São Paulo: três armadilhas em sete dias

Os próximos sete dias, a partir de quinta-feira, dia 15, significam muito na vida do São Paulo neste início de ano. Podem trazer calmaria por um tempo ou a instalação de uma grande crise, resultando até na demissão do treinador. O primeiro jogo é contra o CSA, em Maceió, o segundo contra o Santos, em casa e o terceiro, uma viagem até Itu, para pegar o Ituano.

Lendo assim, parece fácil, mas os jogos possuem características impactantes.

Contra o CSA é mata. Não é mata-mata, pois se decide em um jogo só. Se o São Paulo não vencer, irá para os pênaltis. E, se perder, será um Deus nos acuda. O paralelo que pode ser feito é com o Corinthians do ano passado, que foi enfrentar o Brusque. Não saiu do empate e esteve a pique de ser eliminado nos pênaltis. Bastaria um acerto de Carlos Alberto, o Gato. Mas ele errou, o time se recuperou e Carille teve tranquilidade para trabalhar. Tê-la-ia (mesóclise para homenagear o presidente sem votos) se fosse eliminado? Difícil, talvez fosse demitido.

Além de ser uma competição traiçoeira, o São Paulo tinha como certo que a partida seria no dia 21. Foi surpreendido e teve de correr com a preparação. E talvez não tenha Militão, que está com amidalite. E já não tem Petros, suspenso.

No domingo, às 17h, aproximadamente 65 horas após a decisão, o adversário será o Santos, 24 horas mais descansado e sem viagem pelo meio. Se o time estiver classificado para a terceira fase da Copa do Brasil, o treinador até poderá poupar um ou outro jogador, mais descansado diante de uma torcida muito animada. Se for eliminado, Dorival Jr (?) escalará tudo o que tem de melhor para enfrentar o rival e uma torcida desconfiada e sem ânimo.

Se houver a classificação e um empate no clássico, prevalecerá a tranquilidade contra o Ituano. Se o empate ou derrota no clássico vier após uma eliminação, o jogo contra o Ituano terá uma dimensão dramática. E, como André Jardine está no Uruguai com o sub-20, nem se sabe quem ficará no banco.

Esta é uma análise do mundo real. Nosso futebol é assim, nosso calendário é assim. Não adianta fazer projeções como se vivêssemos na Europa. Não se trata de justiça ou não. Trata-se de ”o que tem para hoje”. E ninguém vai lembrar que Dorival fez um bom trabalho em 2017 e que começou o ano perdendo Hernanes e Pratto. Ninguém vai levar em consideração que ele precisa de um lateral direito e de um homem rápido e experiente pelo lado de campo. Nada disso.

Então, em Terra Brasilis, é assim que a banda toca.

Menon

 

Anúncios

12 comentários

  1. Eu lembro:

    – lembro que o time não apresenta padrão de jogo;
    – lembro que não há triangulação
    – lembro que não há jogadas ensaiadas
    – lembro que o time só joga é um único esquema, no qual cabe aos jogadores se adaptarem e não em um esquema tático pensado nas características dos jogadores que estão no elenco;
    – lembro quem embora os concorrentes estejam no começo de temporada, eles apresentam características que indicam a mão do treinador;
    – lembro que o presidente é uma vergonha, transformou o time em balcão de negócios, vendeu mais de R$ 200 milhões e ainda pediu adiantamento nas quotas de tv;
    – lembro que minha alegria tricolor não deveria se limitar ao grito de time grande não cai;

    Em resumo: eu lembro, a torcida lembra. O que não adianta é fingir que somos cegos surdos ou mudos.

    Curtir

    • Ta certo.. Lembrou de um monte de coisas, mas esqueceu de lembrar que se RC tivesse ficado o SP teria caido pra serie B.

      E que o time, apesar dos percalços e perdas de jogadores chaves, com reposições nas ultimas semanas vem vencendo os jogos.

      O SP desse ano tem um time titular pior que o do ano passado, mas um plantel um pouco melhor e vem obtendo resultados melhores.

      Curtir

  2. O São Paulo desde a saída do Lucas Moura em 2012, faz contratações para dar satisfação a torcida, veio Ganso que não era vertical, não substituiria da mesma forma. Hoje não existe um projeto de formação de uma equipe campeã, o clube é uma vitrine para vendas, pior, não tem nem um modelo de jogo e de perfil de atletas. Só pra fomentar o comentário, hoje não temos nenhum atacante de origem no time principal, Marcos Guilherme o mais veloz e Diego Souza são meias de origem!

    Curtir

  3. Se ta dificil para o Dorival com esse elenco imagina para o treinador do CSA.. deve faltar lateral, meio campo, zagueiro.. não tem desculpa de calendario ou falta de jogadores.

    Curtir

  4. Colocar como hipótese a demissão de Dorival Júnior só enfraquece o São Paulo FC, tanto dirigentes, quanto torcedores tem que entender que sucesso é o resultado de vários erros que vão sendo corrigidos e isso só vem com o TEMPO, e com um ambiente que transmite CONFIANÇA.

    Se o Dorival for demitido por 3 derrotas (por exemplo) o próximo técnico, que fosse o Tite, viria para o clube com uma pressão enorme e não desempenharia um bom trabalho, pois o seu consciente não conseguiria focar 100% em vitórias e trabalho de excelência, querendo ou não o medo do fracasso bloqueia as pessoas, até mesmo as mais preparadas e impede o alcance de bons resultados.

    Quem seria o Tite hoje demitido após a eliminação para o Tolima?

    Esse zum zum zum de demissão não deveria nem existir, uma diretoria competente manteria o técnico na pior das hipóteses até a 30° rodada do Brasileirão e só o demitira em risco eminente de rebaixamento, do contrário técnico só deve ser demitido no fim da temporada para que todos os erros cometido em uma temporada sejam corrigidos na próxima.

    Esse comportamento aos poucos trás seriedade, confiança e sabedoria em todos os departamentos formando um clube vencedor.

    Saudações Tricolores a Todos.

    Curtido por 1 pessoa

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s