Oito meses depois da cirurgia para reconstrução dos ligamentos colateral medial e cruzado posterior do joelho direito, Morato voltou a participar de um treinamento no CT da Barra Funda. O atacante, que atuou somente uma vez pelo São Paulo, aqueceu e atuou em atividade técnica fechada para a imprensa.
O clube informou que o jogador, que pertence ao Ituano e renovou seu empréstimo até o final de 2018, já foi liberado pelos profissionais do Reffis. Por isso, fez o aquecimento ao lado dos colegas na manhã desta quarta-feira e, na sequência, atuou em exercício técnico, mas como curinga, evitando os choques acidentais com os companheiros, já que ainda está em fase de transição.

Após atuar pelo Ituano no Campeonato Paulista de 2017, Morato chegou ao São Paulo e agradou em seu único jogo pelo clube, em 19 de abril, dando assistência para o gol de Pratto na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, no Mineirão. Mas, em 6 de maio, ele se machucou em jogo-treino, contra o Oeste. Foi operado 12 dias depois, mas ampliou seu contrato com o Tricolor até dezembro de 2018.

O treino técnico, além de Morato, contou também com Diego Souza e Cueva, que iniciaram trabalhos no CT da Barra Funda na tarde de terça-feira – o ex-jogador do Sport confirmou sua chegada ao clube no fim de semana e o peruano, com aval da diretoria, voltou com atraso das férias para participar de ações publicitárias. Outros jogadores participaram ainda de um exercício tático sob o comando de Dorival Júnior.

O treinamento da manhã é o único desta quarta para o elenco, segundo programação divulgada pelo São Paulo. Os jogadores voltam a trabalhar em dois turnos nesta quinta-feira, e Diego Souza será apresentado após a atividade da manhã. Na sexta, será a vez de o zagueiro Anderson Martins ser apresentado.

O Tricolor estreia na temporada contra o São Bento, em Sorocaba, na próxima quarta-feira, pelo Campeonato Paulista. O goleiro Jean deve ser o único reforço à disposição de Dorival Júnior, já que Diego Souza acabou de chegar e o zagueiro Anderson Martins teve sua contratação anunciada oficialmente nesta manhã.

L!