São Paulo moderniza sistema de gestão e espera ganhos em curto prazo

O mês de fevereiro marca o início de uma nova etapa na administração do São Paulo FC. Desde o dia 1º deste mês, o clube passou a usar o SAP, um dos sistemas de gestão integrada mais modernos do mundo e que vinha em implementação desde o ano passado. A novidade coloca o Tricolor ao lado de gigantes mundiais como Bayern de Munique, Manchester City e seleção alemã, também usuários do software.

Os principais benefícios imediatos são dinamização de processos internos e a automatização e controle de processos de ordem financeira, fiscal e de suprimentos, entre outras. “A utilização de um sistema que é referência mundial é um marco no processo de profissionalização da administração do clube, que vem se acentuando desde a implementação do novo estatuto. Além do ganho de tempo, teremos um controle muito maior de todas as ações, o que fará a gestão ser mais dinâmica e otimizará a utilização de recursos”, avaliou o diretor executivo administrativo, Rodrigo Gaspar.

O Go Live do sistema é um marco importante do projeto que se iniciou em março do ano passado, quando o serviço foi contratado e implementado pela Atos, empresa multinacional de tecnologia. “Foi um trabalho longo que só alcançou o sucesso esperado graças aos esforços da Atos, que nos ajudou a mapear todos os processos, e ao comprometimento de nossos colaboradores em desenvolver o trabalho em todas as suas etapas”, complementou Gaspar.

O Tricolor também treinou e capacitou seus gestores para utilizarem o sistema e manterá uma equipe de suporte para aprimorar os processos. Tudo isso para garantir o máximo sucesso na reestruturação administrativa que deixa o São Paulo alinhado com o que há de mais moderno no mundo em questão de gestão.

Site Oficial

30 comentários

  1. Esse sistema realmente é referência, assim como a empresa de auditoria paga pelo Diniz. O problema é que parece que desligam o como deveria ser, e vão no modo manual! Uma Ferrari na mão de um carroceiro nunca chega onde poderia chegar. A má gestão as vezes se mostra mais proposital ou impusional do que por ignorância , isso é o que vemos há anos no nosso amado clube.

    • Comprar e instalar é diferente de por pra rodar… às vezes você tem de adaptar algumas opções do software a empresa e às vezes mudar um processo da empresa para se adaptar ao software.. é tão complicado quanto trocar o pneu de um carro em movimento.

      Já vi empresas com o software instalado mas que ainda não usava algumas de suas abas e informações importantes continuavam em planilhas de excel, não integrando de fato todas as áreas da empresa.

    • Se todos os setores entrarem com os dados corretamente, facilitará a transparência sim. Aliás, agora que disseram que ta rodando, não há desculpas para não colocar tudo (dessa parte financeira) no site para a torcida ver.

  2. Enquanto tivermos esse sistema de conselheiros vitalicios(!!!) escolhidos entre socios de longa data do Clube social, onde se encontram corintianos, Palmeirenses e outros. Enquanto os eleitores do conselho estiverem preocupados com piscina, estacionamento, e apontamentos politicos sempre vamos viver neste limbo.
    Essa epoca ja passou e quem não se modernizar vai ficar pra tras…

    • Exato. Um abiente fechado, com ar viciado. Não dá para ser otimista com nosso futuro. Não vejo como ocorrer um fato novo na gestão do clube.

  3. Não adianta ter o SAP, é preciso saber usá-lo. Quem configura, retira, analisa, gerencia e insere dados no sistema são as pessoas. Enquanto a gestão não for competente não tem SAP que dê resultado. O que mais tem é empresa com SAP que continua fazendo tudo “por fora”.

    • Fato! O SPFC continua com o mesmo erro do Juvenal. Investe muito em infra e esquece de ter uma equipe de profissionais qualificados. Hoje ter infra é
      obrigação, porém, são os profissionais que farão a diferença. Aprende SPFC, por favor, acorda de uma vez por todas. Ta difícil!

    • É por isso que contrataram uma empresa de consultoria para mapear os processos e ensinar a usar as abas do software. Se realmente conseguiram colocar tudo lá, é certeza de que a gestão será mais rápida e profissional. Não precisa todo mundo saber mexer em tudo no software, na verdade muitos setores nem devem ter todas essas permissões. As telas para dados de entrada são diferentes, de acordo com o cargo e o setor.

  4. Pensei que essa modernização da gestão fosse a saída do Leco, eleições diretas, fim do Conselho Vitalício, mas acordei do sonho e tudo continua na mesma hehehe

  5. O que o SAP faz é centralizar informações dos vários departamentos de uma empresa pra agilizar tomadas de decisão. Foi inventada na Alemanha (que surpresa!) e pode tornar o nosso clube uma empresa com mais eficiência no mercado da bola.

Deixe uma resposta