Ricardo Rocha, Raí e Lugano. Que eles coloquem o SPFC nos trilhos!

Amigos tricolores.

Começo esse artigo dizendo que confio muito nesse trio, mas sei que não será nada fácil o trabalho deles. Raí e Ricardo Rocha já tem um pouco mais de tempo nos cargos de diretoria e gerencia, respectivamente, Lugano está chegando agora, porém, o uruguaio tem uma vantagem sobre Raí e Ricardo, ele conhece muito mais o elenco, os bastidores e as conversas do que Raí e Ricardo, pois viveu até mês passado no “meio da boleirada”.

Campeões dentro de campo

Dentro de campo, não há o que justificar o CV dos 3. São campeões paulista, brasileiro, sulamericanos e mundial, apesar que Ricardo Rocha não teve “paciência” para ser campeão sulamericano e mundial, mas Raí, nosso grande líder e capitão em diversos títulos e Lugano, talvez o uruguaio mais identificado com o tricolor, um jogador que mesmo em fim de carreira foi altamente pedido pelas arquibancadas e, ao meu modo de ver, não comprometeu quando jogou, falhou muito menos que alguns zagueiros, goleiros e laterais que por lá ainda estão – ou devem voltar, para a nossa “alegria”.

Respeito dentro e fora de campo

Diferente de alguns ex-jogadores, que na maioria jogaram naquele time amplamente ajudado pela arbitragem brasileira, Raí, Ricardo e Lugano não se metem em polêmicas e não precisam usar a mídia, depois de aposentados, para aparecer. Foram grandes jogadores, craques, e são reconhecido por isso e não por serem “engraçados” para uma minoria que lhes dá espaço na mídia achando o máximo. Esses caras jogaram, ganharam e foram grandes lideres em seu tempo. Lugano, o mais recente. Ricardo Rocha tentou ser técnico, mas acabou indo para a TV onde fazia comentários pertinentes. Raí, dá alguns “pitacos” na ESPN, mas virou um grande empresário em vários ramos, inclusive, no ramo da comunicação onde eu atuo diariamente.

A chegada do Diego Souza, por exemplo, é um bom caso disso. Ele não escondeu que a ligação do Raí para ele mexeu com o meia/centroavante que topou o projeto São Paulo. Para essa nova molecada, ver ao seu lado caras como Raí e Ricardo Rocha deve dar um novo animo, um exemplo a ser seguido lado a lado. Foram como eles, um dia, jovens que sonhavam brilhar em um time grande, conquistar títulos, jogar na Seleção Brasileira e na Europa. Conseguiram.

As novas funções

Lugano por sua vez, estava ainda mais próximo. Brenner, por exemplo, essa jóia da base, sentiu muito a saída do uruguaio a quem chamava carinhosamente de “pai”. Lugano, mesmo com a grande sacanagem feita pela diretoria, nunca foi a público reclamar de nada e agora, depois de curtir as férias com a família, volta para o tricolor com nova função, claro, que será cobrado fora de campo, pois a torcida acredita nele, sabe do seu caráter e profissionalismo, por isso, as cobranças tendem a ser maiores, não se cobra de quem não entrega, essa é a regra do negócio.

Vamos deixar os caras trabalharem

Infelizmente, já há torcedores questionando o trabalho de Raí e Ricardo Rocha. Lugano, mal foi apresentado oficialmente ainda, mas em breve terá alguns reclamando. Bem, impossível agradar a todos, ainda mais quando se trabalha com futebol, paixão, onde temos quase 200 milhões de técnicos. Todo mundo tem um time, tem um jogador que queria no campo, que queria a volta, a contratação e mesmo assim, há sempre quem reclame.

Raí, Ricardo Rocha e Lugano. Apesar da brincadeira de que eles poderiam ajudar muito mais em campo, acredito muito nesse trio. Sério, honesto, transparente e trabalhador. Perfil, faça mais e fale menos. Serão responsáveis não apenas por reforçar o time, mas para manter o bom ambiente. Um time vencedor não pode ter “racha”, eles serão responsáveis por blindar o time de problemas políticos do clube e fazer com que eles apenas joguem bola. Jogador tem que entrar em campo e se dedicar ao máximo e não se preocupar com brigas políticas. Tem que ter a cabeça focada naquilo. Cabe ao trio ajudar.

Serão sim cobrados, queremos o nosso São Paulo maior, de volta ao eu patamar, de 1o lugar nos campeonatos e não lutando para não cair. Não quero mais comemorar recorde de torcedores no estádio ou ficar falando que time grande não cai. Time grande cai, mas para ser grande é preciso ganhar títulos, algo que estamos acostumados, mas no momento, nem par ou impar estamos ganhando com o time titular – em tempo, o sub23 é só orgulho!

O que esperar de 2018?

Temos que dar tempo ao tempo. O fato de estarmos na fila desde 2012, sem ganhar nada, e desde 2008 sem ganhar um título de grande expressão, está deixando o torcedor apreensivo. O péssimo inicio do campeonato paulista, a derrota para o rival, onde o time jogou até melhor, mas perdeu, de novo, deixa qualquer tricolor apreensivo. Será 2018 um novo 2017? Obviamente, como tricolor, não espero isso, eu sonho – e escrevi isso aqui já – com algo maior, sonho com o São Paulo voltando a ser grande. A cada novo nome, como Nenê e Diego Souza, consagrados jogadores, acende uma nova esperança, mas a constante reformulação atrapalha.

Cheguei a escrever que o Palmeiras estava um passo atrás do São Paulo por uma reformulação constante, mas os dias passaram, o SPFC entrou na mesma onda e voltamos ao zero, é montar um novo time e até “dar liga” pode ser tarde, ainda mais em um ano com a grande parada devido a Copa do Mundo.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

51 comentários

  1. Qdo vejo matéria de tipo pense eu que : comemorávamos títulos hj comemoramos contratação de dirigentes…..acho isso tem pequeno da nossa torcida …..está na hora de comemorarmos títulos…..

    • Infelizmente, Leco se tornou MESTRE nisso, fazer uma parte da torcida de trouxa. Dos milhões que arrecada, uma mixaria é investido no elenco, resultando em nomes medíocres como Nene, Trellez, Thomaz, Maicosuel, Denilson, Marcinho, etc

      Estamos sem títulos, contratamos mal, e o amor pelos ídolos fazem com que “seja lamentável questionar o trabalho do Raí”. Ou seja, para o autor da matéria e grande parte da torcida, ídolos trabalhando como treinador, diretores, nao devem ser questionados.

      Maldito Leco!

  2. Militão ……. Anderson … R. Caio …… Reinaldo
    (Hudson) .. (Aderlan) … (Arboleda) …. (Junior)

    ……….. Araruna ….. Cueva …… Jucilei ………….
    ……….. (Petros) …….(Nenê) …. (Pedro) ………..

    Marcos Guilherme ……. DS ……………. Brenner
    (Shaylon) ……………… (Trellez) ………. (Morato)

  3. O que está faltando no São Paulo e competência , precisamos com urgência de um técnico e ao meu ver Abel Braga seria o melhor pro São Paulo nesse momento , sabe mesclar a juventude com a experiência esse time nas mãos do Abel o São Paulo subiria de nível pois ele sabe usar as competências recuperar jogadores fazer com os caras deem sangue por ele dentro de Campo sabe extrair o melhor de cada jogador , Dorival ja deu reclama de tudo fritou jogadores so porque não foram indicação dele e queria fazer do São Paulo uma filial do Santos , e teimoso vive querendo implantar um esquema que não está dando certo deveria mudar se adaptar com o que tem buscar outro padrão reclama das contrações que foram feitas se fosse outro técnico levantava as mãos pro céu pra agradecer sem falar que ele fritou o lugano sei que o Raí e um cara sério e competente e já percebeu que esse cara ja deu e está montando um time pra outro treinador eu queria o Abel e vocês ?

  4. Pela proteção dada ao jogador Edimar eu chego a uma conclusão que creio seja suficiente para entender o porque de o SPFC está sempre caindo de produção em termos de qualidade de jogos e títulos. Veja bem, a torcida e todo o planeta percebeu os inúmeros erros cometidos pelo jogador (QUE PODE SER ÓTIMA PESSOA, DEDICADO E ETC) … então o normal seria substituí-lo pois ele estava abaixo da crítica. Mas o que faz o técnico? O “protege”, mas protege de que e de quem? Se ele treme ao atuar contra os madureiras e mirassois, … imagina contra um Real Madrid, mas o SPFC não está ao nível do Real !! E porque não está? Porque tem um técnico de pensamento de time pequeno, jogadores com pensamento de time pequeno que se acham no direito de proteger um companheiro que não se mostra com qualidade (pelo menos naquele jogo, digamos) para está atuando com qualidade. Voces não percebem ao incoerencia dessa atitude tanto do DJ quanto dos outros jogadores? Oras para jogar no SPFC tinha que ser jogadores mais gabaritados e não um que não almeja ser convocado para coisa alguma. Mas essa falta de exigência por qualidade se estende à diretoria pois muitos pernas de pau foram contratados.

    • Também penso assim

      Problema do SPFC é muito mais profundo q isso

      Lecao da Massa e seu dedo podre são a locomotiva desse mesmo trem

      Se até 2020 eles conseguirem q não pisemos mais no Z4, estará ótimo

  5. Com Leco, Natel, Manssur, Médicis, Pupo,
    Jacobson, Ataíde, Aidar et Caterva no comando …, não consigo acreditar que nossos heróis tricolores superem seus próprios limites.

    Raí, Ricardo Rocha e Lugano, seus nomes estão eternizados na história tricolor e nada mais poderá mudar nossa gratidão, respeito e admiração por vocês.

    Continuem sendo nossos heróis apenas.

    A família tricolor agradece.

  6. Centurion vai pra Copa !!!

    Maicon, Cortez, Cícero e etc campeões da Libertadores pelo Grêmio

    SPFC tá doente demais….aqui ninguém dá certo……o problema é mais em cima…..na direção

    • eu tambem…

      e olha que me esforcei…

      sempre gostei de ver entrevistas dos nossos tecnicos.. mas, desse ai.. nao da… muita enrolacao… muita teoria e nada de pratica.

      refem de um esquema… e comecam a pipocar historias iguais ao do santos, de problema de relacionamento do filho dele com elenco.

      lembro ate hj, que li uma entrevista no Lance do Leao, na sua ultima passagem pelo SP, comecando a temporada. Tinha gostado da entrevista! Li com empolgacao..

  7. Olha, pode estruturar uma locomotiva, com esse maquinista no comando, não chega em lugar nenhum. Estams perdendo tempo.
    Sugestão ao Raí e equipe, já que o momento é resgatar a identidade trazendo ídolos, pq não dar uma oportunidade de treinador para Zetti, Silas, Dom Dario, Pintado, p.ex. Vai que dá certo.

  8. Um treinador inseguro ou limitado perde o elenco e não consegue desenvolver nada. Dorival tem elenco para formar dos times com o perfil que ele quer e ainda lançar a base, mas ele ainda erra muito no posicionamento dos jogadores e na insistência com contratações de “jogadores de sua confiança”.

    Se é 4x3x3 que ele gosta, treina dois times para se alternarem nesse esquema (roda o elenco e treta substituto quando necessário), coloca um lateral mais ofensivo e outro mais defensivo, coloca um garoto com um maiores experiente na volancia. E vai dando chance a base (tanto no time titular quanto na opção de banco.

    ………………………… Jean …………………………….
    ……………………….. (Sidão) ………………………….

    Militão ……. Anderson … R. Caio …… Reinaldo
    (Hudson) .. (Aderlan) … (Arboleda) …. (Junior)

    ……….. Araruna ….. Cueva …… Jucilei ………….
    ……….. (Petros) …….(Nenê) …. (Pedro) ………..

    Marcos Guilherme ……. DS ……………. Brenner
    (Shaylon) ……………… (Trellez) ………. (Morato)

    Ainda teríamos como opção: Perri, Bruno, Bruno Alves, Roni, Edimar, Liziero, Lucas Fernandes, Helinho, bóia, caique e Bissoli

    Alterna esses dois times e quando houver clássicos ou jogos decisivos escala o melhor deles.

    • Desencana

      Ele vai morrer abraçado com as suas convicções

      4-1-4-1 é o esquema da moda….ele tem q provar q sabe fazer um time jogar assim ( na cabeça dele )

  9. Segundo o Dorival, são 40 ou 45 dias de trabalho pra começar a ter resultado e 70 a 80 jogos pros jovens engrenarem. Então melhor já entrar em compasso de espera para 2019.

    • 40 a 45 dias de trabalho é logo após o Carnaval

      Pelo menos até agora, não tá dando pinta que os resultados estão prestes a aparecerem

      Vamos aguardar…só mais 2 semanas

  10. Com todo o respeito… A exemplo das contratações equivocadas (a meu ver…), concentradas em um mesmo perfil de jogadores, também nesse caso houve um exagero sem sentido… São três executivos, onde caberiam dois… E vou mais além: que papel caberá a Ricardo Rocha, nesse processo?!… Talvez de “contador de piadas” oficial do clube, para animar as concentrações?!… É tudo o que o clube não precisa, nesse momento terrível pelo qual o mesmo passa, convenhamos… Ah!… E, como disse logo no início da temporada, ao ver o que NÃO estava sendo feito, de concreto, para mudar o estado das coisas no clube: teremos um tempo enorme para treinos e mais treinos, “secretos”, durante a Copa da Mundo… Para não “assustar” os adversários… rs… E, detalhe: muito provavelmente com um novo técnico, a comandá-los… Como se este fosse o ´”problema” a resolver… Tsc…

  11. @airnani
    Há 12 horas

    TERRA ARRASADA: G-4, Semi CB, Pato, Ganso, LF09, Kardec

    CAMINHO CERTO: G-12, eliminado pelo D y J, Eliminado por Juventude, e contratar Kieza, Getterson, Ytalo, Robson, J. Carlo, Neilton, Nem, Marcinho, Denilson, Maico, Thomaz, Gomez, Aderlan, Douglas, Edimar!

    É Lecão!!!!…..vamos cavando, cavando…eita fim do buraco q não chega nunca

    • O SPFC nos ultimos anos se resume a politicagem da pior espécie.

      É como se eu quisesse mentir pra mim mesmo e dizer que não era obvio que era o grupo do Leco que vazava informações sobre tudo o que acontecia na época do Aidar.

  12. Também confio no trabalho desses caras .só que erros e acertos vão acontecer e são normais .oque não pode e eles serem cobrados e julgados por erros de gestão do passado .pra mim o trabalho deles até aqui e ótimo e bem direcionado. E pra mim o Dorival não tem razão em reclamar . imagino o Tele treinado esse mesmo elenco com as opções e com as promessas da base . os treinadores estão limidatos em sua maneira de pensar futebol. Acham que e preciso ter um elenco de seleção pra fazer um bom trabcompetições. É ótimo ser campeão. Mais não acho que a coisas mais importante para o time não é um titulo . pra mim o mais importante e fazer um bom a trabalho que te possibilite a brigar por titulo com competência em todas competições. Assim o titulo vira . coloca como objetivo um titulo sem fazer um bom trabalho não vai levar o time a conquistas . no atual estagio do trabalho não é possível sonhar com titulo. Mais isso não é motivo pra desespero. O time do cruzeiro o ano passado se acertou e evoluiu durante ano . começando jogando com muita dificuldade e terminando o ano como a equipe mais consistente do pais .não abriria mão das competições mata mata . mais não colocaria pressão no time por elas vamos torcer e ver ate onde chegamos . essas competições são difíceis ate pra equipes já montadas e estruturadas. Pra mim a competição mais importante e o brasileirao. Competição que não podemos ir mal de jeito nenhum .

  13. Por isso sou da opinião de que a torcida independente deveria espancar o Levo e seus asseclas, já que a trégua foi rompida.

    Assim vão pensar duas vezes antes de lesar o clube ou pensar em assumir um cargo da magnitude que ocumpam, deixando espaço pra gente competente e que quer o melhor para o clube.

    No Brasil só funciona desse jeito. Como vcs acham que as coisas andam nos trilhos na gambazada?

  14. Acho acertado essas escolhas, mas as pessoas não podem acreditar em mágica. As coisas não se acertam do dia pra noite, as dificuldades que já existiam e os erros passados não se apagam simplesmente com a entrada da nova diretoria.
    Também acho um erro comum que vejo os colegas comentando aqui, com todo respeito, que é analisar o trabalho da diretoria apenas com as contratações (um efeito Matos talvez), quando na verdade, o.trabalho é muito maior do que contratar ou deixar de contratar.

  15. Porque o Dorival deveria ser subistituido

    nao temos jogadores para atuar como ele quer .. isso faz com que ele coloque jogadores fora de posicao, o time jogue mau e assim ele se defendo pedindo reforcos.

    por isso o time e um catado !!! pega a bola e nao fica tocando de lado sem objetivo … no esquema do Dorival nao podem jogar juntos Petros e Jucilei … D.Souza e meia avancado que deve jogar atras do camisa 9, como jogavam no time do Bauza Ganso-Calleri, Elenco cheio de jogadores muito lentos ou muito jovens

    Se o Dorival quer jogar no 4 3 3 como ele fazia no Santos ele tem que fazer exatamente o que fazia no Santos, apostar nos jovens e colocar a mulecada para jogar .. defender os jogadores da base assim como ele defedende o indefensavel Edimar

    o esquema dele precisa de jogadores com essas caracteristicas : 2 laterais que saibam atacar e 1 defender, 1 volante marcador preso, 1 volante box-to-box 1 meia participativo e pontas rapidos e habilidosos que ajudem na marcacao .. e 1 atacante com presenca de area. Logo:

    ……………………Jean………………………….

    Militao..Arboleda..Anderson..Jr.Tavares

    …………………..Jucilei………………………..
    ……………………………..Lizieiro…………….
    …………Cueva………………………………….

    Helinho………………………..Caique……….
    …………………..Brenner………………………

    podem notar que alguns jogadores nao podem atuar juntos devidos a suas caracteristicas

    ……………………Sidao………………………….
    Hudson….R.Caio..Aderllan .. Reinaldo
    …………………..Hudson………………………..
    …………………..Militao………………………..
    ……………………………..Petros…………….
    ……………………………..Araruna…………….
    …………Nene………………………………….
    ……….L.Fernandes…………………………..
    ……….D.Souza…………………………………..
    ……….Shaylon…………………………………..
    MarcosG………………………..Paulinho……
    Trellez…………………………….Morato………
    …………………..Cipriano……………………..
    …………………..D.Souza……………………..

    O Dorival nao vai conseguir juntar o quebra cabecas, ele nao tem peito para barrar muitos medalhoes.
    Se nao alterar a formacao do time para 4 4 1 1 — o tradicional 4 4 2 com 2 volantes 2 meias e 2 atacantes — 4 3 1 2 ou um esquema com 3 zagueiros o time vamos continuar perdendo, jogando mau e contando com a ruindade dos adversarios para ter exitos em campo.

  16. Se derem tempo ao tempo talvez esses três possam ajeitar muita bagunça na terra arrasada que virou o São Paulo, o problema é que devido escassez de títulos e campanhas dignas de nossas tradições tenho muitas dúvidas se haverá colaboração da torcida ao menos até aqui não vejo o apoio necessário, vejo muita crítica infundada em cima de Raí e Ricardo Rocha.

    Milagres não se fazem com santo de casa nem de fora mais para quem acredita na seriedade dos três ex-jogadores creio que deveria dar uma segurada nas críticas, não responsabilizar os mesmos por erros cometidos no passado distante ou recente e ar um pouco mais de tempo ao tempo…

    Torcedor confundi muito as coisas!

    Todos queremos vitórias e conquistas mais não adianta pensar em vitórias e conquistas sem o mínimo de organização e planejamento, não é preciso se esforçar muito para ver que à sangria promovida no clube nos últimos 10/12 anos é que nos levou ao nosso estado atual, male mal conseguimos manter uma base em nosso time que vai à campo com atletas e comissão em uma década.

    Querer menos micos do tipo Denilson, Gomez, Marcinho, Maicossuel entre tantos outros que nitidamente são dinheiro jogado na lata do lixo mais não ter paciência para aguardar que um planejamento seja feito e executado me parece um tanto quanto contraditório.

    Vamo São Paulo!

    • Análise legal, é bem por aí mesmo. Eles chegaram para resgatar um São Paulo vencedor e isso não se faz do dia para a noite, Tenho certeza que este ano não vamos disputar o Z4.

  17. Para mim DS, Nene, AM e Trellez (em menor grau) foram contratações contestáveis.
    Somam-se a esses os que voltaram de empréstimo e estão no planejamento, e temos um elenco já bastante completo (em quantidade mas não em qualidade).
    Contratar agora só vai inchar elenco. Portanto, se for para contratar, que façam o favor de contratar alguém acima de qualquer suspeita e que chegue para ser o “cara”.
    Quem? Sei lá…

    • Anderson martins vc ta tratando como contestavel por 3 jogos no inicio do ano que ele ainda nao emplacou? Ele foi uma peça contratada com antecedencia ja visando uma saida (sera que dessa vez vai?) do rodrigo caio. Uma coisa é execrar edimar com 3 jogos no ano pq dali ja sabemos q nao saira nada, sendo 3 ou 30 jogos. Agora, um bom jogador vale sim a pena esperar um pouco pra ja rotular assim…

Deixe uma resposta