O técnico Dorival Júnior saiu em defesa de seu trabalho à frente do São Paulo após a vitória por 2 a 0 sobre o CSA-AL, na noite desta quinta-feira, em Maceió, pela Copa do Brasil. Após um primeiro tempo fraco, em que o adversário teve o triplo de finalizações (9 a 3), o treinador refutou que o seu time tivesse sido lento diante dos alagoanos.

 “Não é lentidão. A marcação estava toda lá atrás. Eram dez jogadores para ultrapassar e chegar ao gol adversário. Forçamos muito o primeiro passe. Quando encontramos movimentações, com penetração no corredor, começamos a atacar o espaço e a criar uma nova condição para o time”, explicou Dorival.

Com uma postura diferente na etapa complementar, o São Paulo precisou de três minutos para abrir o placar. Após grande passe de Cueva, Marcos Guilherme invadiu a área pela direita e cruzou na medida para Nenê tocar para o fundo do gol, quando finalmente a jogada de Dorival funcionou.

“As triangulações não se completaram na primeira etapa porque não havia a penetração de um terceiro homem, que foi o que aconteceu no primeiro gol, com a triangulação”, destacou. Com a vantagem, mais tranquilos, os visitantes passaram a apostar nos contra-ataques e, em um deles, Diego Souza sofreu pênalti, convertido por Cueva.

“Voltamos para o segundo tempo mais conscientes. Isso foi importante para ter mais posse de bola. As jogadas que foram treinadas exaustivamente, as triangulações, conseguimos os gols. A classificação premia o esforço dos jogadores”, celebrou o treinador.

Com o resultado, o São Paulo atingiu a sua quarta vitória consecutiva, algo que não acontecia desde a temporada 2015. Apesar dos triunfos, o time vinha preocupando a sua torcida pelas atuações. Dorival, contudo, tratou as críticas com normalidade e voltou a criticar o calendário nacional.

“Não vejo um time do Brasil sem críticas. Acho que o time tem produzido muito bem. O imediatismo do país impressiona. Temos de trabalhar sem dar importância para isso. Um jogo como o de hoje mostra tudo isso. As críticas vão acontecer. Com dez dias de treino não existe milagre. Se tem alguém a ser criticado não são os jogadores. Estamos no caminho certo. Vamos fazer um bom Paulista e uma boa Copa do Brasil”, concluiu.

Na terceira fase da Copa do Brasil, o São Paulo enfrentará outro clube alagoano. Trata-se do CRB, que nesta noite venceu o Novo Hamburgo-RS por 4 a 3 na disputa por pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. Diferentemente das etapas anteriores, agora os confrontos serão definidos em jogos de ida e volta, que ainda não têm datas definidas para acontecer.

GE