E agora, segue a novela? Scarpa entrou na justiça contra Flu antes de clube quitar pendências

Fluminense quitou as dívidas com Gustavo Scarpa nesta semana. Mas antes disso, mais precisamente no dia 22 de dezembro, o jogador entrou na justiça contra o clube. O atleta ingressou com uma petição na 70ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro requisitando a rescisão indireta do contrato em razão dos pagamentos atrasados. O documento tem acesso restrito. O clube não recebeu nenhuma comunicação da justiça até o momento. A informação foi dada em primeira mão pelo site NetFlu e confirmada pelo GloboEsporte.com.

O Tricolor devia um mês de CLT e quatro meses de direitos de imagem, além de férias e parcelas de 13º salários de 2016 e 2017. Segundo a Lei Pelé, “a entidade de prática desportiva empregadora que estiver com pagamento de salário ou de contrato de direito de imagem de atleta profissional em atraso, no todo ou em parte, por período igual ou superior a três meses, terá o contrato especial de trabalho desportivo daquele atleta rescindido”.

Desejo antigo

Em dezembro, Scarpa já havia confidenciado a amigos que pretendia entrar na justiça para se desvincular do clube caso não fosse negociado. Com o fracasso nas negociações com Palmeiras, Corinthians e São Paulo, o meia entrou com o processo. O Verdão, aliás, foi quem chegou mais perto de contratá-lo, mas desistiu em 21 de dezembro, após o jogador não aceitar apenas um ano de empréstimo, um dia antes de Scarpa entrar com a petição.

No processo, é possível ver que estão anexadas as tabelas dos campeonatos carioca e paulista, o que sugere uma indicação do jogador, para que o caso seja resolvido antes do início das competições.

O meia não se reapresentou para a pré-temporada do Flu, que se iniciou na última quarta-feira, 3 de janeiro. Temendo justamente a ação judicial e a saída do jogador, além de gastos com compensações, o Tricolor quitou as dívidas com o jogador nesta semana.

O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro estava em recesso forense, ou seja, trabalhava em esquema de plantão judiciário, do dia 20 de dezembro a 6 de janeiro em razão das festas de fim de ano. Além disso, durante parte desse período o sistema de Processo Judicial Eletrônico estava fora do ar em razão de atualização. Uma audiência foi marcada automaticamente para dia 5 de setembro.

No entanto, antes disso, o juiz pode deferir o pedido do jogador, que se desvincularia do clube, ou requisitar novos detalhes para o processo.

GE

24 comentários

  1. Esperar todo o imbróglio judicial é fria. O melhor seria chegar no Fluminense e chegar a um acordo com o clube. É claro que os valores do negócio se tornam mais baixos devido ao processo na justiça. A mesma coisa acontece no caso Zeca. Se o Flamengo tivesse chegado no Santos e oferecido algum caraminguá, o atleta já teria se apresentado por lá.

    • o caso do zeca, pelo que li, é diferente. A acao foi julgada por atraso de 3 meses de fgts e o santos comprovou que pagou isso junto com o reffis das dividas. Ai o Zeca ganhou a acao onde ele nao tinha seguranca pra trabalhar no Santos, entao juiz liberou ele pra jogar em qualquer lugar porem quem contratar teria q pagar multa ao Santos. O Zeca se fodeu…

      Ja o caso do Scarpa, se tiver só 1 mes de CLT atrasado ele perde a acao, a justica em mtos casos nao viu direito de imagem como salario. Teria q ter 3 meses de clt atrasado ou 3 meses de fgts atrasado. Essa acao so dificultou as coisas…

  2. Difícil prever.

    Se ele pensar em dinheiro (luvas e salários) deve ir para o crefisa (que reservou a 11 para uma nova contratação).

    Se ele pensar em ser titular e se tornar referência, São Paulo e traveco são opções melhores.

    Segundo Nicola (o maior criador de fakenews do jornalismo esportivo), os donos da empresa que agencia o atleta possui relacionamento próximo com os dirigentes gambás.

    • Lembrado que os travecos perderam seus três principais jogadores, teria que disputar posição com Jadson e estão com salários atrasados.

      Aqui, os salários estão em dia. Ele viria para repor uma saída (Hernanes) e a outra saída (Pratto) já teria substituto com desempenho melhor (DS).

  3. Pessoal querendo satisfação do Leco e companhia bela sobre o Maidana. Quando essa turma deu alguma satisfação pra verdadeira torcida tricolor?

    • Imagino que o Rai já esteja em contato com os empresários do atleta e já exista uma definição de valores (luvas e salários) que o jogador pretende receber.
      Todavia, precisam da liminar, do recebimento do divirto do Pratto e do jogador aceitar vir.

      • Se não tiver ética, como nunca tem, vão combinar X com o SPFC, ligar pro Alexandre Matos e falar que se pagar X + 10 ele vai pro Palmeiras. E aí vão ligar pro Raí e falar que se o SP pagar X + 15 ele acerta com o SPFC.

  4. Analisando friamente:
    Perdemos “apenas” Hernanes. Fará MUITA falta. Mas é passível de reposição com alguns esforços da diretoria.
    Se perdermos o Pratto (como parece que perderemos), o esforço da diretoria deve ser dobrado. Pois queremos qualidade e perfis equivalentes! Jogadores com técnica, raça e que tenham tudo para serem ídolos (pq não tentar Calleri com possível $ do Pratto?)
    Tenho fé em Raí, Ricardo Rocha e Lugano! Todos os jogadores desejam sair do SPFC nos últimos tempos… Maicon, Jadson, Ganso, Thiago Mendes, David Neres… em 2005 eu vi Luizão chorando por não jogar Mundial, vi Cicinho brigando com Real Madrid para segurarem, em 2006/2008 vi Miranda ficar mesmo com propostas por duas janelas de transferências, vi Dagoberto recusar propostas, Souza, Jorge Wagner, o próprio Hernanes… e hoje em dia, jogadores como Wesley e Bruno que amam o clube e levam uma vida para sair… algo anda estranho nos nossos corredores…
    Que a nova direção do futebol traga esse espírito de 10 anos atrás! Que jogadores venham por querer jogar no SPFC, não apenas que nos façam de ponte para outros clubes!
    E também que não nos tornemos clube de aluguel… sem empréstimos de 6/12 meses! É um saco formar time a cada ano (vejam o Palmeiras, não é aluguel mas troca time todo ano… eles só chegam bem ao final da temporada, quando há entrosamento… mas depois contratam o mundo, vão sofrer mais 6 meses buscando o time ideal)

    PS.: pessoal que for no “Vou Jogar no Morumbi” no próximo final de semana com o Lugano! Conto com vocês para dar aquela força/pedido para que o Lugano aceite a proposta e faça parte da diretoria!

  5. Vejo esse elenco atual com nota 6, se quiser brigar por algo a mais vai precisar ir às compras. …mesmo já tendo antecipado as receitas e gostado tudo. Outra burrice Maidana que é melhor que o Rodrigo Caio no Galo.
    A base deve complementar o elenco e não ser a solução.

  6. Nao tem o que negociar com o Fluminense. Agora o Scarpa se livra e boa. Não é como o Zeca que criou uma disputa com o Santos com motivos subjetivos e que tem chances de perder. O caso do Zeca se assemelha ao Oscar que perdeu e o Inter teve que nos pagr. O caso do Scarpa é semelhante ao do Gabriel e Daniel do Botafogo. Se ficar provado que não pagou 3 meses, ele tá livre e o Fluminense fica chupando dedo.

    Dito isso, sem dúvidas somos a terceira opção dele e só temos ao Leco a agradecer por isso. Não bastasse não disputar nem títulos há 3 anos, não teremos libertadores e caminhamos pra perder jogadores essenciais…

    • Se eles pagaram os atrasados com as multas celetistas e correção antes da citação (e é isso o que ocorreu dado o recesso forense) há uma base para sustentar a perda do objeto da reclamação (o que significa que a situação pode ficar judicializada um tempo longo), daí porque eu acho que eventual acordo com o Fluminense seria mais frutígero, sobretudo porque como vc bem disse, estamos atrás das propostas dia adversários.

      • Rapaz. Nao entendi uma vírgula do que você falou! Meu conhecimento de direito é mínimo. Achei que era assim pelo que eu vi em outros casos, mas pelo que você tá falando não é bem assim kkkkkkk vlw pelo esclarecimento..

  7. Em épocas passadas, fomos muito bons em pegar jogadores sem contrato e/ou litígio na justiça por causa de salários atrasados, será que desaprendemos isso tb?
    Sobre o Scarpa, não duvido que esta novela se estenda até o final da janela europeia, na espera de ofertas de lá…

  8. Esse site é da torcida do Fluminense? Já não chega o choro pelos jogadores do são Paulo , agora tem choro por jogadores do Fluminense?

  9. Se conseguir liberação vai pro Palmeiras, financeira e esportivamente mais agradável, nem esquento mais a cabeça com essas disputas.

    Ultimamente eu to mais na torcida pra não vir pereba, até mesmo pra que o elenco não mude, do que na expectativa de vencer um rival em algum negócio por bons jogadores.

  10. A rescisão, para mim, é uma péssima situação, porque abre ainda mais a concorrência.

    Os europeus só precisariam fechar contrato.

    O melhor negócio para nós é ele ficar vinculado ao fluminense e os cariocas se acertarem com nós.

Deixe uma resposta