Cueva volta a treinar e torcedor envia carta aberta ao jogador. Leia!

Na manhã desta 6a feira, véspera do clássico contra o Corinthians, o São Paulo treinou visando a partida deste sábado e teve entre as novidades, o retorno de Cueva.

O meia após a polêmica, treinou e remotamente será titular, podendo nem ficar no banco.

Em meio à todos os ocorridos, um torcedor escreveu ao peruano. Veja:

“CARTA ABERTA a Christian Cueva

Caro, Christian Cueva devido aos acontecimentos nesta semana, tenho a obrigatoriedade de descrever esta pequena declaração por meio deste blog que representa a nação tricolor.

Como torcedor do São Paulo Futebol Clube, sinto que as atitudes que você proporcionou nesta semana, pedindo para ficar fora do jogo contra Mirassol, criou o estopim na relação entre jogador, clube e torcida. Você não só desrespeitou a comissão técnica e seus companheiros de equipe, mas toda torcida tricolor. Assim como eu, os torcedores são paulinos sofrem com a falta de títulos e protagonismo da equipe tricolor nos campeonatos de relevância nacional e internacional. Convivemos ano após ano com nossos principais rivais conquistando títulos importantes, enquanto nós tricolores vivenciamos brigas para não cair ou péssimas administrações. Nós torcedores desta agremiação vitoriosa estamos machucados e angustiados a cada ano que passa na temporada do futebol brasileiro.

Acredito que o senhor não esteja ciente, mas o clube foi um dos primeiros a construir o seu próprio estádio, um dos pioneiros a elaborar um centro de treinamento e alavancar o sócio torcedor nos anos 80. O clube é o brasileiro com mais títulos mundiais até o momento e o único time que conquistou de forma consecutiva três campeonatos brasileiros. Não estou aqui desmerecendo outras equipes do futebol brasileiro ou distorcendo a realidade do nosso Tricolor, ao contrário sou muito crítico as gestões anteriores e a atual presidência. Um tema que vou abordar em outro momento.

Mas quero que o senhor esteja ciente que a camisa que está vestindo é pesada e só quem tem “culhão” pode jogar neste clube tradicional. A número 10 que você está usando já foi de grandes craques da história do São Paulo como Pedro Rocha, Raí e Leonardo. Estes jogadores entendiam a importância do clube e respeitavam a torcida e foram vitoriosos.

Os torcedores tricolores abraçaram seu futebol nos seus primeiros meses e o trataram como um possível ídolo, mas as suas atitudes que se iniciaram no ano passado parecem que vão desmanchando essa relação. Quero pedir ao senhor Cueva que enquanto jogar com a camisa do São Paulo, que honre a camisa, história, treinador, companheiros de equipe e principalmente aos torcedores tricolores.

Esta declaração foi realizada exclusivamente por Alan Ribeiro Gomes. O Blog do São Paulo somente abriu espaço para carta aberta

Alan Ribeiro Gomes”

 

Anúncios

49 comentários

  1. Hugo Naves
    26 DE JANEIRO DE 2018 ÀS 13:04
    Já viu aquela máxima que prego que se destaca é martelado ? Pois é assim com MG pra nossa torcida. O cara chegou nem fez uma temporada inteira ainda no elenco e também não é nenhum veterano, mas corre e se esforça mais que muito come dorme que fica disfarçado de bandeirinha pra não receber a bola. O cara vai evoluir ainda mais e silenciar os críticos podem apostar.r

    —————————————————————————————————————————————————-

    Ele pode evoluir mais sim. Inclusive, voltou pro Brasil pra ver se retoma a carreira. Ele é novo, realmente se esforça e joga pelo time. É louvavel o tanto que joga pelo time, sua aplicação tática.
    Eu não sou o maior fã do jogador. Mas isso é muito mais por culpa do Dorival, que mina suas necessidades ofensivas(ou seja, oq deveria ser sua principal importancia), em troca de ter um jogador a mais lá trás, marcando e correndo.
    Foi como havia dito no comentário que vc respondeu. Ele volta marcando, correndo atras de quem ta com a bola naquele setor do campo, sendo que na hora H já tem 2 ou 3 jogadores na cobertura de quem está avançando. Então ele perdido na marcação, fora de sua posição e cada vez mais cansado.

    Como eu disse, meu maior problema é como o jogador é usado. Me parece mais um jogador de defesa fazendo o ataque do que um atacante ajudando na defesa. E esse sentimento que eu, e outras pessoas da torcida tem, foi desenvolvido mais por culpa do Dorival do que do proprio jogador .

    Curtir

    • Teve uma reportagem dele falando que começou a melhorar ano passado quando o Lugano pediu pra ele ficar mais próximo do Pratto e voltar um pouco menos, assim os gols começaram a surgir

      Curtir

      • E ainda assim tinha um comportamento excessivamente defensivo no jogo em si, ainda que sofresse também pelo comportamento tático do time todo. Pra mim a primeira etapa contra o Mirassol deveria servir como paradigma para o Marcos Guilherme e sobretudo pro Dorival acerca de como utilizá-lo.

        Curtir

        • A primeira etapa contra o Mirassol deve servir como parâmetro principalmente pq, no futebol atual, todo mundo joga com pontas com obrigação de voltar pra marcar. Quanto mais você segurar a investida desse ponta e dos laterais, mais dominio teremos no jogo.
          Contra o corinthians, nossas chances de vitoria passam diretamente por esse comportamento. Se Militão, Edimar, Marcos Guilherme e Petros subirem, nossas linhas avançam, segurando a principal jogada deles. A posse de bola já temos, precisamos de infiltração e profundidade. E isso só conseguiremos se mantivermos esse pensamento ofensivo e o modo de jogo.

          Problema é saber se o comportamento de quarta foi consciente ou circunstancial. O time do mirassol me parece que deu esse campo todo pra nós e conseguimos fazer. Contra as galinhas, teremos de impor esse modo, e isso me preocupa.

          Curtir

  2. O cara achava que era a última bolacha do pacote e tentou, na marra, conquistar um lugar que não é de direito. Tomou na cabeça direitinho. Viu que agora o papo é outro no São Paulo. E se achou que a torcida ia abraça-lo, tomou na cabeça duas vezes. Para se ferrar mais ainda, a própria imprensa do Peru detonou a atitude desse mimadinho. Enfim, esse pseudo craque que a própria torcida tricolor o denominava, descobriu como funcionam as coisas por aqui. Acredito que agora, meta o rabinho no meio das pernas e fique bem pianinho, caso contrário, tenho certeza que Raí, Ricardo Rocha e agora Lugano, vão fazer da vida desse cara um inferno.

    Curtir

  3. Essa foto é com a camisa de treino do primeiro semestre do ano passado, quando ele mostrou sua silhueta antes no jogo da eliminação da Sulamericana, Mas acho que ele tem brigar por uma vaga de titularidade, já que não foi vendido agora, tem que mostrar o futebol que sabe, pedir desculpas a todos. Só não podemos desvalorizar um produto que pertence ao São Paulo, que é o atleta!

    Curtir

  4. Por mais que eu concorde com algumas das coisas que foram ditas nessa carta e respeite totalmente o direito de expressão de cada um, entendo que é momento de reduzir a beligerância.

    Raí vai resolver internamente e o Cueva irá nos ajudar no 1o semestre. Após a Copa, o SP vai vendê-lo por 20 mi de Euros.

    Curtir

    • Vivemos um mondo conectado, as informações estão disponíveis em segundos, o futebol cada vez mais profissionalizado e jogador chinelinho/problemático com cada vez menos espaço. Não é qualquer clube que tem bala na agulha para gastar 20 mi de Euros em algum jogador, e posso te garantir que o clube que tem essa grana sabe o que acontece por aí…e por aqui…
      Por mais que o Cueva jogue bem duvido que consigamos vendê-lo por esse valor. Mas nem perto disso.
      Voce, como torcedor, apoiaria que o seu time investisse essa grana em um jogador com o histórico do Cueva?
      Difícil precificar um jogador, mas chuto que o Cueva não vale muito mais do que 5 mi de euros.

      Curtir

      • Às vezes preponderam outras variáveis na escolha de jogadores, tanto que já vimos Barcelona, um dos clubes com bala na agulha pra pagar 20 de Euros, comprar o Douglas do SP; já vimos o Real Madri, outro clube com bala na agulha, pagar 45 milhões de Euros por uma mera promessa do Flamengo.

        O Cueva tem potencial pra arrebentar na Copa do Mundo, ele joga em uma posição em que jogadores são mais valorizados, é novo e, para alguns clubes Europeus, 20 milhões de Euros não é considerado um valor tão elevado. Isso sem considerar que há times do Leste Europeu ou China que bancaria esse valor por ele.

        Nesse contexto,acho possível sim que o Cueva seja vendido por 20 ou até mais milhões de Euros, notadamente se conseguir um bom desempenho no Copa do Mundo.

        Curtir

  5. Respondendo ao amigo GMC com relação ao MG:

    Tbm acho que ele ainda deve muito futebol e isso passa diretamente pela necessidade tática imposta pela treinador, e o Caique deu outra mobilidade ao time. Brenner nâo joga tão aberto. Ou de centroavante ou de segunda atacante. Na nossa formação, ele é reserva do Diego.

    Mas o MG jogou muito bem na parte ofensiva contra o Mirassol. Ele deu profundidade e gerou muitas troca de passe no ataque, junto ao Petros e ao Militão (que já tem uma assistência). Gostei do jogo dele, e por eu ser crítico de seu futebol, me deu esperança de um bom ano do MG pelo tricolor. Com ele e Caique (dois jogadores velozes) o time foi outro. 4-3-3 só funciona com dois jogadores rápidos pelos lados. Adoraria que o Caique ou o Paulinho fosse titular contra a galinhada.

    Curtir

    • Eu gosto do MG, entendo perfeitamente os que criticam ele, mas gosto da dedicação dele, errar é do jogo, considero ele uma peça importante, poderia render um pouco mais? claro, mesmo assim gosto da dedicação dele, e de vez em quando faz seus golzinhos, como contra vasco (golaço), santos (belo gol), sport e contra o mirassol são gols de quem não é cabeça de bagre. Tem alguma qualidade. é que como não temos alguém que faça mtos gols como era o Hernanes ano passado, acabam pegando no pé do cara.
      Confesso que sinto raiva por ele não tentar o drible e tomar alguma decisão ruim mas é do jogo, logo passa rsrs

      Curtir

      • Que ele está cumprindo uma função tática e sacrificando a parte ofensiva, está bem claro. E que assim como o Brenner, Shaylon e LF, ele não joga onde pode render melhor, que é como segundo atacante, de frente pra área, pois sabe chutar bem. E não como ponta.
        Gosto de como ele é comprometido.
        E ficou claro que não arrisca no 1 contra 1, pois o drible não é o forte.
        Pra mim é jogador de segundo tempo, quando o time estiver ganhando de um a zero, pra ajudar na marcação e puxar contra ataque.
        Acho que o Maico em forma será o titular ideal.
        Muitos criticam, pois vive lesionado e porque errou contra o São Bento, mas ele mostrou que vai pra cima e é assertivo. Espero que ele tenha sequência de jogos e não sofra lesão.
        O Morato é uma incógnita. Mas aposto, pois em um jogo mostrou que não treme e tem qualidades.
        O Caíque, Bóia, Brenner e Cipriano são garotos, estão empolgados, vão errar muito por conta disto.
        A questão é se eles vão evoluir. O tempo pra um é diferente pra outro. Hernanes só deu certo depois dos vinte anos.
        Não sou de querer “ensinar” como o outro deve se comportar. Mas, peço gentilmente que os torcedores tenham paciência com quem vem da base.

        Curtir

        • Isso mesmo Eduk , as caracteristicas dele são mais pra segundo atacante. O Maico quando foi contratado pelo Pinotti eu não gostei, achava um jogador mais ou menos além de bixado, mas nas vezes que esteve em campo me surpreendeu com essa assertividade que você falou mesmo, vale a pena apostar nele, é um cara que tem personalidade. Tem jogador que demora pra se desenvolver, tem outros que se desenvolvem rapido.

          Curtir

  6. Quem trata este traste como ídolo?
    Jogou meia dúzia de jogos bem , enganou 6 meses e fugiu das últimas rodadas do ano passado quando mais precisávamos!
    Eu não quero este ser desrespeitoso e de caráter ruim contaminando os meninos da base que estão subindo!
    Vendam logo!

    Curtir

  7. O sentimento é bem esse… estamos vendo o clube ruir aos poucos, a má administração matando nossos ídolos e a série B a cada ano mais próxima. É até difícil criticar o torcedor que mais uma vez pede troca de técnico, quer expulsar jogador do clube e quer o retorno de outros jogadores contestáveis, pois bate o desespero que pede mudança urgente onde não se nota planejamento algum. A falta de credibilidade da administração é tamanha que há anos não conseguimos um patrocinador master que pague ao menos o que a LG já pagou um dia. Não é culpa da crise brasileira apenas. Ano após ano vamos sendo enganados e vendo o elenco em eterna reconstrução. Raí é nossa última esperança na direção e Dorival é um dos últimos técnicos que passa por aqui com o carimbo de saber trabalhar com a base. O São Paulo precisa de trabalho duro e dedicação de todos, inclusive da torcida que ano passado já demonstrou que pode jogar junto em meio a esta crise. E não temos espaço para jogador folgado como o Cueva brincando com nossos corações.

    Curtir

        • Opa renan!

          cara, eu to enrolando isso faz muito tempo né?! ahahaha

          eh que eu to puta enrolado no trampo, ai chego em casa sem a minima vontade de adaptar o bagulho, e acho meio nada a ver mandar aqui um trabalho cheio de exigencias academicas que tiram o foco da pesquisa

          mas vou tentar dar um gás, principalmente dps dessa cobrada justa que vc me deu! ahaha

          Curtir

      • Torcedor é passional, está cansado de promessas e quer soluções. Tem o direito de xingar tudo e todos. hehe
        É claro que alguns são míopes e/ou tem argumentos bem ruins, mas foi a administração quem criou este clima onde a impaciência impera.

        Curtir

  8. Com ou sem barriga, tem futebol para jogador, um exemplo é o Walter que tem aquela barriga toda e joga muita bola, então não é desculpa, tem que se comprometer enquanto seu contrato está em vigência, se não está satisfeito pague a sua multa rescisória do próprio bolso e vai jogador em outro lugar.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s