No tempo de vocês não era assim

Caros Raí, Ricardo Rocha, Lugano… eu tenho certeza que no tempo de cada um de vocês as coisas não eram assim.

Eu tenho certeza, quando a responsabilidade da bola estava nos pés de vocês, o São Paulo não era assim. Não era assim que os outros enxergavam o São Paulo. Confesso, nos tempos de vocês, Ricardo Rocha e Raí, eu era apenas um bebê. Não vivi aquela glória e toda a sua intensidade, mas com Lugano foi diferente e mesmo ainda não tendo a compreensão que tenho hoje, eu sei que o São Paulo não era assim.

Vocês podem dizer melhor, mas eu tenho certeza que eram outros tempos.

Não era tudo mato, como diz meu avô ao passar por suas lembranças de infância, mas era um tempo em que o São Paulo impunha respeito, não importava qual fosse o gramado. Por falar em infância, eram tempos em que o São Paulo era o sonho de qualquer criança. Se ela não torcia para o São Paulo, queria que seu time fosse mais parecido com o tricolor e quem não queria? Não só crianças, até adultos, já com a paixão inflamada no peito, olhavam para o tricolor e se perguntavam: “não dá pro meu time ser um pouquinho mais assim?”.

Eram tempos em que jogar no Morumbi era um inferno e enfrentar o São Paulo em sua própria casa um verdadeiro desafio. Tempos onde jogadores almejavam estar sob o comando técnico de Telê Santana ou de Muricy Ramalho, sob uma direção que não tinha outro objetivo que não fosse buscar títulos e que tivesse tudo organizado, tudo dentro do seu controle. Outros tempos.

A essa altura vocês já devem ter percebido, apesar de hoje voltarem a vestir a mesma camisa de tempos atrás, não é mais o mesmo clube.

Vocês nunca falaram, mas eu sei que o São Paulo do tempo de vocês não passaria o que passa o São Paulo de hoje. Jamais jogaria um clássico em que o adversário tivesse que se esforçar tão pouco para marcar um gol. O São Paulo do tempo de vocês não aceitaria pouco mais de 20 vitórias nos seus 100 últimos clássicos.

Ricardo Rocha, Raí, Lugano, vocês conseguem imaginar o São Paulo do tempo de vocês passar um ano inteiro sem vencer um clássico, como foi o São Paulo de 2013? Vocês se imaginam vestindo a camisa de um São Paulo que em dez clássicos empata quatro, perde seis, faz apenas três gols e leva 14? O São Paulo do tempo de vocês era temido. Era vencedor, não se entregava. É, não parece com o São Paulo que vocês vestem a camisa hoje, não é mesmo?

Eu vou contar um segredo: o São Paulo do tempo de vocês era outro. Hoje vocês estão em um novo e piorado São Paulo, um São Paulo que nos últimos três anos jogou 32 clássicos, venceu apenas sete, empatou oito e perdeu 17. Claro, são clássicos, é só uma pequena amostra do que mudou. O São Paulo que vocês vestem a camisa hoje ganhou seu último título de grande expressão em 2008, isso mesmo, há dez anos. De lá pra cá, apenas um outro título, uma Sul-Americana, importante, contagiante, comemorada, mas ainda assim, apenas um título nesse tempo todo não é coisa do São Paulo do tempo de vocês.

Isso não é uma crítica a vocês, é um pedido. O São Paulo do tempo de vocês não era assim e se vocês ainda lembram como ele era e sabem onde ele está, por favor, tragam de volta.

Gabriel Fuhrmann

http://gabrielfuh.com.br/2018/01/27/tempo-de-voces-nao-era-assim/#.Wm0fApM-fVo

47 comentários

  1. Com o São Paulo jogando clássico não existe a tese de que “Clássico não tem favoritos”, ou que “é onze contra onze”, porque não somos mais favoritos a nada, não somos protagonistas de nada e contra nós os adversários entram em campo com vinte e dois jogadores.

  2. sobre o Cueva ….

    infelizmento o SPFC nao pode abrir mao do Cueva .. primeiro porque ele vale milhoes e segundo porque ele e o melhor jogador do time e com a saida do Hernanes e o unico do elenco capaz de desequilibrar uma partida a nosso favor.

    O Dorival eh um treinador experiente .. ele ta dando a letra, ja perdeu o elenco, ninguem acredita nele, arruma desculpas para tudo … Nao pedi Nene e Trellez, o Cueva nao e problema meu !!! Jogador da base precisa de 80 jogos, o time perdeu mas jogou bem, alega que o time eh lento e que precisa de pontas e laterais rapidos |ofensivos e me escala Edimar tendo no elenco Jr.Tavares|Reinaldo e Caique que sao rapidos e ofensivos.

    O Dorival ta querendo apenas receber a multa rescisória.

    nao acho correto demitir treinador toda hora … mas precisa ter o feeling para o fazer na hora correta.
    a diretoria do SPFC tem que fazer igual a diretoria da SEP … mandou Marcelo Oliveira, Eduardo Baptista e Cuca embora porque estavam fazendo pessimo trabalho … e o Dorival tem que sair por incompetencia.

    o time da Copinha pelo menos tem vontade e corre ate o ultimo minuto

    • Discordo de vc ele nunca vai mais importante que o São Paulo , e outra a única coisa que a diretoria fez certo foi manter ele afastado

  3. outro erro da diretoria e contratar jogadores que nao vao resolver como Diego Souza, Trellez, Edimar, Jean e Nene.

    o Gustavo Scarpa ajudaria mais do que os 5 juntos.

    o time perde classicos sim e vai continuar perdendo porque o time e cheio de jogador ruim. Melhor contratar 1 jogador bom do que 5 ruins.

    • Penso igual, compor elenco é com a base, que não decepcionou em nenhum jogo, esses 5 citados dar R$ 27 milhões, salário juntos de mais de R$ 1,5 milhões. Esse investimento contrataria 2 jogadores inquestionáveis tipo: Scarpa e Chara.

    • Gustavo Scarpa não é tão bom assim ou o FluminenC não teria sido tão ruim. Afirmar que Diego Souza , Jean, nênê não vão resolver não tem base alguma, não são piores do que Scarpa. mas concordo que o SPFC precisa de um jogador de mais talento , como Hernanes.

  4. Hj o sp é no futebol brasileiro o que Liverpool e Arsenal são na Inglaterra e Indepiendente é na Argentina, times supercampeões no passado, mas mero coadjuvantes no presente

      • Tb acho, lembrei tb do caso do Grêmio, que os colorados zuavam que estava na fila desde o tempo do VHS e que voltou com tudo no ano passado…

    • Concordo com o Guilherme, inclusive já usei este exemplo aqui outras vezes, só trocaria o Arsenal pelo Milan, que está no mesmo nível que o nosso, historicamente falando, o Arsenal só é grande na Inglaterra…

      E o Independiente acabou de ganhar a Sul-Americana, então tb não conta!!!!

      Essa nossa fase lembra a das peppas pré-Paulo Nobre, com presidentes fracos e jogador apenas bom se achando o supercraque, sem nenhum respeito pela história do clube, que tb não se dá ao respeito!!!!

    • Se queremos resultados diferentes, precisamos ter atitudes diferentes.

      E como fazer diferente com a mesma turminha de sempre ( JJ e seus asseclas ) ?

      Mas a tática de nivelar todo mundo por baixo, ou medir com a régua do Leco funcionou…..e perdemos a chance de mudar com o campeoníssimo Pimenta ( Presidente mais campeão do SPFC e da Brasil )

      Boa parte da torcida caiu no Papinho de q o Pimenta era igual ao Leco….. lamentável

    • Cara,

      Isso nao eh coisa que se diga a uma torcida jah inflamada.

      Se voce nao consegue suportar uma derrota a um rival, desista do futebol por uns tempos e volte com a cabeca mais fria.

      Incentivar um crime eh coisa de bandido, isso vale a pena cara?

    • Não fale isso, Marcos, não devemos pregar a violência, ela pode se voltar contra nós. Lembre-se , a torcida organizada sempre trabalhou para essa máfia de presidentes do SPFC, desde Juju. Ou não se lembra que sócios e torcedores comuns foram agredidos pela organizada , a pedido de Juvenal?

  5. Nos estamos sofrendo desde os tempos do juvenal gagá no seu terceiro mandato, ganho a forceps. Depois veio o ladrao do Aidar, ai em seguida , por duas x o incompetente do Leco. Ficamos ba torcida p q vcs sejam o ponto de partida das mudanças q esperamos, nós torcedores do São Paulo de tantas glórias… Vamos torcer p nossos idolos e jogadores. Vamos executar esses párias dirigentes!!!
    Vamo São Paulo, vamo ser campeão!!

  6. esse ano o SPFC está longe de ter um time pra cair . Mas falta muito para ser um time vencedor . No jogo de ontem , mesmo o time deles serem infinitamente melhores , mas ficou claro que se o SPFC tivesse aquele time nos tempos de glória , teria atropelado . Mas estamos cansados de ver o SPFC no ostracismo …

  7. Boa tarde a todos.

    Temos que ser e muito, realistas com duas situações que não tem dia e hora marcada para acontecer. São elas: nd nem ngm resiste a um trabalho sem bons resultados. O Dorival Jr sabe muito bem disso. E nós também. Dependendo do que acontecer no Paulista, acredito que, se ele for mal, não passará desta competição. E se, isso ocorrer, seu substituto natural será o Jardine. É aí que deveremos fazer nosso papel de torcedor. Aí é que eu quero ver quem é quem. Pois vou ser sincero, esse Jardine manja muito. É super diferenciado. E tem td pra nós dar alegrias. Pra isso vaí precisar de duas coisas, tempo e apoio. Só amigos, que uma coisa depende da outra. Ele só terá tempo se tiver o nosso apoio. O spfc precisa de paz.

    Minha opinião.

    Saudações.

    • Verdade !

      Eu torço pelo Dorival Jr. até porque ele indo bem o meu Tricolor vai bem, gostaria de ver ele a frente do time até o final da temporada, independente de resultados, desde que não venhamos a namorar com a zona de rebaixamento novamente, mas ano que vem gostaria de ver
      o Jardine dirigindo esse time, e que ele conseguisse implementar o mesmo futebol que vemos na base.

      Boa sorte Dorival Jr. !!!!

      Vamos que vamos Tricolor !!!

    • Eu também acho que o São Paulo precisa de paz, Zebia, mas nesse sentido o Dorival pouco ajuda ao dizer que os reforços trazidos pela diretoria não eram exatamente os que eles queriam. Ele poderia dizer a mesma coisa com palavras diferentes e não causar um estardalhaço desnecessário pós-derrota.

      Fato é que ele pediu a contratação definitiva do Edimar e foi atendido, sendo que tal jogador não ajuda em nada na tal velocidade e profundidade que o Dorival diz buscar. o Edimar é a antítese do que quer Dorival.

      Não fosse esse fato, eu li em algum lugar que ele está satisfeito com a armação do time sob a responsabilidade do Petros e Jucilei. A ser verdade, o Dorival está alheio à realidade do que o time vem apresentando.

      Eu defendi aqui, logo após a primeira partida, o planejamento que o Dorival tinha em mente de utilizar força máxima apenas no jogo de quara-feira que vem, contra o Madureira, que é o que nos interessa nesse começo de ano. Ocorre que eu defendi e o Dorival, quem elaborou tal planejamento, roeu a corda rapidinho em razão dos resultados e críticas; ou seja, parece que nem ele acreditava muito no que havia pensado.

      É início de ano e as campanhas anteriores é que deixam a torcida tão desconfiada e surrada. Espero que o tempo faça com que o time do São Paulo encaixe, mas para isso o Dorival vai ter de mostrar muito mais que o famigerado 4-2-3-1 ou 4-3-3 que tem utilizado, pois as peças do nosso elenco não condizem com tais esquemas, na minha opinião (a não ser que a base forneça os pontas que hoje inexistem no profissional).

  8. Sul-americana não tem grande expressão… pois é…

    Voltam ao ROM que é mais seguro no momento. Quarta já temos Copa do Brasil.

  9. No tempo deles, jogador do tipo Romero não fazia gracinha, era humilhado na bola e caso se metesse a besta tomava chute no tornozelo.

  10. O futebol que o Corinthians joga é horrivel de assistir… tudo atrás. Juninho Capixaba foi uma avenida. Vacilamos em deixar de forçar pela direita depois dos 15 do segundo tempo. Mas gostei do futebol do time. Edimar e Sidão precisam dar espaço no time titular e Brenner não pode jogar como ponta.

  11. Eu me recuso a acreditar que a nossa diretoria alvinegra seja apenas um grupo de pessoas com interesses pessoais e favorecimentos ao usar a instituição SPFC, quando se toma 6 e o diretor da risada e acha normal, isso é sórdido, quando se toma várias goleadas em clássico, e desclassificacoes seguidas e faz parte..
    É complicado quando se abre as portas para Kia, Garcias e carlos leite, sei lá parece algo a mais do que incompetência…. Ja já um filho de conselheiro alvinegro favorecido vem me contradizer.

  12. Saudades do SP de outrora. Hj vemos um time recheado de jovens talentos, que buscam um lugar ao sol, e veteranos em fim de carreira, que nada de pode esperar pra nos levar ao caminho dos títulos.
    Rai, RR e Lugano, vcs terão mto trabalho pra nós colocar de volta ao caminho dos títulos, entendo que esse ano é ano de arar a terra, de preparar o caminho, mas não se deixem ser usados pelo presidente, um dos maiores responsáveis pela pobreza institucional do grandioso São Paulo Futebol Clube.

  13. Abilio Diniz poderia ser um presidente melhor que os últimos q passaram pelo SPFC não acham? Na época do Aidar sugeriu profissionais para gerir o futebol!

  14. A mentalidade do clube precisar mudar. O Sãopaulo entra em clássicos conformado com qualquer resultado que ocorrer. Eu não sei o que anda acontecendo quando jogamos contra o curica, parece incapacidade e conformismo com tantas derrotas para esse rival…

    Estive pensando comigo, ano de 2007, Morumbi cheio, SPFC x Curica, gol do betão no fim do 2tempo, o cara até chorou, porque naquele momento o rebaixamento tava próximo. Depois disso, algo mudou lá dentro, instalou-se algo lá dentro, como por exemplo, não aceitamos mais perder para o sãopaulo facilmente….Naquele tempo, o sofrimento era daquele lado.

    O Vasco andava vivendo uma situação um pouco parecida com a do tricolor, diferença que o clube é o Flamengo, outro queridinho da rede globo. Vice da Gama, como estava sendo sempre chamado, de uns tempos para cá, o Vasco resolveu parar de ficar perdendo pro Flamengo, mesmo com um time ruim e pouco dinheiro, estava na hora de perder menos….Ontem foi 0x0 com a diretoria do Vasco pegando fogo, se fosse aqui, essa seria a desculpa, como sempre.

    O Internacional é outro clube que após o episódio do DVD, deve considerar o Curica o seu segundo rival. Ano passado com o time rebaixado e mal na série b, eliminaram eles dentro de Itaquera…Acredito eu que, tem todo um trabalho contra certos adversários. Além do episódio do DVD, teve aquele jogo que eles perderam pro Curica que praticamente os rebaixaram… Então, ao meu ver, tem que partir do clube, diretores, cúpulas, tudo que tiver relação com o sãopaulo.

    Não existe motivação, eu não vejo, teve a parada do fair play do RC e não teve nenhuma motivação, somos chacota até do zinho e se não é a torcida, passaria batido, porque o clube deixa. Tem erros de arbitragem contra a gente, às vezes até grave, mandam cartinha para a cbf…Porque meter a boca no trombone que é o certo também, nada fazem.

    • Até 2007 era outro SPFC meu amigo, esse tempo de gambá x SPFC era bom d+… O gol do Betao para os caras era sonho para eles, a meta gambá era ganhar do SPFC…

      Se vc olhar década de 80 os 3 eram fregueses do SPFC, década de 90 os 3 tb foram fregueses nossos e na década 2000 (até 2007 principalmente os 3 eram fregueses como sempre.

      Torcendo para uma resgastada incrivel, mas eu apesar de esperançoso com essa molecada e principalmente Rai, RR e Lugano não gostei das contratações pontuais do SPFC de forma geral. Acho que o DS resolvia o que precisamos até os moleques (Militao, Shaylon etc) estarem prontos para serem as soluções junto de GRANDES contratações e pontuais.

      Uma coisa o SPFC não decaiu, sua base continua uma das melhores do mundo. Shaylon está pedindo vaga de titular, Militao parece que já ganhou a dele (renova Rai) e Paulinho, Caique e o Lucas Fernandes mostraram evolução este ano já. Tem o Brenner brigando por vaga aí tb fora muitos outros como o arurana, JT e toda a molecada da copinha ainda… Impressionante como o SPFC conseguiu revelar bons jogadores nos últimos 2 anos… Talvez nenhum vire craque de seleção, ou vire não sabemos, mas considero em nível de jogador bom (não sei se vai ter craque) esses moleques a melhor geração que vi do tricolor. Começou com o Luiz Cunha e o Jardine e estamos aí até hoje colhendo os frutos… Aí é o único ponto que tiro meu chapéu fora que vendemos varias ano passado se não tinha mais gente aí…

  15. Ainda mais responsabilizar o juiz pelo resultado devido a malandragem do rival. Receberam informações de como o rival agiria nas bolas paradas e não foram competentes para utilizá-las, então tem que assumir que falharam, tem que assumir seus erros, transferir a outros impede que correções sejam feitas, e que opções melhores sejam escolhidas para anular falhas grotescas como no 2° gol tomado. Saber usar as informações é a grande questão, caso contrário as mesmas são indiferentes, sem informação são ignorantes, com a informação sugere incompetência.

  16. Quase nunca comento aqui, mas esse texto me emocionou a ponto de deixar registrado algumas letras. Para que o São Paulo volte a ser São Paulo tem que haver uma mudança profunda entre os que dirigem o clube, digo, presidência, cardeais e conselheiros! A incompetência é algo gritante neste clube, juntando a isso o conformismos latente que atinge os jogadores. Os caras parecem não ter sangue nas veias, tanto faz como tanto fez. Repito: com essa mentalidade de quem comanda o clube não sairemos dessa!

  17. O problema é que desde a era JJ, não se contrata o que precisa. E sim, o que está disponível. O maior problema em 2017 foi a falta de velocidade e profundidade, o que fez que nosso jogo fosse modorrento com milhões de toques pro lado, mas como pouca conclusão de jogadas e contratamos Nenê, Trelez e D. Souza. Não o que precisávamos, mas o que tava a mão. Precisávamos de ld, e vieram as “oportunidades de mercado” – goleiro e zagueiro. Não que não serão úteis, mas não é a necessidade real.

    Todo ano focamos em “oportunidades de mercado”, e não em necessidades e equilíbrio do elenco. As galinhas tem um time mais fraco, mas um elenco equilibrado construído para seu estilo de jogo. Planejamento. E não é o perfil da nossa grande maldição, a presidência. Desde quando era diretor de futebol ele gosta da compra e venda, da troca constante em todos os níveis. ZERO planejamento. O que, infelizmente, leva a chance de títulos também a quase zero.

  18. Perfeito o texto. Essa também é minha frustração. De uns tempos pra cá, vejo um SP frouxo, enquanto time. Fora de campo é uma verdadeira desgraça.

  19. Eu vivi as glórias da época dos dois (e obviamente a do Lugano também). Hoje em dia eu só vivo com vergonha absoluta. Triste realidade do que se tornou o SPFC na mão de crápulas como o Leco e cia.

  20. Bom,toda a culpa,é do presidente leco,trouxe técnicos,tirando o Rogério ceni,e o dorival,que nem comprometimento com o time estavam,e fora alguns jogadores,deveria contratar jogadores,que realmente quisessem,jogar no São Paulo,e não apenas pelo 💰💲💵💱💳

Deixe uma resposta