Dorival diz que garotos precisam de 70 a 80 jogos como titulares para atingirem “melhor condição”

Ao comentar sobre a necessidade de reforços, Dorival comentou sobre a boa safra de garotos do clube e exagerou no timing para melhor aproveitamento dos atletas, dizendo que eles precisariam de 70 a 80 jogos como titulares o que daria mais de 1 temporada. Se for assim, só em 2019 devemos esperar algo?

“Contratações são necessárias, mas não justificarei resultados por isso. Minha função é trabalhar com o que tenho. Diretoria sabe o que penso do grupo, temos garotos promissores que carecem de tempo e adaptação, adquirem melhor condição após 70, 80 jogos como titulares. Precisamos ter paciência. Temos necessidades, nunca escondi, mas não vou ficar pressionando e justificando porque não tive nomes que gostaria. Foco no meu trabalho, valorizo quem está aqui e vamos acertar a equipe, sem dúvida. Mas, com poucos dias de trabalho, é difícil”

O que esperar deste São Paulo em 2018? Continuar apostando na base? No treinador? Investir?

Blog do São Paulo

 

136 comentários

    • Dorival tem razão, não dá para esperar muito de jovens antes de uma temporada inteira., a não ser que sejam excepcionais e, me parece que excepcional era apenas o David neres. Se a torcida não aguenta, então desistam de Cotia como fonte de jogador para o time e usem-na apenas como fonte de arrecadação para o clube

    • É sempre assim…. Primeiro dizem mantivemos o treinador …… Depois dizem temos que dar tempo pra encaixar o time, ainda é início de temporada….. Ai tem aqueles que falam estamos no caminho certo, eu acredito no Raí……. Daí depois de 2 jogos ruins, nada mais presta “temos tomar uma atitude rápido”…..
      Cadê a paciência??? Quem trabalha nessa condição de pressão, onde 2 jogos definem a temporada???? Por favor né…… Não sou fã do Dorival……..mais ai já é demais né….. 2 jogos?? E já tocaram as cornetas??? E o Lecão lá todo protegido, sorrindo como sempre…..

    • Engano seu, jpljl. . Com Jucilei, Petros, Cueva, Diego Souza, Rodrigo Caio, Militão e Arboleda temos um time bem cascudo para fazer bons jogos em 208. O que falta são atacantes mais experientes.

      • Também acho urgente contratar quem crie jogadas e faça gols, mas é preocupante o técnico já estar cobrando a diretoria publicamente.
        Se empatar o próximo jogo e perder para o Corinthians, o DJ pode cair e a crise será grande, abrindo caminho para aquela baciada de jogadores que só interessa a quem ganha com negociações.

    • Eu até posso esperar, mas desde que, quando a molecada estiver pronta , não os vendam logo de cara. Aí, até eu desisto de tudo.

  1. Negocio tá feio galera e pelo jeito ficara pior.

    Quarta tem o Mirassol fora. E ai? Time totalmente reserva? Mesclado? E se perder serão três jogos sem vitórias.

    No sábado já tem os travecos e se perder é crise brava e se não me engano já na sequencia vem o Madureira pela copa do Brasil e se perder está fora tb pois é jogo único.

    Se não mudar nada e rápido estaremos nos lutando pra não cair no Paulista. São só 12 rodadas na primeira fase. Pra nós só faltam 10.

    Jamais me imaginaria temendo um rebaixamento em pleno campeonato Paulista.

    Fora Leco seu traste.

    • Não sei sua idade Ricardo e se voce viu o time dos menudos , que começou a ser formado em 1984: Silas, Muller,Sidnei. Apanharam bastante no começo e depois, já em 1985 ( uma temporada) viraram uma máquina de jogar bola. Claro, não acho que esses moleques de hoje tenham a qualidade daqueles ( ninguém no mundo tem) , ma sé bem possível que formemos um time bem forte para disputar títulos se tivermos paciência como Dorival. E , olha, todos sabem aqui que eu preferia ter continuado com Ceni do que ter trazido Dorival.

      • Acho que voce ofendeu o time dos menudos. E alem do mais, tinha o Cilinho, que era mestre em fazer a garotada jogar. E ainda dois monstros na defesa e o Pita como maestro no meio. Precisa dizer mais ?

      • Mas naquele time campeão em 1985 tinha Oscar, Dario Pereira, Zé Teodoro, Nelsinho, Pita, Falcão e Careca. Nâo dá nem para com a qualidade do time atual.

  2. Ele esta falando o q sempre falei baseado no histórico.

    Primeiro ano: Adaptação.
    Segundo ano: Consolidação.
    Terceiro ano: Explosão (Titularidade )

    Neymar virou titular absoluto na terceira temporada. Oscar na quinta. Lucas no final da primeira. Neres no final da primeira. Kaka na segunda.
    Quem antecipa titularidade normalmente tem físico desenvolvido.
    Lucas e Neres tinham fisico desenvolvido quando subiram. Oscar, Shaylon, Neymar tem/tinham físico a desenvolver na transição.

    Luxemburgo quando Neymar subiu chamou de file de borboleta. Leão disse o mesmo p Robinho.

    • Entendo sua postura e de boa parte da torcida. Só que neste caso tem que deixar a base de lado e contratar medalhões. Vai precisar endividar o clube. Concorda?

  3. Meu comentário deu tilt rs

    Mas a culpa não é do Dorival, não estou defendendo ninguém só acho que trocá-lo não vai acrescentar nada, como não foi bom ter dispensado o Rogerio.. Só vai gerar mais custo e transtorno.

    Precisamos ter calma mesmo, não será fácil ganhar o paulista mas a mudança não será rápida. Vamos focar no segundo semestre que temos a CP e a sulamericana…

    Ps: Zeca ainda não se resolveu com ninguém. acho que o Rai poderia dar uma sondada lá hein…

  4. Meu comentário deu tilt rs

    Mas a culpa não é do Dorival, não estou defendendo ninguém só acho que trocá-lo não vai acrescentar nada, como não foi bom ter dispensado o Rogerio.. Só vai gerar mais custo e transtorno.

    Precisamos ter calma mesmo, não será fácil ganhar o paulista mas a mudança não será rápida. Vamos focar no segundo semestre que temos a CP e a sulamericana…

    Ps: Zeca ainda não se resolveu com ninguém. acho que o Rai poderia dar uma sondada lá hein…

  5. Acho que o problema dos clubes brasileiros é querer utilizar a base só nas crises. Quando o time não tem jogador para uma posição e colocam um menino na fogueira. É o que pode estar acontecendo com o Shaylon neste momento em que estão jogando o peso da 10 nas costas dele.
    A torcida do São Paulo está totalmente impaciente. Estamos só no segundo jogo da temporada e já tem gente criticando Raí por demorar nas contratações ou por alguns negócios como o empréstimo do Daniel. Já tem gente querendo trocar de técnico mais uma vez. E já tem gente no “aí viu, falei que esse jogador não prestava”.
    É por isso que por mais que “a base venha forte” com nomes como Brenner, Cipriano, Lucas Fernandes, Shaylon, Militão, entre outros, esses meninos não terão muitos jogos até receberem o carimbo da torcida de “este resolve” ou “este não presta”. Mesmo os que começam bem, se oscilarem chegam as críticas vorazes de “não acerta um passe de meio metro”. Logo, Dorival estar dizendo isso daí, não vai adiantar nada.

    Precisamos de um planejamento sério, como acredito que o Raí tenha. Um técnico experiente e alinhado com a diretoria, como acredito que Dorival seja. E seguir nessa linha sofrendo, aguentando porradas e críticas para colher frutos mais a frente, pois toda vez que troca técnico e/ou diretoria é o clube retrocedendo no tempo e o time permanecendo em eterna reconstrução.

    • Boa parte da torcida e dos missivistas que aqui escrevem não entendem que David Neres era uma exceção, um jogador bem acima da média. Os outros meninos de Cotia vão demorar muito mais para crescerem , é preciso ter paciência .

  6. Comece escalando os jogadores nas posições corretas e isso já ajudará no rendimento.

    Salvo engano, no primeiro tempo de ontem, por exemplo, os três lances mais ofensivos (salvo o chute do Petros) tiveram origem com o Shaylon avançando pela direita.

    • Na base o Shaylon jogava era pelo meio que eu me lembre. O Lucas Fernandes, que era de uma geração acima, caia muito pela esquerda, pois o Luíz Araújo era banco. Logo não vi erro de posicionamento dos meninos não.

  7. Galera, o Dorival é atrapalhado em coletiva, ele não se expressa muito bem. Ele claramente se enrolou na hora que falou isso. Não deve acreditar nisso de verdade. Deem um desconto. Até porque, depois de 70 jogos, nosso jogadores já estão vendidos faz tempo. Vide Neres e Araújo.

  8. Uma observação minha apenas, não conheço a liderança nem o vestiário como o Dorival deve conhecer, mas olhando por fora quem deveria ser o Capitão na minha opinião pessoal deveria ser o Rodrigo Caio. Nada contra o Petros que tem todo o meu respeito, mas o Rodrigo é fruto da nossa base e o jogador com mais jogos eu acho desse elenco…

  9. De certa forma ele tem razão, o problema é que não temos uma equipe equilibrada tática e tecnicamente para que os jovens cheguem e se destaquem. Nosso elenco é desequilibrado, querem que a molecada chegue e supra de cara as necessidades, salvo apareça algum acima da média, isso não acontece, até porque a instabilidade nessa fase é enorme.

    • É bem por aí.. mas para ter uma equipe equilibrada em que os meninos se destaquem, precisamos de tempo e continuidade de trabalho. Não será do dia pra noite que este time jogará entrosado e com uma forma de jogar bem definida, ainda mais de perdermos as duas principais referências no ataque: Pratto e Hernanes.

      • Olha, Pratto não faz a a menor falta. Só jogou bem num esquema altamente ofensivo como o do rogério ceni, depois, com Dorival parecia uma caneludo de terceira categoria.

        • Mesmo que não tenha jogado isso tudo, a saída dele muda as características do time. Não dá para manter a mesma forma de jogar sempre.

    • Espera aí, sejamos justos. O time titular é o mesmo do ano passado com duas alterações: Diego Souza no lugar de perto Pratto e “alguém no lugar do Hernanes” (até discordo, pois prefiro Junior a Edimar, por exemplo). Portanto, apenas um jogador da base está sendo incorporado ao time titular.

      Se fosse substituir o Hernanes ele poderia escalar LF ou Shaylon e manter o sistema adotado. Mas, ele mudou a forma de jogar e passou a usar dois atacantes. Além disso está escalando os jogadores nas posições erradas.

      Mas o Dorival não está mudando apenas um jogador,

      • O Dorival nã mudou a forma de jogar, ontem jogamos novamente no 4141 do ano passado, só entrou o Shaylon no lugar do profeta..Marcos continuou na direita, LF entrou no lugar do Cueva pela esquerda e Brenner na do Prato…..O esquema foi exatamente o mesmo….

  10. Só para ter alguma ideia, o Lucas Fenandes tem 37 jogos como profissional em 2 anos. Se considerarmos que os minutos jogados vindo do banco de reservas são equivalentes aos minutos jogados como titular (do ponto de vista futebolístico, obviamente), ele tem em torno de 16~17 partidas. Olha que maravilha, daqui 9~10 anos ele estará prontinho para jogar!

  11. Eu vejo que uma boa parte do time não render são as laterais, pois não sobem, não fazem ultrapassagem e nem tabelas com os pontas. Daí o Marcos Guilherme vira lateral, pq joga a maior parte do tempo naquele setor de campo e tem que ficar cruzando toda hora, mesma coisa do lado esquerdo. O MG não é nenhum craque, mas fica pior jogando ali e sem ninguém pra ajudar. O time fica sem saída pelas laterais, o meio de campo lento e dá-lhe lançamento dos zagueiros. Petros é bom jogador e provou isso ano passado, mas seu posicionamento está fazendo a mesma coisa que fizemos com Tiago Mendes. Nada contra Militão, ele é ótimo jogador, mas na defesa ou volante, ele não pode jogar de lateral. Então põe ele de zagueiro e põe o Reinaldo na esquerda que é bom no ataque e terá alguém para cobrir suas dúvidas. Bom, tive essa impressão ontem do jogo.

    • Eu não acho o Edimar bom na defesa nem no ataque. Foi um desperdício de dinheiro trazê-lo. Prefiro o Tiririca por ali também, pois pelo menos tem bom apoio no ataque e boa batida na bola como vi na Chape.
      Outro problema de ter trazido o Edimar foi o clube desistir do Jr.Tavares na lateral esquerda. Estão estragando o mlk. Quem assistiu aos jogos dele no começo do ano passado sabe que na LE, com um atacante ajudando na marcação (como fazia o Luiz Araújo e o MG pode fazer) ele pode ajudar bem mais o time.

      • Queria viver no mundo de quem vê o Edimar bom na marcação. Ontem eu vi ele mostrando o repertório completo: pulando errado em atacante feito maluco à frente da grande área, o que permitiu o ponta livrinha pra chegar na linha de fundo; subidas em que ele não fez porcaria nenhuma no ataque e, na recomposição defensiva, desapareceu, deixando um buraco na esquerda; entrando na área pra marcar fazendo o Rodrigo Caio ter que sair pra lateral pra cobrir o espaço deixado, tal qual como rolou naquele gol do Grêmio na arena ano passado etc.

        • Todo lateral hoje em dia precisa da ajuda do ponta na marcação ou de um volante que dê cobertura. O que eu digo é que não pode deixá-lo sozinho por ali como o Cueva, que não gosta de voltar, costuma deixar.

          Falei que usá-lo como meia está estragando porque sua formação foi toda na LE. Vai mudar agora? Não está rendendo nada lá também.

          • A formação de base funciona da seguinte forma:

            Os atletas jogam em todas as posições para desenvolverem o melhor futebol e uma noção tatica, com o tempo as melhores qualidades começam a ser lapidadas e a marcação nunca foi uma qualidade do Tavares.

  12. Vai bater o desespero e quero só ver o que vão aprontar.
    Perigo da velha e falida fórmula voltar.
    2 jogos, 2 tropeços e o preço pode ser alto em um campeonato com essa fórmula. Faltam 10 jogos sendo 3 clássicos. Não tem gordura para gastar. Não tem confronto direto.
    E que abram o olho com a CB e principalmente a Sulamericana.

  13. Ontem vi algumas pessoas pedindo Jardine e a demissão de Dorival. Diziam que caso o Novorizontino tivesse os jogadores do São Paulo fariam ainda mais do que fizeram ontem, só esqueceram de um pequeno mas significante detalhe, o técnico do Novorizontino é Doriva, o mesmo que passou por aqui e saiu como culpado por resultados, assim como outros trocentos técnicos.

    Enquanto atacarem os efeitos e esquecerem da causa ficaremos nesse ciclo vicioso.

  14. Temos elenco para se classificar no Paulista.
    Com Hernanes via chance de título. Sem ele podemos avançar mas sem favoritismo.

    Para o brasileiro nao vejo chance de titulo mas sem passar aquele desespero de anos anteriores.

  15. Dorival falou besteira.
    Papo furado esse de 70, 80 jogos como titular. Levou ao extremo e queimou a língua.
    Precisa sim de tranquilidade, planejamento, equilíbrio, além, obviamente, de qualidade. É mais um condição da forma do que de tempo.
    Do jeito que temos sido pode dar 200 jogos que não vai mudar nada.

  16. Precisa de contratação? Sim, precisa. Mas oq aconteceu com o discurso da semana 0assada? Que confiava e tudo mais?
    Tecnico, todos, sempre entram nessa. Sentiu uma pequena pressao, ja começa a falar de contratação.
    O elenco é limitado sim, mas nao é nada cheio de perebas.
    Ainda é cedo pra qualquer coisa, mas ja tem jogo eliminatório chegando. Eu mudaria o esquema tatico, nao temos profundidade e nem qualidade pra ter pontas. Sem dizer que jogamos com mais jogadores defensivos, obviamente teremos dificuldade de chegar ao ataque. Ano pasado ja foi assim.
    Dorival, apesar de nao concordar nele falar isso abertamente, esta certo. Mas ele tbm precisa se ajudar.

  17. A diretoria tem que entender que perdemos Hernanes e que de alguma forma previsa repor a perda que tivemos. Se não der para contratar alguém do mesmo nível, e realmente não dá, que tratem de melhorar 2 ou 3 posições para tentarmos minimizar a perda.
    Se acham que o DS vai compensar a perda do Pratto ou minimizar a perda do Hernanes vão cair do cavalo.

  18. Os valores morais e conduta de Leco não difere em nada dirigentes de outras agremiações, exceto a habilidade de criar ao menos uma cortina de fumaça com títulos, a capacidade que leco tem de fazer conchavos e de justificar seus fracassos contradiz com um mínimo de habilidade de atrair aporte financeiro ao clube aí vamos aq ficar repetindo essa conversinha todo ano o são Paulo não equacionar sua dívidas muito menos ganha nada e leco permanece no posto Mor com a aquela cara de quem sofreu um paralisia cerebral.

  19. Jean , Edimar , Maicosuel , agora vai vir Marinho, Apodi ou sei lá mas o q, enfim, esses milhões aí gasto não tem como ser gastos com um lateral bom que faça diferença como já ocorreu a tempos atrás com Cafu Leonardo, meias diferenciados um atacante bom, o bando que hoje controla o são Paulo não pode retribuir todo o apoio da torcida tricolor com um único paulistinha ilusório para sairmos da fila, será possível que as comissões e escândalos do bando que Leco chefia não pode retribuir essa mínima ilusão de ter tido uma equipe vencedora?

  20. Esquema desse técnico é jogar com 2 pontas que ficam o tempo todo marcando o lateral e em caso de contra ataque só sabem tocar pra tras

    • E tem que tocar pra trás porque não tem laterais encostados pra tabelar ou fazer ultrapassagem. Ou porque já correram tanto na marcação que não tem mais pique e não conseguem mais pensar jogadas agudas.

  21. E por pensamentos assim que o Militão o Cipriano não renovaram ainda….80 jogos? Tá de brincadeira né Dorival não jogo sua incompetência nos jogadores até hj não temos um padrão de jogo o Petros não sabe se é meia ou 2 volante….da um tempo….

  22. Precisam de 70 a 80 jogos?? Ai fica difícil hein Dorival.. Me ajuda a ter ajudar…Militão e Neres não precisaram nem de 1/3 disso…Isso sem citar os mais “na média”, como Luis Araújo e até o Junior Tavares que se deslumbrou…

  23. Nem todos chegam e assumem a bronca em poucos jogos.

    Isso não quer dizer que seja falta completa de qualidade (às vezes é ruindade mesmo). Em alguns casos, o sujeito precisa de uma sequência para ganhar confiança.

    Uma sequência que ele não vai encontrar aqui no auge da temporada.

    É por isso que se não agradar no paulistinha (um campeonato fraco), precisa ser emprestado. Agora, se alguns moleques do elenco não entenderam, é a hora da verdade. Precisa entrar e corresponder o mínimo.

    Se não conseguir, precisa ser emprestado.No paulista, os times são ruins, mas os jogadores entram em campo para sustentar a família, para garantir o emprego, conseguir um contrato melhor, um lugar na sombra no segundo semestre e não só para realizar sonho.

    Talvez falte essa gana a alguns garotos (o que é normal) e que no caso de outros é superada pelo talento natural.

  24. Quantos jogos o Edimar precisou pra ter essa “melhor condição” de desaparecer durante os jogos, seja na marcação ou no ataque? Talento incrível.

    Se o Dorival tivesse um grupo, sobretudo titular, muito diferente eu até concordaria que a partida de ontem não significaria nada. Agora, vamos lá, dos que entraram em campo no primeiro tempo todos estão à disposição do técnico desde quando ele assumiu o clube. Não deu tempo pra minimamente saber as qualidades, defeitos, posições ideais dos atletas?

    Pior, dizer isso é quase como ignorar que as melhores jogadas trabalhadas na partida foram criadas justamente pelos meninos. Shaylon foi bem na movimentação e mostrou que bola parada é com ele, o Lucas melhorou apesar de muitas vezes vê-lo disputando corrida com marcador na ponta (essa não é a dele), até o Militão fez uma ou outra ultrapassagem ontem e como sempre apareceu bem na área. Enquanto isso o Petros, por exemplo, tava lá num posicionamento maluco e errando tudo.

    • Pois é.
      Edimar foi fraco.
      Petros relembrando os momentos em que T. Mendes era meia (nulidade).
      Lucas visivelmente fora de posição.
      Shaylon foi o mais produtivo e mesmo assim quando foi para o lado direito.

  25. A maioria desses jogadores nao tem personalidade e nao tem fundamentos de futebol precisam ser ensinados temos goleiros que nao5 saem de debaixo das traves em um cruzamento vejam o gol que levamos do São Bento. Caramba laterais que não sabem cruzar fazer o que treinar o braba do futebol coisa que eles não sabem infelizmente.

  26. Se ontem não ficou claro pra quem fica que nem mico de circo repetindo pra usar a base, então manda internar.

    Craque aparece no primeiro jogo. Nenhum desses que sobraram da base é craque. Vai custar 80 jogos pra deixá-los em condição física e de experiência pra equipará-los a jogador comum rodado

    O time precisa de reforços urgentes no ataque. E gente acima da média

  27. Brenner com 17 anos e miudinho, a habilidade não é o forte que nem Neymar, vai perder a maioria das jogadas pela diferença física com os zagueiros adversários.

    Base é uma coisa. Profissional é outra.
    Brenner é pra daqui 5 anos.
    O SPFC precisa agora

  28. Não digo 80 jogos, mas acredito que no mínimo uns 30 jogos seguidos são mesmo necessários para um garoto se acostumar com o profissional. E a propósito, achei que o Shaylon se saiu muito bem ontem.

  29. Deu pena o Caique no primeiro lance, mas depois o garoto se redimiu. No primeiro jogo, os garotos fizeram melhor papel que os veteranos. A ideía era que os garotos sejam aproveitados no lugar de uma baciada. Ter um time titular decente para que eles entrem pouco a pouco. Lateral tem que subir. Militão não sabe fazer essa função, nem o Edimar. Pelo menos um dos dois tem que atacar bem. No ano passado, Hernanes e Pratto não jogaram os 3 últimos jogos. Foram 2 empates no morumbi/Pacaembu e aquela vitoria heroica contra no Paraná. O Hernanes fará falta.

  30. Mudam-se jogadores e os problemas são os mesmos. Seja da base ou sejam veteranos. É, Dorival, talvez o problema seja seu esquema de jogo que não deu certo em lugar algum ou com jogador algum. Por onde passou seus times dependeram de indvidualidades. Seja Ganso e Neymar no Santos, Hernanes aqui, Lucas Lima no Santos de novo…

  31. Impressionante a capacidade de destruição desse grupo que controla o são Paulo, os garotos tem a missão de solucionar a falta de investimentos em contratações,ok, mas aí , dê a eles uma equipe bem treinada , equilibrada, para seus valores aparecer , Raí, Lugano , Ricardo Rocha, assim como foi Ceni em 2017 e outros serão nos anos seguintes servem de escudo e nossa história gloriosa de nossos ídolos se confundem com esse presente atabalhoado e repleto de escândalos e de derrotas fora e dentro do campo , resumo , o bando de Leco compromete , passado presente e futuro, é ou não é uma equipe eficiente na destruição total de um clube?

  32. O problema é essa mania de querer implantar um sistema de jogo moderno sem ter as peças necessárias para isso, só para dizer que é estudioso e o caramba. Tem que por o time para jogar no 4-4-2 ou no 3-5-2.

  33. Não acho precipitação grande parte da torcida estar preocupada com o ano de 2018. Vejamos: 1- o elenco é inferior ao do ano passado (não temos mais Hernanes, por si só já basta); 2-Diego Souza seria bom reforço naquele time de 2017. Agora, sua posição fica indefinida pois não tem que arme o time e nem faça gol. 3-Aproveitamento forçado e exagerado da base (não tem ninguém maduro para serem titulares nem Shaylon, o melhorzinho. 4-Leco continua presidente, um desastre. 5-Rai, Ricardo Rocha e Lugano (se vier) não tem experiências para os cargos. Rai aparenta ser inseguro. 6-Começamos mal o ano. Todos sofrem no inicio do ano mas o São Paulo sofre mais que os demais, está sempre um passo atrás e isso há vários anos. Preocupante mesmo a nossa situação.

    • Raí inseguro? Há Há Hà! O SPFC ainda está em pré-temporada, perdeu o seu melhor jogador, vai ter que ter paciência, pelo menos uns 10 jogos o time vai oscilar . Mesmo assim classifica fácil no paulistinha

  34. Acredito que com 3 contratações pontuais o time já daria um grande salto em qualidade. Lateral direito, meia e ataque, desque sejam jogadores que cheguem pra assumir a titularidade, jogadores com capacidade de resolver. O problema infelizmente é que mais uma vez o Sāo Paulo sem dinheiro em caixa para grandes investimentos, não se planejou para trazer peças tão importantes, talvez apostando as fichas na base que não possui jogadores prontos, o próprio técnico falou que precisam de 70 a 80 jogos como titulares, então ninguém da base vai resolver de imediato e correm o risco de se queimarem, a paciência da torcida está no limite e as críticas começaram cedo inclusive, exageradas ou não, caberá aos diretores encontrarem as soluções para os problemas do elenco. Do jeito que está (jogando) não enchergo um futuro promissor porque o elenco nesse início de temporada é do mesmo nível daquele que começou 2017 e pior do que aquele que terminou o ano. Diego Souza nāo vai conseguir jogar um futebol convincente a ponto de ser convocado pra Copa do Mundo jogando ao lado de companheiros com futebol tão buroctático e previsível quanto este.

  35. Na minha opinião o problema do São Paulo desses primeiros jogos é mesmo de todos os outros anos.

    Muitos jogadores sem fazer uma função específica dentro de campo, falta de construção de jogadas e completo desespero pra conseguir o resultado. Seja com Muricy, Bauza, Rogério ou agora Dorival.
    Em 2014 o São Paulo foi vice campeão do Brasileiro e em 2015 começamos o ano de forma bem parecida depois de perder o Kaká.

    São Paulo nesse tempo todo trocou grande parte dos jogadores, trocou de treinador pelo menos umas 7 vezes, trocou comissão técnica, trocou diretoria, contratou até um Coordenador científico e mesmo assim os mesmos erros de sempre…

  36. Aí eu pergunto para Diretoria. No São Paulo desses últimos anos, tem dado tempo de um jogador promissor da base fazer entre 70 e 80 jogos no profissional como titular antes de serem vendidos??? Quantos jogos como titulares jogaram Luís Araújo e David Neres????

  37. Quantos jogos são precisos para que um técnico (meia-boca) chegue à uma “melhor condição ” ?

    E no caso desse meia-boca ser um “Dorival Jr.”, quantos jogos serão necessários ?

    OutLeco gostou …, venderá 3 garotos.

    • Foram 10 anos de Juju, Aidar e leco destruindo o clube. Vai demorar pelo menos uns 3 anos para Raí reverter o quadro em que o clube se encontra. Se o trabalho de Raí for atrapalhado pela torcida ou por Leco, o SPFC cairá ainda mais no fundo do poço. Não espero títulos antes de 2020, a não ser que o SPFC se associe a alguma grande empresa nesse interim

  38. É nítida a falta de velocidade do ataque tricolor. Falta tabelas, infiltração, e finalização de fora da área. São problemas que já ocorriam ano passado, mas que com a perda do Pratto e principalmente do Hernanes se potencializaram.
    A direção optou por um planejamento, que de sequência nele. Aposte na base, e contrate jogadores que elevem o nível da equipe. Mas se não der certo, como parece. Que tenham a dignidade de assumir a responsabilidade, e isso é algo que não irá ocorrer, pq nosso presidente é ruim, incompetente, e só aparece na boa.

  39. Tá muito exagerada a repercussão dos dois jogos que fizemos até aqui.

    No primeiro, jogamos com um time repleto de garotos fora de casa; no segundo, foi a primeira partida da maioria dos titulares contra um time arrumadinho. Além disso, nos primeiros jogos do ano, os clubes do interior estão mais parelhos com os grandes.

    Tudo normal o que ocorreu até aqui. Cuidado pra não entrarem na onda da mídia que sempre quer colocar crine no SP.

    Eu, todos que aqui estão e a diretoria sabemos que a equipe precisa de reforços, principalmente alguém tente substituir o Hernanes, mas, fato é que não há tantas boas opções no mercado. Então, o reforço que vier é de oportunidade.

    Fora isso, o SP tem um time competitivo que crescerá na hora certa.

    Obs.: provavelmente, não faremos um 3o e 4o jogos bons, embora possamos até ganhar um deles. É importante a torcida fazer essa leitura, sob pena de se decepcionar de novo.

  40. SPFC se apequenou,

    Então o esquema é Hudson, perto e Jucilei no meio, contra ataques e bolas cruzadas. Vitórias de 1 gol é o objetivo, mesmo tomando pressão em todos os jogos

    • O cruzeiro foi campeão da Copa do Brasil assim, e as galinhas jogaram dessa forma o ano passado inteiro… Não vi ninguém falando que eles se “apequenaram”.

      O torcedor do SPFC se tornou um bicho insuportável e caricato.

      • Infelizmente, se apequenou sim.

        Pra voltar a ser grande tem que pensar grande novamente, e não sair gastando e arruinar o clube.

        Hoje o SPFC está pequeno pq fez Grande os aproveitadores do clube.

        Dói ouvir isso? Sim. Mas é a realidade.

        • E tem mais, o dia que passarem um pente fino nos contratos de camarote do Morumbi vão achar cada esqueleto nesse armário…

          Aí vão entender pq nunca avança a modernização do estádio

    • Esse não é o esquema de DJ. Dorival deve continuar insistindo com Shaylon na função de Hernanes pois não temos opções no momento. Hora de pensar em trazer de volta o maestro PH ganso

  41. Tem fatos que deveriam ser levados em conta na escalação so time:

    1) 5 jogos em 12 dias. Se colocar time principal para jogar condiciona mais rápido mas coloca en risco de lesão. Cria necessidade de revezar. Ao revezar da chance para maioria mas cria instabilidade.

    2) Pre-temporada curta, metade do necessário

    3) DS e Cueva atrasaram uma semana da preparação, portanto abaixo dos demais que também estão abaixo do necessário para uma carga mais forte.

    4) A molecada da base que se preparava para a copinha devem estar com preparo melhor e melhor desempenho. Se foram espertos mantiveram a forma no fim do ano.

    Individualidades deverão decidir alguns jogos difíceis ou não. Não esperem grandes jogos nesse início.

  42. A torcida já está impaciente porque esse filme já se repete a vários anos, com um time medíocre patinando e passando vergonha no inicio da temporada e depois aquele desespero em contratações de técnicos e jogadores para tentar arrumar a casa no meio do ano, resultado disso tudo é nenhum título e ainda lutando para se manter na primeira divisão do campeonato nacional, ou seja, o Tricolor vem passando por vexames e mais vexames dentro e fora de campo e mesmo assim a diretoria não acorda para o futebol do clube porque só pensa em lucra com a negociação de jogadores e de se manter no poder custe o que custar, enquanto isso o pobre do torcedor fica sofrendo e sendo iludido todo o ano como o mesmo discurso de superação e trabalho. Para mim chega desse discurso furado e ensaiado.

  43. Quantos anos o Dorival precisa pra fazer um time jogar?
    Todos os times voltaram agora, e ninguém ganha?
    Todos os times quando trocam de técnico ganham alguns jogos, até com o Atlético goianiense foi assim, menos com o SP de Dorival.
    Chega
    Fora Dorival!

  44. O SPFC tem time q troca muitos passes, no entanto são lentos, cada jogador q recebe a bola demora p/ tocar ao companheiro, c/ isso o adversário se posiciona fechando a zaga. Tem q tocar de primeira e em movimento c/ deslocamento dos jogadores.

Deixe uma resposta