As realidades de Santos e São Paulo

Os dois times paulistas que se enfrentam no clássico deste domingo estão em estágios bem distintos, apesar do início da temporada. O São Paulo foi ao mercado e buscou jogadores com talento claramente reconhecido. Dois casos são exemplares: Anderson Martins e Diego Souza. O Santos, por escassez no caixa e pés no chão, apresentou o Gabriel e busca fazer com que, em ambiente e cenário conhecidos pelo atacante, ele volte a ser o jogador sobre quem um dia se pensou ser forte candidato a uma vaga na Copa da Rússia.

A cada dia vejo, sem entender muito bem, o Dorival Júnior pressionado. A pressão não é do trio formado por Raí, Ricardo Rocha e Lugano. É mais de fora para dentro e carrega uma incoerência, aliás traço comum em muitas das análises feitas nesse período: pedem um São Paulo mais organizado e, de repente, em nível próximo ao do Corinthians e do Palmeiras e sempre pedem paciência por ser começo de temporada. Além disso, esquecem que o time treinado pelo Fábio Carille tem a memória de tudo o que fez de bom e ruim no ano passado, enquanto a equipe orientada pelo Roger Machado compensa a construção de um jogo coletivo mais sólido com o desempenho individual. E aí entram dois jogadores que começam a temporada muito bem: Felipe Mello e Lucas Lima.

O Jair Ventura sabe que, do ponto de vista coletivo, ainda há muito o que se fazer no Santos. Mas quem acompanhou o trabalho do JV no Botafogo sabe que um dos seus méritos é convencer os jogadores sobre a possibilidade de se realizar em campo tudo aquilo que é treinado. Foi esse um dos segredos do Botafogo nos 17 meses que o Jair Ventura estava à frente do elenco. Tirar do jogador o máximo, fazer com que ele creia no que é proposto e tenha um alto nível de concentração e segurança não é trabalho dos mais fáceis. Em vários aspectos, técnicos e financeiros, o Santos que contratou o Jair Ventura para esta temporada tem muita semelhança com o Botafogo que o apresentou ao respeitável público.

A mania de fazer previsões está cada vez mais presente no cotidiano, tal e qual a de observar o desempenho das equipes pelo resultado. Qualquer palpite sobre o resultado do clássico não passará de um exercício de adivinhação, que alimenta conversa sem compromisso e típica para o lazer. Mais importante é aceitar, sem incoerências, que o começo de um trabalho permite até um exagero na oscilação. O mais importante é saber como anda a parceria entre técnicos e jogadores. Ela indica o que será a temporada.

PC Vasconcellos – Sportv

Anúncios

25 comentários

  1. do outro post

    ____________

    não sou de SP e nunca fui ao Morumbi portanto meu comentário é baseado nas experiências de quem já foi várias vezes, então se eu estiver precipitado peço desculpas antecipadamente

    acho que o Morumbi tem 3 problemas graves que não dá pra aumentar os preços dos ingressos

    1 – não tem estacionamento próprio suficiente para bons públicos
    2 – não tem metrô chegando perto do estádio, e nem linhas de ônibus após meia noite
    3 – cobertura

    na minha humilde opinião, se a diretoria conseguisse resolver esses 3 problemas no Morumbi mudaria TUDO!!

    claro que o estádio não teria a mesma visão aproximada do campo igual essas arenas novas, mas acho que não é por isso que atraí grandes públicos nas arenas novas, e sim o CONFORTO!

    se for ver não é tanta coisa assim pra se resolver, são apenas essas 3 coisas que precisaria mudar, fazendo isso e mudando uma coisa aqui e outra ali, o Morumbi ficaria muito mais agradável para o torcedor são paulino

    na minha opinião com a situação economica do país, ficou INVIÁVEL para qualquer clube construir uma arena nova pelos próximos anos, sem contar a dívida que ficaria para pagar, acho por exemplo praticamente impossível a escória pagar a dívida da arena deles, não quero ver o SPFC passar pelo mesmo problema

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito embora o peixe ainda não esteja voando, pois o jovem Jair Ventura é um técnico promissor, será um bom teste pro tricolor.
    Contra a galinhada foi um clássico precoce em virtude desse calendário cretino do futebol brasileiro, amanhã veremos se nossos jogadores crescem em jogos importantes, estou torcendo muito por essa vitória pra afastar a zica e os zicas rsrs

    Curtir

  3. Querem armar um incêndio no nosso tricolor onde tem apenas uma fogueira de acampamento.

    Não queria Dorival comandando nosso time, pois os motivos estão sendo vistos agora com o futebol sofrivel apresentado. Mas o que ele no entrega eh justamente o que precisamos no momento, que eh ganhar!

    Ha um forte comentario e afirmações que Jardine apos a Libertadores sera auxiliar no time principal, portanto a casinha dele ja esta armada, ou melhora a qualidade tecnica do time ou tchau….

    Torço pela primeira opção, pois torço pelo São Paulo e nenhum tecnico, presidente e nem jogador eh maior que nosso time!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Sobre estádios.
    Faz tempinho já que escuto esse negocio de Santiago Bernabeu, Camp Nou.
    Agora Real Madrid e Barcelona vão construir novas Arenas?
    Escuto isso desde 2009, 2010.

    O Real Madrid falava de estádio nos Emirados.
    Cadê?

    O Santos que falava em modernizar a Villa e construir um estádio em São Paulo.
    Cadê?

    Eu ouvi até em falar que a Unimed construiria um estádio ao Fluminense.
    Cadê?

    Novo estádio em Campinas para a Ponte Preta e para o Guarani.
    Cadê?

    A bem da verdade, que você precisa encontrar um mínimo múltiplo comum.
    A construtora vai querer lucrar.
    Ela não vai investir fortunas para depois perder.
    Agora então com essas Arenas que estão dando prejuízo, os caras vão pensar 50 vezes antes de investir milhões.

    O que o Presidente do São Paulo poderia fazer a respeito do Morumbi:
    É ficar atento, estudar possibilidades, analisar alternativas, conversar com especialistas.
    Tentar fazer acordos de exploração, tipo: Ou Empreiteira, se vocês construírem a cobertura e poder explorar propagandas na cobertura, vocês topam fazer a cobertura?
    Ou Empreiteira, vocês topam construir um estacionamento e depois cobrar pelo serviço?

    Mas não é nada fácil?
    A Empreiteira vai querer lucrar.

    No meu entender o que poderia fazer com o dinheiro do São Paulo, seria um novo Memorial.
    Isso eu faria.
    Mas só isso.

    O Morumbi é bonito, é um bom estádio.
    Beleza, convenhamos, quem nesse mundo tem um estádio do tamanho do Morumbi?
    Acorda gente.
    A gente está falando de Morumbi.
    A gente não está falando de aterro.

    Curtir

    • Novo Memorial.

      – Recordação dos clubes que deram origem ao São Paulo.
      – Recordação do São Paulo da Floresta.
      – Maquete do Canindé quando era propriedade do São Paulo, maquete do Pacaembu quando era a casa do São Paulo, maquete do Morumbi quando foi inaugurado pela metade, maquete do Morumbi de 1970 até os anos 90, maquete do Morumbi após passar por uma reforma estrutural, maquete do Morumbi modernizado e maquetes das estruturas do São Paulo.
      – Espaço destinado para contar a historia do Morumbi: Construção, inauguração, Morumbi o maior estádio particular do Mundo, visita do Papa, Shows, decisões de campeonatos, classicos, jogos da seleção.
      – Espaço destinado ao Rolo Compressor.
      – Espaço destinado para os demais esquadrões vitoriosos do São Paulo.
      – Espaço destinado ao Vicente Feola, ao Bella Guttman, ao Cilinho, ao Muricy Ramalho, ao Paulo Autuori, ao Mestre Telê Santana.
      – Espaço destinado ao Rogério Ceni.
      – Espaço para os demais idolos: Leônidas, Canhoteiro, Careca, Raí, Roberto Dias, entre outros.
      – Espaço destinado aos grandes artilheiros, tendo como destaque o Serginho Chulapa.
      – Recordação dos 3 titulos da Libertadores tendo como destaque a invasão dos torcedores ao gramado após a defesa do Zetti, recordação dos 3 titulos Mundiais, recordação dos 6 titulos Brasileiros.
      – Recordação das grandes façanhas do Tricolor: Dia que a moeda caiu de pé, Santos de Pelé que fugiu de campo, vitoria sobre o poderoso Real Madrid dos anos 60, goleada sobre o Barcelona em plena Espanha, goleada sobre o Real Madrid em plena Espanha.
      – Espaço destinado aos titulos internacionais e as vitorias contra clubes de fora.
      – Espaço destinado aos idolos Uruguaios, tendo como destaque o Pedro Rocha.
      – Espaço destinado aos jogadores do São Paulo que serviu a seleção.
      – Espaço destinado para fotos e vídeos dos torcedores: Torcida lotando estádio, bandeiras nas arquibancadas, caravanas de torcedores, São Paulinos no Japão, recepção dos torcedores aos grupos campeões Mundiais, São Paulinos lotando estádios em outros estados, recordação da torcida dos anos 80, 70, 60…
      – Espaço destinado ao Eder Jofre, ao Adhemar Ferreira da Silva, ao José João da Silva.
      – Espaço destinado aos ilustres São Paulinos tendo como destaque o Porfirio da Paz.
      – Calçada da fama.
      – Falar sobre o pioneirismo do São Paulo em alguns projetos: É o primeiro clube brasileiro a ter um Centro de Treinamento moderno, primeiro clube brasileiro a ter um Centro de Excelencia na recuperação de jogadores, primeiro clube a ter um moderno Centro de Treinamento para as categorias de base.

      Em minha opinião, para se fazer tudo isso, os responsaveis pelo novo Museu deveria ser o Michael Serra e o Rui Branquinho, autores do Livro a Bíblia do São Paulino.
      O Michael Serra e o Rui Branquinho visitariam o Museu do Futebol, o Museu do River Plate, o Museu do Barcelona e o Museu do Real Madrid, para terem uma idéia de como planejar o novo Museu do São Paulo.
      Dessa forma o São Paulo construiria o melhor Museu de clubes do mundo.

      Curtir

    • Cleiton aqui vou discordar de você fortemente, o Morumbi deu prejuízos no passado quando era apenas “um estádio de futebol” e a partir da década de 90 o cenário mudou muito e ele foi o nosso grande motor dando lucro operacional por conta do fora futebol. Camarotes que são usados em dias sem jogos de futebol, a antiga loja (na época do Juvenal tínhamos 2 até), as lojas do Morumbi Concept Hall, restaurantes e bares, Shows, o tour para conhecer o Morumbi e tudo que foi feito para isso foi um movimento importante.

      Desde que a gambazada conseguiu seu estádio e a porcada reformulou o dela os números caíram muito, ainda são lucrativos mas o cenário piorou. Eu pergunto será que só precisamos mesmo da reforma do memorial? É claro que não.

      O que precisamos no Morumbi é fazer ser o mais lucrativo possível, simples assim na minha opinião. Estacionamento, camarotes, propagandas, show, lojas, bares, restaurantes, salas de conferências ou até Hotel que o Aidar falou vai trazer receitas em dias sem jogos também, fora isso melhora a experiência em dias de jogos (bom lugar para comer, comprar, estacionamento, hotel para quem de fora etc) que pode ajudar atrair um público mais qualificado que também gera renda.

      Sem saudosismo, o que o São Paulo precisa é fazer dinheiro lá, daqui a 30 anos os inimigos vão ter as receitas que ainda não tem e o outro quitado seu estádio, nossa vantagem é não ter a dívida de um nem ter que dar o possível lucro disso para wtorre. Se todos os presidentes do SPFC pensarem igual vc, Morumbi será o mesmo em 30 anos…

      Vacilamos e muito não ter feito nada na Copa, o momento de pensar no Morumbi ou fazer memorial não é hoje eu sei mas somos quase obrigados em pensar no médio prazo em melhorar o estádio.

      Se alguém lucrar eu não me importo, se penar uns 5 anos tb não, o que não da é achar que a receita nossa caindo e o dos outros subindo estamos no caminho correto na minha avaliação.

      Morumbi na época do Juvenal e antes dos rivais:

      http://esportes.r7.com/futebol/noticias/exploracao-do-morumbi-da-lucro-de-r-45-milhoes-ao-sao-paulo-em-2012-20130118.html

      Morumbi último ano (ainda não temos 2017)

      https://spfc.net/news.asp?nID=153751

      Perdemos “apenas” 25 milhões… Quando o Leco for embora daqui há 3 anos, sonho com um cara fora da turma dele que seja o cara para fazer essa reforma sem roubar.

      Curtir

      • Olha, vamos com calma…

        Primeiramente, arena o carvalho, o morumbi sempre será estádio. Estádio Cícero Pompeu de Toledo!

        Segundo, tem q melhorar mta coisa (estacionamento, cobertura, público próximo), não é só fazer um memorial, por favor.

        Mas aí falar q vacilamos na copa, é um vacilo. Quem acompanha sabe, q já estava tudo decidido…. Os planos dos políticos, do Ricardo Teixeira, Andres Sanchez, a implosão do clube dos 13, às arenas elefantes brancos,… Enfim, o,há o RJ como está. Pelo amor de Deus, o São Paulo fez o certo.

        Tem q arrumar um jeito de melhorar umas coisas no morumbi.

        Já fui em mais de cem jogos do São Paulo.
        Já fui no mineirão, no Allianz, no Maracanã, cada um tem problemas e qualidades.
        Olha q o Maracanã acabou de ser reformado tbm… O Allianz já fui em show q não consegui voltar p casa 3 h depois do show acabar….

        Mas detonar o Morumbi do jeito q detonam, desculpe, não dá.

        Tem gente q fala, “ah, fui uma vez”, desculpa, não pode opinar.

        Tem q ter um estudo, do q se fazer no morumbi, uma empresa séria! Não da cabeça do Juvenal… Não dos delírios de um presidente. O Morumbi tem q ser levado a sério.

        Curtir

  5. Dei uma lida geral nos últimos 3 posts encontrei um debate muito interessante sobre o Morumbi, em alto nível. Eu que nao vou lá desde 1991 e nao sei como está agora. Comemorei vários títulos e chorei algumas derrotas lá dentro também. Mas a verdade é que o SPFC precisa se reinventar para recuperar o lugar que merece estar.

    Curtir

  6. Sobre o Morumbi: ja fui quatro vezes la. Não acho feio, nem nada. Acho lindo e colossal.

    Mas realmente o acesso é muito difícil. Da última vez que fui (show do Metallica em 2014), na hora de ir embora…jesus amado. Foram quase 4 horas esperando um taxi, engarrafamento do cacete, enfim ..tem que melhorar o acesso.

    Curtir

        • Quando falo acesso queria dizer saída que vao todos embora na mesma hora… Foi um erro aqui… com a chegada do mêtro acho que a coisa melhore para quem vai de carro pq boa parte que vai de carro talvez use transporte público, fora que libera você ir de mêtro tb, muda tudo.

          Curtir

          • O Morumbi é um estadio muito agradável, apesar de faltar opções de comida e bebida, mas quem vai la pra assistir o jogo, que é meu caso, não liga muito pra isso, come qualquer coisa no intervalo rapidão e já volta pra ver o segundo tempo, Oque eu acho ruim lá , é a volta dependendo do dia do jogo, eu moro aqui na bela vista, é pertinho, mas é ruim de ir, porem, em breve o metro estará pronto, e ai vai ser outra historia, vai ficar muito mais fácil o acesso, tanto na ida, quanto na volta!. Saudações Tricolores, hj 3 a 0 pra nóis!

            Curtir

  7. Ainda a respeito do Morumbi, eu fui ao Estádio uma vez, pois sou de fora de São Paulo. Foi na semifinal da Copa Sulamericana de 2014, a fatídica partida perdida nos pênaltis pro Atlético Nacional, do profe Osório.

    Ao final do jogo, com uma leve garoa (depois da chuva imensa que caiu na hora do jogo) eu e um amigo só conseguimos um táxi pro nosso hotel depois de andarmos uns 3/4 km, aproximadamente as 2:00 horas.

    O acesso se mostrou bem ruim de fato, mas não posso falar a respeito de outros estádios porque não os conheço.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s