minha opinião , não podem jogar juntos nenê , Jucilei e Diego Souza . Na minha opinião Nenê e Diego são da mesma posição , Não temos um 9 , não temos um LD (militão é ótimo , mas não tem habilidade para cruzar como Ld ) e na frente só o esforçado MArcos Guilherme de Velocidade . Deveriam ter contratado o Gabigol , mas deixaram ele ir pro Santos , seria uma Ótima opção.

    • Discordo sobre não se criticar o Dorival e seu “trabalho” no SP.

      Duvido que esse elenco fraquíssimo do Santos, por exemplo, seja aquilo que o Jair Ventura queria, mas o time dele esteve bem postado em campo durante toda a partida ontem (as chances do SPFC foram todas em erros dos zagueiros alvinegros).

      Jair tem menos de 2 meses no cargo, deve estar decorando o nome dos atletas ainda. Mas seu time mostrou-se coeso ontem. Fraco tecnicamente, mas coeso.

      Concordo que o elenco do SPFC deixa a desejar, mas é assim com a maioria dos times do BR e o DJr não ajusta/muda sua maneira de jogar para algo que valorize mais as (poucas) qualidades desse grupo.

      Dorival está há meses no cargo e absolutamente nada muda. O time continua um catado, com o agravante de não ter um craque disposto a decidir, como foi em 2017 com Hernanes.

      Sobre os garotos não estarem prontos, fica difícil saber, já que o técnico não os coloca pra jogar. Diego Souza tem 8 jogos e 2 gols esse ano. Brenner tem o mesmo número, mas tem cada vez menos chances em detrimento dos veteranos.

      Caíque foi bem na maioria dos jogos que entrou, ainda assim o treinador ficou insistindo em trazer o Valdívia, tirando espaço dele e dos outros jovens da posição.

      Aí fica a dúvida: são os garotos que não estão prontos ou são os cartolas e técnicos veteranos que adoram se esconder atrás de jogadores “de nome”?

      Concordo que Nenê e DS não têm como atuar juntos, ainda mais se o Cueva estiver ao lado.

      Não temos LD, é fato, e Dorival passou 2 meses insistindo em contratar única e exclusivamente o Victor Ferraz. Por que esse apego? Por que não observou outras oportunidades e sugeriu outros nomes à diretoria?

      Pior, quando o negócio pelo VF foi dado como encerrado no início do ano, ainda disse que o time estava bem servido na direita, que não precisavam de outro lateral que não fosse o santista.

  28. Sem querer ser (mais… rs…) “corneta”, mas… Até na foto… Observem… Discreto, elegante, preto e cinza… E, agora, o cara “assumiu” o azul, como a sua cor favorita… O que o azul tem a ver com o SP???… rs…

  29. Fato irônico sobre a derrota de ontem:

    Vinicius Pinotti, pelo que se diz “em off”, pediu demissão do cargo de Diretor de Futebol depois de descobrir que o presidente, por puro capricho e arrogância, negociava a saída do atacante Pratto pelas suas costas. Dias antes Pratto “cobrara” publicamente o presidente do clube por um trabalho mais organizado em 2018.

    Na versão “oficiosa” sobre a saída de Pinotti, vazada de dentro da diretoria para aqueles setoristas “mai$ amigo$” do presidente, disseram que o ex-diretor antecipou-se a uma decisão já tomada por Leco, que iria demiti-lo ao fim do BR-17, pois Pinotti havia procurado o treinador Jair Ventura (então no Botafogo) sem o aval de Leco, por não estar satisfeito com Dorival.

    A mentira espalhada por Leco e sua turma conseguiu criar mais um momento embaraçoso para esse presidente.

    Enquanto Dorival, há meses no cargo, não consegue sequer organizar o posicionamento do time em campo, Jair Ventura (menos de 50 dias de trabalho) tem uma equipe bem postada no gramado, apesar das limitações técnicas visíveis do elenco santista.

    Como diz o ditado “Deus escreve certo por linhas tortas”, e as mentiras de Leco o colocaram na posição em que até o zagueiro do Arquidiocesano entende mais de futebol que o pior presidente da história tricolor.

  30. Não sei qual o problema ali, pois ao que parece são muitos… Primeiro o Dorival não tem comando, não parece que o time respeita ele como treinador. Como técnico isso já é visível, e o comprometimento dele Dorival parece o mesmo de um cara aposentado que quer mais curtir a vida.
    Ver o time tentar todas as jogadas pelo meio repleto de jogadores do Santos na área no segundo tempo e continuar com isso sem ter nenhuma variação, colocar um cara na área como esse treles e não tentar uma jogada de linha de fundo é mais do que um sinal de que o treinamento não é bom…
    O cueva é muito bom jogador, mas não sabe finalizar, perde muitos gols.
    O são Paulo é capaz de tomar pressão e não sei não se ainda perde para o nosso próprio time sub-20

  31. Parece evidente que o DJ já fez a curva fonal e está prestes a receber a bandeirada final.
    Podem começar a apostar em quem será o próximo treinador.
    Ou alguém acha que esse time vai reagir?

    • Postei acima a mesma coisa…se está assim no paulistinha, não vai ser no brasileirão e copa do brasil que ele vai se segurar no cargo….

      Tem mais 20 dias no cargo….não passa da semi do paulistinha

      Já elvis

  32. Os técnicos são bons, até chegar no SPFC, daí um mês já não presta mais, vamos esperar a próxima vítima, vamos ver Cuca, Jardine, Toninho Cerezo, fora os que já passaram quem será!

    • Os jogadores também, note… O Hudson, por exemplo, foi “outro Hudson”, no Cruzeiro.. O Reinaldo, idem, por onde passou… Bastou voltarem, tornaram-se, novamente, o que eram antes de terem saído… ???… rs…

  33. Não sei o que é pior o Dorival ou as contratações dessa diretoria incluo até o Raio,pelo amor de Deus…..Jucilei,Petros,Nenê,Diego Souza,o Cuevas apesar de não ter tanta velocidade ainda acelera o jogo e toda essa turma jogando junto….muito difícil dar certo,não encaixa com equipes sólidas defensivamente que precisam de drible e velocidade pra furar retranca.O único que tem velocidade é o Marcos Guilherme que é limitado.Qualquer que for o técnico vai ter muita dificuldade pra acertar esse time com esse elenco desequilibrado e mal projetado por essa diretoria.Vai ter que ter peito e por medalhão no banco,pra equilibrar o time.Jogando assim parece time de masters.E passar pela Ponte na próxima fase jogando nessa configuração não tenho segurança nenhuma.

  34. Mas, qual é a torcida do SPFC que tem tanta força assim para pôr e tirar técnico, jogador ou diretor? Este blog? outros blogs? A torcida independente? A torcida que vai no Morumbi? o socio torcedor? o socio do clube? seu conselheiros? Quem influencia mais nas decisoes do Leco?

    • É a torcida que tem “força pra expulsar o Kaká” mas não tem força pra segurar o Calleri, o David Neres, o Luis Araújo, o Lyanco, etc. É a torcida que tem força pra demitir treinadores mas não tem força pra evitar a saída do Hernanes.

      Na verdade é o argumento mais fácil pra justificar qualquer coisa: culpa da torcida. Aquela que não ganha um centavo pra torcer, não vota e não faz parte do conselho mas tem uma força absurda pra ser incluída em todas as coisas erradas que acontecem no SPFC.

  35. E o Valdivia, qual a função desse jogador? Entrou ontem e até agora não entendi o que ele fazia em campo.

    Será que o DJ treinou ele na posição? Ou só pediu pra ele flutuar em partes do campo?

    DJ realmente está treinando o time? Eu duvido.

  36. Acredito que no primeiro tempo a equipe demonstrou empenho e algumas triangulações e infiltrações. Assim, pode-se dizer que houve uma evolução. No segundo tempo, após gol e substituições, a engrenagem se desfez. Falta de entrosamento; tempo de jogo de alguns jogadores (Valdívia e Trellez); a pressa; e o cansaço.
    O Sp não jogou tãooo bem, tampouco o Santos mostrou algo sequer no mesmo nível. O Santos apostou no contra-ataque e deu sorte de não ter tomado gol na primeira etapa. Acontece. O padrão tático do Santos foi enaltecido por não ter tomado gol por mero acaso.
    Se ficarmos fazendo a contabilidade de quantos clássicos já perdemos desde os anos 2000, não trará nada útil, senão pressão e ansiedade…o que gera erros.
    O jeito é focar no progresso, na evolução da equipe.
    Perdemos. Mas perdemos jogando mal? O primeiro tempo foi bom. Segundo tempo com dificuldades, mas nada ruim assim.
    Vamos aguardar o trabalho desta equipe de 2018 até o encerramento do paulista ao menos. Avaliar uma competição. Esqueçam 2017. Era outra equipe.

  37. Tudo bem, há quem não queira a demissão do Dorival por acreditar que continuidade é importante, respeito mesmo, apesar de achar que continuidade incondicional se dá a quem mostra repertório, visão de futuro clara e compreensão da realidade.

    Agora, convenhamos que ele ajudaria muito se deixasse de ignorar questões óbvias com mais velocidade, como foi na manutenção de dois laterais não ofensivos por trocentas partidas e, no atual momento, na permanência cativa do Petros ou de um jogador de estilo muito próximo, como o próprio Hudson. Pra jogar no tão querido esquema dele precisamos de um jogador mais habilidoso, impetuoso e dinâmico no lugar, seja adaptando LF, Shaylon ou Tavares, seja promovendo assim que possível Liziero. É preciso testar, pode ser que demore, mas é nítido que o Petros não consegue fazer essa função.

    • No futebol brasileiro, quem mais se aproxima do que deve fazer um jogador que jogue, onde antes jogavam os chamados “volantes”, é o Arthur, do Grêmio… Não à toa, a caminho do Barcelona (mais um…)… Para substituir, simplesmente, ao Iniesta, quando este se aposentar de vez… O primeiro “todo-campista” a ser visto, na Europa…

  38. Esqueçam o Cuca neste momento esse time não tem o perfil que ele gosta de montar para os seus times:

    Por exemplo Jucilei um volante lento iria banco direto; igual ele fez com Felipe Mello… que é muito melhor que ele, mas é tao lento quanto;

    Petrus um volante que só simula falta e não faz cobertura na lateral;

    Cuca gosta de centroavante de mobilidade…esse cara sera o DS? claro que não….. o cara anda em campo.

    Coloca o Jardine que sabe jogador tecnico render para o time e conhece o talento dos jovens que estão jogados as traças com esse pseudo treinador;

    O jardine nesse momento terá o apoio da torcida podendo até perder mas se mostrar futebol a torcida o apoiará.

    Senhores eu estou esperando a entrevista coletiva pra anunciar o desligamento ?

    não sei se será hoje ou quinta feira.

  39. Que saudade que sinto do 3-5-2 . . . rs

    Será que essa formação “morreu” pro futebol Brasileiro ?

    Enfim, apoiei muito o Dorival, mais depois dos jogos da Copa do Brasil, os clássicos, e outros, acho que já está na hora de mudar.

  40. O Firmino parece que já foi confirmado para o copa….. imagina o ânimo daqui pra frente do Diego Sousa?

    Parece que não pensaram nisso !!!!!! não foi ?

  41. Galera, negócio é o seguinte: com todo respeito ao Paulista, mas vejo o São Paulo na obrigação de chegar na semifinal, derrotando antes a Ponte Preta, que se reformulou completamente esse ano e tem um orçamento de série B.
    Então será a hora de a onça beber água.
    Até lá, vou torcer para o time se acertar em campo! Do jeito que está hoje, não tem muita perspectiva de ser campeão!

  42. Bom dia
    particularmente nao estou gostando do trabalho do DJ..pois nao vejo é um time com poder de fogo no ataque…um time que só toca a bola..e nao tem objetivo! o que falta mesmo é escolher melhor as peças para cada posição…dar chances ao caique que no começo vinha bem mas foi sacado depois das contratações…e falta variar mais o jogo….pois a gente ve uma mesmice explicita!

  43. A análise do Bruno Grossi, amigos, vale a pena ler (discordo sobre acreditar na existência de um padrão, eu já acho que o time é bastante disforme, e tenho minhas dúvidas sobre o final. Coloquei destaques entre colchetes):

    “Existe uma diferença entre um time ter ou não um padrão de jogo e as pessoas gostarem ou não desse padrão. O São Paulo, por exemplo, tem um padrão: posse de bola, passes seguros até o time rival se abrir e os pontas agirem. Eu não gosto, acho chato, mas ele existe.

    O que cada um gosta pouco importa. Tem quem prefira Guardiola, tem quem prefira Mourinho. Tem quem prefira Osorio, tem quem prefira Bauza. O que precisa ser pesado na hora das avaliações é como, dentro desse padrão, um técnico consegue colocar as ideias em prática.

    [Ênfase a partir daqui] E é justamente aí onde Dorival tem se enroscado. O time tem a posse, mas é improdutiva. Os movimentos para abrir campo para os pontas são lentos e as jogadas (o volante lançando por trás da zaga ou a tabela pela direita para cruzamento rasteiro do fundo) acabam ficando manjadas.

    Por mais que o tempo seja escasso, por mais que falte entrosamento, Dorival também comete seus erros. Durante a primeira semana de pré-temporada, Brenner foi centroavante e se destacou. Em jogos, não fez meio tempo na função. [!!!!!] Nenê chegou e jogou. Valdivia, idem.

    [Na lata!!] Shaylon era outro que mostrava evolução nos treinos, inclusive jogando mais recuado em uma função em que Petros tem feito muito pouco. Mas já teve qualquer possibilidade de crescer com uma sequência de jogos interrompida.

    Ou seja, Dorival mostra suas ideias, seu padrão de jogo (goste ou não), mas não tem levado a uma boa execução. E ainda tem deixado para trás algumas de suas convicções.

    O histórico recente do SP, entretanto, mostra que a troca pela troca no comando não leva a nenhum lugar. Nem mesmo aquele gás de uma mudança de treinador aparece no clube. Se há insatisfação interna, que o trabalho e soluções sejam debatidos antes de qualquer medida drástica.

    E por mais que a declaração de que ‘treinador não faz gol’ seja infeliz, ela não deixa de ter certa razão. O São Paulo ronda a área adversária e ninguém parece tomar a iniciativa de um drible, de uma enfiada de bola. Falta atitude.”

  44. Boa tarde nação. Até agora não vejo o motivo do pedido de demissão de Dorival júnior. ..Vamos alegar que perdeu o grupo , que a zaga toma muitos gols, que o time não engrena ,ai na moral todos os times estão sendo montados e irão demorar um pouco para ganhar ritimo e entrosamento , e por isso que o time não da liga, todo ano é quatro cinco treinadores todos com perfil esquemas diferentes ….ai não vai virar time nunca.

  45. O que mais me irrita no Dorival é aquele discursinho já pronto dele que : “ah! mas ninguém está jogando um futebol vistoso, nenhum time!” Eu lá quero saber dos outros times! Sujeito fica se nivelando por baixo…Foda-se os outros times! Por acaso os outros times estão tanto tempo sem ganhar nada como nós? Dorival sempre foi um fracassado! Como jogador era limitadíssimo! Só ficou famoso por conta do carrinho que o Raí deu nele e que infelizmente culminou com uma fratura! Como técnico teve aquele brilhareco de 2010 com Neymar e Ganso e nada mais….Pro bem do SP ele tem que ser mandado embora o quanto antes…

    • A pressão que o Prof. Osorio queria que o seu time exercesse era melhor “pensada”, do que a que o Ceni também o queria… A deste era mais “porra-louca”, enquanto que a do primeiro era mais científica, baseada em estudos, controle da mente, e etc… (leia entrevistas dele, à época, e você confirmará isso, Allan… os conceitos dele – Osorio – eram muito bons, e fundamentados…)… Porém, ambas necessitavam, e muito, de um preparo físico que permitisse que isso fosse praticado, por um tempo maior do que aqueles habituais 15 minutos de pressão, que quase todos os times praticam, e, após, desistem (por falta justamente, de condições físicas para tal…)… E a preparação física está sofrível, para dizer o mínimo, e há muito tempo, no SP, convenhamos…

  46. Dorival é um fanfarrão mesmo, viu?! Desde qndo o São Paulo tem jogado bem esse ano? Sabe de quem é a culpa? Do próprio Dorival, sem sombra de dúvidas! Como é q o cara mexe tão mal no time? Continua insistindo com Diego Souza como Centro Avante ou “falso nove” como gosta de falar. Qndo mexe no time, tira os principais jogadores de articulação e simplesmente DESCONSTRÓI o sistema de jogo. Culpa do cansaço? Então me explica como é que o menino Brenner já entrou morto no segundo tempo, se ele nem tem jogado? Cara, não dá pra tirar os meias de criação e colocar um centro avante sem ritmo de jogo. Já está difícil criar oportunidades quando Cueva, Nenê e Diego Souza estão em campo, imagina sem eles e/ou com um ou outro em campo. Eu era a favor da continuidade do Dorival, mas pra mim já deu. Uma coisa é o cara reconhecer o erro e tentar corrigi-los, a outra é maquiar as más atuações com um “a equipe mostrou evolução” ou “a equipe jogou bem, mas infelizmente não ganhou”. Já estamos devendo há anos, quando é que vamos pagar essa “dívida”, hein?!

      • O Cuca gosta de marcação alta, correria, “seja o que Deus quiser” (como no Atlético/MG… rs…), marcação, na defesa, individual (totalmente ‘fora de contexto’, atualmente…), etc… Cá entre nós: você vê esse elenco do SP, cheio de jogadores já em fins de carreiras, lentos, “com a vida ganha”, se adaptando a esse estilo de jogo?!… A primeira coisa que ele faria seria uma ‘limpa’ no elenco… Pode anotar… rs…

  47. O Dorival deu um tiro no pé quando falou que técnico não faz gol!
    Com certeza será demitido.
    Impressionante como tudo da errado no São Paulo.

  48. O Atletico está sem técnico desde a demissão do Osvaldo de Oliveira e isso significa apenas que não há técnico bom disponível. Outro ponto é que o Dorival não pode ser 100% responsabilizado. Todos sabemos que tanto Trellez quanto Nenê não foram opções dele, tanto que na entrevista coletiva ele deixou isso claro. O Nenê foi contratado no meio da crise entre SP e Cueva, e o clube deu resposta de que acharia outro cara que pudesse arrumar o meio campo. A culpa do Dorival, no meu ponto de vistá, é forçar o jogo com o Nenê e o Cueva juntos, pra mim não dá. Outro ponto que também vejo como problema é o Diego Souza como 9… ele não sabe jogar lá e TODOS estamos vendo isso. OK,,, ele vai ficar lá até a Copa da Russia para não perder sua vaga, mas o Dorival deveria convencê-lo a jogar algumas vezes de meia para que um 9 de oficio cumpra a função. O time não consegue finalizar as jogadas… não chuta pro gol… Quanto a molecada, eu vejo o Dorival colocando pra jogar.. foi assim em alguns jogos do Paulistão contra times menores. Infelizmente a qualidade cai muito…. mas ele tem colocado sim. Então, para finalizar, no meu ponto de vista, se o Dorival não é o melhor técnico do Brasil, também não é de se jogar fora ainda mais num momento que não há nenhum melhor para ser contratado e sim, ele erra em colocar os medalhões para jogar juntos…. eles não vão dar liga.,

  49. O problema nao eh o Dorival Junior. O problema do Sao Paulo FC eh estrutural diretiva e de gerenciamento que vem a tempos (desde o JJ e quadrilha). Meteram o clube no buraco financeiro, e a incompetência diretiva ateh agora nao soube tirar o clube (futebol do marasmo que existe hoje. Contratam por contratar, contratam para dar ouvidos a torcida e conselheiros e nada acontece…..deem esse grupo ao Guardiola e nada vai acontecer……o Dorival Junior nao tem culpa disso…..e mesmo porque……ja eh sabido que clubes que ficam trocando de técnico ficam na rabeira do crescimento futebolístico. E também tem outra…..quem hoje no pais tem competência para comandar esse grupo? ….tecnico com sequencia eh técnico que da sustentação ao futebol…..

Deixe uma resposta