São Paulo e o desespero no Morumbi

Caro torcedor Tricolor, sabe quando você quer acertar e peca por demasiado? As coisas não vão saindo como gostaria, e você se desespera, acaba perdendo o controle das situações? Foi exatamente assim que aconteceram as coisas com o São Paulo diante do Novorizontino, no Morumbi. O Tricolor perdeu a paciência, se desesperou atrás de um gol, o que quase acarretou em uma derrota, sobretudo na segunda etapa do duelo.

No primeiro tempo até que, se ao menos não saiam do rumo que o torcedor gostaria, estava fluindo. O São Paulo conseguia trocar passes, virar o jogo de um lado para o outro em busca de espaço para a finalização, mas esta última mal aconteceu, e eu já falo sobre ela. O que me agradou, mas poderia ter acontecido mais, foram chutes de fora da área (num deles, Petros quase abriu o placar); não era uma má primeira etapa, havia um bom volume de jogo para uma equipe que treina a menos de 20 dias, sem também sofrer muito com as investidas do adversário, não era de todo mal.

Logo no início da segunda etapa já haviam sinais do que (e no que) o São Paulo pecaria: na pressa. Rodrigo Caio foi obrigado a fazer uma falta perigosíssima frente a área, após a bola queimar em seus pés; passada a cobrança sem surtir nenhum perigo, começaram os sinais que levaram o São Paulo a ficar com uma imagem ruim, logo no segundo jogo da temporada. A bola queimou nos pés de jogadores importantes para a funcionalidade do time, Shaylon errou, Lucas Fernandes foi omisso e Marcos Guilherme praticamente inócuo ante os adversários, o que deixou Brenner praticamente nulo. Nem Petros, que jogou mais avançado do que o normal, sumiu da partida.

A pressa de fazer um tento fez o time errar vários passes; passes curtos, passes longos, arremessos laterais, uma sucessão excessiva de erros, dando ao Novorizontino oportunidade de chegar com perigo diversas vezes, numa delas com Rodrigo Caio salvando praticamente em cima da linha. Foi a gota! A partir daí o São Paulo se tornou um time desesperado, dentro e fora das quatro linhas.

Na intenção de fazer o time melhorar, Dorival praticamente rasgou o planejamento e pôs em campo Diego Souza e Cueva, visivelmente longes de suas melhores condições, principalmente o peruano, que errou em quase tudo que tentou fazer. A falta de criação ficou evidente. O São Paulo não chegou mais ao fundo, e quando chegou, a perna pesou para Edimar e Militão, e cada bola perdida no setor ofensivo, era um “deus nos acuda” na defesa, já que estava exposta. No final, no “bumba meu boi”, o São Paulo ainda teve um pênalti não assinalado por Luiz Flávio de Oliveira, mas isso não pode mascarar o que foi o jogo do São Paulo.

Sem paciência, e com a imagem de 2017 totalmente fresca na memória, a torcida, que protestou antes do jogo, vaiou a equipe após os 90 minutos de peleja, e esse é o tom que ecoará no Morumbi até que o time se ajeite com novos reforços ou consiga uma exibição exemplar com o material humano que tem. Como 2018 tem pressa, nas próximas duas semanas, o São Paulo tem uma sequência de jogos que já ganha enorme pressão, enfrentando Mirassol, Corinthians e Madureira (este último pela Copa do Brasil) fora de casa. Será tão desesperador ver o time em campo nessas partidas como foi diante do Novorizontino?

Wesley Alencar – Torcedores.com

57 comentários

      • Colocar o Cueva e tirar o Brenner pra vc so falta elenco? Digo no jogo/escalação/esquema tatico de ontem. Quase todos os elencos sao carentes, não ha uma mae crefisa. Neste jogo em especifico nao foi so elenco….

    • Falta paciência. Depois de 10 anos de destruição do clube por Juvenal e seus aspones , Raí precisa de pelo menos uns 3 anos para reerguer o clube, isso se Leco e a torcida não atrapalharem. Clwsro, que se o SPFCc se associar a uma grande empresa, esse calendário poderia ser encurtado, afinal dinheiro resolve muitos problemas

    • Faltando Torcedor ? Depois de tudo que a torcida apoiou em 2017, em 2013 por exemplo, sábado !! Cara se Boa não somos acostumados a isto .. maior campeão brasileiro de torneios internacionais! tivemos jogos pífios este ano .. abaixo dos demais.

    • Concordo. Ninguém pode mais reclamar. Pra ser torcedor raiz tem que aceitar essa palhaçada de quase 10 anos.
      Torcer não é só ir pra estádio, gritar e fazer baderna. É comemorar título.

  1. O Dorival não é o técnico que sonho para o SPFC, mas neste momento não vejo quem poderia substituir e alterar o modelo de jogo. Hoje o porco suou para ganhar.
    O Jardine poderia ser, em um outro momento, ele trabalha sem pressão nenhuma e no profissional é bem diferente.

    Precisamos que os jogadores comprometidos e entendam o que é jogar no São Paulo, acredito que o Rai, Ricardo Rocha e Lugano podem ajudar, mas teremos que ter muita paciência.

    Fora das quatros linhas, aguardar a saída do Leco

  2. Torcedor não pode mais reclamar do time, que já é taxado de “modinha”, “torcedor Nutella” e outras tosquices.
    E o que é ser torcedor raiz, então? É ficar aceitando esse espetáculo grotesco que estão nos apresentando há quase uma década? É aceitar que hoje a camisa não entorta mais varal e que ninguém mais nos respeita? Ser raiz é aceitar que cada ano que passa as nossas glórias ficam cada vez mais no passado? Que qualquer timinho vem pra cima dentro do Sacrossanto, que nenhum jogador faz mais questão de vir pra cá e que nossa estrutura está ultrapassada?
    Se isso for ser “torcedor raiz”, me desculpe o SPFC, mas prefiro um pote de Nutella.

    • Precisa entender que o clube foi devastado por Juvenal e seus séquitos e , que a reconstrução do clube não se faz da noite para o dia. Confio em que Raí conseguirá tornar esse time competitivo, mas não agora. O modinha é aquele apressado, que ameaça abandonar o clube ( e muitos abandonaram mesmo) se não ganhar títulos.

    • Quer dizer então que o clube só serve quando ganha aquele ultimo jogo que vale o caneco???

      Se diminuir o clube é coisa de torcedor consciente/realista então eu prefiro ser clubista…

      • é isso aí, Felipe L. E tem mais: de repente é até melhor começar mal e terminar bem do que o contrário. No ano passado parecia que seríamos o melhor time do pais, pelo início de ano, depois deu no que deu. Quem sabe dessa vez não seja o contrário. Não custa sonhar, né

  3. Ontem O Cueva entrou em campo e não conseguia nem andar, estava mais gordo do que Jô Soares. A falta de comprometimento dele é um grande desafio para Raí.

  4. Também acho que cobrar o elenco ou o técnico agora é muito cedo. Ficamos em 13 no brasileirão e não vamos virar top 3 em 1 mês.

    Sobre o Leco penso igual vcs, mas acho que o Rai está atras de reforços, tentando renovar etc… É o momento de perder, testar a base, fazer testes táticos e não de cobrar jogador. Esperar o fim do paulista para ver se não trazemos um bom nome de um time do interior ou algum sul-americano barato junto de 2,3 reforços no mínimo de peso com envergadura de SPFC…

    Temos 3 anos de Leco ainda e o pior que
    pode acontecer é o Rai ser pressionado por um resultado tão rápido sendo que ele herdou um elenco limitado… Calma, estamos com uma folha enxuta e com certeza vai nos dar mais força para trazer ou repatriar bons nomes…

    Sei que o futebol apresentado deixa qq um irritado, mas hoje com o Rai eu quero acreditar que entre 6 meses a 2 anos vamos estar de volta disputando com os outros. Claro que não vai ser em 1 mês. Veja o tempo que Grêmio, Peppas ou o Flamengo levou….

  5. Calma gente que tá tudo no planejamento e o Dorival é um cara de convicções muito firmes , tão consistentes quanto gelatina de sobremesa grátis .

  6. Pela bola que estamos jogando em comparação com o adversário do clássico do próximo final de semana, só tenho que lamentar mais um previsível revés.

  7. Sobre o post anterior: o negócio é renovar com o EM, que está jogando bem e parece que dará mais retorno que esse MC. Pelo menos é o que eu acho.

  8. o time e mau treinado sim … quando tem a bola nao sabe o que fazer com ela .. fica tocando apenas de lado e como nao tem uma jogada treinada cruza a bola na area de qualquer jeito …. ninguem tenta um drible uma tabela, um jogador fazer a parede e preparar para alguem de tras chutar .. a defesa adversaria mesmo de times modestos parecem ser um muro imprenetravel, como se os zagueiros fossem Maldini e Baresi.

    quando o adversario chega … e um deus nos acuda … falhas individuais, falhas e posicionamento e cobertura, nossa a defesa e facilmente aberta, o adversario consegue espaco para chutar, cruzar, driblar .. muitos lances contamos com a sorte e a ruindade do atacante adversario.

    o Dorival e treinador …ele tem que treinar o time, ele fez o que nesses 15 dias? por favor alguem me lembre de alguma jogada ensaiada do Dorival Team em 2017 ou 2018?

    infelizmente ja da para percever que com o Dorival nao vamos a lugar nenhum,

  9. Da entrevista do Dorival , uma coisa eu concordo, precisamos contratar urgente, porque com ele nem
    contratando, mais com outro pode ser possível melhorarmos para sair desta vergonha atual.

  10. Cara, pra mim o despreparo tá em contratar o Dorival e esperar algo diferente do que ele fez em mais de 10 anos de carreira como técnico. Os times dele sempre jogaram assim. Nunca foram times de pressão ou abafa. É toque de bola procurando espaço e só atacando “na boa”. Não é a toa que os desempenhos dele não são tão bons em campeonato de pontos corridos onde boa parte, quiçá a maioria, dos jogos são contra times satisfeitos com o empate e jogando por uma bola. “Ah, mas teve um campeonato em que foi vice campeão..” Não chegou nem perto de ameaçar o Palmeiras, como o Flamengo ameaçou, e perdeu justamente por resultados patéticos em casa ou fora contra times da parte debaixo da tabela.

    Não to julgando isso como bom ou ruim. É um estilo de jogo. Cada um tem o seu. Eu particularmente não gosto, fui contra a vinda do Dorival e a manutenção dele esse ano. Tem gente que gosta. O que importa é que esse é o estilo de jogo dele e por isso partidas como a de sábado não são estranhas a ele. Não foi a toa que nossos melhores jogos foram contra Flamengo e Santos em casa. Times que também procuram o ataque e dão espaços.

  11. se o SPFC vem me decepcionando, não posso dizer o mesmo do Patriots nessa ultima década

    vamos para mais uma final de super bowl, só o Patriots mesmo pra alegrar meu final de semana

    go Pats, !!

  12. Respeito a opinião de todos , mais um parceiro ai falou que falta paciência da torcida ?
    Acredito que esse nosso amigo Sãopaulino que falou isso estava em alguma expedição na Amazônia e voltou para vida normal após 10 anos e começou a se atualizar das notícias agora , só pode.

  13. Se o Neres for vendido por 40kk euros mesmo, receberemos mais 12kk euros (1 clube formador, 3 metas e 8 pelos 20%).
    Chegaríamos ao valor de vendas do ano e ainda teríamos 24 milhões de reais pata gastar (traria Zé Rafael ou Everton Felipe e Jonatan Álvez)

  14. A prioridade do SPFC é atacante… Se trouxerem pelo menos mais 2 atacantes bons as possibilidades ofensivas aumentam bastante: Cueva pode jogar pela esquerda ou pelo meio, o Diego pode ser o “centro-avante” ou uma espécie de meia chegando de trás e entrando na área pra finalizar… O C. Eduardo do Goiás é uma possibilidade interessante, até porque pode jogar tanto mais enfiado pelo meio como aberto por uma das pontas, tem velocidade. Precisamos de pelo menos um atacante que tenha essa versatilidade… aliás, o Chavez que veio do Boca tinha essa característica e num time ruim foi melhor que o Pratto, ou ao menos do mesmo nível.

  15. Assistindo agora o resumo da rodada do campeonato português…. O “glorioso e injustiçado” Lucão, está na terceira rodada seguida no timaço do Estoril, que é lanterna do campeonato , sem ser convocado nem para opção para o banco, por opção técnica…; Já está praticamente confirmada a volta desse craque no segundo semestre desse ano, caso não consigam desovar esse bonde em outro lugar…

  16. Como comentei no outro post , se o Diego souza aceitasse joagar mais atrás de meia que e sua função real só precisariamos de uma contratação que seria de um centrovante , pois ele e cueva no meio melhoraria e muito o meio de campo e armação .

  17. Cadê o Raí?

    Tá esperando o quê pra contratar jogadores prontos?
    Você tá esperando a torcida invadir a barra funda denovo?
    Arrume suas malas e vá para a Espanha buscar o Calleri e o Ganso .

    Não importe quanto custe e melhor do que ficar passando vergonha.

    Dorival acabou a conversa fiada arrume o time?

  18. De agora para frente deveria ser feito dessa forma jogos em casa o dinheiro dos ingressos deveria ser devolvido e cobrado dos jogadores quando você compra algo e não presta você tem direito de pedir seu dinheiro de volta.

  19. Time de 2017 ruim. Time de 2018 ruim – Hernanes – Pratto = Time péssimo. Nesse ano nem no Paulistinha estamos conseguindo ganhar.

  20. Para mim não só a diretoria que está devendo contratações de peso mais o Dorival tbm montando time misto com molecada que tem pouca experiência sabendo do quadro atual do clube. Tem que colocar urgente todos os titulares para dar melhor entrosamento ao time porque depois pode ser tarde demais. O clube está devendo títulos e melhor desempenho apesar de não ter um puta elenco igual palmeiras entre outros.

  21. Eu vejo notícia de que o DJ quer um ou dois atacantes de lado e aí eu pergunto. E o centroavante, não vai trazer, não? Foram dois embora.

  22. E aquele otimismo todo antes da partida ? falavam que o time iria golear, que era apenas o segundo jogo do ano, e vai assim , perde mais, era só o terceiro jogo do ano, se agente é realista falam que só reclamam do time, a questão é que Diego Souza de centro avante não vai dar certo. E concordo, pagaram 10 milhões para deixar o Jean na reserva ? Precisamos de um 9 de verdade (que jogue de centro avante) e um meia, não dá para jogar nas costas da base.

Deixe uma resposta