Nenê é reforço do São Paulo confirmado por 2 anos, diz UOL

Nenê é o novo reforço do São Paulo. Nesta sexta-feira, o meia-atacante de 36 anos resolveu abrir mão das dívidas que tinha para receber do o Vasco da Gama e ficou livre para acertar com o clube paulista. O Tricolor pagará cerca de R$ 250 mil por mês pelo veterano, que pediu um contrato com duas temporadas de duração, ou seja, até o fim de 2019. Faltam detalhes burocráticos para que a contratação seja anunciada, provavelmente depois do jogo contra o Corinthians, marcado para as 17h deste sábado, válido pela quarta rodada do Campeonato Paulista.

As conversas para fechar com Nenê foram rápidas. Na última terça-feira, quando o negócio tornou-se público, o clima já era de confiança para que o camisa 10 saísse do Vasco para jogar pelo São Paulo. O jogador aceitou reduzir o salário – no clube carioca, recebia R$ 400 mil – e só lutou mais para ter um vínculo mais longo com os tricolores, que inicialmente pensavam em um contrato de somente um ano. Nenê se esforçou para a mudança para poder realizar o sonho de defender o clube de coração. Também nesta sexta, o presidente recém-eleito do Vasco, Alexandre Campello, falou sobre o caso e negou qualquer definição: “Interesse do São Paulo existe. A dívida existe. O interesse do Vasco é de que ele permaneça. Isso vai depender da vontade do jogador. A mim, ele ainda não manifestou (vontade de sair)”.

O São Paulo considerou o negócio uma grande oportunidade de incrementar a qualidade técnica do elenco e de gastar pouco por um reforço de nome. Apesar de momentos conturbados no Vasco, com reclamações de estrelismo e pedidos para deixar a equipe na última temporada, o Tricolor assegura que colheu boas referências sobre o atleta.

Uma das sinalizações positivas para a contratação foi de Diego Lugano. O ex-zagueiro atuou com Nenê em 2011 e 2012 pelo Paris Saint-Germain, da França, e agora volta ao São Paulo para trabalhar como dirigente. Outro incentivador da negociação foi o coordenador de futebol Ricardo Rocha. As tratativas foram feitas com com o agente Gilva Costa e a empresa Soccer Frame. Antes de Nenê, o Tricolor já havia contratado o goleiro Jean, do Bahia, o meia-atacante Diego Souza, do Sport, e o zagueiro Anderson Martins, também do Vasco. A diretoria ainda busca atacantes de velocidade e um lateral-direito no mercado, mas não tem pressa. A ideia é apostar na paciência e em avaliações aprofundadas para não gastar à toa.

UOL

127 comentários

  1. Bom reforço.
    Não sendo incoerente nos meus comentários e pelas condições do clube, não acho que é um jogador para compor Elenco, acho que vem para disputar posição.

  2. Caramba, essa falência do vasco nos rendeu grandes frutos…O São Paulo trouxe dois grandes jogadores a preço zero. De todos, fomos os que nos demos melhor nessa bagunça do Eurico…Nota 10 pro Raí.

    Oportunidades como essas praticamente não existem nos dias de hoje.

    Mudando de assunto, o goleiro Jean foi contratado a peso de ouro pra ficar no banco e nem ser testado? É isso?

    • Não sei, as vezes os próprios jogadores bancam o Sidão.
      Se o Dorival coloca o Jean agora ele perde o grupo.
      Os jogadores podem dizer: O cara aguentou a bucha no ano passado e agora tira ele do time.
      Sendo assim, deixa o Sidão lá.

    • Só falta trazer o Paulinho. Aí fecharia a feira chamada Vasco. Jean precisa jogar. De todo o elenco só o goleiro não rodou, parece que o Dorival está com medo de por o cara e depois não conseguir mais tirar. Estranho

      • Eu entendo que seria meritocracia, assim como faz o Tite por onde passa. Dorival disse que no gol não haveria rodízio e que Sidão seria o titular. Na hora que der brecha, o Jean pode tentar roubar a posição.

    • Concordo.
      Raí soube trabalhar direitinho em cima do Vas-falindo… Rsss
      Pode ser aí uma nova estratégia: buscar atletas interessantes para o nosso elenco em equipes financeiramente ruins das pernas, oferendo dinheiro e algum jogador emprestado de graça… Ou pegando algum atleta com atraso salarial (desde que nos sirva, também…). Vejo o caso do Anderson Martins como uma solução antecipada para uma provável saída do RCaio após a Copa…

      Boa, Raí!
      Tá sendo esperto, brother!!

  3. Eu só acho que 02 anos de contrato para quem vai fazer 37 anos meio do ano é um pouco puxado. Poderia ser um, com possibilidade de renovação por mais um, dependendo das condições físicas e técnicas. Mas enfim, chegou e vamos torcer para dar certo.

    • Em uma negociação nunca se fecha somente pelo o que um lado quer. É uma via de mão dupla, o Nene deve ter exigido 2 anos ou não fechava em contrapartida deve ter reduzido um pouco a pedida salarial.

    • O próprio diretor do Vasco acabou de dar entrevista para a Fox que iria se reunir com o nenê e dentro de 1 hora teríamos o desfecho dessa história, o mesmo ressaltou que a decisão final seria do jogador, pois não queria atletas descontentes no grupo!

      Na minha opinião o Nenê já fechou com o SPFC…

    • Normal… O presida deles tem que dar uma satisfação a torcida, afinal Nenê era nome certo os inscritos para a libertadores.
      Mas o Nenê vai dizer que quer sair e aí é ponto final, o Vasco vai alegar que tentou de tudo, até o último instante, mas não deu…

  4. Bom jogador, seja bem-vindo.
    Ainda sobre meu próprio comentário no post passado, impressionante como nossa torcida tem pessoas insensatas. Vejo pedidos de Bruno Henrique (impossível), e outros chamando Zé Rafael de “Meia-Boca”… Então lá vamos nós cantar por Shaylon e Lucas Fernandes e xingar qdo os coitados dos meninos errarem (assim como Shaylon foi apedrejado pela péssima partida de ontem).
    Nenê ano passado fez menos gols, deu menos assistências, roubou menos bolas e jogou menos minutos do que o Zé Rafael…

    • Eu fiz um comentário absurdo.
      Chamei o Zé Rafael de Refugo.
      Confusão da minha parte.
      Até citei o atacante Brenner para comparar com o jogador que é um meia.
      Confundi geral.
      Desculpas!!!!!

    • Scarpa entrou na justiça e mesmo o Fluminense pagando os atrasados, manteve a ação para sacanear o time. Alegou que fez isso porque achou sacanagem o que o clube fez com alguns amigos dele como Cavalieri. Diferente do Dourado por exemplo, que foi sincero dizendo que pretende sair do clube, mas que não vai entrar na justiça mesmo estando com salários atrasados.

      Nenê sai em rescisão amigável, deixando até de receber dinheiro pelo visto.

    • A diferença? O Nene quer vir e o Santos queria grana.
      Ainda que mais novo, com potencial e com chance de lucro em venda futura, Scarpa é inferior tecnicamente ao Nenê. A desvantagem do Nenê é de estar parando daqui 1 ou 2 anos… Mas se puder nos ajudar nesse período, ótimo!!

  5. Não esperem o Nenê de 2015. Aquele era muito acima da média e já era. A idade chegou pra ele. Acho que ele ainda pode sim ser útil. Ele ter aceitado reduzir o salário é um bom indício de que ele sabe que não é mais o protagonista de antes. Pode ser uma boa arma no banco em muitos jogos.

    Nenê, Cueva e Diego Souza no mesmo time é impossível, principalmente pq o Dorival não sabe jogar com 2 meias. A ideia de 2 meias dele é um na ponta e isso quebra o time. Melhor reconhecer as limitações e não sair muito da zona de conforto ficando com os 4-2-3-1 do que a gente ter que aguentar o time bagunçado.

  6. E não dava pro Scarpa ter feito o mesmo?
    Jogador definitivamente pensou apenas no dinheiro…

    Fica a torcida para que o Nenê possa ajudar muito o time a conquistar títulos e os jogadores mais novos dentro e fora de campo.

    • Ponha na cabeça que o Scarpa queria jogar no Guarani da capital. Foi escolha dele, não ponhamos a culpa nos empresários. o Guarani já havia flertado com ele há algum tempo atrás prometendo rios de dinheiro ( claro, dinheiro ganho daquele jeito qualquer um contrata)

    • Olha, fiquei impressionado com a personalidade do caíque. Entrou e já partiu para cima. posso estar enganado, mas acho que podemos ter encontrado uma solução pelas pontas aí.

      • Tem que apostar na Base. Quando a gente imagina que nada vai surgir, vem um, dois ou 3 garotos e nos surpreendem de imediato (vide Militão, Caique, Boia…).
        Torcendo muito para que esse ano os garotos comecem a surgir e a agarrar a oportunidade!!

  7. Jura que já apedrejaram o Shaylon? Ainda bem que não vejo mais os posts de preleção e pós-jogo. Acho que muitos olham com muita má-fé os jogadores, principalmente a molecada. E ainda ficam falando pra o técnico dar chances, mas eles mesmos não dão chance nenhuma. Shaylon ainda vai arrebentar com nossa camisa esse ano. Deixem o menino jogar. Qualidade ele tem. Lucas Fernandes entrou muito bem no jogo.

    E que o Nenê seja muito bem-vindo! Poderá revezar com o Shaylon, contribuindo para o time e para o crescimento de nosso camisa 20!

    Nota sobre o debate dos amigos blog sobre Zé Rafael: os que acompanham o blog sabem da minha opinião com relação ao ótimo meia do Bahia, mas achei engraçado alguns que ficam ilusionando o tempo todo com Lucas e Ganso nesse momento criticarem quem vê com bons olhos uma iniciativa do SP para contratar o meia. Preferem sonhar com algum que não terão do que manter os pés no chão. Só lembrando que preferência não é certeza de compra.

    • Concordo quase em tudo. Única coisa é que Shaylon e Lucas Fernandes tem saído bem do banco mas não tem conseguido manter o nível quando começam jogando. Talvez o tempo mude isso, mas eu preferia empresta-los nesse ano pra se desenvolver melhor em um clube em que jogariam com mais frequência.
      Talento os dois tem de sobra.

  8. Com o dinheiro que o São Paulo investiria no Scarpa, com inteligência da para montar um baita plantel mesclando com os jogadores da base.
    Dessa forma fazer uma boa Copa do Brasil, Sul Americana e Campeonato Brasileiro.
    O Renato sampa, fez um comentário interessante: Do São Paulo se aproveitando da situação financeira do Vasco.
    É bem por aí.

    Se o São Paulo está com condições financeira melhores que a do Grêmio, monta um time e Elenco melhor que o Grêmio.
    Se o São Paulo está com condições financeira melhores que a do Botafogo, monta um time e Elenco melhor que o Botafogo.
    Se o São Paulo está com condições financeira melhores que a do Fluminense, monta um time e Elenco melhor que o Fluminense.
    Se o São Paulo está com condições financeira melhores que a do Santos, monta um time e Elenco melhor que o Santos.

  9. Eu, se fosse a diretoria esperaria passar o clássico.

    Vai que o time joga bem no clássico. Já vi esse filme também… Todo mundo diz que o time é ruim e se acerta depois de jogos complicados.

    São Paulo precisa de ponta como Helinho pra ontem. Pra ficar dando drible na ponta e enchendo o saco da defesa.

      • É prematuro…

        Se ele estivesse treinando com os profissionais até seria interessante pro segundo tempo.

        Mas vai ter que remar um pouco ainda pra ficar no banco de reservas e depois ser titular.

    • Exato, não necessariamente dando drible, mas hoje não temos no elenco alguém capaz de partir pra cima, driblar e fazer algo que agite a torcida e a defesa adversária, o Marcos Guilherme baixa a cabeça e corre feito louco, mas não tem o drible.

    • No nosso plantel não passa de 5 jogadores acima de 30 anos de idade, devemos ter um dos planteis mais jovens entre la grandes, e você acha que montamos um asilo?

    • A idade dos jogadores do time titular no jogo passado: Sidão (35), Militão (20), R. Caio (24), (30), Edimar (32), Jucilei (29), Petros (28), Shaylon (20), Brenner (18), M. Guilherme (22) e D. Souza (32)

      Os jogadores do banco em sua maioria tinham pouca idade… E você vem falar em “asilo”? parece comentário de uma galinha preta ou dum porco sem mundial.

      • Exatamente!!
        Aos “chorões”: o SP quase sempre se deu bem quando trouxe jogadores velhos que estavam “acabados” pro futebol.
        É só pesquisar, gente!!
        Leiam sobre a história do glorioso clube que vcs torcem pra confirmar…

  10. Bruno Grossi @bruno_grossi 52 min atrás

    Nenê e Vasco discutem se o jogador já deixa o clube nesta sexta ou se enfrenta o Flamengo em clássico neste sábado, às 17h

  11. Vasco da Gama‏ @VascodaGama

    O maior patrimônio do Vasco é a sua torcida, e deixá-la mais próxima do clube é o grande objetivo desta gestão. O processo de reaproximação foi iniciado nesta semana, com o desbloqueio de aproximadamente 10 mil torcedores nas redes sociais oficiais.

    Imagina se a moda pega aqui no blog, quantos voltariam? rss

  12. Em termos de custo-benefício, um excelente negócio, assim como foi com o Anderson Martins. São 2 ex-vascainos que acrescentarão muito a essa equipe do SP.
    Gostei!!
    Raí está fazendo bem feito e conseguindo fazer algumas contratações a custo quase que praticamente zero.

    Bora São Paulo!!!
    Amanhã é dia de bater na galinhada na nossa 2a casa, o Pacaembu!

  13. Nenê
    👉 36 Anos velho? Toninho Cerezo fez história no SP aos 37
    👉 São Paulino na infância
    👉 jogador técnico, ótimo na bola parada e um meia técnico q chega no ataque p/ finalizar
    Seja bem vindo, respeite essa camisa, coloque empenho e amor a esse time que vc vai fazer sucesso

  14. Boa noite

    Todos aqui queriam o Scarpa e alguns pensam que ele saiu de graça. 6 milhões de euro não é bem de graça… Fora os salários inflacionados ao modelo Crefisa. O que ficou claro no caso é que ele já estava fechado com a Crefisa a muito tempo.
    E não vou me assustar se o Enrique dourado não aparecer por lá também

  15. Não entendo essa idolatria pelo Zé Rafael. Moro em Salvador, assisti jogos do Bahia durante o ano e perdi a conta das vezes que amigos meus o xingaram. Só jogou bem no returno do Brasileirão assim como a maioria do time. Deixem ele lá com as peppas

  16. Tenho tido pouco tempo para acompanhar o Blog, quando entro um turbilhão de boas notícias, Nenê e Lugano ótimas contratações.
    Sobre o último jogo estou comprando o Militão na lateral, além de ser ótimo marcador tem cruzado mais que muito lateral de Ofício que passou por ali.
    O Shaylon tem futebol, nota-se que o garoto ainda é um pouco inseguro. ao contrário do Caíque que mostrou personalidade, duas ótimas promessas.
    Continuo entoando o coro por um 09 de oficio, trauma daquela época do Caroegiane que tinha Rivaldo na meio e se não me engano Marlos, Dagoberto e Fernandinho no ataque de enceradeiras, sofríamos pra achar um golzinho.

  17. Do Post anterior:

    marciotricolor
    Não é passando a mão na cabeça desse orelhudo que o SPFC vai mostrar a ele o tamanho do nosso clube.
    Tem que ficar de fora para ele ver que é um empregado do clube e é utilizado quando o treinador quer e não quando ele deseja.
    Fora que para serem coerentes, a comissão técnica deverá relacionar e escalar o rebelde apenas quando ele estiver em forma, coisa que ele não está, porque além de chegar atrasado para a sua reapresentação, não viajou para Mirassol etc…
    O seu retorno depende muito mais dele do que da comissão técnica. Então procura entrar em forma para merecer jogar e aprenda a respeitar a torcida, o clube, seu treinador, seus companheiros etc.
    —————————————————————————
    Batendo palmas, Sato!!
    É isso aí!!!
    Jogadorzinho burro!!!
    Ano para ele treinar forte, ser disciplinado,
    se doar em campo, buscar destaque individual mas não deixar de procurar ajudar o clube na busca de um título estadual, depois partiria com moral para a Copa, fazer uma boa figura e poderia ser vendido para um grande europeu em Julho/agosto… Mas não!!!!
    O cara é displicente, anti-profissional, mimizento e metido… Além de burro!
    Tem que quebrar a cara na vida…

  18. Melhor notícia do dia foi o Dorival manter o mesmo time do último jogo.
    Teste interessante
    Caique, Bóia e Lucas Fernandes no segundo tempo…. aí fica show

    Vamos vencer as frangas

    • Tô com o mesmo pressentimento…
      Amanhã, sábado a noite, é dia de macumba tricolor: vamos torcer o pescoço das galinhas pretas da marginal e deixá-la em alguma encruzilhada perto do Pacaembu… Rsss

  19. Pratto machucou no River… 5 minutos se treino e saiu com problemas no joelho…

    Espero que nao seja grave… Ele precisa cumprir metas pra recebermos uma grana a mais…kkkk.. Alem de ser boa gente, batalhador… Nao merece se ferrar nao…

  20. Em confirmando mesmo a contratação, é um reforço que traz qualidade ao elenco sim, mas até pela idade, não o vejo jogando os 90 minutos de todos os jogos!!!!
    Mas que seja muito bem vindo, e se era são paulino na infância, com certeza terá um respeito a mais por essa nossa camisa!!!

  21. SPFC precisa fazer um trabalho especial de aproveitamento desses dois pontas que jogaram a final da Copinha. Toró e Helinho.

    Todo torcedor adversário só falava desses dois e foram unânimes em dizer que gostariam de tê-los nos times deles.

    Quando a gente tem coisa de qualidade em casa, precisamos dar mais valor

    • você está coberto de razão . Tinha flamenguista pedindo para um jogador do time deles machucar o Hélio Júnior pois ele deu uma canseira na defesa deles . Os 2 precisam subir , pois no futuro próximo eles tem tudo para dar alegria para a torcida

  22. Conca ou Montillo foram considerados melhores jogadores do país. Seedorf veio e também jogou num nivel superior. Hernanes jogou 5 meses e foi um dos melhores ano passado. O nível do futebol brasileiro está cada vez pior. Alguma coisa tem que ser feita.

    • Temos excelentes valores na base, mesclando com esses jogadores experientes vai dar samba. O Dorival tem um ótimo material humano.

    • Master? Onde isso? Olha a quantidade de garotos no time. E onde Petros, Jucilei, Diego e o Canalha peruano são master? Falta de boa vontade master, isso sim… veja jogos do sub-15 então. Lá não tem velhos no time.

  23. Interessante a quantidade de jogadores com perfil de capitão que teremos no time…

    Sidão, Rodrigo Caio, Anderson Martins, Petros, Juscilei, Nenê e Diego Souza…mais sa metade do time… Isso é muito… Muito… Muito bom…

  24. Bando de torcedor modinha reclama de tudo pensa que o São Paulo ta nadando em grana , temos que entender a realidade do nosso clube chega dessa lenda de soberano nosso clube ta quebrado Leco e sua turma mantém um plano de falência do nosso clube mas graças a Deus Raí e Ricardo Rocha e agora Lugano tenho a certeza que farão de tudo pra trazer nosso clube aos tempos de glória , agora vejo muito torcedor Bambi criticando o time , torcendo contra , se não quer torcer pro São Paulo busque outro time pra torcer mas não venha falar em Serie b pós não sabemos o que isso significa e espero nunca conhecer por que eu tenho amor ao meu clube e nunca desejaria tal coisa . Em relação ao Nenê acho ele um jogador acima da média até mesmo dos que estão no clube com exceção do Diego Souza , acho que vai nos da muitas alegrias , sem falar que jogará no clube do seu coração o que lhe dará uma motivação a mais , com relação a temporada passada ele tava com problemas com o treinador ou Seja tava sem ambiente e com salários atrasados me faz lembrar do Romário que uma vez falou o clube faz de conta que me paga e eu faço de conta que jogo simples assim

  25. Me parece que será uma espécie de 12° jogador. Já temos um time pouco combativo por característica, agora ter DS, Cueva e Nenê juntos é pedir para a defesa ficar no mano a mano o tempo todo.

    • Nene vem pra compor elenco, jogador em linha decesdente fisicamente, deve jogar poucos jogos pois não tem intensidade, uma reprise da passagem do Rivaldo pelo São Paulo.

      • Tu comparas o Nenê com o Rivaldo? Este último jogou muito mais na carreira, mas quando veio pra cá já se tinha aposentado… O Nenê foi titular de quase todos os jogos do Vasco ano passado. A comparação não procede.

    • Eu acho que Cueva e Nenê vão acabar brigando por posição. O D. Souza é centro-avante, então tem a obrigação de marcar menos… Se o Nenê jogar no meio e o Cueva na ponta, se é que o Dorival esteja pensando nisso, a obrigação maior de voltar pra marcar vai ser do peruano, pra fechar a linha de quatro do meio-campo. Essa é uma função que não exige tanta velocidade, mas aplicação e equilíbrio tático do time.

      Dá pra jogarem juntos, mas talvez o melhor seja um revezando com o outro…

  26. parem de reclamar . O SPFC contratou pouco mais bem . Como eu disse , é pouco , falta LD , 1 atacante de velocidade e mais 1 meia . E tem outra coisa , se quiserem lançar Jonas Toró , Marquinhos e Hélio Júnior , ja podem fazer , pois vão ter jogadores experientes ao redor deles , como Jucilei , Petros , Nenê , Diego Souza

    • Um LD reserva, né? Porque pra tirar o Militão desse time o cara vai ter que jogar muita bola… e não vejo quem possa fazer isso e esteja disponível no mercado.

      Com a chegada do Nenê acho que não precisamos de um meia, sinceramente; ficamos com Shaylon, L. Fernandes, Nenê e Cueva, afora o D. Souza que pode jogar nessa posição também…

      A meu ver, a prioridade é um atacante rápido pra jogar pelos lados e que possa fazer as vezes de centro-avante (como o Bigode da crefisa fc). Um LD defensivo pra reserva do Militão seria uma boa, mas é difícil achar.

  27. Marcos Guilherme é razoável , mais erra do que acerta . No ataque nunca gostei do Caique e nem Paulinho na base . Sempre achei jogadores limitados , mas começaram bem no profissional . Vamos aguardar . Mas acho o Jonas Toró e o Hélio Júnior bem melhores . Sem contar o Marquinhos que também é promissor . Então , voltando a falar do Marcos , é bom ele se coçar , pois a garotada que vem ai é bem melhor que ele . Shaylon é pouco participativo . Meia tem que se movimentar e assumir responsabilidade . ele não faz . Meias jovens como Mateus Vital , Paquetá , Evander , ja assumem a responsabilidade dentro de campo . Então , pra mim o Shaylon não serve . Lucas Fernandes eu também não to gostando , está uma tiriça do caramba , mas vou esperar mais . Maicosuel é jogador de time pequeno . Então , na meia só temos 2 que prestam : Cueva e Nenê . Então que contratem um meia ou apostem no Hélio Júnior que faz a função do Salah como também consegue jogar por dentro

    • Com o fim da 3º rodada do Paulistão esses são os jogadores com mais chances criadas dos principais times do Campeonato essa temporada:

      Emiliano Vecchio (10)
      Lucas Lima (8)
      Fagner (8)
      Shaylon (8)
      Willian (8)
      Dudu (5)
      Jadson (5)

      Detalhe: de todos esses o único que só jogou 2 partidas, e não 3, foi o Shaylon. Concordo q o garoto tem de melhorar, mas é visível a qualidade dele… creio que com o tempo vai melhorar os defeitos q tem.

  28. Espinha do time está montada….. Sidão, Caio , Anderson Martins, arboleda, Petros , Militão, jucilei ,nenê e Diego Souza …. Dorival vai inserir a molecada com calma , pois tem jogadores com perfil de liderança, que assumem a responsabilidade é deixam a molecada mais solta e sem o fardo pesado no campo, velocidade do time fica por conta da molecada , ousadia idem , porém vejo nenê um meio dinâmico, que sabe fazer a bola correr e tem uma visão de jogo muito boa.

    Até então estamos acertando nas contratações, esse time vai dar liga.

    • exato , discordo quando falam que o Nenê é um Rivaldo 2.0 . Vai ser importante . Temos atacantes de velocidade muito promissores como Hélio Júnior , Jonas Toró , Marquinhos que podem desequilibrar na habilidade e na verticalidade

  29. Ótimo reforço, nas condições do mercado uma bela oportunidade.
    Quanto ao Trelles alguma novidade?
    Pelo valor não seria mais interessante pensar em Henrique Dourado, comprar por exemplo 50% do passe?

Deixe uma resposta