Menon: São Paulo colhe o que plantou com um planejamento equivocado

Com o término da segunda rodada do Paulistão, o São Paulo:

Escalou dois times diferentes.

Perdeu o primeiro jogo.

Empatou o segundo.

Ainda não conseguiu marcar.

Foi recebido com faixas de cobrança ANTES do jogo, em um protesto descabido e imbecil.

E com vaias após o jogo A meu ver, tudo é consequência de erros de planejamento.

Os dois principais, são fundamentais.

Dorival Jr e a diretoria encararam janeiro como o primeiro mês do ano. De um novo ano, cheio de esperanças. Pode até ser, mas não é. O ano que se inicia é a continuação do anterior, quando o time foi muito mal e quase foi rebaixado. E começou com o melhor jogador do clube indo para a China. O segundo erro conceitual foi cair no canto da sereia politicamente correta que garante ser o Paulistão um campeonato que não vale nada e que deve ser encarado como planejamento.

Ora, não vale nada para quem ganha como o Corinthians, Santos e Palmeiras. O São Paulo não ganha o Paulistão desde 2005. E nos últimos dez anos, venceu apenas uma Sul-americana. Então, o que foi feito diante deste panorama? Time que vem no sufoco e que não ganha nada há tempos? Ora, foi escalado um time de garotos para a estreia. Todos juntos, ao mesmo tempo. E houve a derrota. E o que trouxe a derrota, além da necessidade da vitória?

Trouxe o possível rompimento com a torcida, importantíssima no ano anterior. O Morumbi e o Pacaembu recebiam grandes públicos. Na segunda rodada, foram apenas 18 mil. E vaiando, o que, repito, é um absurdo. O que temos agora? Mirassol fora, Corinthians fora e Madureira, pela Copa do Brasil. A ideia era manter o time do primeiro jogo, aquele dos garotos. Vai ser mudado o planejamento? Como o São Paulo enfrentará o Corinthians? Sob qual pressão?

A decisão de escalar garotos o primeiro jogo foi de encontro ao que fizeram os outros três grandes. Entraram com o time principal e foram substituindo. Só o São Paulo fez diferente. Só o São Paulo está correto. E qual é esta carta na manga? Qual o segredo?

São muitos erros de planejamento. E seguidos de outros como a ausência de Cueva, atitude anti-profissional. E outros dois: Sidão e Bruno. Jogadores médios. Quanto ao jogo, eu vi o São Paulo bem no primeiro tempo, com boas finalizações. A bola rodou bastante, houve infiltrações, mas o time sentiu muito a falta de um atacante de área. O garoto Brenner, tratado como o novo Gabriel Jesus, não foi nem Ademílson. O time vai melhorar. Precisa melhorar. Mas agora, de forma abrupta, com pressão.

https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/01/20/sao-paulo-colhe-o-que-plantou-com-um-planejamento-equivocado/

66 comentários

    • Nosso time só vai jogar paulista enquanto os outros vão jogar libertadores e paulista. Não dá pra entender esse planejamento de jogar com dois times, ainda mais quando não temos jogadores pra dois times…o Palmeiras poderia fazer isso mas o tricolor, nesse momento, jamais…

  1. “Ora, não vale nada para quem ganha como o Corinthians, Santos e Palmeiras. O São Paulo não ganha o Paulistão desde 2005.”

    O parmera não vence desde 2008. Mais uma vez fica escancarada a má vontade com o nosso time e a predileção pelo time estranhamente bancado pela crefisa.

    • Do setor ofensivo da equipe saíram Pratto, Gilberto, Hernanes, Marcinho, Thomaz, Denílson e muito provavelmente o Gomez. Sete jogadores ao todo, obvio que a maioria eram reservas, mas um time não é composto apenas por onze jogadores, nenhum time ganha nada se não tiver um elenco equilibrado.

      A reposição foi o Hibrido Diego Souza (Meia/centro-avante) que muita gente nem queria por aqui e uma leva de juniores de 18/20 anos.

      Como isso pode dar certo?

  2. “A bola rodou bastante, houve infiltrações, mas o time sentiu muito a falta de um atacante de área.”

    O Menon é cego ou é louco? Embora tenha faltado presença ofensiva, o que mais sentimos foi a lentidão, a falta de ritmo, a nulidade ofensiva pelas laterais, principalmente com o Edimar, a desordem no meio-campo com Petros jogando de meia-atacante, etc…. Se tivéssemos um poste de 2 metros de altura “entre os zagueiros adversários” nossos maiores problemas seriam os mesmos.

  3. Está certo que jogamos mal ontem, mas a falta de paciência que contamina torcida e jogadores não colabora em nada para a melhoria que com certeza virá!!!

    • Melhor resposta postada e melhor do q td escrito por esse Menon. Paulista, estatuais não servem nada há muito tempo. Cobrança tem q vir depois do início da Copa do Brasil. Aí sim

  4. “Planejamento equivocado” ?

    Desde quando existe planejamento no SPFC ?

    É sério que se planejam derrotas e fracassos em sequência .., e esta ausência continuada de elencos, times e futebol ?

    Tudo o que importa é a separação entre clube e futebol …, derrotas e fracassos (nesta “seca” de titulos) …, fazem parte do roteiro.

  5. A paciência do torcedor já acabou faz tempo, culpa dessa direção desastrosa de Leco e os presidentes anteriores. O que vemos hoje é só a reação.

    • Por isso hoje eu sou a favor do uso contínuo da violência pela torcida organizada contra o Leco e seus conselheiros.

      Aí ficam longe do futebol e deixam para profissionais.

      • Parece que você nasceu ontem. A torcida organizada era uma espécie de milícia de Juvenal e , agora, de Leco. Lembra-se de quando Leco chamou a organizada para bater nos torcedores comuns que se opunham a ele?

  6. Vou nem comentar sobre esse texto pobre do Menon. Vejo destilar as mesmas bobagens quase todo dia no twitter. O atual campeão da libertadores, por gentileza, jogou com quantos titulares até o momento no seu estadual? No ano passado, mesmo com tempo de pré-temporada, fizeram o mesmo. Até rotularam de time de transição.

    O problema está bem, mas bem longe de ser a utilização de times totalmente ou um pouco alternativos.

    • O Menon é um jornalista velho que só passou a ganhar um pouco de alcance no UOL, mas nunca fez nenhuma cobertura relevante na carreira! O cara passou a se dizer são paulino pra poder ser ouvido, mas a quantidade de baboseiras que ele fala é impressionante! Isso sem contar que não só ele, mas outros jornalistas ditos são paulinos frequentam as mesmas mesas de jantar de membros opositores do SPFC.

  7. Esse Menon é uma mala sem alça. Primeiro passou janeiro inteiro secando a garotada e já colocando nas costas deles a conta de um eventual fracasso.

    Falar que o SP tava errado em iniciar com os reservas pq os outros 3 grandes iniciaram com os titulares é de uma estupidez gigantesca. Por que esse cara, que dá pra ver na cara dele (bem redonda por sinal) que nao tem o menor conhecimento de preparo físico, acha que tem alguma autoridade pra dar palpite nisso?

  8. Menon é o engenheiro de obra pronta. Depois do fato consumado é fácil ficar falando: devia ter feito isso, não devia ter feito aquilo. Torcedor, vá lá. Jornalistas esportivos são intragáveis. Cara trouxa!

    • Mas esse negócio de torcer para quem tem mais dinheiro ou menos dívidas virou moda agora. É claro que a longo prazo o negócio é preocupante, mas o que sempre valeu são os títulos e eles estão dando um jeito de ganhá-los mesmo com a Crefisa fazendo a limpa no mercado de jogadores.

  9. Estava aqui vendo a partida entre Ajax e Feyenoord e o lateral esquerdo Tagliafico de apenas 25 anos, da seleção argentina e que até ano passado jogava pelo Independiente sendo campeão da sulamericana como capitão do time.

    Joga muita bola !!!

    Foi contratado pelo Ajax por 4 milhões de Euros !!!

    • Esse é o de menos, o De Amores goleiro uruguaio, melhor que os 4 do nosso elenco juntos, rompeu com o Liverpool do uruguai que não tava conseguindo pagar 23 mil reais de salário pra ele, tá livre (ou tava), ai compramos um por 10 mi, pra ser reserva.

  10. Simples, o time brigou pra não cair, só não caiu graças ao Hernanes, o Hernanes saiu e o time voltou para o mesmo status, o fato é óbvio, se a gente não cair esse ano, vou acreditar realmente que somos incaíveis, Dorival cai antes do primeiro jogo da Copa do Br, e vão jogar a bomba na mão do Jardine, anotem

  11. Diego Souza e Brenner vão sofrer se esse esquema continuar assim . Esquema onde os meias se escondem : Shaylon e Lucas Fernandes . São coadjuvantes que não procuram o jogo . Um repórter da jovem pan são paulino disse que o Paulinho do Vasco pode chegar . Espero que seja verdade , pois o SPFC carece de jogadores de velocidades . Mas o que falta também é LD , LE e jogadas de linhas de fundo . Todos ai estão errados . Raí e Ricardo Rocha contrataram bem , só que parcialmente , Leco é fraco como presidente , e Dorival reclama mas não faz o time ter um conjunto forte

  12. O que é planejamento correto?
    Alguém conhece o planejamento do Tricolor?
    Qual empresa divulga o planejamento para imprensa ou para seus concorrentes?
    Qual o tempo para começar atingir o planejado?

    Como planejar, usando a razão e a lógica com o sentimentos variados de cada torcedor.

    O Futebol é mágico
    , Dale Tricolor

  13. É uma vergonha para um club com a terceira maior torcida do Brasil,
    Todo ano brigando para não cair mas que planejamento é esse ou será que isso possa ser chamado de planejamento.
    Será que essa diretoria não aprende não temos mas conselheiros que possa fazer algo para mudar isso, ou só estão esperando o dinheiro cair no bolso….

  14. Melhor planejamento seria a retirada de leco e seu bando do são Paulo, aí podemos pensar em reconstrução, levo um completo desastre, omisso, fraco , incompetente, desonesto, um completo perdedor.

  15. Gostei do texto. A torcida que apoiou, está jogando contra agora no início. Aí a diretoria se vê obrigada a fazer loucuras para agradá-la e acaba trazendo um Maicon ou um Pratto e rezando para um dia aparecer uma proposta para recuperar o dinheiro.

  16. Menon preciso.

    Quanto aos protestos acho que foi bem direcionado. Cadê os reforços?? A responsabilidade disso é do presidente. Mas este deve estar muito ocupado com piscinas etc. A gestão Leco apequenou o gigante São Paulo Futebol Clube.

  17. Vou colar aqui o pensamento que dissertei em outros post:

    Fico vendo a galera pedindo contratações como se o São Paulo fosse formar um super elenco como o time da Crefisa. Esqueçam! Atualmente não tem como o Tricolor montar, no papel, um elenco melhor que o deles ou até mesmo que o do Flamengo. Mas também não precisa achar que é o fim do mundo e que o time vai cair para a série B, pois se for olhar só no papel, este elenco também é melhor do que mais da metade dos times do Brasileiro (ano passado também era).
    Esperar a vinda de um técnico ou o retorno de um ídolo (antigo ou novo) para carregar o time nas costas e quebrar o jejum de títulos também é muito utópico. E a base também não vai resolver todos os nossos problemas. Não é sempre que se acha um novo Kaká, um novo Lucas e etc, apesar de que ela pode nos fornecer bons jogadores que supram algumas carências, como o caso do Militão na LD, e jogadores que possam compor o elenco até amadurecerem e ganharem a titularidade.

    A única solução que vejo é esta: um conjunto forte que jogue junto há bastante tempo. E para isto, além da continuidade de trabalho com Raí e Dorival, o São Paulo tem de encontrar uma forma de reter jogadores.
    Ano passado nós tivemos diversos exemplos de times que jogavam bem e até ganharam títulos por ter um time jogando bem em cima de uma ideia de jogo defensiva, como as Gaivotas, ou ofensiva como o Grêmio.
    Alguns podem dizer que eles tinham o jogador X ou Y que jogou muito e que facilitou o time a ganhar títulos, mas eu sou da opinião que um time arrumado que jogue bem é que faz com que esse jogador X ou Y se destaque. E nós temos jogadores com potencial para se destacar. O Cueva poderia ser nosso Luan na Libertadores, Lucas Fernandes ou Shaylon poderiam muito bem ser um Arthur e assim por diante.

    • Mas como ter esse conjunto, se jogador que chega aqui nao tem nem 5 meses e a grande maioria taxa de pereba e querem que saiam (temos varios exemplos disso do ano passado pra esse). Ou se o moleque da base passa de salvador pra vilao em 90 minutos?
      É dificil. Por mais que Marcinho, Gomes, Thomas e afins nao sejam o supra sumo do negocio, ngm tem mais de meses no time e ja foram rifados, quase todos com o “aval” da torcida e comissão tecnica. Mesmos personagens que pedem continuidade no elenco.

      • Exatamente. O São Paulo tem dificuldades em reter jogadores por diversos motivos. Se olhar pro Palmares, eles não vendem porque não precisam, logo jogador só sai se forçar saída ou não interessar nem para a reserva. Já no time das Gaivotas, eles não vendem porque os jogadores são todos fatiados. Mesmo que chegue uma proposta como chega pelos jogadores daqui, eles veem que receber 20 ou 30% do dinheiro é menos vantajoso do que o ganho esportivo. Já o tricolor destes últimos anos parece estar pouco ligando para o ganho esportivo. Seu negócio é revelar jogadores e esperar propostas da Europa para vender todo mundo e pagar dívidas. Aí aparece a torcida cobrando troca de técnicos e reforços de nome. E deste modo a dívida nunca acaba, pois a austeridade financeira é deixada de lado quando fazem um agrado à torcida trazendo um jogador como o Pratto, por exemplo.
        O que eu vejo Raí tentando fazer é encontrar o equilíbrio. Montar um bom time dentro da realidade do clube sem fazer loucuras. Mas ainda pretendo vê-lo vetando vendas de peças chave para aí sim acreditar em continuidade. Dorival também vai precisar de personalidade para aguentar essa torcida, assim como Renato Gaúcho tem no Grêmio. Lá falaram que o time não tinha dinheiro e ele montou elenco com peças como Cortês, Léo Moura, Jael entre outros jogadores que os rivais riram. Viu que não tinha elenco para disputar todos os campeonatos, escolheu um e foi. Brincou no brasileirão e tirou onda com a Libertadores.

  18. Desculpem os que concordam, mas a unica coisa que tem nesse texto é critica muito mais do que necessária, palavras para denegrir nossos jogadores/time e so um pouquinho de realidade.

    Campeonato regional nao vale nada ha muito tempo. Ngm da bola pra ele. Passamos anos deixando ele de lado pq disputavamos libertadores. Em 2005 ganhamos muito em função dos pontos corridos.
    Um publico de 18 mil, pra um campeonato como o nosso, num sabado chuvoso as 19 horas é sim um bom publico. Provavelmente maior que a media que o campeonato terá.
    Por ultimo, e pior de todos, desmerece um garoto que fez seu 1 jogo como titular este ano (o 2, se nao me engano, contando o ano passado), sem levar em consideração o time todo. A analise dele sobre o jogo foi pifia e nao condiz com a realidade.
    O time sentiu falta de criação e profundidade. Jogo burocratico e um time com muitos jogadores defensivos e mais preocupados com marcação.
    Como sempre, é so mais um querendo jogar fogo num ambiente ja ardente de chamas antigas. (Por enquanto)Muita coisa por pouco

  19. Todavia, o Menon ta longe de ser um cara “referência.

    Uma coisa é eu e você, torcedor, cobrar alguma coisa em apenas 2 jogos. Somos torcidas e nos movemos ao que os olhos veem, o coração sente e o calor do momento.

    Outra coisa é um profissional que recebe salário, se diz conhecedor e é influenciador, já traçar o fracasso de um planejamento em apenas 2 jogos. Nenhum com o time titular.

    O Menon é um baita fanfarrão e acho que as suas colunas não deveriam ser replicadase em lugar algum.

  20. E se o time por um acaso do destino for campeão ? Aí o planejamento foi o melhor de todos os grandes paulistas ? Muito cedo para emitir opiniões, espero que este tal de Menon não mude de opinião, caso isso ocorra. Torço para que o SPFC queime a língua destes comentaristas, embora neste momento seja difícil acreditar, restando somente torcer!

  21. Após a primeira partida, contra o São Bento, o Dorival disse em entrevista que o planejamento para esse ano foi traçado ano passado e não seria mudado. E eu penso que, ao final do ano passado, o tal planejamento poderia até ser considerado bom, a ideia é muito boa. Pra mim, o grande problema é que de 01 de janeiro pra cá, aconteceram muitas coisas que não estavam previstas quando esse planejamento foi montado, como as saídas de Hernanes e Pratto, o atraso do Cueva, a lesão do Arboleda. Acredito que o Dorival tenha imaginado escalar o time reserva na estreia, conseguir um ponto, e escalar os titulares no segundo jogo em casa, chegando a 4. O problema é que muitos dos que jogariam no time reserva, pelos problemas acima citados, tiveram que jogar no time titular, como Bruno Alves, Shaylon, Lucas Fernandes e Brenner, além da insistência com Edimar; e pra não repetir o time, ele se viu obrigado a escalar um monte de garotos que deveriam estar disputando a Copa São Paulo, mas que no final da história foram os que se salvaram na derrota, enquanto ele abriu mão de Thomaz e Gómez, que nessa situação poderiam ter sido úteis e jogar o primeiro jogo, ajudando a equilibrar e tirar a pressão dos jovens.
    Repito, pra mim o grande problema foi uma grande decisão equivocada de não acompanhar os fatos e enxergar que o tal planejamento poderia dar errado, como deu. E que com a saída do Pinotti e a entrada da nova gestão do futebol, que não traçaram esse planejamento junto com o Dorival, ele acabou trazendo para suas costas toda a responsabilidade pelo fracasso momentâneo. Dorival vai ter que ser muito bom, ou milagreiro, para não terminar o mês de fevereiro demitido.

  22. 1 passo tirar o Dorival treinador cheio de teoria precisamos de um tecnico motivador que vai pra cima
    2 passo urgente trazer um lateral direito 2 meias um pra completar e um de nome e bom
    Trazer mas 2 atacante 1 de nome e outro bom
    3 passo continuar contratando mas só jogador que decide
    Se o spfc pegar o santos Palmeiras Corinthians com esse time e tecnico sem contratações vai se lascar e vai ser mas 1 ano sem titulos pois vai perder tudo sulamericana Paulista e copa do Brasil e brasileiro #acorda spfc

  23. Como sempre, na ótica do Menon, tudo está errado.

    Pq esses pseudo-especialistas não tentam a sorte colocando a cara à tapa no campo, treinando algum time? Participando de alguma comissão técnica? Não tem competência, né?

    Além.do mais não se dá nem ao trabalho de pesquisar quem foram os últimos campeões paulista. Os baconzitos não ganham têm 10 anos.

    Enfim .. rufam as caixas e ecoam as trombetas do apocalipse!!

  24. A maioria concorda com o Menon escreveu mas como o ser humano prefere contrariar, ataca o cronista como se ele fosse o responsável pela decadência do São Paulo.

    • Fernando,

      A decadência não é do SPFC em si, mas do futebol brasileiro como um todo.

      Acredito que o SPFC tentar uma estratégia diferente em relação ao condicionamento dos seus jogadores para não sofrermos durante a temporada seja uma ideia válida e que deveria ser apoiada.

      Me perdoe, mas não vejo esses cronistas entrando na luta para melhorar o futebol, reconhecendo que 15 dias de preparação não servem nem pra finalizar a parte física, quem dirá a técnica e a tática. Ou então para contestarem o calendário caça-níquel que reina há anos no nosso moribundo futebol.

      É claro que o SPFC entrou em parafuso. Que somos uma confraria. Que o estatuto é enfeite. Que Leco é uma piada. Não discordo disto.

      Agora dizer que o planejamento feito pela comissão técnica está errado com duas rodadas é ignorar todo panorama ao redor. Todas as peculiaridades do nosso futebol.

      Em momento algum eu ataquei o cronista. Aliás, ele é oq? Ex-boleiro? Formado em Educação Física? Fisiologista? É formado em algum curso pra técnicos de futebol? Acho que pra todas essas perguntas a resposta é não. Portanto ele é só mais um torcedor emitindo um parecer, um pseudo-especialista sem competência pra ser formador de opinião. E eu discordo veementemente dessa opinião, pq ela é simplista, emotiva e imediatista.

      Mas claro que você pode seguir a risca oq ele fala e ignorar oq eu digo.

  25. Vamos continuar olhando o Palmeiras ao invés da nossa própria incompetência e logo estaremos rebaixadas!
    Esse ano não tem Hernanes e nem carta na manga não!
    Aguardem!

    • Meu caro… aqui é um blog de torcedores do São Paulo e não vamos permitir mais nenhum tipo de comentário desse tipo.

      Acabou, ok?

  26. Na boa mesmo, não sei por que replicam o Menon. O cara descia o pau no Casemiro (não estou falando de dedicação, estou falando de atributos técnicos) e hoje critica a diretoria por ter vendido o Casemiro muito barato. É óbvio que a diretoria é formada por gente desonesta e que só faz besteira, mas ainda assim isso não implica estar correto colocar na conta dela o que ela não faz. Deixar de utilizar os jogadores mais experientes enquanto o time se prepara fisicamente para a temporada toda e não somente para o jogo contra o Mirassol está certíssimo. Como o colega já comentou ali em cima, é engenheiro de obra pronta, hoje critica o Brenner, se o menino estourar ele manda um “nunca critiquei” e segue como jornalista.

  27. O time do SPFC é mediano e não temos recursos para melhorá-lo. Não adianta ficar enganando a torcida, este é o panorama atual. Temos que treinar muito bem este time e procurar não cair pra segunda divisão. O que vier além disto será lucro. Esta Diretoria deveria agir de forma clara e não ficar iludindo o torcedor.

Deixe uma resposta