Depois de Butragueño, Lugano quer conversar com Zubizarreta sobre função

Depois de Butragueño, Lugano quer conversar com Zubizarreta sobre função no São Paulo

Diego Lugano telefonou e conversou com ex-jogadores que ocupam cargos diretivos em clubes importantes do mundo, antes de formatar sua nova função no São Paulo. Entre os contatos, estão Diego Rivarola, atacante argentino que se tornou assessor desportivo da Universidad de Chile, e Emilio Butragueño, cuja função no Real Madrid é apontada como referência para o que o zagueiro uruguaio desempenhará a partir de agora, no São Paulo.

Lugano falou sobre ter Butragueño como parâmetro em sua entrevista coletiva de apresentação. Procurou o ex-atacante, que participou de 463 partidas e marcou 171 gols em doze anos de carreira pelo Real Madrid. Antes de ser diretor de relações institucionais do time espanhol, El Buitre conquistou o Campeonato Espanhol seis vezes (1986, 1987, 1988, 1989, 1990 e 1995). ”Ele foi muito receptivo”, diz Lugano. Roberto Carlos, que jogou com Lugano no Fenerbahçe, da Turquia, fez a intermediação para ajudar a que Lugano fosse atendido por Butragueño. Há confiança no São Paulo de que o trabalho conjunto dos três ídolos, Raí, Ricardo Rocha e Lugano, não se confunda, e que ajude o clube a recuperar identidade.

Ajude a evitar casos como o de Cueva, sobre quem Raí disse que faltava comprometimento com o projeto do São Paulo, semana passada. Lugano conversou também com Diego Rivarola e pretende ter diálogo com Zubizarreta, ex-goleiro e ex-diretor de futebol do Barcelona, hoje dirigente do Olympique de Marselha, na França. ”Rivarola é direrente, porque é um assessor desportivo. Butragueño participa de decisões”, diz Lugano.

Zubizarreta foi demitido do Barcelona em 2015, por assumir a responsabilidade por contratações que causaram a suspensão da Fifa para contratações nas janelas de transferências. Antes, ajudou a montar a equipe campeã da Champions League da temporada 2014/15. O cargo de superintendente de relações institucionais é pomposo e o modelo é o que o Real Madrid faz com Butragueño. Ao mesmo tempo em que pode representar o Real Madrid no sorteio da Champions League, El Buitre trabalha com as divisões de base e é a imagem do clube merengue. Diferente de Butragueño, formado em ciências econômicas e empresariais, Lugano ainda não tem formação acadêmica.

Embora falte ao futebol brasileiro a soma do conhecimento empírico ao acadêmico, não é isso necessariamente o que impede de dar certo. A ideia do São Paulo é construir uma referência de equipe, uma espécie de código de conduta do clube, para recuperar o desejo dos jogadores atuarem no Morumbi. O caso Cueva, que se recusou a viajar para Mirassol semana passada, é visto como um divisor de águas. Quem joga no São Paulo precisa entender a importância disso. Raí, Ricardo Rocha e Lugano têm a missão de ajudar a recuperar esse orgulho.

PVC

53 comentários

  1. Qualquer conhecimento técnico/acadêmico que falte ao Lugano, pode ser preenchido com cursos que o São Paulo deveria pagar a seus funcionários. Deveria haver também um mapeamento de processos de todos os cargos para que o conhecimento não vá embora com a pessoa.

  2. David Oaks
    1 DE FEVEREIRO DE 2018 ÀS 14:57
    Todo ano é a mesma coisa, inclusive para aqueles que pedem continuidade. Há um argumento que todo ano escutamos:

    “Esperem até abril, o time vai tar ajeitado, fulano vai dar a cara dele pro time…”

    E o que acontece?

    Mau-futebol, eliminações vexatórias, surras em clássicos, o de sempre.

    O que precisa mudar é a mentalidade. Sair do berço esplêndido. Tem que fazer diferente!

    A base nunca tá pronta? Desativa Cotia então. Agora permita-me discordar, porque quem não tá pronto é o Edimar, o Bruno, Kieza, o Denis…

    Quer preservar treinador? Preserve aquele em que você vê o conceito definido e aplicado desde o dia 1, e com perspectiva de melhora. O último a fazer isso foi quem, mesmo? Ah, é o pardal Osorio. Mas um certo doido com sanha por 5 volantes em campo e que entrou em parafuso depois de uma sova em clássico é quem o povo sente falta, né?

    Muda o presidente, sempre vão pedir bênção de globo e cbf ao invés de buscar o melhor pro clube.

    “Ah, o clube vive em negociatas obscuras que prejudicam o clube, os sócios trabalham contra o clube… ” Separa logo o social do futebol e taca logo no mercado que eu quero ver caso Juninho Paulista se repetir.

    Mas o que é feito? Entope o clube de ídolos bem intencionados pra calar a boca de uma galera enquanto continua tudo igual no sistema.

    “Ai que aula de futebol levamos dos europeus, aiaiaia”
    Começa a desconstruir estrategicamente seus métodos, para poder desafiá-los, porque no jogo deles (influenciado pelo poderio financeiro) nunca iremos vencer.
    Mas o que é feito? Cópia descarada de esquema sem treinamento direcionado.

    “Quanto dinheiro perdido com contratações ruins”
    Pare de pedir jogador só porque a base ainda não pegou cancha.
    Jogadores aliás que custam mais do que a formação individual de um atleta, se brincar. Quem poderíamos ter formado com o dinheiro jogado no lixo pelos contratos do Bruno? Que novo Rogério Ceni teríamos com o desperdiçado com o Denis?

    Muda, Tricolor!!!!

    ———————————————————-

    Meus aplausos e respeito a esse post…..o amigo tricolor foi show!!

  3. Parabéns ao Lugano pelo comprometimento.

    Falamos sempre que precisamos de dirigentes que sejam comprometidos isso é uma grande demonstração de comprometimento.

    O caminho vai ser longo é árduo mais com certeza será vitorioso!

  4. O poster do gol do Raí no mundial de 92 batendo a falta (considero esse o gol mais bonito em finais de mundial) e a cara de incrédulo do grande Zubizarreta (goleiraço!) olhando ela morrer no ângulo é ÉPICO (pode deixar em caixa alta moderação?)

    Tem esse poster em alguns estabelecimentos até no Japão!!!

    • Nem eu. Aliás, a grande porcaria do PSG é este técnico meia boca que colocaram lá. Não vai ganhar nada de importante enquanto não botarem um técnico de primeira linha.

    • Falam, falam, falam, do Neymar.

      Mas deu a cara e defendeu demais o Lucas.

      Aliás, como o Neymar e o Ganso já externaram várias e várias vezes o quanto gostam do Lucas.

    • Mais fácil o Leco fazer uma gestão decente do que o Lucas ser X-9. Tentaram criar um bode espiatorio e deram com o tiro no pé. Lucas é muito querido pelos jogadores, nos que já o conhecemos sabemos bem o pq.

  5. “A ideia do São Paulo é construir uma referência de equipe, uma espécie de código de conduta do clube, para recuperar o desejo dos jogadores atuarem no Morumbi.”

    Infelizmente isso leva tempo, espero que Rai tenha tempo para implementar esse projeto antes que seja fritado pela torcida, sobretudo aos que querem esse clube moderno para ontem.

    • Pois é, esse é o grande problema de parte da torcida hoje: querem tudo prá ontem!
      Ainda bem que há uma enorme parcela que pensa diferente e deu mostras do que pode fazer pelo clube,
      como o apoio praticamente incondicional no ano passado durante o Brasileirão: show total !!

      Entendo a angústia de querer comemorar um título ou uma grande vitória contra um rival, pois há vezes
      que fico moído (e mordido) também. Mas há de se ter um pouco de calma…

  6. – Profissionalização

    De nada vale o “Quarteto Fantástico” do SPFC se não for agregado a atualização empírica constante e isso o clube pode dar! Uma faculdade de Economia o Lugano pode até fazer a distancia somada a outra de gestão, assim como os outros três membros tb o podem.

    O que não pode e não deve ser feito é o quarteto trabalhar apenas com seus nomes e histórico no futebol.

    Parabéns ao Lugano, fez o que devia ser feito, entrou em contato com outros da área. Próximo passo é o SPFC paga passagens para este fazer mini estágios em outros clubes com pessoas de referencia.

    – Escudo do Capitão America

    De outro mudo isto tudo servirá apenas como escudo ao Leco, assim como foi o Pintado e o Rogério Ceni

  7. A situação tá tão feia que estamos atrás do ponta petra na classificação do paulista 6 pontos a 4.

    Estamos atras de um time que foi rebaixado e que mudou quase todos os jogadores…….

    São apenas 4 jogos…..são sim 4 jogos……você tem esperança de alguma evolução ?

    Não eu não tenho nenhuma.

    O leco sempre será culpado……e dentro de campo nesse momento é culpa dele também ?

    Pode até ser mas um bom treinador nesse momento seria importante…….e que não temos infelizmente.

  8. Só agora entendi a lógica maior por trás do caso Cueva, embora atualmente nosso melhor jogador, a visão de Raí, Ricardo Rocha e agora Lugano é de retomar o respeito e admiração ao São Paulo.

    E, corretamente, começando de dentro para fora.

    Nesse sentido o nosso técnico tem, nas últimas entrevista, tem cavado sua cova.

    Acho que os três ex-jogadores são sérios e tem clareza no que querem para o São Paulo, já é um ótimo norte.

    Torcendo pelo sucesso dos três neste projeto de retomada de um São Paulo forte e grande, vamos São Paulo!

  9. Ví um comentario de um colega Tricolor, e realmente parei pra pensar e é vdd:
    “Estamos jogando sem Arboleda, Hernanes, Pratto e Cueva, e ontem, sem o Petros tambem.”
    Ou seja, metado do time não é o mesmo do ano passado e em 4 jogos querem o time redondinho.
    Vou aguardar mais um pouco, e com otimismo, antes de descer a lenha…

    • Ontem terminamos o jogo com um meio/ataque com Lucas Fernandes (21 anos), Shaylon (20 anos), Boia (19 anos), Bissoli (19 anos) e o veterano do ataque Marcos Guilherme (22 anos). Praticamente um ataque do antigo aspirantes, mas é mais facil reclamar do que ver esse tipo de coisa…

      • Torcida tá machucada, intolerante … com razão.
        Mas não podemos perder a coerência.
        Não é pq demos show de apoio em 2017, que a nossa parte já esta feita.
        Pq com Leco, sem Leco, com Dorival, sem Dorival, com Edimar ou sem .. temos que apoiar o “SPFC” sempre ! Eternamente !

        • Exatamente, acho legitimo criticarem a diretoria quando erram (nos últimos 10 anos vem errando muito), porem criticar técnico ou jogador no meio do jogo, não vai ajudar. Ou alguém aqui acha que o time vai jogar melhor por causa das vaias? Li de um torcedor que se ele paga pra ir ao estadio ele tem direito de vaiar. A pergunta que eu faço pra ele é a seguinte: Se vc pagar pra ir ao cinema ou teatro e não gostar do que esta vendo, vc vai vaiar?

    • Já havia comentado isto a dias, o maior problema do SPFC hj esta na torcida, por conta da impaciência devido ao histórico do clube.

      Lançar jovens agora é só para queimar

  10. Caros tricolores,

    Como alguns perguntaram, eis aí algo sobre Fabio Lima, meia esquerda, canhoto muito habilidoso e veloz que passei a pedir aqui. Já que não temos scout, nada melhor que a torcida pra indicar contratações.

    https://m.you tube.com/watch?v=NldqjBsxjaY

  11. Futebol está tão maluco que o Dourado está no Flamengo.

    O cara pode não ser craque mas foi o artilheiro, imagina um time perder o artilheiro do seu time para o rival. Como o Flu vende?

      • Eu sei. Mas tem hora não sei se da para ser racional.

        Você venderia seu artilheiro para um rival? Cara nem foi tanta grana para padrão futebol. Se fosse meu time eu iria estar envergonhado.

        • Entendo e concordo com seu ponto de vista. Mas o nível la deve estar tão complicado que eles tiveram que se sujeitar a esse tipo de coisa. Li em algum lugar que o Autuori sairia se nao pagassem alguma coisa dos atrasados nesse mes,

  12. Os primeiros q deveriam ter respeito e admiração pelo clube deveriam ser os responsáveis por sua gestão.
    Uma pessoa que acha q é normal um cara como o Edimar ser lateral do São Paulo, tem respeito pelas tradições do clube, ou acha q qualquer jogador pode chegar, vestir a camisa e jogar como se fôssemos o Madureira?
    Isso pra não falar de Ytalo, Denis, Morato, Denilson, etc…

    • Eu também não acho que o Edmar seja jogador pro SP, ja tivemos laterais de seleção (dos que eu vi, Leonardo, Serginho, Junior). Porem, acho que precisamos ter um pouco de critério nas reclamações. Ontem jogamos com um time onde apenas metade (Sidão, Militao, RC, Edmar, Jucilei e Marcos Guilherme) foram titular no ano passado. Terminamos com um time com 6 jogadores com menos de 22 anos. Nossa temporada se resume a 26 dias de treinamento, sendo 12 dias de pre-temporada e 5 jogos em 13/14, sendo apenas 1 no Morumbi. Alem disso, vamos jogar a proxima partida no Sabado (o time esta chegando agora de viagem). Pergunta: treina que hrs?

      So para referencia a gambazada jogou 4 partidas, sendo 3 em casa e alem da semana inteira sem jogos, vai jogar somente no domingo.

      Por ultimo, como criticar o Morato que fez apenas 1 jogo onde foi o melhor jogador da partida?

  13. No Leco eu não confio. Acho que se depender dele tudo pode e deve piorar.
    Confio que Lugano, Rai e RR conseguirão estancar a sangria. Mas não espero milagres.
    O problema são os Chapecos da vida que só devem atrapalhar.

  14. Três indicações internacionais para o Lugano conversar e contar tudo ao Leco:

    Li Yonghong. Nascido em setembro de 1969, é empresário chinês bem sucedido e co-proprietário do Milan. Inicialmente arrematou as ações por módicos 740 milhões de euros e assumiu a o endividamento do clube de 220 milhões de euros, depois houve outras negociações. Hoje o Milan é uma empresa das mais lucrativas. https://en.wikipedia.org/wiki/Li_Yonghong

    Florentino Pérez Rodríguez. Engenheiro civil, político, empresário, dirigente espanhol e presidente do Real Madrid, o time com mais campeonatos mundiais do mundo.

    Josep Maria Bartomeu i Floreta. Empresário, sócio e conselheiro delegado das empresas ADELTE e EFS, dirigente esportivo bem sucedido do Barcelona.

  15. Esse leco está acabando com meu tricolor e niguei da direção não ichega isso se esse leco não fizer nada pra melhorar o time vamos protesta no campo e no CT

Deixe uma resposta